Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Encontro "Humanizar os Cuidados de Saúde"

Humanizar os Cuidados de Saúde - Flyer

Humanizar os Cuidados de Saúde - Cartaz

Humanizar os Cuidados de Saúde - Programa

Humanizar os Cuidados de Saúde - Inscrições

Link para inscrições... AQUI!

 

A propósito do Dia Mundial da Saúde Mental, realizou-se no dia 10 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia, o Encontro “Humanizar os Cuidados de Saúde”.

Organizado pelo Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), em parceria com o Município de Seia, o encontro reuniu em Seia prestigiados oradores, numa tarde de trabalho e partilha de conhecimento sobre um tema tão abrangente e sensível como é a saúde mental.

Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 1Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 3Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 5Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 7Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 9Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 11Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 12

 

 

 

 

 

 

 

 

Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 13Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - 15

 

"A Voz da Solidariedade"

 

Entrevista no programa de rádio "A Voz da Solidariedade", com a participação do Drº Sérgio Viana e da Mestre Maria Teresa Martins, do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA).

Humanizar os Cuidados de Saúde 2018 - Rádio

Toda a entrevista... AQUI!

 
Eco Férias

É com muito agrado e satisfação que a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) anuncia o encerramento do projeto ABBA - “A Brincar A Brincar… Aprende-se!", que decorreu, como previsto, durante os meses de julho e agosto de 2018.

Esta iniciativa intitulada de "Eco Férias", que pretendeu educar e sensibilizar as nossas crianças para o ambiente e preservação da natureza, permitiu realizar uma panóplia de atividades de tempos livres divertidas e dedicadas a esta temática. Brincamos, aprendemos e divertimo-nos a pensar no ambiente.

O sucesso desta iniciativa também foi conseguido através das parcerias institucionais estabelecidas. Desta forma, um MUITO OBRIGADA ao apoio do Governo Regional da Madeira pela Secretaria Regional da Saúde, Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais e Secretaria Regional da Educação, Câmara Municipal do Funchal, Junta de Freguesia de Santo António, Banco Alimentar Contra a Fome - Madeira, Empresa de Cervejas da Madeira, Libargel, VMT Madeira, Mery Doce Mery e SABSEG Seguros.

Não nos podemos esquecer dos monitores que auxiliaram neste projeto fazendo com que as férias e as atividades decorressem como esperado.

Às nossas crianças e encarregados de educação um agradecimento especial, pois acreditamos que com esta intervenção as nossas crianças serão os heróis do futuro e, com certeza, farão um trabalho brilhante.

Eco Férias 2018 - 1Eco Férias 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eco Férias 2018 - 3Eco Férias 2018 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eco Férias 2018 - 5

Eco Férias 2018 - 6

Vídeo

Eco Férias 2018 - 7

Veja o vídeo... AQUI!

 
A Brincar A Brincar... Aprende-se!

No âmbito do projeto "A Brincar A Brincar Aprende-se" que está a decorrer nos meses de Verão, a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) recebeu na suas instalações "A Malta do Diário" com as suas mascotes Agadoizó e Estepilha.

"A Malta do Diário" é um espaço dedicado a todas as crianças da Região Autónoma da Madeira, dos 3 aos 12 anos de idade, com a ideia central da preservação do nosso planeta.

Esta iniciativa culminou, posteriormente, numa revista inteiramente destinada aos mais novos com a componente ambiental e que pretendeu ser um espaço onde os trabalhos com materiais reciclados das nossas crianças fossem expostos.

Sem dúvida que foi um momento de grandes gargalhadas e muita animação para as nossas crianças que ainda permitiu sensibilizá-las, mais uma vez, para a importância de cuidarmos do ambiente.

A Malta do Diário 2018 - 2A Malta do Diário 2018 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Malta do Diário 2018 - 4A Malta do Diário 2018 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Malta do Diário 2018 - 6

 

FPCCSIDA in "A Malta do Diário" - Edição 32

 

A Malta do Diário 2018 - 1

Leia a edição completa... AQUI!

 
Pipo e as Suas Cuecas Grandes Azuis

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA)  a convite do projeto Capacitar da Associação de Desenvolvimento de Santo António, realizou no dia 16 de agosto uma ação de sensibilização, com crianças e jovens inseridas em atividades de tempos livres, a fim de minimizar os comportamentos de risco.

Esta iniciativa teve como objetivo proporcionar a 15 crianças/jovens, em espaço livre e descontraído, a participação e o acesso a novos conhecimentos, promovendo a aquisição de competências pessoais e sociais bem como a adopção de comportamentos seguros e responsáveis. Mais especificamente pretendemos com a história "Pipo e as suas cuecas grandes azuis"  ensinar a regra do aqui ninguém toca no sentido de explicar que existem partes do corpo que não devem ser tocadas por outras pessoas, como reagir se isso acontecer e onde procurar ajuda e, assim, interiorizar o direito de dizer NÃO às aproximações abusivas.

Foi sem dúvida um momento divertido pois ao brincar também podemos aprender.

Pipo e as Suas Cuecas Grandes Azuis - 1Pipo e as Suas Cuecas Grandes Azuis - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pipo e as Suas Cuecas Grandes Azuis - 3Pipo e as Suas Cuecas Grandes Azuis - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pipo e as Suas Cuecas Grandes Azuis - 5

 
Na Crista da Onda

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) nos dias 26 de julho e 23 de agosto em parceria com a Frente MarFunchal  realizou ações de sensibilização/prevenção sobre a educação para a saúde no Complexo Balnear do Lido, Funchal.

Esta iniciativa inserida no Projeto "Na Crista da Onda" teve como objetivo proporcionar às crianças dos 5 aos 12 anos de idade, em espaço livre e descontraído, a participação e o acesso a novos conhecimentos, promovendo a aquisição de competências pessoais e sociais, e a adoção de comportamentos seguros e responsáveis.

Com a história do "Pipo e as suas cuecas grandes azuis" conseguimos ensinar às crianças a regra do aqui ninguém toca. Esta regra pressupõe que é prioritário explicar que existem partes do corpo que não devem ser tocadas por outras pessoas, como reagir se isso acontecer e onde procurar ajuda e, assim, interiorizar o direito de dizer NÃO às aproximações abusivas. Ainda, referenciamos sobre a importância da sensação do toque sim e a sensação do toque não, bem como desmistificamos sobre os segredos bons e maus.

Num total participaram 50 crianças.

Na Crista da Onda 2018 - 1

Na Crista da Onda 2018 - 2

 
15º Festival Itinerante "et7ra&TAL"

No dia 28 de julho a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) com a parceria da Associação de Teatro Amador do Livramento (Sorriso Encantado) e outras entidades institucionais realizaram um evento pensado sobretudo para crianças.

Esta iniciativa inserida no 15º Festival Itinerante "et7ra&TAL" - Cultura: Tradição e Inovação visou proporcionar um momento de interação, diversão e de ocupação de tempos livres à comunidade residente no Complexo Habitacional de Santo Amaro. No programa estiveram o grupo de palhaços Axé & Amigos, grupo musical Eletroband e o concurso "Pinta um Sorriso".

O evento decorreu ao longo de duas horas no espaço público, junto à Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA, com entrada livre. Juntou uma série de atividades para os mais novos, à semelhança do que vem acontecendo em outros eventos desta natureza promovidos pelo grupo.

Sem dúvida que foi um momento de diversão para toda a população, o qual proporcionou momentos de risos e sorrisos.

15º Festival Itinerante et7raTAL - 115º Festival Itinerante et7raTAL - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15º Festival Itinerante et7raTAL - 315º Festival Itinerante et7raTAL - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15º Festival Itinerante et7raTAL - 515º Festival Itinerante et7raTAL - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Prevenção Não Tem Idade

In Diário de Notícias da Madeira

Prevenção Não Tem Idade 2018

Leia a notícia... AQUI!

Prevenção Não Tem Idade in Diário de Notícias da Madeira

 

In Jornal da Madeira

Prevenção Não Tem Idade 2018

Leia a notícia... AQUI!

Prevenção Não Tem Idade in Jornal da Madeira

 
Sessões de Esclarecimento para População Idosa

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) através da parceira com a Garouta do Calhau (Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal) realizou sessões de esclarecimento que sensibilizasse a população idosa para a prevenção da infeção por VIH/SIDA.

Estas sessões decorreram nos dias 19 e 26 de junho e 10, 12, 17 e 24 de julho, no Centro Comunitário da Várzea, no Centro Comunitário Quinta Falcão, no Centro Comunitário das Romeiras, no Centro Comunitário dos Viveiros, no Centro Comunitário de Santo Amaro, e no Centro Comunitário das Murteiras, respectivamente, contando com a presença de cerca de 130 idosos do Concelho do Funchal.

Durante esta iniciativa inserida no Projeto "Prevenção não tem idade" foi possível abordarmos sobre a velhice, a sexualidade na terceira idade e alertar a população alvo para as razões do risco de infeção por VIH/SIDA na sua faixa etária.

Os idosos demonstraram interesse, participação e escuta ativa estando envolvidos pela temática. Referiram que desconheciam as vias de transmissão bem como o preservativo interno (feminino) e os testes rápidos de VIH. Após as sessões muitos foram aqueles que chegaram até nós para esclarecer algumas dúvidas.

Importa salientar que a infeção por Vírus da Imunodeficiência Humana não discrimina ninguém pela sua etnia, idade ou estatuto social, pelo que a prevenção é da responsabilidade de todos/as nós e a nossa intervenção tem de ser ativa.

Sessões de Esclarecimento para População Idosa da Madeira 2018 - 1

Sessões de Esclarecimento para População Idosa da Madeira 2018 - 2Sessões de Esclarecimento para População Idosa da Madeira 2018 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sessões de Esclarecimento para População Idosa da Madeira 2018 - 4Sessões de Esclarecimento para População Idosa da Madeira 2018 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
<< Início < Anterior 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 Seguinte > Final >>

Pág. 137 de 190