Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 20.11.2019 - 20.11.2019
    • X Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 16.11.2019 - 23.11.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Coimbra
  • 23.10.2019 - 30.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Setúbal
  • 21.10.2019 - 28.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Lisboa
  • 16.10.2019 - 17.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ do Porto

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Fórum do Cidadão

Foi com muita honra que a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) participou, através da sua Presidente do Conselho de Administração e da Direção Executiva, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, no "Fórum do Cidadão", que se realizou no passado dia 22 de maio, no Auditório do Edifício Tomé Pires do Infarmed, no Parque da Saúde de Lisboa.

Este "Fórum do Cidadão", inseriu-se no calendário de eventos 25+, organizado pelo Infarmed.

Fórum do Cidadão 2018 - 1Fórum do Cidadão 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Fórum do Cidadão 2018 - 3Fórum do Cidadão 2018 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Mês do Orgulho: Junho

No dia 2 de junho, o Funchal Pride organizou, em parceria com o living room, uma noite de dança especialmente queer para festejar o mês do orgulho: junho.

Esta iniciativa contou com a presença das entidades parceiras na sua organização, incluindo a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), bem como com a habitual música de Michael Yang e a convidada Bethan Woodward que realizou um hula hoop show, como nunca visto!

A boa notícia deste evento é que parte dos lucros reverteram para o Funchal Pride 2018 que se realizará no dia 6 de outubro.

Mês do Orgulho - Junho 2018 - 1

Mês do Orgulho - Junho 2018 - 2Mês do Orgulho - Junho 2018 - 3

 
14.º Ciclo de Cinema LGBTI do Funchal

No dia 1 junho a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) a convite da rede ex aequo (Associação de Jovens Lésbicas,Ggays, Bissexuais, Trans, Intersexo e Apoiantes) marcou presença no 14.º Ciclo de Cinema LGBTI do Funchal.

Esta iniciativa trouxe a oportunidade de assistir, de forma gratuita, ao filme "120 Batimentos por Minuto" de Robin Campillo no Balcão de Cristal seguido por um pequeno debate, no qual nos inserimos, sobre a temática VIH/SIDA e ativismo.

Mais uma vez conseguimos sensibilizar para a desmistificação sobre as vias de transmissão do VIH/SIDA e apelar para a não discriminação, preconceito e estima ainda associados a quem vive com esta doença.

14.º Ciclo de Cinema LGBTI do Funchal - 1

14.º Ciclo de Cinema LGBTI do Funchal - 2

 
Dia da Responsabilidade Social

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, marcou presença no Dia da Responsabilidade Social, 16 de maio, na Feira das Instituições e Projetos, organizado pelo Técnico de Lisboa no Campus Taguspark.

Realizaram-se diversas atividades de formação, divulgação de projetos e um painel com convidados das mais variadas áreas.

Todas as instituições realizaram um pitch de apresentação com vista à angariação de voluntários/as.

Dia da Responsabilidade Social 2018 - 1

Dia da Responsabilidade Social 2018 - 2Dia da Responsabilidade Social 2018 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia da Responsabilidade Social 2018 - 4

 
Aqui Ninguém Toca!

No sentido assinalar o Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude e, no âmbito da parceria por nós já estabelecida, a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) implementou na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de Santo Amaro o Projeto intitulado de "Aqui Ninguém Toca!".

Este projeto visou dotar as crianças de conhecimentos de modo a serem capazes de dizerem "NÃO" em situações de risco bem como proporcionar através da (in)formação a melhoria de desenvolvimento de competências pessoais e sociais com vista à promoção de estilos de vida saudáveis. Mais especificamente pretendeu-se: ensinar a regra do "Aqui Ninguém Toca!" no sentido de explicar às crianças que existem partes do corpo que não devem ser tocadas, como reagir se isso acontecer e onde procurar ajuda; prevenir o abuso sexual, desenvolvendo um ambiente relacional integrador das vivências individuais e um grupo facilitador da comunicação em torno da sexualidade; e, desenvolver competências de proteção do corpo e noção de limites.

Foi implementado às turmas de 4º ano, cada turma constituída por 18 alunos, em duas sessões através de uma educação não formal apoiada em métodos ativos (jogos) que promovessem uma aprendizagem interativa e cooperativa.

As crianças demonstraram interesse e motivação manifestando uma participação ativa, expondo, por diversas vezes, as suas dúvidas.

No final do projeto foram contemplados com um "mini livro" de sensibilização bem como com um crachá "super protetor" com o símbolo do projeto.

Aqui Ninguém Toca - 1

Aqui Ninguém Toca - 2Aqui Ninguém Toca - 3

 
Visita à Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA

No dia 30 de abril de 2018 a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) recebeu nas suas instalações, um grupo de 7 jovens de uma turma de 8º ano da Escola Básica e Secundária do Carmo, com Percurso Curricular Alternativo.

A visita à nossa Instituição foi uma proposta desta turma, pelo seu Diretor de Turma, que pretendeu conhecer/compreender a nossa intervenção junto da comunidade o que mereceu da equipa técnica uma resposta positiva devido ao interesse manifestado.

Como tal, preparamos um conjunto de ações (dinâmicas, jogos e vídeos) onde abordamos a missão, objetivos e projetos realizados pela nossa Delegação, bem como introduzimos o tema dos comportamentos de risco associados ao VIH/SIDA em particular e à sexualidade em geral.

O grupo de jovens manifestou interesse e no final da visita receberam um Kit de sensibilização/divulgação.

Pretendemos continuar com a missão de "portas abertas" para que a nossa intervenção seja para todos e que o VIH/SIDA seja para ninguém.

Visita à Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA - 1

Visita à Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA - 2

 
Sexualidade(s) e VIH/SIDA

No âmbito do desenvolvimento do Ciclo de Seminários Escola Promotora de Saúde, dirigido aos/às estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, realizou-se, no dia 26 de abril de 2018, a Ação de Formação intitulada "Sexualidade(s) e VIH/SIDA", no domínio temático da Educação para a Saúde e para a Sexualidade.

Realizaram-se atividades utilizando dinâmicas de grupo, orientadas por alguns/algumas dos/das voluntários/as do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra e houve também, um momento de partilha e esclarecimento sobre a situação do VIH/SIDA nos jovens, por técnicos especialistas na área da Infecciologia.

Sexualidades e VIH-SIDA - 1

Sexualidades e VIH-SIDA - 2Sexualidades e VIH-SIDA - 3

 
Presidente da FPCCSIDA in JN

Presidente da FPCCSIDA in JN 2018

Leia a notícia... Aqui!

 
<< Início < Anterior 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 Seguinte > Final >>

Pág. 149 de 197