Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 15.12.2019 - 15.12.2019
    • Formação Intrafamiliar 2019 - CAOJ do Porto
  • 20.11.2019 - 20.11.2019
    • X Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 16.11.2019 - 23.11.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Coimbra
  • 23.10.2019 - 30.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Setúbal
  • 21.10.2019 - 28.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Lisboa

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Dia Mundial da Saúde Sexual

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) assinalou o Dia Mundial da Saúde Sexual, 4 de setembro de 2017, com a realização de uma atividade que pretendeu sensibilizar a população jovem para a prática de uma sexualidade segura e responsável bem como elucidar sobre os seus direitos sexuais.

Esta atividade envolveu cerca de 11 jovens entre os 12 e os 16 anos de idade do Projeto C@pacitar. Este projeto visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e reforço da coesão social.

Com o recurso a metodologias ativas, nomeadamente, brainstorming (chuva de ideias) e jogo da glória, foi possível abordar o conceito de sexualidade e as suas manifestações na adolescência, falar sobre saúde sexual e o que isso implica, diferenciar os comportamentos seguros e de risco associados à saúde, mais especificamente, ao VIH/SIDA.

Ao longo da atividade os/as jovens manifestaram interesse, expuseram as suas dúvidas e demonstraram muito dinamismo.

No final receberam um kit adolescente (folheto informativo, caneta e pulseira).

Dia Mundial da Saúde Sexual 2017 - 1Dia Mundial da Saúde Sexual 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Mundial da Saúde Sexual 2017 - 3Dia Mundial da Saúde Sexual 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Mundial da Saúde Sexual 2017 - 5Dia Mundial da Saúde Sexual 2017 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Fórum Mobilidade Juvenil

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) marcou presença no “Fórum Mobilidade Juvenil” organizado pela Direção Regional de Juventude e Desporto, no dia 11 de agosto de 2017, no Centro de Juventude do Funchal.

Esta iniciativa pretendeu assinalar o Dia Internacional da Juventude e os 5 anos do Programa Eurodisseia com um painel repleto de programas de mobilidade nacionais e europeus.

Durante o evento foi de extrema importância os testemunhos dos/as jovens que estão a realizar programas de mobilidade na Região Autónoma da Madeira bem como dos/as jovens madeirenses que já beneficiaram destas oportunidades e desafios.

A FPCCSIDA manifestou o seu contributo sensibilizando os/as jovens para a adoção de comportamentos seguros e responsáveis através do uso do preservativo, como meio de prevenir o VIH.

Fórum Mobilidade Juvenil 2017 - 1Fórum Mobilidade Juvenil 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fórum Mobilidade Juvenil 2017 - 3Fórum Mobilidade Juvenil 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Festival da Liberdade 2017

O Festival da Liberdade é um projeto regional da responsabilidade de municípios da região de Setúbal e os municípios seus associados que tem como missão criar momentos de discussão e participação de organizações formais e não formais juvenis da região, numa visão de esperança e confiança na capacidade transformadora inata na juventude, com o intuito de os/as capacitar, transformar e desenvolver numa dimensão pessoal, social e ética.

O Festival da Liberdade 2017 que se realizou nos dias 16 e 17 de junho, pelo qual a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra SIDA" (FPCCSIDA), através da sua delegação se Setúbal marcou presença tendo participado com jovens voluntários/as constituídos/as em Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI) do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP).

Mantendo sempre presente a nossa missão de atuar na prevenção e sensibilização para a diminuição dos comportamentos de riscos dos/as jovens e da população em geral, tivemos a oportunidade de abordar a sexualidade e a temática das infeções sexualmente transmissíveis (IST) e o VIH/SIDA, junto de todos/as os/as que nos visitaram.

Prestámos informações, distribuímos preservativos e conversámos informalmente com quem nos abordava sobre a temática da sexualidade.

Festival Liberdade 2017 - 1Festival Liberdade 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

Festival Liberdade 2017 - 3Festival Liberdade 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festival Liberdade 2017 - 5Festival Liberdade 2017 - 6

 

 

 

 

 

 

 

Festival Liberdade 2017 - 7Festival Liberdade 2017 - 8

 

 

 

 

 

 

 

Festival Liberdade 2017 - 9Festival Liberdade 2017 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 
Dia Mundial da Hepatite 2017
A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal, para além de um vasto conjunto de ações quis também associar-se à campanha 2017 da World Aliance Hepatitis em: www.worldhepatitisday.org/showyourface.
 
Foi ainda convidada a dar o seu contributo para uma publicação no Guia da Saúde da Câmara Municipal de Setúbal por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Hepatite.
 
Dia Mundial da Hepatite 2017 - 1
 
Dia Mundial da Hepatite 2017 - 2Dia Mundial da Hepatite 2017 - 3
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dia Mundial da Hepatite 2017 - 4Dia Mundial da Hepatite 2017 - 5
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dia Mundial da Hepatite 2017 - 6Dia Mundial da Hepatite 2017 - 7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"Setúbal, Verão + Saudável"

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal, colaborou no passado dia 16 de julho de 2017 na "Ação Proteção +", no âmbito da campanha "Setúbal, Verão + Saudável" promovida pelo Gabinete de Saúde da Câmara Municipal de Setúbal com o intuito de informar e sensibilizar a população em geral sobre os comportamentos de risco, as formas de contágio e medidas de prevenção associados às IST, VIH/SIDA e Hepatites.

A dinâmica de jogos interativos foi a estratégia utilizada pela delegação do CAOJ de Setúbal para cativar os/as jovens e a restante população a receberem informação sobre esta doença.

Setúbal Verão  Saudável - 1Setúbal Verão  Saudável - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Setúbal Verão  Saudável - 3Setúbal Verão  Saudável - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
"Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro!"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou nos dias 21 e 22 de julho uma campanha de sensibilização intitulada "Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro!" no festival "NOS Summer Opening 2017", que se realizou no Parque de Santa Catarina.

Esta ação teve como principal objetivo sensibilizar, os/as jovens que participaram no evento, para a prevenção dos comportamentos de risco na área da sexualidade, do VIH/SIDA, bem como promover fatores de proteção associados à procura de novas alternativas positivas face ao consumo.

Ao longo do evento, os/as voluntários/as da Delegação através de mini jogos interativos (com o recurso a um breve questionário digital) passaram a mensagem da importância da utilização do preservativo e distribuíram material preventivo (kit de verão, preservativos e folhetos informativos) elucidando os/as jovens sobre questões de sexualidade (métodos contracetivos, vias de transmissão do VIH, entre outras).

Foi possível verificar que os/as jovens (re)aprenderam que é possível divertirem-se de forma segura e responsável e que existem formas positivas de interação social em zonas de diversão que não os/as colocam em risco.

Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro - 1Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro - 3Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro - 5Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
CAOJ do Porto na "ICRE 17"

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, esteve presente na ICRE 17 - International Conference Of Research In Education, organizada pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto nos dias 19, 20 e 21 de julho de 2017.

Foi apresentada uma comunicação integrada no Painel "Pesquisa em Contextos e Processos Educacionais", intitulada "O Projeto Nacional de Educação Pelos Pares e o seu contributo na Educação para a Saúde: a visão das BUI", moderada pela Prof.ª Doutora Carla Serrão.

Foi um momento de partilha de experiências e projetos desenvolvidos na área da educação, com sucesso na sua implementação nos vários níveis de ensino.

ICRE 17 - 1ICRE 17 - 2

 
A Hepatite C em Utilizadores de Drogas: do Rastreio à Referenciação

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), com a presença de elementos do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, marcou presença na Conferência “A Hepatite C em Utilizadores de Drogas: do Rastreio à Referenciação”.

O Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT), organizou no passado dia 19 de julho, no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, uma conferência com o Professor Gregory Dore.

A apresentação do Professor Gregory focou-se essencialmente na experiência australiana, com enfoque no modelo de cuidados a pessoas que usam drogas.

Após a apresentação, a assistência teve oportunidade de ver respondidas algumas dúvidas colocadas ao Dr. Gregory Dore, após as quais teve lugar uma mesa redonda onde foi debatido com diferentes stakeholders em Portugal os modelos de tratamento em pessoas que injetam drogas e doentes em contexto prisional.

A Hepatite C em Utilizadores de Drogas - do Rastreio à Referenciação - 1A Hepatite C em Utilizadores de Drogas - do Rastreio à Referenciação - 2

 
<< Início < Anterior 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 Seguinte > Final >>

Pág. 166 de 201