Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
MÊS DE PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) esteve representada através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa no dia 1 de abril em Lisboa, no Encontro de Abertura do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância, promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Marcaram presença neste Encontro vários especialistas no tema e várias entidades ligadas à Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Abril - Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância tem como principais objetivos agitar consciencias e contribuir para a implementação de politicas de prevenção.

O lema da campanha deste ano é «Serei o que me deres.... que seja amor.»

Encontro de Abertura do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância 2019 - 1

Encontro de Abertura do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância 2019 - 2Encontro de Abertura do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância 2019 - 3

 
BEM ESTAR NA COMUNIDADE, INCLUSÃO E COESÃO SOCIAL

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) fez-se representar, nos dias 28 e 29 de março, na Conferência "Bem Estar na Comunidade, Inclusão e Coesão Social", no auditório do Colégio dos Jesuítas, Funchal.

Esta iniciativa promovida pela Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses consistiu num momento formativo, em que houve a oportunidade de refletir sobre os contributos dos profissionais de psicologia em diversas áreas de intervenção e explorar as vias de otimização da intervenção. Neste sentido, foi possível compreender que existem múltiplos serviços de psicologia que contribuem para a adaptação dos indivíduos nas suas comunidades e em diferentes contextos de vida, numa ação profissional que ilustra como podemos contribuir para o desenvolvimento das pessoas e coesão social que vai muito para além do consultório.

Segundo o Presidente da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Dr. Renato Gomes Carvalho, "nenhum país avança se o bem estar dos seus cidadãos não for promovido e preservado, posicionar a saúde mental no centro das políticas de saúde pública é essencial para o nosso desenvolvimento integrado, para prosperidade económica e coesão social. Mas porque os determinantes da saúde mental remetem para áreas como os locais de trabalho, as escolas, as famílias, os bairros, a comunidade e, naturalmente, a área da saúde, para sermos mais eficazes e eficientes na promoção da saúde mental da população não podemos deixar de olhar para essas áreas. Isto significa que qualquer ação que pretenda ser eficaz na promoção da saúde mental e na prevenção do surgimento de problemas, começa desde logo em prever, valorizar e integrar intervenções nestes vários contextos. Não é só quando as pessoas chegam ao consultório ou já apresentam sinais e sintomas, que temos de intervir. Além disso, será sempre necessário assegurar intervenções de qualidade, isto é, garantir que, no quadro dessa articulação e definição de papeis dos vários serviços e profissionais, cada um presta um serviço de qualidade, o que significa condições logísticas, materiais, organizacionais e de liderança que o permitam".

Bem Estar na Comunidade Inclusão e Coesão Social 2019 - 1Bem Estar na Comunidade Inclusão e Coesão Social 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bem Estar na Comunidade Inclusão e Coesão Social 2019 - 3Bem Estar na Comunidade Inclusão e Coesão Social 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
SEXUALIDADE FEMININA: UMA QUESTÃO DE PREVENÇÃO

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), no dia 24 de março, através da parceira com a UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, realizou uma ação de sensibilização.

Esta iniciativa realizada com o mote "Sexualidade Feminina: Uma questão de prevenção" decorreu nas instalações da UMAR Madeira, onde através de uma conversa informal nos debruçamos sobre o conceito de sexualidade, os métodos de prevenção e as razões que levam a que as mulheres sejam mais vulneráveis ao risco de infeção por VIH.

Sendo o mês de Março, mês da mulher, a Delegação quis pontuar sobre a importância de uma sexualidade segura, positiva e responsável pautada por decisões que se querem conscientes.

Sexualidade Feminina - Uma questão de Prevenção 2019 - 1

Sexualidade Feminina - Uma questão de Prevenção 2019 - 2Sexualidade Feminina - Uma questão de Prevenção 2019 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sexualidade Feminina - Uma questão de Prevenção 2019 - 4

 
"EU PREOCUPO-ME, E TU?" IN DN DA MADEIRA

Eu Preocupo-me e Tu in DN da Madeira 2019

 
APRESENTAÇÃO DO LIVRO "GENÉTICA PARA TODOS"

Apresentação do Livro Genética para Todos

 
EU PREOCUPO-ME, E TU?

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) nos dias 11 e 18 de março realizou ações de sensibilização na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco a turmas de 12º ano.

Esta iniciativa com o mote "EU preocupo-me, e TU?" pretendeu responder às necessidades dos/as alunos/as proporcionando um momento de informação sobre como vivenciar a sexualidade, através da promoção de comportamentos preventivos, da capacidade de cuidarem do seu bem-estar sexual e da qualidade das relações interpessoais que estabelecem.

Neste sentido, foram desenvolvidas competências fundamentais para tomarem decisões autónomas e responsáveis e adotarem comportamentos preventivos, para vivenciarem a sexualidade de modo gratificante e saudável. Ainda, tivemos a oportunidade de abordar sobre os meios de transmissão, diagnóstico e prevenção da infeção por VIH.

Foram momentos onde a comunidade estudantil demonstrou interesse e participação ativa colocando questões/dúvidas sobre a temática apresentada.

Estiveram presentes cerca de 50 alunos/as.

EU preocupo-me e TU 2019 - 1

EU preocupo-me e TU 2019 - 2EU preocupo-me e TU 2019 - 3

 
AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) através da parceria com a Casa do Povo do Caniço, no dia 13 de março, realizou uma ação de sensibilização.

Esta iniciativa, com oradora convidada, Dr.ª Rubina Leal, permitiu abordar um conjunto de questões relacionadas com a sexualidade e a promoção da saúde e prevenção da doença.

Foi um momento de tertúlia onde os/as interessados/as compreenderam quais são os fatores condicionantes e determinantes que expõem os indivíduos a determinadas doenças, nomeadamente, as infeções por via sexual.

A plateia presente mostrou interesse e participação ativa, reconhecendo que cada indivíduo é responsável pela sua saúde e pela melhoria da saúde na comunidade.

Ação de Sensibilização Madeira 2019 - 1

Ação de Sensibilização Madeira 2019 - 2Ação de Sensibilização Madeira 2019 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação de Sensibilização Madeira 2019 - 4

 
DIA INTERNACIONAL DA MULHER - DELEGAÇÃO DA MADEIRA

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) no dia 12 de março assinalou o Dia Internacional da Mulher com um Workshop "Mulher Especial", com automaquilhagem e manicure, nas nossas instalações.

Esta iniciativa realizada com a colaboração das formadoras Cláudia Faria e Marina Freitas, do Espaço Teu Estética, pretendeu a valorização pessoal como estratégia de promover e aumentar a autoestima das senhoras residentes no Complexo Habitacional onde a Delegação está sediada.

Foi um momento especial para e com mulheres especiais que tiveram a oportunidade de, gratuitamente, cuidarem de si pois "especial hoje e para a vida toda". Ainda através da colaboração com a Avon, Farmácia Madeira e Tupperware tivemos a oportunidade de oferecer "miminhos" com produtos de estética/cosméticos.

Um agradecimento especial aos nossos parceiros pelo envolvimento sentido nesta atividade, pois acreditamos que juntos conseguimos fazer mais e melhor.

Dia Internacional da Mulher 2019 Madeira - 1

Dia Internacional da Mulher 2019 Madeira - 2Dia Internacional da Mulher 2019 Madeira - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional da Mulher 2019 Madeira - 4Dia Internacional da Mulher 2019 Madeira - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional da Mulher 2019 Madeira - 6Dia Internacional da Mulher 2019 Madeira - 7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional da Mulher 2019 Madeira - 8Dia Internacional da Mulher 2019 Madeira - 9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional da Mulher 2019 Madeira - 10

Dia Internacional da Mulher 2019 Madeira - 11

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 6 de 190