Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 13.04.2018 - 13.04.2018
    • 7.ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas da Infeção VIH/SIDA
  • 22.03.2018 - 22.03.2018
    • Jornadas Regionais da Infeção VIH/SIDA 2018 - Núcleo da Beira Alta
  • 17.12.2017 - 17.12.2017
    • Lanche dos Afetos 2017 do CAOJ do Porto
  • 30.11.2017 - 30.11.2017
    • Encontro Científico "O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral"
  • 13.11.2017 - 14.11.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Lisboa

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Setúbal - Semana Europeia do teste VIH-Hepatites - 20 a 27 de nov.

SEMANAEUROPEIATESTE15 Setubal

 
Semana Europeia do teste VIH-Hepatites - de 20 a 27 de novembro

SemanaEuropeiaTeste

 MAPEAMENTO DOS LOCAIS DE RASTREIO COMUNITÁRIO

SemanaTesteMapeamento

 
Fundação assina protocolo no Funchal

A Delegação Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida" estabeleceu, hoje, dia 7 de novembro, um protocolo de colaboração, com a Secretaria Regional da Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto.

A sessão decorreu no Centro de Juventude do Funchal e contou com a presença do Diretor Regional da Juventude e Desporto, Dr. David Gomes e da Presidente do Conselho de Administração da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida", Dra. Filomena Aguiar.

Após a formalização do protocolo, realizou-se uma ação de prevenção do projeto "Juventude Sem Riscos", com vista à realização de uma campanha de sensibilização para o dia 1 de Dezembro (Dia Mundial da Luta Contra a Sida), com a apresentação da Dra. Carolina Teixeira, que abrangeu 24 jovens de diversas instituições, entre os 12 e os 18 de idade.

Este projeto teve como objetivo dotar os jovens de conhecimentos e instrumentos preventivos, de modo a serem capazes de gerir situações de risco relacionadas com a infeção VIH/SIDA.

Protocolo SR

protocolo

Protocolo SR 4

Protocolo SR 3         Protocolo SR 2

Em entrevista ao Telejornal Madeira da RTP, a Presidente do Conselho de Administração da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" explicou a importância das ações de prevenção do VIH/Sida na comunidade.

TelejornalMadeira

Pode aceder ao programa aqui [ver a apartir de 13min]

ProtocoloDmadeira

Diário da Madeira

 
Curso de Formação científica de voluntários/as - CAOJ de Lisboa

FCMedicas lxDecorreu na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, no passado dia 30 de outubro, o Curso de Formação Científica de voluntários/as cuja finalidade é uma participação ativa no PNEP - Projeto Nacional de Educação pelos Pares "Sexualidade e Prevenção da Infeção VIH/Sida".

Este projeto da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" é implementado, desde 2003, em Escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário com o apoio do Ministério da Educação e Ciência. 

A componente de Formação Científica contou com a excelência de intervenções realizadas por formadoras e formadores especializadas/os nas áreas da Educação, Saúde, Segurança, Ético-jurídica e de Igualdade de Género.

Segue-se, no próximo dia 7 de novembro a componente pedagógica do Curso que é ministrada pela equipa docente do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Lisboa.

Ver aqui o programa completo do Curso de Formação:

 

 CFCP PNEP lx1  CFCP-PNEP lx foto2

 
Exposição sobre VIH/SIDA - Hospital Pediátrico de Coimbra
acartaz28OUTUBRONo âmbito do projeto "A Brincar também se Aprende" foi inaugurada, no dia 28 de outubro, a 3ª exposição de trabalhos dos/as alunos/as de escolas do concelho de Coimbra.

Este ano, a exposição contou com a participação das Escolas EB 2,3 Martim de Freitas, EB 2,3 Poeta Manuel Silva Gaio, EB 2,3 Rainha Santa Isabel e Escola Secundária José Falcão. Além destas escolas onde o CAOJ Coimbra desenvolve o Projeto Nacional de Educação pelos Pares, participou também a Escola Básica da Pampilhosa.

O projeto "A Brincar também se Aprende", desenvolvido no Hospital Pediátrico de Coimbra, realiza um Campo de Férias para crianças infetadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana e suas famílias.

Esta exposição foi organizada pela equipa técnica do Hospital Pediátrico de Coimbra em parceria com a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" – CAOJ de Coimbra.

ABrincarTbSeAprende00

 ABrincarTbSeAprende1 ABrincarTbSeAprende2

Sessão de abertura: [da direita para a esquerda] Drª Ana Rosete (Administradora do Departamento Pediátrico do CHUC), Enf. António Manuel Marques (Enfermeiro Diretor do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra -CHUC), Prof. Dr. José Pedro Figueiredo (Diretor Clínico do CHUC), Prof. Dr. Jorge Saraiva (Diretor Clínico do Departamento Pediátrico do CHUC), Dr Joaquim Oliveira (Presidente da Associação Portuguesa para o estudo Clínico da SIDA-APECS), Dra. Graça Rocha (Pediatra do Hospital Pediátrico de Coimbra), Dra. Rosa Gomes (Assistente Social do Hospital Pediátrico de Coimbra), Profa. Doutora Filomena Teixeira ( Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação de Coimbra e Coordenadora do CAOJ Coimbra da FPCCSIDA) e Dra. Filomena Frazão de Aguiar (Presidente do Conselho de Administração da FPCCSIDA).
 
Presidente da Fundação felicita o Dr. Eurico Castro Alves
A Presidente do Conselho de Administração da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" felicita o Dr. Eurico Castro Alves pela sua nomeação como Secretário de Estado da Saúde do XX  Governo Constitucional. EuricoAlvesAo assumir as novas funções governativas, o Dr. Eurico Castro Alves deixa a Presidência da Autoridade do Medicamento e as funções docentes no ICBAS, da Universidade do Porto.
 
Enquanto Presidente do Infarmed, acolheu sempre com grande interesse e visão cívica as iniciativas da Fundação, designadamente as Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas sobre o VIH e Sida e as Jornadas de Educação pelos Pares.
 
Temos a convicção que o conhecimento acumulado e a sensibilidade para os desafios biomédicos e bioéticos darão os seus frutos no lugar que agora ocupa, na promoção e salvaguarda da saúde de portugueses e portuguesas.
 
CAOJ do Porto - Formação Científico-Pedagógica de Voluntários/as

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA", em parceria com o Ministério da Educação e Ciência e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), realizou nos dias 23 e 24 de outubro de 2015, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o Curso anual de Formação Científica e Pedagógica de Voluntariado do ensino superior para intervenção no Projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP) "Sexualidade e Prevenção da infeção VIH/Sida".

Com nomes relevantes das áreas da Medicina, Psicologia, Direito e Educação, o Anfiteatro Novo A acolheu grande número de jovens com interesse e empenho em participar nas sessões. O PNEP vai ser implementado durante o ano letivo em vários contextos de intervenção, sob a supervisão do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens do Porto.

A todas as pessoas que colaboraram e participaram nesta iniciativa, contribuindo dessa forma para o seu sucesso, o nosso agradecimento.

Pode visionar aqui o vídeo do Curso de Formação.

 CFCPV-Porto15 2 CFCPV-Porto15 3 CFCPV-Porto15 4
 CFCPV-Porto15 5 CFCPV-Porto15 6 CFCPV-Porto15 7
CFCPV-Porto15 8 CFCPV-Porto15 9 CFCPV-Porto15 10
CFCPV-Porto15 11 CFCPV-Porto15 12 CFCPV-Porto15 13
CFCPV-Porto15 14 CFCPV-Porto15 15 CFCPV-Porto15 16
CFCPV-Porto15 17 CFCPV-Porto15 18 CFCPV-Porto15 19
CFCPV-Porto15 20 CFCPV-Porto15 21
 
Olhos nos Olhos - José Martins Nunes na Radio Regional do Centro

Entrev MartinsNunesRRC

 

 
<< Início < Anterior 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 Seguinte > Final >>

Pág. 71 de 144