Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 17.12.2017 - 17.12.2017
    • Lanche dos Afetos 2017 do CAOJ do Porto
  • 30.11.2017 - 30.11.2017
    • Encontro Científico "O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral"
  • 13.11.2017 - 14.11.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Lisboa
  • 27.10.2017 - 28.10.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Coimbra
  • 24.10.2017 - 25.10.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ do Porto

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
FPCCIDA IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"

Encontro Científico O Portador de VIH-SIDA em Contexto Laboral in Diário de Notícias da Madeira

 
ENCONTRO CIENTÍFICO "O PORTADOR DE VIH/SIDA EM CONTEXTO LABORAL"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) realizou no dia 30 de novembro um Encontro Científico “O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral”, um evento que pretendeu assinalar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA.

A eleição deste tema resultou da premissa que, mais de trinta anos depois de diagnosticado o primeiro caso de VIH, o estigma, a discriminação e o medo nos locais de trabalho relacionados com o VIH continuam a ser um obstáculo significativo, privando os trabalhadores dos seus direitos humanos fundamentais e afetando a eficácia dos esforços de prevenção do VIH.

Face a este panorama, os nossos objectivos foram desmistificar as falsas crenças relacionadas com o VIH e SIDA em contexto laboral, ou seja, informar sobre os reais riscos de transmissão de VIH nos locais de trabalho, informar sobre as leis internacionais e nacionais existentes em matéria de VIH/SIDA e os direitos das pessoas que vivem com o VIH, bem como, sensibilizar as empresas para a aplicação do Código de Conduta da Organização Internacional do Trabalho e para a existência de programas de prevenção dentro das empresas.

Este evento contou com a presença de ilustres convidados e entidades, nomeadamente, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, Dr.ª Rubina Leal, Abraço, Associação para o Planeamento da Família, Rede Ex-aequo e Comissão Regional de Luta Contra a SIDA que deram o seu contributo em matéria de conhecimento sobre o VIH/SIDA e sobre o trabalho desenvolvido junto de pessoas infetadas e afetadas pelo VIH/SIDA.

Estiveram presentes ainda 90 pessoas dos mais variados setores de actividade desde empresas do segundo e terceiro setor, sindicatos, pólos de emprego e de todas as actividades profissionais: assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, médicos.

Deste evento resultou um momento de reflexão para todos/as os/as envolvidos/as nesta área de atuação e ressaltou que a discriminação e estigma continua a ser o principal entrave nesta doença.

Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - 1Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - 3Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - Notícia

 
HOMENAGEM À FPCCSIDA E SUA PRESIDENTE

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) e a sua Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, foram alvo de uma homenagem por parte do Movimento Lírio Azul, no passado dia 26 de novembro, na Estalagem de Santo André, na Póvoa de Varzim.

A Fundação congratula-se ainda com o facto de ver um seu ilustre Membro do Conselho de Curadores, o Dr. Eurico Castro Alves, ser o escolhido para apadrinhar o Movimento Lírio Azul 2017/2018.

A este Movimento, com o qual mantemos já uma estreita e importante parceria, o nosso mais sincero... OBRIGADA!

Homenagem à FPCCSIDA e sua Presidente - 1Homenagem à FPCCSIDA e sua Presidente - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Homenagem à FPCCSIDA e sua Presidente - 3Homenagem à FPCCSIDA e sua Presidente - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
5º CONGRESSO REGIONAL ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL

Teve lugar no passado dia 28 de novembro, no Convento de São Francisco em Coimbra, o 5º Congresso Regional Envelhecimento Ativo e Saudável.

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), como Membro Aderente do Consórcio Ageing@Coimbra, marcou presença neste grandioso evento e participou com a divulgação do Projeto In.Porto.Me II - Rastreio e Promoção de Qualidade de Vida de Seniores VIH+ da região de Coimbra, financiado pelo Programa Gilead Génese, e implementado com inúmeros parceiros, dos quais destacamos: o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – CHUC; a Administração Regional de Saúde do Centro – ARSCentro e as outras instituições/IPSS locais que connosco tem colaborado.

5º Congresso Regional Envelhecimento Ativo e Saudável - 15º Congresso Regional Envelhecimento Ativo e Saudável - 2

 
3º COLÓQUIO DA E3S

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, representou a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) no passado dia 29 de novembro, no auditório da Fundação Portuguesa das Comunicações no 3º Colóquio da E3S, este ano dedicado ao tema: "A Excelência da Gestão Através da Inovação e de Boas Práticas".

Após a saudação de boas vindas realizada pela Presidente da E3S, Karen Frisch, o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social, Rui Fiolhais, efectuou o enquadramento geral com uma comunicação sobre: "A Inovação para atingir a excelência nos serviços e na sustentabilidade das organizações".

De seguida a Presidente da Direção do BIPP-Banco de Informação Pais a Pais, Joana Orey Santiago apresentou o Projecto Semear – Inovação no Serviço Prestado, a Inês Soares dos Santos Canas revelou a perspectiva do financiador/mecenas na avaliação de projectos de inovação social e o Rui Botelho efectuou uma apresentação sobre o tema: "Como inovar para alcançar a excelência".

Na 2ª parte do Colóquio foram apresentados exemplos de inovação e boas práticas na gestão para atingir a excelência. A Raquel Santiago da Pressley Ridge apresentou um modelo de Motivação dos colaboradores e o João Paulo Gonçalo da MaisEficaz demonstrou o funcionamento da solução informática My Senior - Monitorização dos resultados da atividade em tempo real.

Seguiu-se a apresentação sobre Avaliação de desempenho - Metodologia simplificada realizada pela Isabel Lopes, Presidente da Associação Humanidades e sobre Análise de risco na gestão de processos efectuada pela Cristina Dias, Diretora da Cercima.

A terminar João Costa, Manager da Ernst & Young apresentou o Novo Regulamento da Protecção de Dados.

O Colóquio contou com a presença de 114 participantes, em representação de 47 Organizações da Economia Social.

A Excelência da Gestão através da Inovação e de Boas Práticas - 1A Excelência da Gestão através da Inovação e de Boas Práticas - 2

 
DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

"Às vezes sentimos que o que fazemos é apenas uma gota no mar,

mas o mar seria menor se faltasse essa gota."

Madre Teresa de Calcutá

A todos/as os/as nossos/as voluntários/as, MUITO...

Dia Internacional do Voluntariado 2017

 
SEMANA EUROPEIA DO TESTE VIH-HEPATITES 2017

Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites 2017 - Cartaz

Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites 2017 - Mapa

 
FÓRUNS DA EMPREGABILIDADE

Nos dias 21, 22 e 23 de novembro a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal realizou um Ciclo de Fóruns de Empregabilidade em parceria com a Delegação Regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Esta parceria foi apresentada no primeiro fórum tendo sido referidos os diferentes projetos de intervenção na comunidade dinamizadas pelo CAOJ de Setúbal, tendo-se destacado a Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites que decorreu de 17 a 24 de novembro.

Nesta iniciativa, realizada na Casa da Baía, em Setúbal, foram discutidas questões relacionadas com o planeamento de carreira, o mercado de trabalho, o voluntariado e a forma como os/as psicólogos/as poderão intervir na comunidade através de ações dinamizadas pelo CAOJ de Setúbal.

O balanço foi considerado bastante positivo.

Fóruns de Empregabilidade 2017 - 1Fóruns de Empregabilidade 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

Fóruns de Empregabilidade 2017 - 3Fóruns de Empregabilidade 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 3 de 110