Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
DIA MUNDIAL DA CONTRACEÇÃO

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), assinalou no dia 26 de setembro o Dia Mundial da Contraceção promovendo um encontro com 5 jovens, do sexo feminino, da Fundação Princesa Dona Maria Amélia.

Esta ação teve como principal objetivo consciencializar as jovens para a importância da contraceção nas relações sexuais permitindo uma vivência da sexualidade de uma forma mais segura e responsável. Mais especificamente, foram abordados os métodos contracetivos como métodos de prevenção de uma gravidez indesejada, a utilização do preservativo como o único método de proteção das Infeções/Doenças Sexualmente Transmissíveis, incidindo no VIH/SIDA, reforçando a importância da dupla protecção. Foram utilizadas metodologias ativas e demonstrativas, nomeadamente, brainstorming, guias informativos e a mala contracetiva.

A actividade foi muito dinâmica dado o interesse manifestado pelas jovens no manuseamento dos materiais contracetivos e na aprendizagem dos conteúdos abordados.

No final receberam um kit contracetivo preparado com material informativo e preventivo para que as jovens possam consultar.

Dia Mundial da Contraceção 2017 - 1

Dia Mundial da Contraceção 2017 - 2Dia Mundial da Contraceção 2017 - 3

 
ENCONTRO REGIONAL DE ASSOCIAÇÕES JUVENIS E ESTUDANTIS

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), participou nos dias 22 e 23 de setembro no Encontro Regional de Associações Juvenis e Estudantis, a convite da Direção Regional de Juventude e Desporto, atendendo ao facto de desenvolvermos projectos junto da população juvenil.

Ao logo dos dois dias, vinte associações da Madeira e dos Açores tiveram oportunidade de trocar experiências, assistir e participar num colóquio e workshops, com o objetivo de fomentar a partilha de boas práticas, reforçar a cooperação e o saber-fazer entre as diversas associações.

A sessão de abertura, foi marcada pela presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e pelo Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, que apresentaram as Políticas de Juventude Nacionais e Regionais.

Este Encontro mereceu o nosso destaque por permitir adquirir novos conhecimentos em matéria de educação não-formal, marketing associativo, gestão de voluntários, e coaching na liderança e gestão de equipas bem como em aumentar a nossa rede de contactos que permitirá potenciar o trabalho em rede para uma intervenção mais profícua.

Encontro Regional de Associações Juvenis e Estudantis 2017 - 1

Encontro Regional de Associações Juvenis e Estudantis 2017 - 2Encontro Regional de Associações Juvenis e Estudantis 2017 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro Regional de Associações Juvenis e Estudantis 2017 - 4Encontro Regional de Associações Juvenis e Estudantis 2017 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
JANTAR/PALESTRA PELO PROF. DOUTOR SALVATO TRIGO

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), na pessoa da Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto e de alguns ilustres convidados da FPCCSIDA, tiveram a honra e o prazer de estar presentes no jantar presidido pelo Compº. Presidente do Rotary Club de Vila Nova de Gaia, Rogério Cardoso.

Após o supracitado jantar, teve lugar a brilhante palestra pelo Prof. Doutor Salvato Trigo, Reitor da Universidade Fernando Pessoa, sobre o tema: “As Novas Gerações: Dos Filhos da Prosperidade aos Netos da Incerteza.”

Este jantar/palestra promovido pelo Rotary Club de Vila Nova de Gaia , teve lugar no passado dia 21 de junho no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia.

Jantar-Palestra pelo Prof. Doutor Salvato Trigo - 1

Jantar-Palestra pelo Prof. Doutor Salvato Trigo - 2Jantar-Palestra pelo Prof. Doutor Salvato Trigo - 3

 

 

 

 

 

 

 

Jantar-Palestra pelo Prof. Doutor Salvato Trigo - 4Jantar-Palestra pelo Prof. Doutor Salvato Trigo - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
WORKSHOP DE TUI

No dia 21 de setembro de 2017, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto promoveu um "Workshop de TUI" (Teatro Universitário de Intervenção) para voluntários/as universitários/as, onde foram abordadas as temáticas mais pertinentes para este tipo intervenção, nomeadamente bullying, cyberbullying, violência no namoro e discriminação, com a realização de pequenos sketches.

Foi muito interessante e útil este momento de partilha de experiências, bem como a componente prática e pedagógica inerente a esta intervenção, desenvolvida e aplicada nos mais variados contextos.

Workshop de TUI 2017 - 1Workshop de TUI 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Workshop de TUI 2017 - 3Workshop de TUI 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Workshop de TUI 2017 - 5Workshop de TUI 2017 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
WORKSHOP HEPATITES VIRAIS E TUBERCULOSE

De acordo com o Plano de Atividades do Fórum Nacional da Sociedade Civil para o VIH/SIDA, decorreu no dia 20 de setembro, no Auditório da Associação Abraço, o Workshop Hepatites Virais e Tuberculose que contou como oradores com o Sr. Professor Tato Marinho que nos brindou com uma preleção cujos temas abordados foram: Hepatites A,B e C; Vias de Transmissão e Prevenção; Sintomas e Evolução das Infeções; Tratamento e Papel do Clinico.

No período da tarde contou com a presença da Sr.ª Prof.ª Doutora Raquel Duarte que versou acerca da Tuberculose, incidindo a sua comunicação sobre as Vias de Transmissão e Prevenção; Sintomas e Evolução das Infeções; Tratamento e Papel do Clinico.

Para fechar os trabalhos a Sr.ª Dr.ª Isabel Aldir apresentou à audiência o Estado da Arte face às Hepatites Virais e Tuberculose.

Os convidados pautaram as suas intervenções pelo rigor, qualidade e clareza, permitiram a troca de ideias e o esclarecimento de dúvidas, o que facilitou a aprendizagem face às temáticas em apreço e o enriquecimento dos conhecimentos adquiridos.

Workshop Hepatites Virais e Tuberculose

 
IV INQUÉRITO NACIONAL AO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

No dia 19 de setembro teve lugar, no Auditório do Hospital Pulido Valente, a convite do Sr. Dr. João Castel-Branco Goulão, na qualidade de Diretor-Geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivo e nas Dependências (SICAD), a Sessão de Apresentação do IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral, Portugal 2016/17, conduzida pelo seu investigador principal Sr. Prof. Doutor Casimiro Balsa.

Do referido evento ressalva-se a ideia de que os consumos, na sua generalidade, aumentaram na população dos 15-64 anos para ambos os sexos, desde 2012 (aquando do anterior inquérito).

Foi salientado que ainda que estejamos abaixo das prevalências evidenciadas na Europa, nos consumos com risco verifica-se uma subida no risco médio e nas dependências, assumindo-se que nas mulheres houve um aumento dos consumos de álcool, tabaco, cannabis e heroína.

Ainda que se trate de um relatório com dados preliminares está disponível no site do SICAD (http://www.sicad.pt/…/INPG%202016_2017_I%20relatorio%20fina…).

A FPCCSIDA agradece a todos/as os/as participantes e congratula toda a equipa de investigadores/as pelo trabalho desenvolvido que permitirá aferir evidências do panorama nacional e cujos resultados apresentados permitirão às entidades, preocupadas com esta realidade, concertar esforços para que as metas traçadas no Plano de Ação para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências sejam uma realidade.

IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral Portugal 2016-17

 
3º ENCONTRO DE MONITORIZAÇÃO E PARTILHA DE BOAS PRÁTICAS

Realizou-se a 18 de setembro, o 3º Encontro de Monitorização e Partilha de Boas Práticas do III Ciclo do Fórum Nacional Álcool e Saúde, no qual a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença.

No referido encontro foram anunciados os compromissos das entidades: ARSLVT, ARSN, ARSAlgarve e PSP que foram aprovados pelas entidades presentes com o aval máximo do Dr. Rui Lima enquanto representante da Comissão Executiva do FNAS.

A apresentação do compromisso da FPCCSIDA/FNAS terá lugar no próximo dia 9 de outubro, aquando da realização do 4º Encontro de Monitorização e Partilha de Boas Práticas do III Ciclo.

3º Encontro de Monitorização e Partilha de Boas Práticas do III Ciclo

 
STOP TB PARTNERSHIP

Stop TB Partnership

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 3 de 97