Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
FPCCSIDA in Dependências de 2018

Dependências - novembro de 2018

 
Projeto "Mais Afetos, Menos Discriminação"

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra, deu continuidade à parceria estabelecida com o Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC), desenvolvendo o projeto “Mais Afetos, Menos Discriminação” que visa potenciar os afetos e a criatividade como estratégia de promoção da saúde e da não discriminação.

Este ano, o projeto decorreu de 28 de novembro a 5 de dezembro, onde, através da abordagem de diversos temas, nomeadamente o VIH/SIDA e outras IST, a importância dos afetos no relacionamento interpessoal, na promoção da saúde e da não discriminação.

Neste projeto participaram 12 reclusos que elaboraram trabalhos em origami, mensagens sobre os afetos e não discriminação, numa perspetiva de sensibilizar para o papel de cada um de nós na promoção da saúde individual e coletiva.

Todos os trabalhos realizados tiveram, como objetivo final, contribuir para a decoração da Janela Temática e da sala de visitas do Estabelecimento Prisional de Coimbra, de modo a que estas mensagens possam chegar a todos e a todas aqueles/as que os visitam.

Mais Afetos Menos Discriminação 2018 - 1Mais Afetos Menos Discriminação 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais Afetos Menos Discriminação 2018 - 3

 
Debate "Em Pé de Igualdade"

No dia 6 de dezembro de 2018, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, organizou e promoveu, em parceria com a Escola Secundária Carolina Michaelis, o Debate "Em Pé de Igualdade", inserido na Quinzena de Ativismo Pela Igualdade de Género, no âmbito dos Projetos Erasmus+ e Unesco.

Este foi um espaço de partilha de dados científicos e testemunhos pessoais e profissionais, promovendo o debate e reflexão em torno do tema da Igualdade de Género.

Alunos/as, professores/as e profissionais de várias áreas enriqueceram esta manhã, debatendo os vários pontos de vista e experiências, alertando e despertando a atenção e sensibilizando para questões de género e igualdade de oportunidades.

Em Pé de Igualdade - 1Em Pé de Igualdade - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 3Em Pé de Igualdade - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 5Em Pé de Igualdade - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 7Em Pé de Igualdade - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 9

Em Pé de Igualdade - 10Em Pé de Igualdade - 11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 12Em Pé de Igualdade - 13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 14Em Pé de Igualdade - 15

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 16Em Pé de Igualdade - 17

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 18Em Pé de Igualdade - 19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 20Em Pé de Igualdade - 21

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 22Em Pé de Igualdade - 23

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 25Em Pé de Igualdade - 26

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 27Em Pé de Igualdade - 28

 

 

 

 

 

 

 

 

 
À Conversa Sobre... 35 Anos de VIH

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) no dia 6 de dezembro, a convite da Associação Abraço - Delegação Funchal, fez-se representar, no evento "À Conversa Sobre...35 Anos de VIH", no La Vie Funchal Shopping Center.

Esta iniciativa pretendeu assinalar o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA e sublinhar a existência desta problemática, abrir espaço para discussão e debate, criar uma oportunidade de consciencializar e sensibilizar a comunidade madeirense acerca da epidemia do VIH/SIDA: terapêutica, estigma, preconceito e sexualidade.

Segundo o Secretário Regional da Saúde, Drº Pedro Ramos, que esteve presente: “É preciso fazer o teste. Se as pessoas fizerem o teste, iremos, certamente, diagnosticar mais casos, mas os casos diagnosticados podem ser acompanhados de uma forma diferente”, disse, adiantando que essa situação não pode ser uma incógnita, nem para o/a doente nem para os/as profissionais de saúde. “Se todos nós desempenharmos o nosso papel, podemos controlar muito melhor a situação”, vincou, garantindo, da parte do Governo Regional, um “constante investimento para acompanhar esta enfermidade”. O governante transmitiu ainda, que as organizações têm sido fundamentais na promoção de oportunidades para que o/a doente faça o diagnóstico, contribuindo, dessa forma, para o tratamento precoce de pessoas infetadas pelo vírus.

A Abraço garante que irá continuar numa luta diária e constante contra novos casos de infeção de VIH/SIDA, contra a discriminação e preconceito em torno desta problemática, apostando nas únicas armas de combate a esta epidemia: a informação e a prevenção.

À Conversa Sobre 35 Anos de VIH - Programa

À Conversa Sobre 35 Anos de VIH - 1À Conversa Sobre 35 Anos de VIH - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

À Conversa Sobre 35 Anos de VIH - 3À Conversa Sobre 35 Anos de VIH - 4

 

 

 

 

 

 
Voto de Saudação

No dia 28 de novembro, foi aprovada por unanimidade em reunião plenária da Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de saudação à organização do Funchal Pride 2018 pela jornada de luta contra a discriminação. A proposta foi apresentada pelo Bloco de Esquerda/Madeira, poucos dias após a realização do evento, que contou com um Ciclo de Conferências, no dia 5 de outubro, e a Marcha e Arraial, no dia seguinte, sob o mote "Transpor Preconceitos".

A comissão organizadora, composta pela ABRAÇO, Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), Núcleo da Amnistia Internacional do Funchal, rede ex aequo, UMAR, Opus Gay e Mad le's Femme, demonstrou o seu apreço por este voto, salientando que "o trabalho em prol da luta por direitos e oportunidades, sem qualquer tipo de discriminação, é feito diariamente, no anonimato de cada associação/instituição representada".

O Funchal Pride é o culminar anual de uma longa jornada que vem sendo realizada há muito tempo e que contamos concretizar todos os anos, sempre na defesa da liberdade, da igualdade e da justiça para toda a comunidade LGBTI+ que reside na Região Autónoma da Madeira.

Voto de Saudação

 
Lanche dos Afetos 2018 - CAOJ do Porto

Lanche dos Afetos 2018 - CAOJ do Porto

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), teve a honra de, uma vez mais, organizar o “Lanche dos Afetos”.

Este encontro intrafamiliar para crianças do Centro Hospitalar de S. João - Porto, Centro Hospitalar do Porto (CHP) e Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) que vivem com o VIH, realizou-se no passado dia 9 de dezembro, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia.

Contando com a presença do Grupo de Danças Urbanas, do acordeonista Joaquim Júnior, do violinista Rafael Costa, do Clube de Dança de Salão do Porto e da Tuna Académica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto “Javardémica”, que proporcionaram momentos de grande animação ao público presente, ao qual foi ainda proporcionado um lanche, seguido da entrega de inúmeros cabazes de Natal.

A FPCCSIDA agradece a todos/as aqueles/as que direta e/ou indiretamente contribuíram para o sucesso desta iniciativa de “Sonho”, fazendo deste dia um momento memorável para todos/as.

Lanche dos Afetos 2018 - 1Lanche dos Afetos 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche dos Afetos 2018 - 3Lanche dos Afetos 2018 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche dos Afetos 2018 - 5Lanche dos Afetos 2018 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche dos Afetos 2018 - 7Lanche dos Afetos 2018 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche dos Afetos 2018 - 9Lanche dos Afetos 2018 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche dos Afetos 2018 - 11Lanche dos Afetos 2018 - 12

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja todo o álbum... AQUI!

 
Dia Mundial da Luta Contra a SIDA - CAOJ de Setúbal

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou no dia 3 de dezembro de 2018, no Agrupamento de Escolas Lima de Freitas em Setúbal, a comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA.

A iniciativa teve como objetivos: assinalar a data; sensibilizar toda a comunidade escolar para os comportamentos preventivos face ao risco de infeção por VIH/SIDA; alertar para a importância da educação sexual na população juvenil; fornecer informação atualizada sobre as formas de contágio, meios de diagnóstico e medidas de proteção associadas ao VIH/SIDA, bem como combater a discriminação/estigma/preconceito em relação às pessoas atingidas por este flagelo.

O evento contou com a colaboração da Coordenadora da Educação para a Saúde do referido agrupamento de escolas - Professora Celeste Aldeias e dos/as alunos/as do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, que conjuntamente com a equipa do CAOJ dinamizaram diversas atividades, no átrio da escola sede e sala de professores, que envolveram toda a comunidade educativa: docentes, assistentes operacionais, técnicos/as administrativos/as e alunos/as do 5º ano ao 12º ano de escolaridade.

As atividades desenvolvidas na efeméride compreenderam a formação entre pares com distribuição de material informativo; a realização do jogo «Quantos queres...» com questões alusivas à temática do risco da infeção VIH/SIDA com os/as alunos/as; a distribuição de laços vermelhos, bem como, material preventivo (preservativos); distribuição de balões vermelhos com frases sensibilizando para a não discriminação/preconceito e a projeção e partilha de documentos multimédia e vídeos subordinados ao tema para esclarecimento de dúvidas a toda a população escolar.

Para além destas atividades, as turmas envolvidas no Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) tiveram uma sessão centrada na celebração do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, cuja data se comemora internacionalmente há 30 anos.

A celebração do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA foi um grande momento de aprendizagem, partilha, reflexão e sensibilização para os comportamentos de risco face ao contágio da infeção VIH/SIDA com vista à erradicação da doença e ao combate contra o estigma das pessoas infetadas e famílias afetadas pela doença.

Dia Mundia de Luta Contra a SIDA - CAOJ de Setúbal

Assista ao vídeo... AQUI!

 
Presidente da FPCCSIDA in RTP Madeira

Presidente da FPCCSIDA in RTP Madeira 2018

Assista a toda a entrevista... AQUI!

 
<< Início < Anterior 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 Seguinte > Final >>

Pág. 131 de 191