Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
7ªs JORNADAS NACIONAIS ÉTICO-JURÍDICAS DA INFEÇÃO VIH/SIDA

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou no dia 13 de abril de 2018, no Auditório da Ordem dos Farmacêuticos - Secção Regional do Norte, no Porto, as 7.ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas da Infeção VIH/SIDA - "A Importância do Financiamento e do Acesso aos Cuidados de Saúde".

Com nomes relevantes nas mais variadas áreas, o auditório acolheu um grande número de pessoas, que ultrapassou largamente as 100, com grande interesse e enorme empenho em participar nas sessões, permitindo momentos de intensa partilha de saberes a todos/as os/as participantes destas Jornadas.

Estas Jornadas, onde o Direito, a Medicina e a Ética se cruzaram, contribuíram para a discussão, reflexão e esclarecimento sobre a infeção do VIH/SIDA na globalidade, tendo sido dado ênfase à questão do financiamento, do investimento e do acesso aos cuidados de saúde.

A todas as pessoas, instituições e empresas que colaboraram e participaram nesta iniciativa, direta e/ou indiretamente, contribuindo dessa forma para o enorme sucesso alcançado, o nosso sincero e profundo agradecimento.

7ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas - 1

7ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas - 2

7ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas - 3

7ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas - 4

7ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas - 5

7ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas - 6

Veja mais... AQUI!

 
PORTO CANAL

7ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas da Infeção VIH-SIDA - Porto Canal

Veja a reportagem... AQUI!

 
DESDOBRÁVEL

7ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas - Desdobrável 1

7ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas - Desdobrável 2

 
ALTOS PATROCÍNIOS

É com imensa honra que a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) recebe o ALTO PATROCÍNIO de Sua Excelência o PRESIDENTE DA REPÚBLICA e da ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA nas suas 7.ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas da Infeção VIH/SIDA - "A Importância do Financiamento e do Acesso aos Cuidados de Saúde", que terão lugar no próximo dia 13 de abril, no Auditório da Ordem dos Farmacêuticos - Secção Regional do Norte, no Porto.

7ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas - Cartaz

 
III ENCONTRO DE SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE

Nos dias 9 e 10 de abril a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) fez-se representar no III Encontro de Serviço Social na Saúde, sob o tema "A Inter-Poli Transdisciplinaridade dos saberes e intervenção em Saúde", no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal.

Este encontro organizado pelo Serviço Social do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, E.P.E.) visou debater temáticas transversais aos cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares e unidade de internamento de longa duração. Ainda foram abordados temas (competências parentais, saúde mental e envelhecimento) à luz de várias disciplinas presentes no sector da saúde, tais como serviço social, medicina, psicologia e enfermagem.

Esta iniciativa veio possibilitar a partilha de conhecimentos e experiências com especialistas de renome nacional.

Atualmente o Serviço Social conta com a prestação de 22 assistentes sociais que colaboram ativamente na saúde prestigiando a importância do papel desta profissão contribuindo para dar apoio às famílias, quer nas áreas de infância e do envelhecimento, quer nas situações de excepção (por exemplo, os desastres naturais).

III Encontro de Serviço Social na Saúde - 1

III Encontro de Serviço Social na Saúde - 2III Encontro de Serviço Social na Saúde - 3

 
DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTABILIDADE

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença no dia 7 de abril no seminário intitulado “Desenvolvimento Local e Sustentabilidade” promovido pela Secretaria da Inclusão e Assuntos Sociais.

O objectivo deste evento foi o de refletir sobre novas estratégias que permitam potenciar o papel das Instituições no desenvolvimento local e sustentabilidade, bem como possíveis caminhos futuros a seguir.

Ficou patente o impacto que as intervenções das instituições têm ao nível do desenvolvimento local, através da partilha de boas práticas, sensibilizando para a necessidade das relações de proximidade entre instituições e trabalho em rede. Além disso, foram abordadas formas de financiamento, de forma a ultrapassar os constrangimentos financeiros que se manifestam como uma das principais barreiras ao funcionamento integral e sustentado das instituições.

Os contributos apresentados manifestaram grande interesse para a Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA, que pretende cada vez mais melhorar e garantir a sustentabilidade dos seus projectos, assim como, o desenvolvimento local da área em que está inserida.

Desenvolvimento Local e Sustentabilidade

 
SAÚDE PARA TODOS: UMA PRIORIDADE

No dia 6 de abril a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) fez-se representar na conferência "Saúde para Todos: Uma Prioridade", proferida pelo Drº Maurício Melim, médico de saúde pública, no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico.

Este evento comemorativo organizado pela Secretaria Regional da Saúde, Instituto de Administração da Saúde IP-RAM, pretendeu assinalar o Dia Mundial da Saúde sob o lema "Saúde para Todos".

O objetivo principal consistiu na importância de optimizar os cuidados de saúde primários bem como em apostar nos rastreios como forma de prevenção.

Por fim e segundo o Drº Maurício Melim "promover a saúde para todos não é apenas um imperativo ético, é uma condição imprescindível num mundo tão competitivo e globalizado (...) É preciso investir mais em políticas de saúde pública, criar ambientes saudáveis/utilização sustentada dos recursos e uma prática de segurança". Ainda surge a necessidade da "transição da visão centrada no hospital e na doença para um sistema centrado nas pessoas e assente na saúde".

Saúde para Todos - Uma Prioridade - 1

Saúde para Todos - Uma Prioridade - 2

 
MEDALHA DE OURO

É com enorme satisfação e orgulho que a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) vê um dos seus ilustres Membros do Conselho de Curadores, o Drº José Martins Nunes, ser agraciado pelo Ministério da Saúde, com a Medalha de Ouro, por todo o seu mérito profissional e pessoal, bem como pelos seus valiosos contributos prestados à saúde em Portugal.

Ao Drº José Martins Nunes, os nossos mais sinceros... PARABÉNS!

Medalha de Ouro pelo Ministério da Saúde - 1

Medalha de Ouro pelo Ministério da Saúde - 2

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 7 de 136