Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Dia Mundial da Luta Contra a SIDA - CAOJ de Setúbal

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou no dia 3 de dezembro de 2018, no Agrupamento de Escolas Lima de Freitas em Setúbal, a comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA.

A iniciativa teve como objetivos: assinalar a data; sensibilizar toda a comunidade escolar para os comportamentos preventivos face ao risco de infeção por VIH/SIDA; alertar para a importância da educação sexual na população juvenil; fornecer informação atualizada sobre as formas de contágio, meios de diagnóstico e medidas de proteção associadas ao VIH/SIDA, bem como combater a discriminação/estigma/preconceito em relação às pessoas atingidas por este flagelo.

O evento contou com a colaboração da Coordenadora da Educação para a Saúde do referido agrupamento de escolas - Professora Celeste Aldeias e dos/as alunos/as do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, que conjuntamente com a equipa do CAOJ dinamizaram diversas atividades, no átrio da escola sede e sala de professores, que envolveram toda a comunidade educativa: docentes, assistentes operacionais, técnicos/as administrativos/as e alunos/as do 5º ano ao 12º ano de escolaridade.

As atividades desenvolvidas na efeméride compreenderam a formação entre pares com distribuição de material informativo; a realização do jogo «Quantos queres...» com questões alusivas à temática do risco da infeção VIH/SIDA com os/as alunos/as; a distribuição de laços vermelhos, bem como, material preventivo (preservativos); distribuição de balões vermelhos com frases sensibilizando para a não discriminação/preconceito e a projeção e partilha de documentos multimédia e vídeos subordinados ao tema para esclarecimento de dúvidas a toda a população escolar.

Para além destas atividades, as turmas envolvidas no Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) tiveram uma sessão centrada na celebração do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, cuja data se comemora internacionalmente há 30 anos.

A celebração do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA foi um grande momento de aprendizagem, partilha, reflexão e sensibilização para os comportamentos de risco face ao contágio da infeção VIH/SIDA com vista à erradicação da doença e ao combate contra o estigma das pessoas infetadas e famílias afetadas pela doença.

Dia Mundia de Luta Contra a SIDA - CAOJ de Setúbal

Assista ao vídeo... AQUI!

 
Presidente da FPCCSIDA in RTP Madeira

Presidente da FPCCSIDA in RTP Madeira 2018

Assista a toda a entrevista... AQUI!

 
FPCCSIDA in Jornal da Madeira

Debate - A infeção VIH-SIDA - Prevenção não tem idade - 6

 
FPCCSIDA in Diário de Notícias da Madeira

Debate - A infeção VIH-SIDA - Prevenção não tem idade - 5

 
Workshop Descobre a tua Personalidade com o Eneagrama

Workshop Descobre a tua Personalidade com o Eneagrama

 
Dia Mundial da Luta Contra a SIDA - CAOJ da Beira Alta

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta associou-se a uma iniciativa da ULSGuarda e do IPG assinalando o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, no dia 1 de dezembro, num Centro Comercial da cidade da Guarda.

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA CAOJ da BA - 1

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA CAOJ da BA - 2

 
Dia Mundial da Luta Contra a SIDA - CAOJ de Coimbra

Mensagens de não discriminação elaboradas pelos/as estudantes, no âmbito do Projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP), no Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), em linguagem de emojis.

Dia Mundial de luta Contra a SIDA 2018 - 8ºA

Dia Mundial de luta Contra a SIDA 2018 - 8ºE

Dia Mundial de luta Contra a SIDA 2018 - 8ºF

De modo a assinalar o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA - 1 de dezembro, data escolhida para que todos e todas possam reflectir sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida e a discriminação de que são alvo as pessoas portadoras desta síndrome, lançou-se um desafio às e aos alunos/as dos 7º e 8º anos das Escolas de Coimbra, onde o Projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP) está a ser desenvolvido, no sentido de escreverem frases de sensibilização e não discriminação de pessoas portadoras do VIH, mas em linguagem de emojis.

O desafio foi muito bem aceite e as suas mensagens foram afixadas em diversos espaços nas respectivas escolas de modo a sensibilizar toda a comunidade educativa para esta problemática.

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2018 CAOJ de Coimbra - 1

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2018 CAOJ de Coimbra - 2

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2018 CAOJ de Coimbra - 3

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2018 CAOJ de Coimbra - 4Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2018 CAOJ de Coimbra - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) e os Hospitais da Universidade de Coimbra, assinalaram, pelo quarto ano consecutivo, o Dia Mundial da Luta contra a SIDA, com a colocação do laço vermelho, símbolo da efeméride, junto à entrada principal do Hospital Central.

Com esta iniciativa, pretende-se alertar toda a comunidade que frequenta e visita este hospital para a problemática do VIH/SIDA, de modo que, ao ver este objeto, as pessoas possam refletir sobre esta realidade.

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2018 CAOJ de Coimbra - 6

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2018 CAOJ de Coimbra - 7

 
IV Ciclo de Palestras - Afetos e Saúde

“Afetos e Saúde” é o nome de um ciclo de palestras que são organizadas em conjunto pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e pela Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA).

A quarta palestra deste ciclo, denominada “Vacinação: Sim ou Não?”, a realizar no próximo dia 3 de dezembro de 2018, enceta em si as comemorações do Dia Internacional de Luta contra a SIDA e pretende discutir a questão da vacinação, a sua importância e as controvérsias em torno do direito (ou não) à não vacinação.

A maior parte dos países representados na Organização Mundial de Saúde apresenta Planos Nacionais de Vacinação sendo que, em Portugal, este plano é implementado de forma gratuita e acessível, desde 1965. A vacinação extra plano apresenta um outro conjunto de vacinas que podem ou não ser administradas, sendo que, na maior parte dos casos, é a colaboração entre profissionais de saúde e utentes (ou seus representantes) que define essa administração. Contudo, e apesar de prever a redução mundial da mortalidade, produzindo imunidade para determinadas doenças, o número de pessoas que se opõem a este processo tem vindo a ser crescente, também em Portugal. Por outro lado, existem pessoas que pela imunossupressão podem ver comprometida a administração de determinadas vacinas.
Vacinar ou não vacinar pode tornar-se um risco de saúde pública? Temos ou não o direito de opção pela vacinação? Estaremos ou não a comprometer a imunidade de grupo quando optamos pela não vacinação? Há ou não falsas contraindicações? Estas serão algumas das questões em discussão cabendo a um painel de especialistas convidados contribuir com os seus conhecimentos e esclarecimentos para uma reflexão conjunta acerca destas temáticas.

À semelhança das palestras anteriores, abrimos esta reunião científica à comunidade em geral, com o propósito de contribuir para as questões da literacia em saúde, contando, portanto, com a presença de pessoas ligadas aos cuidados informais desde a infância aos seniores e dos cuidados formais, nomeadamente estudantes de diversas áreas do cuidado, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, gerontólogos, etc.

IV Ciclo de Palestras - Afetos e Saúde

 
<< Início < Anterior 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 Seguinte > Final >>

Pág. 126 de 184