Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 05.12.2019 - 07.12.2018
    • Formação Científica e Pedagógica - CAOJ da Beira Alta
  • 09.12.2018 - 09.12.2018
    • Lanche dos Afetos 2018 - CAOJ do Porto
  • 30.11.2018 - 30.11.2018
    • Debate "A infeção VIH/SIDA: Prevenção não tem idade"
  • 05.11.2018 - 09.11.2018
    • Formação Científica e Pedagógica - CAOJ de Lisboa
  • 02.11.2018 - 02.11.2018
    • Gala Solidária '18

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Dia Mundial da Contraceção

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), assinalou no dia 26 de setembro o Dia Mundial da Contraceção promovendo um encontro com 5 jovens, do sexo feminino, da Fundação Princesa Dona Maria Amélia.

Esta ação teve como principal objetivo consciencializar as jovens para a importância da contraceção nas relações sexuais permitindo uma vivência da sexualidade de uma forma mais segura e responsável. Mais especificamente, foram abordados os métodos contracetivos como métodos de prevenção de uma gravidez indesejada, a utilização do preservativo como o único método de proteção das Infeções/Doenças Sexualmente Transmissíveis, incidindo no VIH/SIDA, reforçando a importância da dupla protecção. Foram utilizadas metodologias ativas e demonstrativas, nomeadamente, brainstorming, guias informativos e a mala contracetiva.

A actividade foi muito dinâmica dado o interesse manifestado pelas jovens no manuseamento dos materiais contracetivos e na aprendizagem dos conteúdos abordados.

No final receberam um kit contracetivo preparado com material informativo e preventivo para que as jovens possam consultar.

Dia Mundial da Contraceção 2017 - 1

Dia Mundial da Contraceção 2017 - 2Dia Mundial da Contraceção 2017 - 3

 
Encontro Regional de Associações Juvenis e Estudantis

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), participou nos dias 22 e 23 de setembro no Encontro Regional de Associações Juvenis e Estudantis, a convite da Direção Regional de Juventude e Desporto, atendendo ao facto de desenvolvermos projectos junto da população juvenil.

Ao logo dos dois dias, vinte associações da Madeira e dos Açores tiveram oportunidade de trocar experiências, assistir e participar num colóquio e workshops, com o objetivo de fomentar a partilha de boas práticas, reforçar a cooperação e o saber-fazer entre as diversas associações.

A sessão de abertura, foi marcada pela presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e pelo Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, que apresentaram as Políticas de Juventude Nacionais e Regionais.

Este Encontro mereceu o nosso destaque por permitir adquirir novos conhecimentos em matéria de educação não-formal, marketing associativo, gestão de voluntários, e coaching na liderança e gestão de equipas bem como em aumentar a nossa rede de contactos que permitirá potenciar o trabalho em rede para uma intervenção mais profícua.

Encontro Regional de Associações Juvenis e Estudantis 2017 - 1

Encontro Regional de Associações Juvenis e Estudantis 2017 - 2Encontro Regional de Associações Juvenis e Estudantis 2017 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro Regional de Associações Juvenis e Estudantis 2017 - 4Encontro Regional de Associações Juvenis e Estudantis 2017 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Jantar/Palestra pelo Prof. Doutor Salvato Trigo

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), na pessoa da Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto e de alguns ilustres convidados da FPCCSIDA, tiveram a honra e o prazer de estar presentes no jantar presidido pelo Compº. Presidente do Rotary Club de Vila Nova de Gaia, Rogério Cardoso.

Após o supracitado jantar, teve lugar a brilhante palestra pelo Prof. Doutor Salvato Trigo, Reitor da Universidade Fernando Pessoa, sobre o tema: “As Novas Gerações: Dos Filhos da Prosperidade aos Netos da Incerteza.”

Este jantar/palestra promovido pelo Rotary Club de Vila Nova de Gaia , teve lugar no passado dia 21 de junho no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia.

Jantar-Palestra pelo Prof. Doutor Salvato Trigo - 1

Jantar-Palestra pelo Prof. Doutor Salvato Trigo - 2Jantar-Palestra pelo Prof. Doutor Salvato Trigo - 3

 

 

 

 

 

 

 

Jantar-Palestra pelo Prof. Doutor Salvato Trigo - 4Jantar-Palestra pelo Prof. Doutor Salvato Trigo - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Workshop de TUI

No dia 21 de setembro de 2017, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto promoveu um "Workshop de TUI" (Teatro Universitário de Intervenção) para voluntários/as universitários/as, onde foram abordadas as temáticas mais pertinentes para este tipo intervenção, nomeadamente bullying, cyberbullying, violência no namoro e discriminação, com a realização de pequenos sketches.

Foi muito interessante e útil este momento de partilha de experiências, bem como a componente prática e pedagógica inerente a esta intervenção, desenvolvida e aplicada nos mais variados contextos.

Workshop de TUI 2017 - 1Workshop de TUI 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Workshop de TUI 2017 - 3Workshop de TUI 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Workshop de TUI 2017 - 5Workshop de TUI 2017 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Workshop Hepatites Virais e Tuberculose

De acordo com o Plano de Atividades do Fórum Nacional da Sociedade Civil para o VIH/SIDA, decorreu no dia 20 de setembro, no Auditório da Associação Abraço, o Workshop Hepatites Virais e Tuberculose que contou como oradores com o Sr. Professor Tato Marinho que nos brindou com uma preleção cujos temas abordados foram: Hepatites A,B e C; Vias de Transmissão e Prevenção; Sintomas e Evolução das Infeções; Tratamento e Papel do Clinico.

No período da tarde contou com a presença da Sr.ª Prof.ª Doutora Raquel Duarte que versou acerca da Tuberculose, incidindo a sua comunicação sobre as Vias de Transmissão e Prevenção; Sintomas e Evolução das Infeções; Tratamento e Papel do Clinico.

Para fechar os trabalhos a Sr.ª Dr.ª Isabel Aldir apresentou à audiência o Estado da Arte face às Hepatites Virais e Tuberculose.

Os convidados pautaram as suas intervenções pelo rigor, qualidade e clareza, permitiram a troca de ideias e o esclarecimento de dúvidas, o que facilitou a aprendizagem face às temáticas em apreço e o enriquecimento dos conhecimentos adquiridos.

Workshop Hepatites Virais e Tuberculose

 
IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas

No dia 19 de setembro teve lugar, no Auditório do Hospital Pulido Valente, a convite do Sr. Dr. João Castel-Branco Goulão, na qualidade de Diretor-Geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivo e nas Dependências (SICAD), a Sessão de Apresentação do IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral, Portugal 2016/17, conduzida pelo seu investigador principal Sr. Prof. Doutor Casimiro Balsa.

Do referido evento ressalva-se a ideia de que os consumos, na sua generalidade, aumentaram na população dos 15-64 anos para ambos os sexos, desde 2012 (aquando do anterior inquérito).

Foi salientado que ainda que estejamos abaixo das prevalências evidenciadas na Europa, nos consumos com risco verifica-se uma subida no risco médio e nas dependências, assumindo-se que nas mulheres houve um aumento dos consumos de álcool, tabaco, cannabis e heroína.

Ainda que se trate de um relatório com dados preliminares está disponível no site do SICAD (http://www.sicad.pt/…/INPG%202016_2017_I%20relatorio%20fina…).

A FPCCSIDA agradece a todos/as os/as participantes e congratula toda a equipa de investigadores/as pelo trabalho desenvolvido que permitirá aferir evidências do panorama nacional e cujos resultados apresentados permitirão às entidades, preocupadas com esta realidade, concertar esforços para que as metas traçadas no Plano de Ação para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências sejam uma realidade.

IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral Portugal 2016-17

 
3º Encontro de Monitorização e Partilha de Boas Práticas

Realizou-se a 18 de setembro, o 3º Encontro de Monitorização e Partilha de Boas Práticas do III Ciclo do Fórum Nacional Álcool e Saúde, no qual a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença.

No referido encontro foram anunciados os compromissos das entidades: ARSLVT, ARSN, ARSAlgarve e PSP que foram aprovados pelas entidades presentes com o aval máximo do Dr. Rui Lima enquanto representante da Comissão Executiva do FNAS.

A apresentação do compromisso da FPCCSIDA/FNAS terá lugar no próximo dia 9 de outubro, aquando da realização do 4º Encontro de Monitorização e Partilha de Boas Práticas do III Ciclo.

3º Encontro de Monitorização e Partilha de Boas Práticas do III Ciclo

 
"Rompendo os Muros da Prisão II"

Foi com imenso prazer que a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, marcou presença na apresentação do documentário "Rompendo os Muros da Prisão II", no âmbito do Mexe Fest, no passado dia 15 de setembro, pelas 21h, no Círculo Operário Católico do Porto.

A encenadora Luísa Pinto reuniu uma equipa de oito reclusos do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, cinco dos quais inimputáveis, grupo já anteriormente alvo da intervenção desta Fundação em mais um dos seus vários projetos, e cinco actores profissionais numa investigação teatral inédita.

O documentário revela os seis meses de um processo que culminou em duas emotivas apresentações públicas e fora dos muros da prisão e pretende constituir-se numa análise reflexiva e crítica sobre o teatro como um meio privilegiado de reintegração, a partir de projectos artísticos que rompem os muros da prisão, como forma de apresentar o indivíduo recluso à sociedade como um ser “capaz” e da forma como este processo pode dar-lhe ferramentas de auto-análise que lhe permitam enfrentar o rótulo que traz consigo após o cumprimento da pena.

Rompendo os Muros da Prisão II - 1Rompendo os Muros da Prisão II - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rompendo os Muros da Prisão II - 3

Rompendo os Muros da Prisão II - 4

 
<< Início < Anterior 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 Seguinte > Final >>

Pág. 135 de 169