Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
IX JORNADAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO PELOS PARES - CONVITE

IX Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares - Convite

 
DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, a convite da Junta de Freguesia da Penha de França, marcou presença nos festejos do Dia Internacional do Idoso, no dia 1 de outubro, na Praça Paiva Couceiro, com várias atividades, musica e muito convívio.

O CAOJ de Lisboa promoveu um inquérito aos/às visitantes do stand sobre “O VIH na Pessoa Idosa” e prestou esclarecimentos à população em geral.

Festa do Idoso 2018 - 1

Festa do Idoso 2018 - 2Festa do Idoso 2018 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festa do Idoso 2018 - 4Festa do Idoso 2018 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
FORMAÇÃO CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA - CAOJ DO PORTO

Formação Científica e Pedagógica 2018 do CAOJ do Porto - Cartaz

 
HANDSUP AGAINST CHILDREAN'S CORPORAL PUNISHMENT

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença, através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, no encontro final do projeto “HandsUP against childrean’s corporal punishment” , promovido pelo Gabinete de Intervenção em Saúde, que decorreu ontem, dia 25 de setembro na Universidade Católica do Porto.

Esta reunião contou com a presença das entidades parceiras: Universidade Católica do Porto - Escola de Direito, SAPI (Bulgária), Camino (Alemanha), One Child, One World (Grécia) e Universidade de Alicante (Espanha).

O Hands Up é um projeto realizado por um consórcio europeu liderado pela APDES, tendo sido financiado pela Comissão Europeia. O seu principal objetivo consiste na adoção de técnicas e práticas positivas de disciplina por parte dos pais e dos cuidadores, através da cooperação entre agências estatais e da consciencialização da necessidade de se erradicar a punição corporal.

Assim, a intervenção é feita junto de pais e cuidadores, de profissionais da área social, da educação e da saúde, de forma a implementar formas de parentalidade positiva e não-violentas. O projeto visa também a intervenção junto de todos os atores envolvidos nos serviços de proteção de crianças, incluindo a polícia, magistrados e juízes, de forma a clarificar a definição e as consequências da punição corporal e a reforçar a imposição da lei. Por último, o projeto fomenta a participação de decisores políticos para o desenvolvimento de medidas de acompanhamento a nível nacional e europeu.

Este projeto é apoiado pela Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária (RECI), que integra a rede de unidades de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

HandsUP against childreans corporal punishment - 1HandsUP against childreans corporal punishment - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HandsUP against childreans corporal punishment - 3

 
FEIRA DE VOLUNTARIADO DO ICBAS

No dia 25 de setembro a equipa do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto esteve presente na Feira de Voluntariado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, organizada pelo Departamento de Ação Social e Comunitária da Direção da Associação de Estudantes do ICBAS-UP, onde estiveram representadas diversas entidades que esperam contar com a colaboração de jovens voluntários/as na concretização dos seus objetivos.

Foi feita a divulgação dos diversos projetos da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), nomeadamente do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) junto dos/das estudantes desta instituição, com vista a angariar voluntários/as com espírito de missão e que pretendam enriquecer a sua experiência, bem como o seu currículo.

Feira de Voluntariado do ICBAS 2018 - 1Feira de Voluntariado do ICBAS 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Feira de Voluntariado do ICBAS 2018 - 3Feira de Voluntariado do ICBAS 2018 - 4

 

 

 

 

 

 
VOLUNTARIADO NO SÉCULO XXI: PRÁTICAS E DESAFIOS

No dia 24 de setembro, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, na Conferência “Voluntariado no Século XXI: Práticas e Desafios”, no Lisboa Lux Park Hotel.

Esta Conferência foi promovida pelo Gabinete de Promoção do Voluntariado da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em comemoração dos 20 anos de voluntariado desta instituição.

A Santa Casa convidou Rob Jakson, reconhecido como uma figura de proa na cena do voluntariado internacional.

O inglês responsável por alguns dos mais influentes livros e artigos da área do voluntariado, partilhou o seu conhecimento e experiências nesta área.

Foram ainda apresentadas várias práticas de voluntariado de diversas instituições.

Voluntariado no Século XXI - Práticas e Desafios - 1Voluntariado no Século XXI - Práticas e Desafios - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voluntariado no Século XXI - Práticas e Desafios - 3

 
III FEIRA DA ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), nos dias 21 e 22 de setembro fez-se representar na III Feira da Economia Social e Solidária, na Praça do Povo, Funchal.

Esta iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais constitui um marco importante na Região Autónoma da Madeira, que pretendeu proporcionar às entidades de Economia Social e Solidária do arquipélago a oportunidade de apresentarem e igualmente promoverem diretamente os seus projetos económicos e sociais e os produtos e serviços que servem o setor, no sentido de estimular o seu progresso.

Para além da vertente social e solidária, o evento contemplou ainda iniciativas dedicadas ao artesanato e gastronomia da RAM e um vasto programa de animação, contando com a participação de várias Casas do Povo, de Instituições Particulares de Solidariedade Social, e de outras organizações de Economia Social da Região.

Para a Fundação esta feira foi a oportunidade, de mais uma vez, conhecerem as nossas ações, projetos na área da prevenção da doença e promoção da saúde bem como angariar voluntários/as que manifestaram interesse em colaborar, de diversas formas.

A feira assumiu ainda particular relevo, porque nos permitiu estabelecer importantes contactos com outras entidades organizacionais, permitindo um trabalho em rede, essencial para o próprio desenvolvimento institucional.

De certo modo, uma das ideias centrais do evento foi precisamente dar palco a instituições e pessoas que querem contribuir para um futuro melhor.

III Feira da Economia Social e Solidária - 1

III Feira da Economia Social e Solidária - 2III Feira da Economia Social e Solidária - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

III Feira da Economia Social e Solidária - 4III Feira da Economia Social e Solidária - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 
DRAG FOR PAY

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro o Funchal Pride 2018 organizou, em parceria com o Balcão de Cristal, o evento "Drag For Pay" que juntou travestis e drag queens num fim de semana transformista.

Esta iniciativa contou com a presença das entidades parceiras na sua organização, incluindo a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), que pretendeu dinamizar e trazer visibilidade para diversas artistas que, se pudessem, faziam desta arte a sua profissão.

A boa notícia deste evento é que, parte dos lucros, reverteram para o Funchal Pride 2018 que se realizará no dia 6 de outubro.

Drag For Pay 2018 - 1Drag For Pay 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Drag For Pay 2018 - 3Drag For Pay 2018 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 3 de 156