Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 15.12.2019 - 15.12.2019
    • Formação Intrafamiliar 2019 - CAOJ do Porto
  • 20.11.2019 - 20.11.2019
    • X Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 16.11.2019 - 23.11.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Coimbra
  • 23.10.2019 - 30.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Setúbal
  • 21.10.2019 - 28.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Lisboa

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Formação Científica e Pedagógica - CAOJ da Beira Alta

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - Cartaz

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - Programa

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - Informação

Formação Pedagógica do CAOJ da Beira Alta 2018 - Programa

A Formação Científica de Voluntári@s do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), na Universidade da Beira Interior (UBI), no passado dia 5 de dezembro.

Este dia foi escolhido por assinalar o Dia Internacional do Voluntariado e pela recente proximidade com o dia 1 de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a SIDA.

O evento contou com a presença da Câmara Municipal da Covilhã, da CIM/BSE e da Reitoria da UBI. Os/As palestrantes convidados/as abordaram temas muito importantes para a formação destes/as jovens.

A FPCCSIDA aproveita o momento para agradecer publicamente a todos/as, representantes institucionais e palestrantes, bem como aos mais de 50 Jovens presentes.

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 1Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 3Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 5Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 7Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 9Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 11

 
Inauguração do Espaço "Fnac Kids" no CMIN

No dia 12 de novembro de 2018 foi celebrado o protocolo de colaboração entre a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), a Irmandade dos Clérigos, a Fnac e o Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) e inaugurado o espaço "Fnac Kids", destinado a crianças e jovens em internamento e seus acompanhantes.

Equipado com livros, jogos e muito carinho de vários/as voluntários/as, pretende-se que este espaço traga, ao público a que se destina, momentos de felicidade e distração.

A FPCCSIDA agradece ao Profº Doutor Caldas Afonso, Diretor do CMIN e ao Drº Paulo Barbosa, Diretor do Centro Hospitalar do Porto (CHP) todo o apoio que têm dado a esta Fundação.

É para todos/as nós um privilégio poder contribuir para o bem de quem mais precisa.

Apresentação do Espaço Fnac Kids 2018 - 1Apresentação do Espaço Fnac Kids 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação do Espaço Fnac Kids 2018 - 3

Apresentação do Espaço Fnac Kids 2018 - 4Apresentação do Espaço Fnac Kids 2018 - 5

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação do Espaço Fnac Kids 2018 - 6Apresentação do Espaço Fnac Kids 2018 - 7

 

 

 

 

 

 

 

 
Workshop de TUI - CAOJ do Porto

No dia 12 de novembro foi realizado no Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto um Workshop de Teatro Universitário de Intervenção (TUI), para voluntários/as universitários/as da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), com vista a futuras intervenções quer no contexto do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP), quer em outros projetos levados a cabo pela Fundação.

Workshop TUI 2018 - 1Workshop TUI 2018 - 2

 
Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia em Saúde

É com imensa honra que a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), como membro integrante do Porto4Ageing, irá marcar presença na apresentação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia em Saúde (EIT-Health), no evento Praça da Saúde.

A iniciativa terá lugar no dia 23 de novembro, pelas 9H00, na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto. Será um evento com rastreios de saúde, mostra de tecnologias, palestras, conferências, entre outros.

Em anexo segue o convite para a iniciativa, assim como o programa detalhado.

A inscrição é gratuita mas obrigatória através do seguinte link https://goo.gl/forms/zLfuKG07LRTqhVn53.

Praça da Saúde 2018 - 1

Praça da Saúde 2018 - 2

 
Fast Track Cities - Porto

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto foi convidada para fazer parte do grupo de trabalho das "Fast Track Cities", nos Paços do Concelho do Porto, onde foram apresentadas as várias instituições envolvidas e os objetivos propostos.

O Sr. Vereador Fernando Paulo e a Eng.ª Raquel Castelo Branco da Câmara Municipal do Porto apresentaram o Profº Doutor Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, que irá fazer a monitorização e acompanhamento dos trabalhos.

Fast Track Cities Porto - 2018

 
Debate "A Infeção VIH/SIDA - Prevenção não tem Idade"

Atualmente, o envelhecimento e VIH/SIDA são fenómenos cada vez mais convergentes em todo o mundo, levantando questões urgentes de solução sobre a compreensão deste processo nas sociedades atuais. As pessoas com mais idade são muitas vezes excluídas ou ignoradas dos programas de educação e de prevenção para o VIH, provavelmente, pelos mitos generalizados e difundidos acerca desta temática e por muitos preconceitos e estigma associados. O que não deixa margem para dúvidas são os recentes aumentos de casos de novas infeções por VIH nos menos jovens (pessoas com idade igual ou superior a 50 anos). Neste sentido, urge a necessidade de desmitificarmos as falsas crenças ainda existentes sobre a sexualidade nos menos jovens, bem como alertar para as razões que levam a que esta população esteja mais exposta ao risco de infeção.

No sentido de assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) tem a honra de convidar para o Debate "A infeção VIH/SIDA: Prevenção não tem idade" que se irá realizar no dia 30 de novembro de 2018, sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30, no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, sito Rua das Mercês n.° 8, Funchal.

Esta ação pretende ainda assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA e está direcionada para a população geral, nomeadamente, estudantes, profissionais de saúde, cuidadores/as informais, entre outros.

A participação é gratuita e com direito a certificado, mas sujeita a inscrição mediante o envio do nome completo para o endereço electrónico Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ou através do contacto telefónico 291 623 113.

As inscrições são limitadas ao espaço existente.

Inscreva-se já e garanta a sua presença.

Debate - Prevenção não tem Idade - A Infeção VIH-SIDA nos Menos Jovens - Cartaz

Debate - Prevenção não tem Idade - A Infeção VIH-SIDA nos Menos Jovens - Programa

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) realizou no dia 30 de novembro um Debate "A infeção VIH/SIDA: Prevenção não tem idade", um evento que pretendeu assinalar o Dia Mundial da Luta contra a SIDA.

A eleição deste tema resultou da premissa que é fundamental sensibilizar os/as profissionais de saúde e a população com mais idade para o risco de infeção VIH/SIDA bem como reduzir o estigma/preconceito ainda associado à sexualidade do idoso.

Face a este panorama, os nossos objectivos foram: reduzir o estigma que rodeia as necessidades sexuais dos idosos e incentivá-los a discutir essas questões com os seus/suas médicos/as de família, famílias e prestadores de cuidados de saúde; educar para a sexualidade e práticas sexuais das pessoas com mais idade para permitir uma melhor comunicação e uma avaliação mais precisa do risco; abordar sobre quais os fatores de risco de infeção por VIH numa população em envelhecimento; envolver as pessoas com mais idade na pesquisa sobre prevenção e cuidados e desenvolver competências nos/nas profissionais de saúde com conhecimentos mais atualizados e cientificamente comprovados sobre a infeção VIH/SIDA com as pessoas menos jovens, de modo a poderem aplicar as práticas mais adequadas do ponto de vista ético e científico no desenvolvimento das suas atividades profissionais.

Este evento contou com a presença de ilustres convidados/as e entidades, nomeadamente, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, Dr.ª Rubina Leal, Comissão Regional de Luta Contra a SIDA, profissionais de saúde do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, E.P.E.) que deram o seu contributo em matéria de conhecimento sobre o VIH/SIDA e sobre o trabalho desenvolvido junto de pessoas infetadas e afetadas pelo VIH/SIDA. Um evento desta natureza não se constrói sozinho e a Vossa participação foi essencial para o sucesso do mesmo, daí o nosso reconhecimento.

Estiveram presentes ainda 90 pessoas das mais variadas faixas etárias e de diferentes atividades profissionais: estudantes, assistentes sociais, psicólogos/as, enfermeiros/as, médicos/as. Esta ação contou com o apoio do Governo Regional, através da Secretaria Regional da Saúde e da Câmara Municipal do Funchal.

Deste evento resultou um momento de reflexão para todos/as os/as envolvidos/as nesta área de atuação e ressaltou que a discriminação e estigma continua a ser o principal entrave nesta doença. Ainda enalteceu a importância de apostar em ações de informação em locais onde existe uma maior concentração de pessoas com mais idade para que conheçam os comportamentos de risco e para incentivá-las a realizar, pelo menos uma vez na sua vida, o teste rápido ao VIH.

Que cada um de nós seja agente de mudança.

Debate - A infeção VIH-SIDA - Prevenção não tem idade - 1Debate - A infeção VIH-SIDA - Prevenção não tem idade - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Debate - A infeção VIH-SIDA - Prevenção não tem idade - 3Debate - A infeção VIH-SIDA - Prevenção não tem idade - 4

 

 
Projeto "Comportamento Seguro e Informado"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), deu início a 31 de outubro de 2018 ao projeto "Comportamento Seguro e Informado" com a parceria da Secretaria Regional de Educação, nomeadamente, com a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.

Este projeto, inserido no Plano Anual de Atividades, visa proporcionar através da (in)formação a melhoria e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, com vista à promoção de estilos de vida saudáveis e adoção de comportamentos seguros e responsáveis.

Será aplicado ao 3º ciclo (8º ano), durante o ano letivo 2018/2019, às quartas-feiras prevendo um total de 20 ações abordando temáticas diversas (por exemplo: comunicação, relacionamento interpessoal, gestão de conflitos, violência, sexualidade e planeamento familiar).

O objetivo último passará por proporcionar conhecimentos aos/às alunos/as, através de uma educação não formal, que levem a uma melhoria da sua qualidade de vida, autoestima, reforço escolar dando competências/ferramentas para agirem nos mais diversos espaços da sociedade, resgatando, assim, os valores essenciais para a formação enquanto cidadãos/ãs e, consequentemente, protagonistas das suas próprias histórias.

Comportamento Seguro e Informado 2018 - 1

Comportamento Seguro e Informado 2018 - 2

 
Projeto "Crescer a Saber"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), deu início a 29 de outubro de 2018 ao projeto "Crescer a Saber" com a parceria da Secretaria Regional de Educação, nomeadamente, com a Escola Básica do 1º Ciclo e Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro.

Este projeto, inserido no plano anual de atividades, visa dotar e sensibilizar os/as alunos/as de conhecimentos e instrumentos de modo a criarem competências para saber/lidar com situações de risco/conflito. Mais especificamente pretendemos: fomentar as competências cognitivas, afetivas, relacionais e comportamentais ao nível da vivência individual e da atitude perante os outros (comunidade), através de atividades ludicó-pegadógicas - educação não formal; desenvolver nas crianças a capacidade para se exprimirem revelando os seus pensamentos, sentimentos e ações adequadas a diferentes contextos sociais.

Será aplicado a todas as turmas de 3º ano, durante o ano letivo 2018/2019, às segundas e sextas-feiras, abordando temáticas diversas (por exemplo: vamos falar sobre a comunicação, relacionamento, emoções, comportamento, sexualidade e drogas).

Este ano contamos com a presença da nossa mascote - Manuel - que será presença assídua em todas as sessões para nos auxiliar nesta tarefa. Esta é uma personagem que passa da era digital para a realidade e irá questionar sobre os assuntos que iremos debater.

O objetivo último passará por proporcionar conhecimentos aos/às alunos/as para que estes/as sejam multiplicadores capazes de realizar troca de saberes entre os seus semelhantes através de um processo de partilha de experiências e vivências.

Crescer a Saber 2018 - 1Crescer a Saber 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crescer a Saber 2018 - 3

 
<< Início < Anterior 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 Seguinte > Final >>

Pág. 162 de 221