Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
PROJETO "CRESCER A SABER"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) através da parceria com a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro realizou o Projeto "Crescer a Saber" durante o ano letivo 2018/2019, tendo início no dia 29 de outubro de 2018 e o seu término a 18 de junho de 2019.

Este projeto de competências pessoais e sociais pretendeu dotar e sensibilizar as crianças do primeiro ciclo do ensino básico de conhecimentos e instrumentos de modo a criarem competências para saber gerir/lidar com situações de risco, mais especificamente: fomentar as capacidades cognitivas, afetivas, relacionais e comportamentais ao nível da vivência individual e da atitude perante a comunidade através de atividades lúdico-pedagógicas. Para além de criar um espaço de partilha de experiências e troca de conhecimentos, os vários momentos de formação permitiu desenvolver nas crianças a capacidade de se exprimirem revelando pensamentos, sentimentos e ações que se querem que sejam adequadas nos diferentes contextos.

Esta iniciativa contou com todas as turmas de 3º ano, fazendo um total de 24 crianças e 48 sessões.

Um agradecimento especial ao estabelecimento de ensino e toda a sua comunidade educativa, pois é através de um trabalho conjunto que conseguimos resultados mais positivos.

Projeto Crescer a Saber 2019 - 1Projeto Crescer a Saber 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Crescer a Saber 2019 - 3Projeto Crescer a Saber 2019 - 4

 

 

 

 

 

 
1ªS JORNADAS DA TROFA

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto marcou presença, no dia 5 de junho de 2019, nas "1ªs Jornadas da Trofa - Saúde e Comunidade: Caminhos para a Inclusão".

Foi um espaço de partilha de informações, experiências e debate de ideias relativamente a temas relevantes para a comunidade, nomeadamente adições, dependências físicas e psicológicas, bem como apresentação de projetos, do livro "Viragem" e momentos musicais.

Perante painéis de elevado nível de conhecimento e relevância nacional e internacional, o público presente assistiu com muito interesse e participou ativamente com questões e partilhas pessoais.

1ªs Jornadas da Trofa - Saúde e Comunidade - Caminhos para a Inclusão 2019 - 1

1ªs Jornadas da Trofa - Saúde e Comunidade - Caminhos para a Inclusão 2019 - 2

 
PROJETO "COMPORTAMENTO SEGURO E INFORMADO"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através da parceria com a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco realizou o Projeto "Comportamento Seguro e Informado" durante o ano letivo 2018/2019, tendo início no dia 31 de outubro de 2018 e o seu término a 5 de junho de 2019.

Este projeto de competências pessoais e sociais pretendeu proporcionar através da (in)formação a melhoria e o desenvolvimento de competências com vista à promoção de estilos de vida saudáveis e adoção de comportamentos seguros e responsáveis. Neste sentido, foi possível criar um espaço onde os/as alunos/as descobrissem as suas necessidades formativas e de desenvolvimento pessoal em temáticas como a comunicação, gestão de conflitos, resolução de problemas, relacionamento interpessoal, entre outras.

Para que este projeto fosse bem conseguido contamos com a presença de diversas entidades parceiras que se disponibilizaram para ações formativas e de sensibilização. Desta forma, um agradecimento especial para:
- Joana Martins e Cássia Gouveia - UMAR Madeira;
- Formador Paulo Spínola;
- Dr.ª Alícia Freitas - Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira, IASAUDE, IP-RAM;
- Dr.ª Regina Alves - Direção Regional de Juventude e Desporto;
- Emmanuel Ornelas - rede ex aequo;
- Enf.ª Luísa Mendes;
- Dr.ª Petra Branco;
- Dr.ª Carolina Dionísio - Polo de Emprego Zarco;
- Gil Rodrigues - Alternativa, Loja do Condutor.

Esta iniciativa decorreu junto da turma 8º 8 que contou com 14 alunos/as e 24 sessões.

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 1

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 2

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 3Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 5Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 7Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 9Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
"CAFÉ PARA PAIS" NO PORTO

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), a convite do Agrupamento de Escolas Garcia de Orta, organizou um “Café para Pais” sobre o tema “A Importância da Abordagem da Educação Sexual nas Escolas”, que teve lugar na Biblioteca Luísa Dacosta - Escola Básica Francisco Torrinha, no passado dia 29 de maio, entre as 18h30 e as 20h30.

Este foi um espaço de reflexão partilhada, entre os/as intervenientes do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) da FPCCSIDA através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto e alguns pais e/ou encarregados de Educação.

Esta encontro teve como principais objetivos desmistificar o tema da abordagem da Educação Sexual nas Escolas; reforçar a ideia de que jovens informados/as adquirem ferramentas para, no futuro, tomar decisões mais conscientes e responsáveis; consciencializar os pais de que a prevenção é o melhor caminho na Educação Sexual de jovens adolescentes e criar um espaço de diálogo informal entre os pais e os intervenientes do PNEP de entre professores/as, psicólogos/as e pais/encarregados de educação.

Nesta iniciativa tivemos o enorme privilégio de poder contar com a brilhante participação de: Prof. Doutora Ana Meireles (Licenciada e Doutorada em Psicologia, exerce funções de coordenação e docência na Universidade Lusíada); Dra. Ana Sofia Sá Pereira (Advogada, Mestre em Direito, Vogal do Conselho Geral (2014-2016), Presidente do Instituto dos Jovens Advogados da Ordem (2010-2013) e membro da Comissão de Direitos Humanos da ordem (2008-2014) e Dra. Inês de Castro (Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, voluntária no PNEP), parceiras da FPCCSIDA.

Café Para Pais Garcia de Orta 2019 - Convite

Café Para Pais Garcia de Orta 2019 - 1

Café Para Pais Garcia de Orta 2019 - 2Café Para Pais Garcia de Orta 2019 - 3

 
"CAFÉ PARA PAIS - INCLUSÃO NA DIVERSIDADE" - SETÚBAL

A Delegação de Setúbal da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) dinamizou uma formação parental - «Café para Pais - Inclusão na Diversidade», no dia 27 de maio, na Casa da Baía em Setúbal, em parceria com a instituição APPACDM.

Esta iniciativa ocorreu no âmbito do «Projeto Janelas: Afetos e Sexualidade. Diferente mas não Desigual!» e foi dirigida aos pais/encarregados de educação e alguns técnicos da APPACDM. Esta ação teve como objetivo o desenvolvimento de competências parentais ao nível da promoção da educação para a saúde, sexualidade e prevenção VIH/SIDA e outras IST.

O evento foi um espaço de diálogo partilhado com a participação de especialistas, nomeadamente, a psicóloga Júlia Vinhas, Coordenadora da Unidade de Setúbal do CADIn - Neurodesenvolvimento e Inclusão e da médica Inês Gomes, interna de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta.

A atividade teve grande interesse e reconhecimento por parte dos/as participantes e contou com a presença do Presidente da APPACDM de Setúbal - Professor José Maria Salazar que reiterou a vontade de continuar a trabalhar em parceria com a FPCCSIDA pelo sucesso e impacto positivo deste projeto.

Café para Pais - Inclusão na Diversidade 2019 - 1Café para Pais - Inclusão na Diversidade 2019 - 2

 

 

 

 

Café para Pais - Inclusão na Diversidade 2019 - 3

Café para Pais - Inclusão na Diversidade 2019 - 4Café para Pais - Inclusão na Diversidade 2019 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Café para Pais - Inclusão na Diversidade 2019 - 6Café para Pais - Inclusão na Diversidade 2019 - 7

 

 

 

 

 

 

 

 
FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES NOS ODS DA ONU

A Equipa do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal participou na Formação de Multiplicadores nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, realizada no dia 22 de maio de 2019 no Mercado do Livramento, em Setúbal.

Esta formação, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, foi dinamizada pela Gaia Education e centrou-se na temática da implementação local dos objetivos de desenvolvimento sustentável, elevando a consciência a respeito dos mesmos e preparando os participantes enquanto agentes multiplicadores.

Os facilitadores do workshop foram Alexandre Pereira, Head of Branding da Gaia Education e May East, presidente executiva da Gaia Education e fellow no Instituto para a Formação e Desenvolvimento das Nações Unidas (UNITAR). May East integra a lista dos “100 Global Sustain Ability Leaders” da SASA e ABC Carbon e é especialista na criação de diretrizes para políticas de desenvolvimento sustentável, trabalhando a este nível com as Nações Unidas, agências intergovernamentais e instituições de ensino.

Ao longo do dia foram realizadas várias dinâmicas acerca das quatro dimensões da abordagem sistémica do método Gaia Education para a sustentabilidade: visão do mundo, social, ecológica e económica.

A equipa do CAOJ de Setúbal congratula-se por esta excelente oportunidade de atualizar e aprofundar os seus conhecimentos nesta temática tão premente e atual.

Formação de Multiplicadores nos ODS 2019 - 1

Formação de Multiplicadores nos ODS 2019 - 2Formação de Multiplicadores nos ODS 2019 - 3

 

 

 

 

 

 

 

Formação de Multiplicadores nos ODS 2019 - 4Formação de Multiplicadores nos ODS 2019 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
"CAFÉ PARA PAIS" NO PORTO - CONVITE

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, pretende com esta iniciativa criar um espaço de diálogo informal entre os pais e/ou encarregados de educação e os intervenientes do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP).

Café Para Pais Garcia de Orta 2019 - Convite

 
CONVENÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

Participe no maior debate nacional permanente sobre o presente e o futuro da Saúde em Portugal.

O debate em prol do futuro da Saúde é um desafio coletivo que nos convoca a todos/as.

Pode ainda participar neste importante fórum através das plataformas digitais,
Website | Facebook | Twitter | Youtube

Convenção Nacional de Saúde 2019 - 2

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 189