Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
DR.ª FILOMENA FRAZÃO DE AGUIAR IN JUSTNEWS

Dr.ª Filomena in justNews - 16 e 17 de junho de 2017

 
XII CONGRESSO NACIONAL MUTUALISMO

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), com a presença da Presidente do Conselho de Administração Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar e um elemento do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, participou no XII Congresso Nacional Mutualismo.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebeu o supracitado congresso nos passados dias 7 e 8 de julho.

Este evento, organizado pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP), assinalou também o Dia Nacional do Mutualismo e os 720 anos de história mutualista em Portugal.

Este congresso centrou-se na temática da economia social ao nível da inovação, áreas de atuação, desafios e estratégias de cooperação e contou com a presença de inúmeras individualidades nacionais e internacionais ligadas à Economia Social e Solidária e à Política, entre as quais destacamos a excelente intervenção de um dos nossos ilustres Membros do Conselho de Curadores, Dr. Eurico Castro Alves.

Durante este congresso foram também entregues três prémios, entre os quais o prémio "Mutualismo e Solidariedade Internacional", atribuído a personalidades de dois países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e galardoou o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva e o escritor moçambicano Mia Couto.

XII Congresso Nacional Mutualismo - 1XII Congresso Nacional Mutualismo - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

XII Congresso Nacional Mutualismo - 3XII Congresso Nacional Mutualismo - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA "ACADEMIA DO BEM ENVELHECER"

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, assistiu à apresentação pública da plataforma “Academia do Bem Envelhecer”.

Segundo Elísio Costa, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e um dos responsáveis pelo projeto, “esta plataforma engloba conteúdos produzidos por profissionais de saúde e fornece aos idosos e aos seus cuidadores aconselhamento e informações, tendo em vista o envelhecimento saudável e ativo”.

A plataforma portuguesa "Academia do Bem Envelhecer", foi desenvolvida pelo Porto4Ageing, o Centro de Excelência da Universidade do Porto (UP) e da Câmara do Porto em Envelhecimento Ativo e Saudável, responsável pela classificação da Área Metropolitana do Porto como um dos 74 Sítios de Referência em Envelhecimento Ativo e Saudável na Europa.

A apresentação da plataforma decorreu no dia 7 de julho, no Auditório da FFUP, evento que contou com a presença de especialistas e responsáveis de outros Sítios de Referência europeus em Envelhecimento Ativo e Saudável.

Academia do Bem Envelhecer - 1Academia do Bem Envelhecer - 2

 

 

 

 

 

 

 

Academia do Bem Envelhecer - 3Academia do Bem Envelhecer - 4

 

 

 

 

 

 

 

Academia do Bem Envelhecer - 5Academia do Bem Envelhecer - 6

 

 

 

 

 

 

 

 
AÇÃO "SETÚBAL, VERÃO + SAUDÁVEL"

Ação Setúbal Verão  Saudável

 
ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO: ABORDAGENS E PRÁTICAS

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), marcou presença no Seminário "Envelhecimento Bem-Sucedido: Abordagens e Práticas", que decorreu no dia 30 de junho, no Centro Cultural em Vila Nova de Tazem, com a apresentação "In.Porto.Me: Sexualidade e Educação Sexual Vivenciada por Seniores", pela Dr.ª Paula Costa, e que foi enquadrada no painel designado "O Impacto das Organizações na Qualidade de Vida do Idoso".

Esta iniciativa foi desenvolvida pelo CLDS 3G - Projeto Int3Grar, cuja entidade coordenadora é a Casa do Povo de Vila Nova de Tazem, em parceria com o Município de Gouveia e a Rede Social de Gouveia.

Envelhecimento Bem-Sucedido - Abordagens e Práticas - 1

Envelhecimento Bem-Sucedido - Abordagens e Práticas - 2

 
INÍCIO DE UM NOVO ANO ROTÁRIO 2017/2018

E a Roda Voltou a Rodar... no Rotary Club de Vila Nova de Gaia - Sul

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), na pessoa da Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, a equipa do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto e Voluntários/as, teve a honra e o prazer de assistir à cerimónia de conclusão do ano rotário 2016/2017 e à abertura de um novo ciclo de serviço à causa rotária, 2017/2018 do Rotary Club de Vila Nova de Gaia – Sul, no passado dia 29 de junho, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia.

Esta significativa cerimónia foi inicialmente presidida pelo Companheiro Jorge Silveira que ao final da noite fez a simbólica passagem de testemunho ao Companheiro Rogério Cardoso.

Este, num discurso emocionante assumiu que este cargo, além de um privilégio é também um ato de grande responsabilidade que assume com coragem, entusiasmo e alegria.

Como principal finalidade para com a comunidade, foi referido que o principal foco incidirá na colaboração e apoio a instituições que promovam ações de proteção, educação e saúde a crianças, jovens e idosos.

Com um programa extenso e ambicioso destacamos a área de ação que se refere aos Projetos Humanitários, onde foi referido que será prioritário o apoio à Associação Protetora da Criança Contra a Crueldade e Abandono, os “Sem Abrigo”, a “Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia”, a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” e a Aldeia de Crianças “SOS”, de Golpilhares.

Após o discurso do novo presidente, foi apresentada a equipa do novo ano rotário 2017/2018, sob o lema “O Rotary Faz a Diferença”, e a quem fazemos os mais sinceros votos de um ano absolutamente extraordinário.

Ano Rotário 2017-2018 - 1Ano Rotário 2017-2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ano Rotário 2017-2018 - 3Ano Rotário 2017-2018 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

Ano Rotário 2017-2018 - 5

 
XVIII JORNADAS VIH 2017 - NOVOS CAMINHOS PARA A DOENÇA VIH

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do seu Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, marcou presença nas ”XVIII Jornadas VIH 2017 – Novos Caminhos para a Doença VIH” da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que decorreu nos dias 16 e 17 de junho no Hotel Réguadouro, no Peso da Régua, tendo como Presidente das Jornadas o Dr. Telo Faria.

Foi um momento de reflexão e de discussão sobre os novos caminhos e desafios de médicos/as e técnicos/as de saúde que lidam diariamente com esta patologia.

Foi ainda prestada uma homenagem ao Dr. José António Malhado, uma figura com um percurso de realce e importância na Medicina Interna e na Infeciologia portuguesas, que foi durante dois mandatos presidente do Núcleo e que continua elemento ativo, pertencente ao Conselho Consultivo.

XVIII Jornadas VIH 2017  Novos Caminhos para a Doença VIH - 1XVIII Jornadas VIH 2017  Novos Caminhos para a Doença VIH - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

XVIII Jornadas VIH 2017  Novos Caminhos para a Doença VIH - 3XVIII Jornadas VIH 2017  Novos Caminhos para a Doença VIH - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

XVIII Jornadas VIH 2017  Novos Caminhos para a Doença VIH - 5XVIII Jornadas VIH 2017  Novos Caminhos para a Doença VIH - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

XVIII Jornadas VIH 2017  Novos Caminhos para a Doença VIH - 7XVIII Jornadas VIH 2017  Novos Caminhos para a Doença VIH - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

XVIII Jornadas VIH 2017  Novos Caminhos para a Doença VIH - 9XVIII Jornadas VIH 2017  Novos Caminhos para a Doença VIH - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENCONTRO "PERSPETIVAS PARA A ECONOMIA SOCIAL"

Durante a manhã do dia 27 de junho, a Casa Municipal da Cultura recebeu o Encontro “Perspetivas para a Economia Social”.

Presidido por Filipe Camelo, Presidente da Câmara Municipal, que logo no inicio do seu discurso agradeceu à Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) e, em particular à sua Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, pela estreita colaboração na organização deste Encontro que integrou três conferências.

Numa primeira intervenção, Rui Namorado (Professor de Economia da Universidade de Coimbra), fez um breve enquadramento ao tema, seguindo-se uma abordagem macroeconómica à Economia Social, por Margarida Antunes (Professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra).

Já na última conferência do programa, Sílvia Ferreira e Bernardo Campos (Professores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), apresentaram o tema “Economia Social – uma política de ação”.

Perspetivas para a Economia Social - 1Perspetivas para a Economia Social - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Perspetivas para a Economia Social - 3

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 7 de 97