Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Fórum da Juventude da Madeira

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) nos dias 19, 20 e 21 de outubro esteve presente no Fórum da Juventude da Madeira, no auditório do Colégio dos Jesuítas da Universidade da Madeira.

Este evento promovido pela Secretaria Regional da Educação através da Direção Regional de Juventude e Desporto, culminou num espaço de debate de ideias e de partilha de experiências, através de workshops, palestras e apresentação das Linhas de Ação para a Juventude, propostas ao longo de todo o Projeto Madeira Jovem.

O Fórum nasceu no ano passado, no âmbito do Projeto "Madeira Jovem - Linhas de Ação para a Juventude" que é financiado pela Comissão Europeia. Abrange o social, a saúde, a educação, a habitação, a política, o emprego e outras áreas ligadas direta e indiretamente aos jovens. O plano foi preparado com a ajuda da empresa Dypall Network, tendo passado pela auscultação de jovens, mas envolvendo também organismos públicos, associações juvenis, juventudes partidárias, autarquias e ensino superior.

"Acreditamos que o momento que vivemos atualmente é acima de tudo de oportunidade, onde devemos ver cada vez mais a juventude, com toda a sua criatividade e energia, como parta da solução para os problemas atuais e, no qual o jovem deve passar a ser um interveniente central no desenvolvimento da suas comunidades".

Neste evento participaram 150 jovens da Madeira e Porto Santo e ainda do Continente e Açores, representantes de diversas entidades e associações juvenis.

Fórum da Juventude da Madeira 2018 - ProgramaFórum da Juventude da Madeira - 1

 

 

 

 

 

 

 

 

Fórum da Juventude da Madeira - 2Fórum da Juventude da Madeira - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

Fórum da Juventude da Madeira - 4Fórum da Juventude da Madeira - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 
3ª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da RAM

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) nos dias 19 e 20 de outubro esteve presente na 3ª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira que se realizou no Auditório São Bento Menni, na Casa de Saúde S. João de Deus, Funchal.

Esta iniciativa organizada pela Casa de Saúde S. João de Deus pretendeu dar continuidade a um trabalho de formação, reflexão, partilha de experiências há muito trilhada pela instituição na continuada intervenção, pesquisa, investigação e procura de respostas de excelência técnica e científica, conducentes às melhores praticas, segurança e qualidade assistencial que desenvolve.

O Evento pretendeu, assim, contribuir para uma reflexão alargada, aberta e transversalmente participada ao nível dos profissionais de saúde, da área social, educativa e da família, acerca das problemáticas relacionadas com os comportamentos aditivos e dependências, que abrange não só as substâncias psicoativas, como as drogas e o álcool, como outras vertentes que facilmente geram dependência como é o caso do jogo nos vários contextos.

3ª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira - Cartaz3ª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira - Programa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira - 13ª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira - 3

 
Gala Solidária ‘18

É com imensa honra, que anunciamos a nossa Gala Solidária ’18 com a atuação do magnífico “London International Gospel Choir”, que terá lugar na emblemática Casa da Música, no Porto, no próximo dia 2 de novembro, pelas 21h00.

Este evento, resulta da parceria Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) / Movimento Lírio Azul (MLA) e conta com os apoios imprescindíveis de: Casa da Música; Essência Completa; London International Gospel Choir (LIGC) e Rotary Club de Vila Nova de Gaia.

Bilhetes disponíveis na bilheteira da Casa da Música e em Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar

Preço: 12,50€

Gala Solidária 18 - Cartaz

Gala Solidária 18 - Casa da Música

Gala Solidária 18 - Rádio Metropolitana Porto

Numa sala completamente lotada e para uma audiência entusiasta, no passado dia 2 de novembro, o London International Gospel Choir (LIGC), marcou presença na Casa da Música, no Porto, brindando todos/as os/as presentes com um magnífico espetáculo musical.

O valor arrecadado nas receitas, reverteu, na íntegra, a favor das crianças e famílias apoiadas pela Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA).

Obrigada a todos/as aqueles/as que nos ajudaram a cumprir mais uma missão, que é uma missão de todos/as nós.

Gala Solidária 18 - 1Gala Solidária 18 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Gala Solidária 18 - 3Gala Solidária 18 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

Gala Solidária 18 - 5Gala Solidária 18 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

Gala Solidária 18 - 7Gala Solidária 18 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja todo o álbum... AQUI!

 
III Fórum do Idoso

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) no dia 15 de outubro marcou presença no III Fórum do Idoso "Envelhecimento e Saúde na R.A.M. - Prioridades & Desafios para Práticas Integradas", no auditório do Colégio dos Jesuítas da Universidade da Madeira.

A realização deste evento técnico-científico organizado pelo Serviço Social do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPE), visou promover o debate e discussão da complexa e atual temática do envelhecimento.

Neste contexto, e considerando a necessária e imprescindível abordagem integrada a esta temática social, este fórum reuniu um conjunto diversificado de profissionais e especialistas que contribuíram para um melhor conhecimento e compreensão desta realidade, contribuindo assim para o aprimoramento da intervenção neste domínio.

Dos vários intervenientes, destacou-se a participação da assistente social Carla Ribeirinho, professora da Licenciatura em Serviço Social, Coordenadora do Mestrado em Gerontologia Social da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, consultora na área de intervenção social em diferentes organizações/serviços de prestação de respostas sociais à população idosa (lares, centros de dia e centros de convívio) e investigadora, formadora e supervisora profissional na área científica do serviço social e da gerontologia social.

Importa salientar que urge a necessidade de dar uma resposta adequada e atempada aos cuidados dos idosos, de forma a ser prestado um serviço de qualidade pois um desafio para os próximos anos consistirá no envelhecimento da população. Portugal ja é o 4º país da União Europeia com uma população mais envelhecida e em 2050 a percentagem de idosos na R.A.M. será 57,4% da população total.

Esta iniciativa que pretendeu, também, assinalar o Dia Mundial do Idoso contou com a participação de profissionais, das mais variadas áreas, bem como de estudantes.

III Fórum do Idoso - Cartaz

III Fórum do Idoso - 1III Fórum do Idoso - 2

 
O que é o Voluntariado

Vídeo realizado pelos/as voluntários/as do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA).

O que é o Voluntariado

Assista ao vídeo... AQUI!

 
Fast-Track Cities

No dia 10 de outubro, a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) esteve representada pela Dr.ª Dina Paulino (CAOJ de Lisboa) e pela Dr.ª Júlia Morgado (CAOJ de Setúbal) no Workshop das “Fast-Track Cities”.

Este workshop foi organizado pelo IAPAC e pela iniciativa "Lisboa, cidade sem SIDA", e teve como objetivo discutir o processo de implementação da iniciativa e a monitorização da mesma.

Este evento culminou com a Cerimónia Fast-Track Cities: Cidades na Via Rápida para Eliminar o VIH. Foram sete os municípios portugueses que assinaram a Declaração de Paris – Almada, Amadora, Loures, Odivelas, Oeiras, Portimão e Sintra. Juntam-se assim a Lisboa, Porto e Cascais.

A cerimónia de adesão destes sete municípios ao projeto internacional para combater a epidemia da SIDA decorreu na Assembleia da República, com a presença do Ministro da Saúde, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, da Diretora-Geral da Saúde e do Diretor da Agência das Nações Unidas para o VIH/SIDA (UNAIDS).

As cidades encontram-se assim numa posição privilegiada para liderar as ações locais de combate a esta epidemia, com impacto global, acelerando assim a resposta ao VIH, de forma a atingir, até 2020, as metas da ONUSIDA (90-90-90):
- 90% das pessoas infetadas com VIH diagnosticadas;
- 90% das pessoas diagnosticadas a receber tratamento;
- 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetetável.

Fast Track Cities 2018 - 1

Fast Track Cities 2018 - 2Fast Track Cities 2018 - 3

 
Ações de Sensibilização no E. P. do Funchal

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), a convite da Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny realizou, nos dias 9 e 10 de outubro, duas ações de sensibilização no Estabelecimento Prisional do Funchal.

A primeira ação intitulada de "Sexualidade Feminina: Uma Questão de Prevenção" teve como população-alvo o setor feminino onde se pretendeu abordar sobre o conceito de sexualidade segura, dupla proteção, as infeções sexualmente transmissíveis bem como sobre o VIH/SIDA: os seus desafios, diagnóstico, tratamento e prevenção. Quem esteve presente manifestou uma escuta e participação ativa conseguindo, assim, criar um espaço de partilha de experiências.

Já a segunda ação intitulada de "Prevenção não tem idade" teve como população-alvo os reclusos com idade superior ou igual a 50 anos no sentido de, mais uma vez, abordarmos sobre a sexualidade nos menos jovens, bem como alertar para as razões do risco de infeção VIH/SIDA nesta faixa etária. Esta ação teve uma plateia atenta e interventiva onde foram transmitidas informações, esclarecidas dúvidas e desmistificadas crenças relacionadas, principalmente, com as vias de transmissão desta doença.

Esta Delegação agradece às enfermeiras Luísa e Isabel, que se encontram a realizar a Pós-Licenciatura de Especialidade em Enfermagem Comunitária, o convite que nos foi endereçado.

Ações de Sensibilização E.P. Funchal 2018 - 1

Ações de Sensibilização E.P. Funchal 2018 - 2

 
Formação Científica e Pedagógica - CAOJ de Setúbal

Formação Científica e Pedagógica 2019 do CAOJ de Setúbal - Convite

Formação Científica e Pedagógica 2019 do CAOJ de Setúbal - Cartaz

Formação Científica e Pedagógica 2019 do CAOJ de Setúbal - Programa

Formação Científica e Pedagógica 2019 do CAOJ de Setúbal - Mapa

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal da Fundação Portuguesa "A Comunidade contra a SIDA" (FPCCSIDA) realizou no passado dia 24 de outubro de 2018, no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal, a Formação Científica de Voluntários/as com vista à implementação do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) e de outros projetos na comunidade.

O evento iniciou com uma calorosa sessão de boas-vindas a cargo do Presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, da Diretora da Escola Superior de Educação do IPS, Cristina Gomes da Silva, do Vereador da Divisão de Educação e Gabinete de Saúde do município de Setúbal, Ricardo Oliveira, da Diretora da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, Eduarda Marques e da coordenadora do CAOJ de Lisboa, Dina Paulino, em representação da Presidente do Conselho de Administração da FPCCSIDA.

Os painéis de discussão, moderados por Cristina Gomes da Silva e António Manuel Marques, diretores das Escolas Superiores de Educação e de Saúde do IPS, respetivamente, contaram com a participação de profissionais de saúde, docentes e técnicos convidados que abordaram temáticas no âmbito da Sexualidade: Afetos, Questões de Género, Estilos de Vida, Prevenção da Infeção VIH/SIDA e outras IST, Comportamentos de Risco, Consumos e Dependências e Questões Bioéticas associadas ao VIH/SIDA.

Foi ainda realizado um workshop sobre Saúde Sexual e Reprodutiva: Conceção, Contraceção e Gravidez na Adolescência, Direitos Sexuais e Reprodutivos e Consulta do Adolescente. No encerramento da formação, os Coordenadores Cientificos e Pedagógicos do CAOJ de Setúbal, docentes da ESS/IPS, Lucília Nunes, Patrícia Argüello e Lino Ramos deram destaque à ação de voluntariado dos estudantes do IPS, no âmbito do PNEP.

Estiveram presentes neste evento cerca de 90 participantes, entre estudantes do IPS, docentes, coordenadores dos Projetos de Educação para a Saúde de escolas, técnicos e representantes de instituições da Rede Social.

Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2018 - 1Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2018 - 3Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2018 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2018 - 5Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2018 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2018 - 7Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2018 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2018 - 9

 
<< Início < Anterior 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 Seguinte > Final >>

Pág. 129 de 184