Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Tertúlia "Sexualidade Sem Risco"

Diversexcity 2018 - Cartaz

A não perder, amanhã, dia 9 de outubro, na Galera Geraldes da Silva, no Porto, das 17h00 às 19h00.

Contamos com a vossa presença...

Diversexcity 2018 - Programa

Foi com imensa honra que a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, dinamizou no passado dia 9 de outubro, na Galeria Geraldes da Silva, no Porto, uma tertúlia subordinada ao tema "Sexualidade sem Risco".

Foi um espaço de partilha e debate de ideias, extremamente enriquecedor, que contou com a participação de personalidades de referência das áreas da saúde e do direito.

A FPCCSIDA, agradece a oportunidade de ter participado no evento "diversexcity: a sociedade e a diversidade de género", no qual se inseriu este momento de reflexão sobre esta temática.

Tertúlia Sexualidade Sem Risco 2018 - 1Tertúlia Sexualidade Sem Risco 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tertúlia Sexualidade Sem Risco 2018 - 4

Tertúlia Sexualidade Sem Risco 2018 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tertúlia Sexualidade Sem Risco 2018 - 7Tertúlia Sexualidade Sem Risco 2018 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tertúlia Sexualidade Sem Risco 2018 - 9Tertúlia Sexualidade Sem Risco 2018 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tertúlia Sexualidade Sem Risco 2018 - 11Tertúlia Sexualidade Sem Risco 2018 - 12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tertúlia Sexualidade Sem Risco 2018 - 13Tertúlia Sexualidade Sem Risco 2018 - 14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tertúlia Sexualidade Sem Risco 2018 - 15Tertúlia Sexualidade Sem Risco 2018 - 16

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Funchal Pride 2018

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) coorganizou, pela segunda vez, o evento Funchal Pride que se realizou nos dias 5 e 6 de outubro de 2018.

Transpor Preconceitos foi o lema para este ano, dando ênfase às questões trans que, na região, estão bloqueadas tanto socialmente como a nível de acesso aos cuidados de saúde.

No dia 5 de outubro decorreu o Ciclo de Palestras com o mote "Transpor Preconceitos" na sala da Assembleia Municipal da Câmara Municipal do Funchal onde existiu a oportunidade de diversas entidades institucionais nacionais e regionais poderem criar sinergias e debater vários assuntos da temática LGBTI+. Pretendeu-se, assim, que o Funchal Pride 2018, não fosse apenas um espaço de reivindicação de direitos e celebração do orgulho LGBTI+, mas também fosse dinamizador de espaços reflexivos e de debate com os melhores ativistas e profissionais nas áreas dos Direitos Humanos, Famílias e Gerações LGBTI e a Saúde das pessoas LGBTI, com enfoque nas pessoas trans, na reivindicação dos seus direitos e na visibilidade das identidades e expressões de géneros não binárias.

Já no dia 6 de outubro, o Funchal Pride assentou em dois grandes momentos: a marcha e o arraial. A 2ª Marcha do Orgulho LGBTI+ no Funchal juntou cerca de 500 pessoas, entre elementos da comunidade LGBTI e apoiantes, tendo percorrido diversas artérias da cidade do Funchal. No arraial a Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA esteve presente com o seu stand a sensibilizar a comunidade para a prevenção do VIH/SIDA bem como alertar para o uso do preservativo como o meio mais eficaz contra a infeção do VIH com o seu lema "Seja quem for o seu parceiro/a: Use Preservativo... Amar é Proteger"

Esta iniciativa foi da rede ex aequo (rea) - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes, com a colaboração do grupo informal Mad le's Femme, Associação Abraço, União de Mulheres Alternativa e Respostas - UMAR Madeira, Opus Gay Madeira e o Núcleo do Funchal da Amnistia Internacional.

Por fim, fizemos mais uma vez história e a FPCCSIDA quis estar presente pois, para além de combatermos sobre o preconceito/estigma social ainda existente sobre as pessoas que vivem com o VIH/SIDA, não nos podemos esquecer das outras causas sociais igualmente importantes. Relembramos que muitas pessoas da comunidade LGBTI vivem com o VIH/SIDA e são, assim, duplamente discriminadas. É fundamental entender que respeito não se pede e nem se faz por merecer, é um direito universal.

Funchal Pride 2018 - Cartaz

Funchal Pride 2018 - 1Funchal Pride 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Funchal Pride 2018 - 3Funchal Pride 2018 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Funchal Pride 2018 - 5Funchal Pride 2018 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Funchal Pride 2018 - 7Funchal Pride 2018 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Funchal Pride 2018 - 9Funchal Pride 2018 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares

IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - Convite

IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - Cartaz

IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - Programa 1

IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - Programa 2

IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - Programa 3

IX - Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - Notícia

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra da Fundação Portuguesa "A Comunidade contra a SIDA" (FPCCSIDA), em colaboração com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) realizou no passado dia 26 de outubro de 2018, as IX Jornadas Nacionais de Educação pelos Pares e Curso de Formação Científica de voluntários/as, estudantes do ensino superior, para jovens voluntários/as que integrem as Brigadas Escolares de Intervenção (BUI) como pares educadores.

Esta formação envolveu cerca de 100 jovens para intervenção no Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) e em outros projetos na comunidade, e no dia 27, o respetivo curso de Formação Pedagógica que decorreu nesta mesma Faculdade.

Sob o lema “Promover a Saúde com Tod@s”, estas Jornadas e Curso de Formação Científica e Pedagógica, estiveram abertas a toda a comunidade, contaram com a presença sensivelmente, de uma centena de jovens estudantes do ensino superior, que participaram de forma muito atenta e entusiasta em todos os momentos da formação e tiveram a oportunidade de interagir com os/as oradores/as convidados/as, especialistas das áreas da Educação, Medicina, Psicologia e do Direito e Igualdade de Género.

No dia 27, concluiu-se o curso de formação no âmbito do PNEP, com a realização da componente pedagógica que foi dinamizada pela equipa do CAOJ de Coimbra, pela sua Coordenadora Pedagógica, Prof.ª Doutora Rosário Pinheiro, junto de estudantes do ensino superior oriundos de diferentes instituições educativas de ensino universitário e politécnico e de distintas áreas de formação, que em regime de voluntariado, se prepararam para integrar as BUI para implementação do PNEP em escolas do ensino básico e secundário, Centro Educativo dos Olivais e APPACDM de Coimbra.

Após dois dias de intensas e significativas aprendizagens, salientou-se o elevado interesse e empenho dos/as voluntários/as e o excelente clima de boa disposição entre tod@s.

A FPCCSIDA - CAOJ de Coimbra, agradece a presença de todos/as aqueles/as que com o seu enorme contributo enriqueceram estas Jornadas e Curso de Formação Científica e Pedagógica, assim como a todos os parceiros que colaboraram direta e/ou indiretamente nesta iniciativa, contribuindo para o grande sucesso alcançado.

IX Jornadas Nacionais de Educação pelos Pares - 1IX Jornadas Nacionais de Educação pelos Pares - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IX Jornadas Nacionais de Educação pelos Pares - 3IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - 5IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - 7IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - 9IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - 11IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - 12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - 13IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - 14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - 15IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - 16

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - Notícia 2

 
Dia Internacional do Idoso

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, a convite da Junta de Freguesia da Penha de França, marcou presença nos festejos do Dia Internacional do Idoso, no dia 1 de outubro, na Praça Paiva Couceiro, com várias atividades, musica e muito convívio.

O CAOJ de Lisboa promoveu um inquérito aos/às visitantes do stand sobre “O VIH na Pessoa Idosa” e prestou esclarecimentos à população em geral.

Festa do Idoso 2018 - 1

Festa do Idoso 2018 - 2Festa do Idoso 2018 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festa do Idoso 2018 - 4Festa do Idoso 2018 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Formação Científica e Pedagógica - CAOJ do Porto

Formação Científica e Pedagógica 2018 do CAOJ do Porto - Cartaz

Formação Científica e Pedagógica 2018 do CAOJ do Porto - Programa Científico

Formação Científica e Pedagógica 2018 do CAOJ do Porto - Programa Pedagógico

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou nos dias 23 e 24 de outubro de 2018, no Auditório da Junta da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, o curso anual de Formação Científica e Pedagógica de Jovens Voluntários/as Universitários/as para intervenção no Projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP) "Sexualidade e Prevenção da Infeção VIH/SIDA".

Com nomes relevantes das áreas da Educação, Medicina, Psicologia e Direito, o auditório acolheu um grande número de jovens voluntários/as universitários/as, que ultrapassou os 90, com grande interesse e enorme empenho em participar nas sessões.

O PNEP vai ser implementado durante o ano letivo em vários contextos de intervenção, sob a supervisão do CAOJ do Porto.

A todas as pessoas, instituições e empresas que colaboraram e participaram nesta iniciativa, direta e/ou indiretamente, contribuindo dessa forma para o grande sucesso alcançado, o nosso sincero e profundo agradecimento.

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2018 - 1Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2018 - 3Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2018 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2018 - 5Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2018 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2018 - 7Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2018 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2018 - 9Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2018 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2018 - 11Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2018 - 12

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2018 - 13

Veja todo o álbum... AQUI!

 
HandsUP against childrean’s corporal punishment

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença, através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, no encontro final do projeto “HandsUP against childrean’s corporal punishment” , promovido pelo Gabinete de Intervenção em Saúde, que decorreu ontem, dia 25 de setembro na Universidade Católica do Porto.

Esta reunião contou com a presença das entidades parceiras: Universidade Católica do Porto - Escola de Direito, SAPI (Bulgária), Camino (Alemanha), One Child, One World (Grécia) e Universidade de Alicante (Espanha).

O Hands Up é um projeto realizado por um consórcio europeu liderado pela APDES, tendo sido financiado pela Comissão Europeia. O seu principal objetivo consiste na adoção de técnicas e práticas positivas de disciplina por parte dos pais e dos cuidadores, através da cooperação entre agências estatais e da consciencialização da necessidade de se erradicar a punição corporal.

Assim, a intervenção é feita junto de pais e cuidadores, de profissionais da área social, da educação e da saúde, de forma a implementar formas de parentalidade positiva e não-violentas. O projeto visa também a intervenção junto de todos os atores envolvidos nos serviços de proteção de crianças, incluindo a polícia, magistrados e juízes, de forma a clarificar a definição e as consequências da punição corporal e a reforçar a imposição da lei. Por último, o projeto fomenta a participação de decisores políticos para o desenvolvimento de medidas de acompanhamento a nível nacional e europeu.

Este projeto é apoiado pela Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária (RECI), que integra a rede de unidades de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

HandsUP against childreans corporal punishment - 1HandsUP against childreans corporal punishment - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HandsUP against childreans corporal punishment - 3

 
Feira de Voluntariado do ICBAS

No dia 25 de setembro a equipa do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto esteve presente na Feira de Voluntariado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, organizada pelo Departamento de Ação Social e Comunitária da Direção da Associação de Estudantes do ICBAS-UP, onde estiveram representadas diversas entidades que esperam contar com a colaboração de jovens voluntários/as na concretização dos seus objetivos.

Foi feita a divulgação dos diversos projetos da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), nomeadamente do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) junto dos/das estudantes desta instituição, com vista a angariar voluntários/as com espírito de missão e que pretendam enriquecer a sua experiência, bem como o seu currículo.

Feira de Voluntariado do ICBAS 2018 - 1Feira de Voluntariado do ICBAS 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Feira de Voluntariado do ICBAS 2018 - 3Feira de Voluntariado do ICBAS 2018 - 4

 

 

 

 

 

 
Voluntariado no Século XXI: Práticas e Desafios

No dia 24 de setembro, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, na Conferência “Voluntariado no Século XXI: Práticas e Desafios”, no Lisboa Lux Park Hotel.

Esta Conferência foi promovida pelo Gabinete de Promoção do Voluntariado da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em comemoração dos 20 anos de voluntariado desta instituição.

A Santa Casa convidou Rob Jakson, reconhecido como uma figura de proa na cena do voluntariado internacional.

O inglês responsável por alguns dos mais influentes livros e artigos da área do voluntariado, partilhou o seu conhecimento e experiências nesta área.

Foram ainda apresentadas várias práticas de voluntariado de diversas instituições.

Voluntariado no Século XXI - Práticas e Desafios - 1Voluntariado no Século XXI - Práticas e Desafios - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voluntariado no Século XXI - Práticas e Desafios - 3

 
<< Início < Anterior 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 Seguinte > Final >>

Pág. 130 de 184