Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
1º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE TEATRO

No passado dia 1 de março, o grupo de voluntár@s do Teatro Universitário de Intervenção (TUI) do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra, participou no Primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Teatro (ENET), organizado pelo Núcleo de Estudantes da Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho, no Centro de Arte e Recreio (C.A.R.), em Guimarães.

Integrando o espaço de programação denominado "Arts n' Beer", reservado a performances e apresentações públicas de projetos externos à faculdade. O TUI, através da Técnica de Teatro-Fórum, apresentou um conjunto de sketches que tiveram como ponto de partida as problemáticas dos e das adolescentes, nomeadamente o início da vida sexual, a questão da violência no namoro e o consentimento nas relações amorosas.

Os textos, escritos pel@s voluntári@s tiveram na sua base as realidades percebidas no contexto de intervenção destes/as jovens junto de estudantes do ensino básico e secundário onde se desenvolve o Projeto Nacional de educação pelos Pares (PNEP) da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA).

O público foi convidado pelo Curinga (moderador) a refletir e a apresentar soluções para as problemáticas apresentadas e a interagir de forma a propor alternativas de resolução dessas mesmas problemáticas, partilhando conhecimentos e experiências.

1º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 11º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

1º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 31º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos

 

Foi com imensa honra, que a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do seu grupo de Teatro Universitário de Intervenção (TUI) do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra, marcou presença no “1º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro”, que se realizou de 1 a 3 de março, no Centro de Arte e Recreio (C.A.R.), em Guimarães.

Neste espaço foi possível assistir à brilhante performance, baseada no Teatro do Oprimido, dos elementos do TUI do CAOJ de Coimbra: Cátia Antunes, Gabrielly Sierra e Miguel Gomes, que brindaram todos/as os/as presentes com magníficos sketches.

À organização deste magnífico evento, o nosso… muito obrigada, pela oportunidade de mostrarmos o trabalho que, com tanta dedicação e empenho, desenvolvemos nesta área.

1º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 51º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

1º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 71º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

1º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 91º Encontro Nacional de Estudantes de Teatro 2019 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 
SAÚDE E UNIVERSIDADE DA MADEIRA, QUE FUTURO NA REGIÃO

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), fez-se representar, no dia 1 de março na Conferência "Saúde e Universidade da Madeira, Que Futuro na Região", no Colégio dos Jesuítas.

Foi uma iniciativa conjunta com a Secretaria Regional da Saúde e a Universidade da Madeira, com a marca dos 600 anos Madeira e Porto Santo, que teve como oradores Mário Rodrigues, médico especialista em Reumatologia, Helena Caldeira, professora doutora na Universidade da Madeira, e António Gonçalves Ferreira, catedrático de Anatomia e Neuroanatomia e chefe de serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria.

Esta conferência contou com a presença do Secretário Regional da Saúde, Dr. Pedro Ramos, e do Reitor da Universidade da Madeira, Dr. José Carmo.

Saúde e Universidade da Madeira Que Futuro na Região 2019 - 1

Saúde e Universidade da Madeira Que Futuro na Região 2019 - 2Saúde e Universidade da Madeira Que Futuro na Região 2019 - 3

 
V FÓRUM VIOLÊNCIA E CRIME

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, assistiu ao
“V Fórum Violência e Crime” – Apresentação de Projeto LookCrim.

O Observatório Permanente Violência e Crime da Universidade Fernando Pessoa organizou o V Fórum “Violência e Crime”, que teve lugar a 27 de fevereiro, pelas 14:30, na Casa do Infante, e no âmbito do qual foi apresentado o projeto LookCrim – Communities and Pshysical Spaces.

O projeto de investigação LookCrim – Communities and Pshysical Spaces, trabalho de investigação financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/DIR-DCP/28120/2017, tem como objetivo compreender a complexidade psicossocial, cultural e económica da violência e do crime, tendo sido apresentado por Laura Nunes e Ana Sani.

Este Forúm contou com a intervenção de diversas entidades representativas do poder local, tais como: Comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão da Silva; o Presidenta da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, António Fonseca; a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia aqui representada por Paulo Rodrigues, que ajudaram a compreender as dinâmicas da Violência e do Crime na Zona Histórica da Cidade. As supracitadas entidades enalteceram a importância deste projeto, no sentido de encontrar soluções e caminhos que permitam compreender e consequentemente ajudem a prevenir e até reduzir os números do Crime e da Violência nesta área.

A sessão de Abertura deste “V Fórum Violência e Crime” contou com a presença de Helena Tavares, Adjunta do Presidente da Câmara do Porto, tendo a Sessão de Encerramento ficado a cargo de Salvato Trigo, Reitor da Universidade Fernando Pessoa.

V Fórum Violência e Crime - 1V Fórum Violência e Crime - 2

 

 

 

 

 

 

 

V Fórum Violência e Crime - 3V Fórum Violência e Crime - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V Fórum Violência e Crime - 5V Fórum Violência e Crime - 6

 

 

 

 

 

 

 

 
2ª EDIÇÃO DA OFICINA DO EMPREENDEDOR SOCIAL

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) esteve presente na 2ª Edição da Oficina do Empreendedor Social que se realizou nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, num total de 21 horas.

Esta iniciativa conjunta da Startup Madeira, a Vice-Presidência do Governo Regional e a Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais teve como principal objetivo promover o empreendedorismo no contexto Regional, ajudando os empreendedores sociais a adquirirem conhecimentos e competências na área social com o intuito de fomentar o aparecimento de iniciativas que possam solucionar problemas da sociedade.

A aprendizagem na Oficina do Empreendedor Social sob orientação de Gonçalo Serra, formador e mentor do IES - Social Business School, abordou temas como o empreendedorismo social, a construção de modelos de negócios sociais, propostas de valor, mobilização de recursos, fontes de financiamento e viabilidade financeira do projeto.

Os grupos de participantes, cerca de 25 formandos, trabalharam problemas sociais como o sedentarismo, a exclusão social de pessoas portadoras de deficiência, a exclusão social de jovens e seniores, a capacitação de jovens com competências pessoais e sociais e o desperdício alimentar. Foi um momento de partilha de experiências e conhecimentos pois as dinâmicas de grupo permitiram a construção e desenvolvimento de competências e saberes.

Para a equipa da Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA, a participar na Oficina foi uma mais valia no desenvolvimento de competências no saber ser, saber fazer e saber estar, bem como em compreendermos todo o processo inerente a um projeto social sustentável, informações e ferramentas muito úteis para a Fundação.

2ª Edição da Oficina do Empreendedor Social - 1

2ª Edição da Oficina do Empreendedor Social - 22ª Edição da Oficina do Empreendedor Social - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª Edição da Oficina do Empreendedor Social - 42ª Edição da Oficina do Empreendedor Social - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª Edição da Oficina do Empreendedor Social - 62ª Edição da Oficina do Empreendedor Social - 7

 

 

 

 

 

 

 

 
EU SOU, EU LEVO...

No passado dia 14 de fevereiro - "Dia dos Namorados", o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou a atividade "Eu Sou, Eu Levo...", na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, com a turma 11º E1, focando o relacionamento interpessoal. Atividade, também dinamizada, com turmas do 8º, 9º, 10º, 12º e CEF.

Eu Sou Eu Levo 2019

 
QUESTÕES DE GÉNERO, COMPORTAMENTOS SEXUAIS

No passado dia 12 de fevereiro, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou 2 sessões sobre "Questões de género, Comportamentos sexuais", para as turmas do 11º ano de escolaridade, num total de 92 discentes, na Escola Secundária de Seia.

Questões de Género Comportamentos Sexuais 2019 - 1Questões de Género Comportamentos Sexuais 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questões de Género Comportamentos Sexuais 2019 - 3

 
IV JORNADAS REGIONAIS MONOTEMÁTICAS DE INFECCIOLOGIA

A equipa do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal, em representação da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), esteve presente nas IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infecciologia, que decorreram de 14 a 16 de fevereiro, desta vez dedicadas ao tema das "Doenças Infeciosas na Adolescência”, presididas pelo Dr. José Poças, Diretor do Serviço de Infecciologia do CHS, organizadas pela ADmédic+ e LACPEDI.

A conferência “História da Sexualidade” marcou a abertura deste evento, tendo como orador convidado o Dr. Mário Carqueijeiro. No que concerne ao programa Científico, foram abordados alguns dos temas considerados mais relevantes dentro desta ampla e complexa problemática, tendo como preocupações fundamentais o encontro e a partilha de experiências de alguns dos principais especialistas da região, bem como a participação de elementos dos serviços do CHS que possuem fronteiras de âmbito clínico com a Infeciologia, concretamente, a Medicina Interna, a Pediatria, a Ginecologia-Obstetrícia, a Dermato-Venerologia, a Medicina Tropical, a Saúde Pública, a Endocrinologia, a Urologia e a Psiquiatria. Foi ainda realizado um curso de atualização pré-jornadas dedicado ao tema “Antibioterapia em ambulatório”.

Esta edição culminou com cerimónia de homenagem ao Dr. Lino Rosado, pela sua dedicação à hematologia não oncológica, que perante a emergência da pandemia da infeção por VIH que vitimou os doentes mais inocentes, recém-nascidos e crianças, não se intimidou perante o desconhecido, nem se coibiu de responder aos inerentes desafios. Graças à sua meritória ação, muito contribuiu para que a transmissão vertical desta infeção se tornasse perfeitamente vestigial no nosso país.

A FPCCSIDA congratula o Dr. José Poças e a Comissão Organizadora, pelo êxito destas Jornadas e aguardamos com expectativa as V Jornadas Regionais Temáticas de Infecciologia – Doenças Infecciosas no Idoso, que terão lugar em fevereiro de 2021.

IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infecciologia 2019 - 1IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infecciologia 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infecciologia 2019 - 3IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infecciologia 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
TUI - CAOJ DE SETÚBAL

No dia 15 de fevereiro o grupo de voluntárias do Teatro Universitário de Intervenção (TUI) do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal apresentou a peça “Nem tudo o que parece é…” no auditório do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas.

A peça permitiu explorar várias problemáticas, nomeadamente o início da vida sexual dos/as adolescentes, a pressão entre pares e a autoestima. O texto é original e foi inteiramente escrito pelas voluntárias e todas as interpretações partiram da realidade dos elementos do grupo.

O público foi convidado pelo Curinga (moderador) a refletir e a apresentar soluções para as problemáticas apresentadas. Assim, os/as alunos/as espetadores/as interagiram de acordo com os seus conhecimentos e valores, exprimindo sentimentos e partilhando experiências que os/as ajudaram a refletir e consolidar conhecimentos relativamente aos temas previamente abordados nas sessões do Projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP).

Deixamos um especial agradecimento a este Agrupamento de Escolas, na pessoa da Professora Celeste Aldeias, coordenadora do Projeto de Educação para Saúde – PES, que nos acolheu de forma bastante colaborante, proporcionando as melhores condições para o sucesso alcançado desta intervenção em prol dos/as alunos/as.

TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 1TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 3TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 4

 

 

 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 7 de 189