Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 15.12.2019 - 15.12.2019
    • Formação Intrafamiliar 2019 - CAOJ do Porto
  • 20.11.2019 - 20.11.2019
    • X Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 16.11.2019 - 23.11.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Coimbra
  • 23.10.2019 - 30.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Setúbal
  • 21.10.2019 - 28.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Lisboa

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Projeto "Comportamento Seguro e Informado"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), deu início a 31 de outubro de 2018 ao projeto "Comportamento Seguro e Informado" com a parceria da Secretaria Regional de Educação, nomeadamente, com a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.

Este projeto, inserido no Plano Anual de Atividades, visa proporcionar através da (in)formação a melhoria e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, com vista à promoção de estilos de vida saudáveis e adoção de comportamentos seguros e responsáveis.

Será aplicado ao 3º ciclo (8º ano), durante o ano letivo 2018/2019, às quartas-feiras prevendo um total de 20 ações abordando temáticas diversas (por exemplo: comunicação, relacionamento interpessoal, gestão de conflitos, violência, sexualidade e planeamento familiar).

O objetivo último passará por proporcionar conhecimentos aos/às alunos/as, através de uma educação não formal, que levem a uma melhoria da sua qualidade de vida, autoestima, reforço escolar dando competências/ferramentas para agirem nos mais diversos espaços da sociedade, resgatando, assim, os valores essenciais para a formação enquanto cidadãos/ãs e, consequentemente, protagonistas das suas próprias histórias.

Comportamento Seguro e Informado 2018 - 1

Comportamento Seguro e Informado 2018 - 2

 
Projeto "Crescer a Saber"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), deu início a 29 de outubro de 2018 ao projeto "Crescer a Saber" com a parceria da Secretaria Regional de Educação, nomeadamente, com a Escola Básica do 1º Ciclo e Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro.

Este projeto, inserido no plano anual de atividades, visa dotar e sensibilizar os/as alunos/as de conhecimentos e instrumentos de modo a criarem competências para saber/lidar com situações de risco/conflito. Mais especificamente pretendemos: fomentar as competências cognitivas, afetivas, relacionais e comportamentais ao nível da vivência individual e da atitude perante os outros (comunidade), através de atividades ludicó-pegadógicas - educação não formal; desenvolver nas crianças a capacidade para se exprimirem revelando os seus pensamentos, sentimentos e ações adequadas a diferentes contextos sociais.

Será aplicado a todas as turmas de 3º ano, durante o ano letivo 2018/2019, às segundas e sextas-feiras, abordando temáticas diversas (por exemplo: vamos falar sobre a comunicação, relacionamento, emoções, comportamento, sexualidade e drogas).

Este ano contamos com a presença da nossa mascote - Manuel - que será presença assídua em todas as sessões para nos auxiliar nesta tarefa. Esta é uma personagem que passa da era digital para a realidade e irá questionar sobre os assuntos que iremos debater.

O objetivo último passará por proporcionar conhecimentos aos/às alunos/as para que estes/as sejam multiplicadores capazes de realizar troca de saberes entre os seus semelhantes através de um processo de partilha de experiências e vivências.

Crescer a Saber 2018 - 1Crescer a Saber 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crescer a Saber 2018 - 3

 
FPCCSIDA in Rádio Metropolitana Porto

FPCCSIDA in Rádio Metropolitana Porto

Ouça a entrevista completa... AQUI!

 
Encontro Formativo 16 Anos CAD Porto

No passado dia 18 de outubro de 2018 o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto marcou presença no Encontro Formativo 16 Anos CAD Porto no Seminário de Vilar no Porto.

Foi um espaço de partilha e debate acerca do VIH/SIDA, Infeções Sexualmente Transmissíveis e Populações Específicas, junto de profissionais e instituições ligadas ao tema.

Encontro Formativo 16 Anos CAD Porto - 1Encontro Formativo 16 Anos CAD Porto - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro Formativo 16 Anos CAD Porto - 3Encontro Formativo 16 Anos CAD Porto - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Formação Científica e Pedagógica - CAOJ de Lisboa

Formação Científica e Pedagógica 2018 do CAOJ de Lisboa - Cartaz

Formação Científica e Pedagógica 2018 do CAOJ de Lisboa - Programa Científico

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa da Fundação Portuguesa "A Comunidade contra a SIDA" (FPCCSIDA), em colaboração com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) realizou no passado dia 5 de novembro de 2018, nesta mesma Faculdade, a Formação Científica de Voluntários/as com vista à implementação do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP).

A Formação iniciou-se com a sessão de abertura com a honrosa presença da Diretora da FFUL, Matilde Fonseca e Castro, da Diretora Geral da Administração Escolar (DGAE), Susana Castanheira, da Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, Teresa Bacelar e da Coordenadora Pedagógica do CAOJ de Lisboa, Paula Costa, em representação da Presidente do Conselho de Administração e da Direção Executiva da FPCCSIDA.

Foram vários/as os/as oradores/as convidados/as para intervir e debater com os/as alunos/as os seus pontos de vista, sempre com a moderação da Coordenadora Pedagógica, Paula Costa. Os temas relacionados à Sexualidade foram: VIH/SIDA e outras IST - José Miguel Azevedo Pereira , Violências e Bullying entre Pares - Vera Marques, Promoção da Cidadania e Igualdade de Género - Elsa Faria, Hepatites Virais - Rui Tato Marinho, Métodos Contracetivos e Gravidez na Adolescência - Paula Pinto, Riscos Associados ao Consumo de Drogas e Álcool - Carlos Cleto e Expressões da Sexualidade em Jovens - Rui Carvalho.

Estiveram presentes neste evento cerca de 70 participantes, entre estudantes de enfermagem, medicina, farmácia, educação, psicologia, docentes, psicólogos, investigadores, técnicos e representantes de instituições.

A FPCCSIDA - CAOJ de Lisboa, agradece a presença de todos/as aqueles/as que com o seu enorme contributo enriqueceram esta Formação Cientifica, assim como a todos os parceiros/patrocinadores que colaboraram direta e/ou indiretamente nesta iniciativa, contribuindo para o grande sucesso alcançado.

Formação Científica do CAOJ de Lisboa 2018 - 1Formação Científica do CAOJ de Lisboa 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Lisboa 2018 - 3Formação Científica do CAOJ de Lisboa 2018 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Lisboa 2018 - 5Formação Científica do CAOJ de Lisboa 2018 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Lisboa 2018 - 7Formação Científica do CAOJ de Lisboa 2018 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Lisboa 2018 - 9Formação Científica do CAOJ de Lisboa 2018 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Lisboa 2018 - 11Formação Científica do CAOJ de Lisboa 2018 - 12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Lisboa 2018 - 13Formação Científica do CAOJ de Lisboa 2018 - 14

 

 

 

 
II PMPCVDG

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, esteve representada nos dias 16, 18 e 19 de outubro, na elaboração do II Plano Municipal de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género do Município de Lisboa (II PMPCVDG).

Foram 3 sessões temáticas (dois workshops por sessão), subjacentes àquelas que virão a ser as áreas estratégicas de intervenção que darão corpo e forma ao II PMPCVDG do Município de Lisboa: Apoio e Protecção - Justiça e Direitos, Conhecimento - Comunicação e Prevenção e Sensibilização - Monitorização.

Estas sessões temáticas foram dinamizadas pelas seguintes entidades: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV), União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG) e Câmara Municipal de Lisboa (CML).

II PMPCVDG - 1II PMPCVDG - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

II PMPCVDG - 3II PMPCVDG - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

II PMPCVDG - 5

 
Fórum da Juventude da Madeira

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) nos dias 19, 20 e 21 de outubro esteve presente no Fórum da Juventude da Madeira, no auditório do Colégio dos Jesuítas da Universidade da Madeira.

Este evento promovido pela Secretaria Regional da Educação através da Direção Regional de Juventude e Desporto, culminou num espaço de debate de ideias e de partilha de experiências, através de workshops, palestras e apresentação das Linhas de Ação para a Juventude, propostas ao longo de todo o Projeto Madeira Jovem.

O Fórum nasceu no ano passado, no âmbito do Projeto "Madeira Jovem - Linhas de Ação para a Juventude" que é financiado pela Comissão Europeia. Abrange o social, a saúde, a educação, a habitação, a política, o emprego e outras áreas ligadas direta e indiretamente aos jovens. O plano foi preparado com a ajuda da empresa Dypall Network, tendo passado pela auscultação de jovens, mas envolvendo também organismos públicos, associações juvenis, juventudes partidárias, autarquias e ensino superior.

"Acreditamos que o momento que vivemos atualmente é acima de tudo de oportunidade, onde devemos ver cada vez mais a juventude, com toda a sua criatividade e energia, como parta da solução para os problemas atuais e, no qual o jovem deve passar a ser um interveniente central no desenvolvimento da suas comunidades".

Neste evento participaram 150 jovens da Madeira e Porto Santo e ainda do Continente e Açores, representantes de diversas entidades e associações juvenis.

Fórum da Juventude da Madeira 2018 - ProgramaFórum da Juventude da Madeira - 1

 

 

 

 

 

 

 

 

Fórum da Juventude da Madeira - 2Fórum da Juventude da Madeira - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

Fórum da Juventude da Madeira - 4Fórum da Juventude da Madeira - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 
3ª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da RAM

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) nos dias 19 e 20 de outubro esteve presente na 3ª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira que se realizou no Auditório São Bento Menni, na Casa de Saúde S. João de Deus, Funchal.

Esta iniciativa organizada pela Casa de Saúde S. João de Deus pretendeu dar continuidade a um trabalho de formação, reflexão, partilha de experiências há muito trilhada pela instituição na continuada intervenção, pesquisa, investigação e procura de respostas de excelência técnica e científica, conducentes às melhores praticas, segurança e qualidade assistencial que desenvolve.

O Evento pretendeu, assim, contribuir para uma reflexão alargada, aberta e transversalmente participada ao nível dos profissionais de saúde, da área social, educativa e da família, acerca das problemáticas relacionadas com os comportamentos aditivos e dependências, que abrange não só as substâncias psicoativas, como as drogas e o álcool, como outras vertentes que facilmente geram dependência como é o caso do jogo nos vários contextos.

3ª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira - Cartaz3ª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira - Programa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira - 13ª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira - 3

 
<< Início < Anterior 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 Seguinte > Final >>

Pág. 144 de 201