Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Máscaras de Carnaval

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), no dia 6 de março, realizou o evento "Máscaras de Carnaval" com o principal objetivo de assinalar o Carnaval 2019.

O evento realizou-se na sala de atividades da Delegação e consistiu numa atividade lúdico-educativa, em que cerca de 12 crianças criaram e desenvolveram máscaras de carnaval com diversos materiais, alguns deles reutilizáveis promovendo, também, dinâmicas relacionais positivas com o grupo de pares.

A iniciativa foi dirigida a crianças com faixas etárias entre os 6 e os 12 anos de idade, afetas ao projeto "A Brincar... A Brincar... Aprende-se" e contou com a colaboração e presença do artista e professor madeirense Marco Vasconcelos, vencedor de vários projetos artísticos regionais.

Foi um momento divertido, diferente e vivido com muita criatividade.

Máscaras de Carnaval 2019 - 1

Máscaras de Carnaval 2019 - 2Máscaras de Carnaval 2019 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Máscaras de Carnaval 2019 - 4Máscaras de Carnaval 2019 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Máscaras de Carnaval 2019 - 6Máscaras de Carnaval 2019 - 7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
1º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro

No passado dia 1 de março, o grupo de voluntár@s do Teatro Universitário de Intervenção (TUI) do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra, participou no Primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Teatro (ENET), organizado pelo Núcleo de Estudantes da Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho, no Centro de Arte e Recreio (C.A.R.), em Guimarães.

Integrando o espaço de programação denominado "Arts n' Beer", reservado a performances e apresentações públicas de projetos externos à faculdade. O TUI, através da Técnica de Teatro-Fórum, apresentou um conjunto de sketches que tiveram como ponto de partida as problemáticas dos e das adolescentes, nomeadamente o início da vida sexual, a questão da violência no namoro e o consentimento nas relações amorosas.

Os textos, escritos pel@s voluntári@s tiveram na sua base as realidades percebidas no contexto de intervenção destes/as jovens junto de estudantes do ensino básico e secundário onde se desenvolve o Projeto Nacional de educação pelos Pares (PNEP) da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA).

O público foi convidado pelo Curinga (moderador) a refletir e a apresentar soluções para as problemáticas apresentadas e a interagir de forma a propor alternativas de resolução dessas mesmas problemáticas, partilhando conhecimentos e experiências.

1º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 11º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

1º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 31º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos

 

Foi com imensa honra, que a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do seu grupo de Teatro Universitário de Intervenção (TUI) do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra, marcou presença no “1º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro”, que se realizou de 1 a 3 de março, no Centro de Arte e Recreio (C.A.R.), em Guimarães.

Neste espaço foi possível assistir à brilhante performance, baseada no Teatro do Oprimido, dos elementos do TUI do CAOJ de Coimbra: Cátia Antunes, Gabrielly Sierra e Miguel Gomes, que brindaram todos/as os/as presentes com magníficos sketches.

À organização deste magnífico evento, o nosso… muito obrigada, pela oportunidade de mostrarmos o trabalho que, com tanta dedicação e empenho, desenvolvemos nesta área.

1º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 51º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

1º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 71º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

1º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 91º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Eu Sou, Eu Levo...

No passado dia 14 de fevereiro - "Dia dos Namorados", o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou a atividade "Eu Sou, Eu Levo...", na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, com a turma 11º E1, focando o relacionamento interpessoal. Atividade, também dinamizada, com turmas do 8º, 9º, 10º, 12º e CEF.

Eu Sou Eu Levo 2019

 
Questões de Género, Comportamentos Sexuais

No passado dia 12 de fevereiro, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou 2 sessões sobre "Questões de género, Comportamentos sexuais", para as turmas do 11º ano de escolaridade, num total de 92 discentes, na Escola Secundária de Seia.

Questões de Género Comportamentos Sexuais 2019 - 1Questões de Género Comportamentos Sexuais 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questões de Género Comportamentos Sexuais 2019 - 3

 
TUI - CAOJ de Setúbal

No dia 15 de fevereiro o grupo de voluntárias do Teatro Universitário de Intervenção (TUI) do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal apresentou a peça “Nem tudo o que parece é…” no auditório do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas.

A peça permitiu explorar várias problemáticas, nomeadamente o início da vida sexual dos/as adolescentes, a pressão entre pares e a autoestima. O texto é original e foi inteiramente escrito pelas voluntárias e todas as interpretações partiram da realidade dos elementos do grupo.

O público foi convidado pelo Curinga (moderador) a refletir e a apresentar soluções para as problemáticas apresentadas. Assim, os/as alunos/as espetadores/as interagiram de acordo com os seus conhecimentos e valores, exprimindo sentimentos e partilhando experiências que os/as ajudaram a refletir e consolidar conhecimentos relativamente aos temas previamente abordados nas sessões do Projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP).

Deixamos um especial agradecimento a este Agrupamento de Escolas, na pessoa da Professora Celeste Aldeias, coordenadora do Projeto de Educação para Saúde – PES, que nos acolheu de forma bastante colaborante, proporcionando as melhores condições para o sucesso alcançado desta intervenção em prol dos/as alunos/as.

TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 1TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 3TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 4

 

 

 

 

 
Dia Internacional do Preservativo & Dia dos Namorados

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal, em colaboração com as suas Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI), assinalaram o Dia Internacional do Preservativo e o Dia dos Namorados no passado dia 14 de fevereiro, no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), promovendo e dinamizando uma ação de Sensibilização “Estendal dos Afetos”.

Os/As estudantes do IPS, foram ainda desafiados/as a dar a sua opinião sobre as relações de namoro, a partir da dinâmica: “Namorar dá que falar…”, em articulação com a Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, resultando num vídeo para futura divulgação na sua Newsletter e no canal YouTube.

Esta iniciativa, que decorreu na Escola Superior de Educação do IPS teve como objetivo sensibilizar os/as jovens para a vivência da sexualidade de forma informada, segura e gratificante, alertando para a necessidade do uso responsável do preservativo (externo e interno), para prevenção da infeção por VIH e de outras infeções sexualmente transmissíveis (IST) e da gravidez não planeada.

A sensibilização estendeu-se à Residência de Estudantes de Santiago, em Setúbal, graças à intervenção das voluntárias nesse meio académico.

Também na Escola Básica e Secundária D. Manuel Martins, em Setúbal, foram dinamizadas diversas atividades com alunos/as de 7º ano, com o objetivo de os/as sensibilizar para o conceito de sexualidade, autoestima e relações de namoro.

No âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) as sessões dinamizadas pelas Brigadas Escolares de Intervenção (BEI) desse dia foram alusivas à temática do namoro e do uso adequado do preservativo.

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 1Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 3Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 5Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 7Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 9

 
O seu IRS pode ajudar quem mais precisa!

IRS FPCCSIDA

 
Amor é... Amor não é...

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra realizou, nas turmas do 7º ano da E. B. do 2º e 3º Ciclos Eugénio de Castro a atividade Amor é... Amor não é....

A temática relacionada com o Dia dos Namorados teve como objetivo alertar, informar e refletir sobre a forma como nos relacionamos com o outro, escrevendo essas ideias em corações elaborados com a técnica de origami.

Por fim, foi feita a exposição no polivalente da escola, onde foram afixadas as mensagens de cerca de 150 estudantes.

Amor é Amor não é 2019 - 1Amor é Amor não é 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amor é Amor não é 2019 - 3Amor é Amor não é 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amor é Amor não é 2019 - 5

 
<< Início < Anterior 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 Seguinte > Final >>

Pág. 127 de 189