Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), marcou presença no “V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar”, que decorreu no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, nos dias 3 e 4 de novembro.

Foi apresentado o poster da FPCCSIDA sobre o “Projeto Nacional de Educação pelos Pares - O papel das Brigadas de Intervenção”.

V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar - 1

V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar - 2V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar - 3

 
Encontro Científico "O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral"

No sentido de assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), tem a honra de convidar V. Ex.ª, para o Encontro Científico "O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral" que se irá realizar na quinta feira, 30 de novembro de 2017, entre as 10h00 e as 17h30, no Auditório do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, sito Caminho dos Álamos n.° 35, Funchal.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 24 de novembro de 2017, mediante o envio do nome completo para o email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

As inscrições são limitadas ao espaço existente.
Inscreva-se já e garanta a sua presença.

Qualquer esclarecimento adicional é favor contactar a Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA, através do telefone 291 623 113 ou pelo email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

Encontro Científico O Portador de VIH-SIDA em Contexto Laboral - Cartaz

Encontro Científico O Portador de VIH-SIDA em Contexto Laboral - Programa

Encontro Científico O Portador de VIHSIDA em Contexto Laboral - Notícia

Encontro Científico - Funchal Notícias

Encontro Científico - Diário de Notícias

Encontro Científico - Jornal da Madeira

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) realizou no dia 30 de novembro um Encontro Científico “O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral”, um evento que pretendeu assinalar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA.

A eleição deste tema resultou da premissa que, mais de trinta anos depois de diagnosticado o primeiro caso de VIH, o estigma, a discriminação e o medo nos locais de trabalho relacionados com o VIH continuam a ser um obstáculo significativo, privando os trabalhadores dos seus direitos humanos fundamentais e afetando a eficácia dos esforços de prevenção do VIH.

Face a este panorama, os nossos objectivos foram desmistificar as falsas crenças relacionadas com o VIH e SIDA em contexto laboral, ou seja, informar sobre os reais riscos de transmissão de VIH nos locais de trabalho, informar sobre as leis internacionais e nacionais existentes em matéria de VIH/SIDA e os direitos das pessoas que vivem com o VIH, bem como, sensibilizar as empresas para a aplicação do Código de Conduta da Organização Internacional do Trabalho e para a existência de programas de prevenção dentro das empresas.

Este evento contou com a presença de ilustres convidados e entidades, nomeadamente, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, Dr.ª Rubina Leal, Abraço, Associação para o Planeamento da Família, Rede Ex-aequo e Comissão Regional de Luta Contra a SIDA que deram o seu contributo em matéria de conhecimento sobre o VIH/SIDA e sobre o trabalho desenvolvido junto de pessoas infetadas e afetadas pelo VIH/SIDA.

Estiveram presentes ainda 90 pessoas dos mais variados setores de actividade desde empresas do segundo e terceiro setor, sindicatos, pólos de emprego e de todas as actividades profissionais: assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, médicos.

Deste evento resultou um momento de reflexão para todos/as os/as envolvidos/as nesta área de atuação e ressaltou que a discriminação e estigma continua a ser o principal entrave nesta doença.

Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - 1Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - 3Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - Notícia

Encontro Científico O Portador de VIH-SIDA em Contexto Laboral in Diário de Notícias da Madeira

 
FPCCSIDA na RUTIS

No passado dia 30 de outubro, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença na II Conferência Internacional da Rede das Universidades da Terceira Idade – RUTIS, que teve lugar no espaço Atmosfera, em Lisboa.

Na apresentação intitulada “Sessões de informação, consciencialização e prevenção de VIH/SIDA com idosos: participação na Semana da Saúde da ESEC", a Doutora Paula Costa, explanou os fundamentos globais do Projeto In.Porto.Me II, abordou as sessões de sensibilização, informação e prevenção tidas com seniores da região de Coimbra e apresentou a avaliação das iniciativas que decorreram na Escola Sénior da Escola Superior de Educação de Coimbra, no âmbito da Semana Aberta da Saúde.

RUTIS - 1

RUTIS - 2

 
Não Arrisco II

Na passada segunda feira, 30 de outubro, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) apresentou o compromisso denominado “Não Arrisco II” no 4º Encontro de Monitorização e Partilha de Boas Práticas, na sede do SICAD, em Lisboa.

Deste compromisso, que foi aprovado pelas entidades do FNAS estão previstas ações para o triénio 2017-2020, inscritas no 3º Ciclo de Compromissos e que irão abranger diversos públicos-alvo, desde os pré-adolescentes/adolescentes das Escolas Básicas e Secundárias parceiras da Fundação, mas também outras populações vulneráveis às problemáticas das substâncias psicoativas.

Não Arrisco II - 1

Não Arrisco II - 2

 
Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Lisboa

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Lisboa - Cartaz

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Lisboa - Programa

Decorreu no passado dia 13 de novembro, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa o Curso de Formação Científica de Jovens Voluntários/as Universitários/as, com vista à implementação do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa.

Teve a presença de 80 alunos/as oriundos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Educação.

Agradecemos a todos/as os/as presentes: oradores/as, convidados/as, colaboradores/as, patrocinadores e alunos/as.

Foi um verdadeiro sucesso!

Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 1Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 3Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 5Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 7Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 9

 
Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Coimbra

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - Cartaz

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - Programa Científico

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - Programa Pedagógico

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra, organizou nos dias 27 e 28 de outubro, o seu Curso de Formação de Voluntários/as para a Intervenção no Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP).

Este curso contou com uma Formação Científica que decorreu no dia 27, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra e com uma Formação Pedagógica, no dia 28, na Escola Superior de Educação, de Coimbra.

Nele participaram de cerca de meia centena de jovens que frequentam o ensino superior, nesta cidade.

Estes/as jovens voluntários/as, do ensino superior, são formados científica e pedagogicamente pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), e animam os momentos de formação e informação junto dos/as estudantes de faixas etárias bastante próximas, partilham com vivências, medos, preconceitos, gostos e sentimentos, refletem em conjunto sobre o que há de mais e de menos positivo nas atitudes e nos comportamentos que são assumidos pelos/as jovens na comunidade social em que estão inseridos.

Este projeto que tem como finalidade a Educação para a Saúde, para a Sexualidade, e a Prevenção da Infeção VIH/SIDA e outras IST, insere-se no contexto da educação pelos pares considerada, hoje, como a forma mais eficaz de prevenção por ser realizada por jovens com idades próximas, que quando devidamente informados/as e formados/as exercem influência positiva na formação de outros/as.

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 1

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 2Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 4Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 
I Mercado Social da RAM

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) esteve presente, no dia 24 de outubro de 2017, no I Mercado Social da Região Autónoma da Madeira, uma iniciativa da Associação de Investigação e Promoção da Economia Social (AIPES).

Este evento de origem holandesa que já foi replicado em Lisboa, Porto e Oeiras, constitui uma oportunidade de juntar num único espaço entidades do 2º setor (empresas) e as do 3º setor (entidades sem fins lucrativos), para a troca de bens e serviços sem transacção de dinheiro e com a possibilidade de aumentar a rede de contactos.

Como tal a Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA, não quis deixar passar esta oportunidade, e com objetivos muitos concretos, abraçou esta iniciativa.

No final do dia conseguimos estabelecer parcerias informais necessárias para a concretização do nosso plano de atividades (por exemplo: parceria em obter voluntários/as de outras organizações, na divulgação dos eventos, em adquirir formações específicas, entre outras).

Esta iniciativa contou com a presença de 35 empresas do 3º setor e 12 empresas do 2º setor, conseguindo na totalidade 46 "matches".

I Mercado Social da RAM - 1I Mercado Social da RAM - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I Mercado Social da RAM - 3I Mercado Social da RAM - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Setúbal

Formação Científica e Pedagógica de Setúbal 2017-18 - Convite

Formação Científica e Pedagógica de Setúbal 2017-18 - Cartaz

Formação Científica e Pedagógica de Setúbal 2017-18 - Programa Pedagógico

Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Setúbal - Atualização

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal, promoveu uma Formação Pedagógica para voluntários/as, no dia 18 de outubro, dinamizada pela equipa do CAOJ de Setúbal - Docentes e Coordenadores Científicos e Pedagógicos.

A ação decorreu entre as 9 e as 18 horas, no Gabinete de Apoio ao Empresário, em Setúbal e contou com a participação de 67 estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal e com a colaboração de duas docentes do CAOJ de Lisboa.

Os/As participantes aderiram com entusiasmo às várias dinâmicas apresentadas, terminando a Formação Pedagógica aptos para se constituírem Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI), no âmbito do Projeto de Educação pelos Pares (PNEP).

Este Curso de Formação de voluntários conta ainda com uma Formação Científica a realizar no próximo dia 30 de outubro.

Formação Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Setúbal - 1Formação Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Setúbal - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Setúbal - 3Formação Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Setúbal - 4

 

 

 

 

 

 

 

Formação Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Setúbal - 5Formação Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Setúbal - 6

 

 

 

 

 

 

 

Formação Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Setúbal - 7Formação Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Setúbal - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Setúbal - 9Formação Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Setúbal - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal da Fundação Portuguesa "A Comunidade contra a SIDA" (FPCCSIDA) realizou no passado dia 30 de outubro de 2017, no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), o Curso de Formação Científica de Voluntários/as Universitários/as, com vista à implementação do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) e de outros projetos promovidos de Fundação.

O evento contou com a presença do Prof.º Doutor Pedro Dominguinhos, Presidente do IPS; da Prof.ª Doutora Ângela Lemos, Diretora da Escola Superior de Educação do IPS; da Prof.ª Doutora Patrícia Arguello, Subdiretora da Escola Superior de Saúde (ESS) do IPS e Coordenadora Pedagógica do CAOJ; do Mestre Lino Ramos, membro do Conselho Científico da ESS do IPS e Coordenador Pedagógico do CAOJ; da Dr.ª Eduarda Marques, Diretora da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ; do Dr. João Goulão, Diretor-geral do SICAD e do Vereador Pedro Pina, Departamento da Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal.

Para esta formação foram convidados vários/as oradores/as que abordaram temáticas no âmbito da sexualidade e prevenção da infeção VIH/SIDA e outras IST, comportamentos de risco na adolescência, consumos e dependências e a sua relação com comportamentos de risco e a importância do voluntariado na saúde pública, entre outros.

Foi ainda realizado um workshop sobre saúde sexual e reprodutiva dinamizado em parceria com a Durex, Optrex e FullMarks.

Estiveram presentes neste evento cerca de 70 participantes, entre estudantes do IPS em regime de voluntariado, coordenadores/as dos Projetos de Educação para a Saúde de escolas e representantes de instituições da Rede Social.

A FPCCSIDA agradece a presença de todos/as os/as palestrantes convidados/as, que com o seu enorme contributo enriqueceram este Curso de Formação Científica, assim como a todos os parceiros que colaboraram nesta iniciativa.

Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2017-18 - 1Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2017-18 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2017-18 - 3Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2017-18 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2017-18 - 5Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2017-18 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2017-18 - 7Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2017-18 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2017-18 - 9Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2017-18 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2017-18 - 11

 
<< Início < Anterior 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 Seguinte > Final >>

Pág. 153 de 192