Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 17.12.2017 - 17.12.2017
    • Lanche dos Afetos 2017 do CAOJ do Porto
  • 30.11.2017 - 30.11.2017
    • Encontro Científico "O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral"
  • 13.11.2017 - 14.11.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Lisboa
  • 27.10.2017 - 28.10.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Coimbra
  • 24.10.2017 - 25.10.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ do Porto

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Dia Internacional da Mulher - Delegação da Madeira

A Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" realizou um convívio para assinalar o Dia 8 de Março - Dia Internacional da Mulher.

Madeira.Dia_da_Mulher

Madeira.DM1

Madeira.DM2

Madeira.DM3

Madeira.DM5

 

 
Dia Internacional da Mulher - 8 de Março
DIMulher
 
Campanha de prevenção no dia de S. Valentim | Versão para impressão |

Para comemorar o Dia dos Namorados e sensibilizar para a prevenção de comportamentos de risco nas relações amorosas, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens realizou uma campanha na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra. 

A iniciativa envolveu estagiárias do Curso de Animação Socioeducativa da ESEC e voluntárias do Projecto Nacional de Educação pelos Pares que está a ser implementado na Escola em todas as turmas do 3 Ciclo do Ensino Básico.

As atividades destinaram-se-se a prevenir atitudes de risco na campo da sexualidade e das relações de namoro, alertando para a ncessidade de comportamentos sexuais seguros e relacionamentos saudáveis.

Nas palavras de Cláudia Ferreira, responsável pela dinamização: 

"Esta actividade do Dia dos Namorados faz parte do meu projecto de estágio e foi desenvolvida na Escola Secundária José Falcão, porque esta é a escola onde tenho tido mais contacto durante a minha intervenção. Achei necessário neste dia fazer algo diferente daquilo que habitualmente se faz nas escolas.Isto porque achei muito importante que a nossa banca estivesse presente tendo como grandes objectivos a distribuição dos folhetos informativos sobre infeção VIH/SIDA e métodos contraceptivos aos alunos e alunas do secundário podendo, assim, tirar qualquer dúvida que tenham. E também dar oportunidade de deixarem a sua mensagem de amor e de protecção e alertar para que não só neste dia mas como durante a vida é sempre importante não corrermos riscos, isto é, a prevenção é fundamental em qualquer relação."

P2140002_2

P2140007

P2140002

P2140003

DiaNamor2012

 

P2140017

 

 
Prevenção da infecção por VIH/SIDA em Escolas de Coimbra
O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Coimbra da FPCCSIDA concluiu, na segunda semana de Dezembro, um conjunto de sessões sobre a prevenção da infecção por VIH/SIDA para alunos do 9º ano, da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas. A intervenção envolveu as turmas A, B, D, E, F, num total de 112 alunos. Durante 90 minutos, os alunos e alunas participaram em dinâmicas sobre vias de transmissão do VIH e uso do preservativo e reflectiram sobre comportamentos de risco, vulnerabilidades à epidemia, diagnóstico, tratamento, estigma e discriminação associados às pessoas afectadas por VIH/SIDA.
As sessões foram organizadas num percurso com quatro eixos temáticos:
 
VIH9ano       
1. VIH/SIDA: uma realidade incontornável
‐ Factos e números
‐ Projectos e expectativas
 2. CONHECER O VIH/SIDA
‐ Como age o vírus?
‐ Como se transmite o VIH?
‐ Como se sobrevive com a doença?
 3. ENFRENTAR O VIH/SIDA
‐ Onde fazer o teste de VIH?
‐ Aspectos clínicos da doença: diagnóstico e tratamento
‐ Aspectos sociais da doença: estigma e discriminação
4. FINTAR O VIH/SIDA
‐ Calcula os riscos
‐ Protege‐te
‐ Ama em segurança
‐ Mantém‐te informado(a)
‐ Comunica com os teus pares
‐ Não esqueças a amizade e a solidariedade
 
EBMartimFreitas
 Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas
 
EBInesCastro
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Inês de Castro
 
Outras sessões de prevenção tem também sido realizadas em parceria com a Rede Social do Concelho de Coimbra - Eixo Saúde - no âmbito do projecto Prevenção do VIH/SIDA na Comunidade Escolar. Este projecto integra as turmas do 9º ano das Escolas Básicas dos 2º e 3º Ciclos S. Silvestre, Inês de Castro e Ceira. Nas duas primeiras escolas, o CAOJ de Coimbra já dinamizou uma sessão intitulada Enfrentar o VIH/SIDA. A intervenção na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Ceira decorrerá no dia 3 de Janeiro de 2012.
A equipa de formação do CAOJ Coimbra é constituída pelos docentes Fernando M. Marques, Dulce Folhas, Sílvia Portugal, Paula Vilaça e Ana F. Alegre e conta com a coordenação científica da Profª. Doutora Filomena Teixeira.

PrevenaoSIDAescolasSSilvestre3

 Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de S. Silvestre
Questionário inicial - levantamento de concepções e expectativas

PrevenaoSIDAescolasSSilvestre2

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de S. Silvestre 
Dinâmica - rede de propagação
 
PrevenaoSIDAescolasSsilvestre
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de S. Silvestre
 Dinâmica - rede de propagação
 
 
 
Leilões Ponto t para Instituições de Solidariedade Social

A PT promove um conjunto de leilões onde os clientes TMN poderão converter os seus pontos em donativos a favor das Instituições de Solidariedade Social parceiras do ponto t. Esta iniciativa insere-se no objectivo da empresa de se constituir como uma referência na área da sustentabilidade.

Segundo nota informativa, os artigos a leiloar foram oferecidos à TMN por grandes instituições e/ou personalidades, nomeadamente, os três grandes do futebol, SLB, SCP e FCP; o piloto Armindo Araújo bicampeão mundial de ralis; Tiago Saca Pires melhor surfista português da atualidade, entre outros.

Estes leilões ocorrerão no site ponto t (http://www.tmn.pt/portal/site/pontos) e serão divulgados através das redes sociais e do envio de sms. A participação no leilão está limitada a clientes particulares o que significa que os clientes empresariais não poderão licitar os seus pontos

Os pontos serão convertidos em donativos utilizando como referência o valor de 1 ponto = 0,20€ e o montante apurado em cada leilão será repartido equitativamente pelas Instituições de Solidariedade Social atualmente incluídas no programa ponto t.

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA"  é, desde há muito tempo, parceira do programa ponto t. Por isso, acolhemos com muito agrado mais esta iniciativa da Portugal Telecom.

 PT  TMN  ponto_t 

 
CAOJ de Lisboa na Escola Secundária José Gomes Ferreira
Como dinamizar a Educação Sexual (ES) em contexto escolar? Esta é uma questão muitas vezes formulada pelos professores no âmbito desta temática. É inegável a informação que a maioria dos nossos jovens possui, eles próprios o afirmam com muita “segurança e convicção” mas, apesar de constituir uma vertente essencial, não é suficiente. Há uma enorme variedade de fontes informativas, como por exemplo, os amigos, os livros, os pais, a escola etc., e por isso importa perceber que informação têm, até que ponto está correta e acrescentar o que falta. Também é verdade que sem uma informação adequada, discutida e atualizada em diversos contextos, aumenta a possibilidade de comportamentos de risco (GTES, 2005).
 
A organização de aulas segundo o modelo expositivo e que se limitam a uma abordagem meramente biológica da sexualidade, como o aparelho reprodutor, o HIV, métodos contracetivos e gravidezes indesejadas… não contribuem para mudar atitudes e comportamentos.
 
A ES deve dar aos jovens a oportunidade de compreenderem a importância da dimensão afetiva da sexualidade, contribuir para o autoconhecimento emocional ao mesmo tempo que estimula a tomada de decisões que envolvam comportamentos sexuais. Ao proporcionar a sua abordagem em sala de aula, o professor cria um espaço de reflexão credível e respeitoso com igualdade de oportunidades para todos os alunos, isto é, para os que têm possibilidades de falar com os pais e para os que não têm.
 
Segundo Dias et al (2002) a estratégia mais adequada investe sobretudo em atividades desenvolvidas no âmbito do espaço turma com a participação ativa dos alunos. A reflexão e a problematização devem ser incentivadas “num clima geral de diálogo construtivo”.
 
As metodologias ativas e participativas à disposição dos dinamizadores são já variadas mas devem ser adaptadas à idade e ao interesse do público-alvo. Esta temática tão delicada e sensível e ao mesmo tempo tão importante para a formação integral dos nossos alunos continua a provocar algum desconforto, pois a questão mantém-se.
 
Como fazer?
 
Porque a equipa do CAOJ acredita que se aprende fazendo, promoveu no dia 8 de outubro na Escola José Gomes Ferreira, em Benfica, uma ação de formação para professores onde as metodologias ativas, as dinâmicas de grupo, foram as “vencedoras”.

Celeste1

Celeste2

 Atividades com alunos…

Sendo o Projeto Nacional de Educação pelos Pares um projeto de referência dinamizado pelo CAOJ, realizou-se na Escola José Gomes Ferreira, nos dias 28 de outubro e 4 de novembro seis sessões de formação para alunos de 12º ano. A professora Maria Emília Martins solicitou a colaboração do CAOJ e disponibilizou as suas aulas de biologia para preparação dos alunos que irão desenvolver o projeto numa turma do 7º ano de escolaridade.
 
Durante as sessões vários temas como a comunicação, a assertividade, a autoestima e relações interpessoais foram trabalhados no contexto da educação para a sexualidade na medida em que as competências pessoais e sociais são essenciais à vivência de uma sexualidade saudável e gratificante.
 
Realçamos a adesão e a motivação dos alunos nas atividades apresentadas.

 Celeste3

Celeste4

Celeste5

Celeste6 

CAOJ de Lisboa

 
Dia Mundial de Luta contra a SIDA | 2011 | CAOJ de Coimbra

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Coimbra e a Associação de Estudantes da ESEC realizaram, no dia 30 de Novembro,  uma Campanha na Escola Superior de Educação de Coimbra. Esta iniciativa conjunta teve por tema "Getting to Zero - Deixa a tua marca", associando-se à comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA. A Campanha incluiu a entrega de folhetos sobre a prevenção da infecção VIH/SIDA e a distribuição de preservativos. A equipa de voluntárias e docentes do CAOJ sensibilizou os/as estudantes para a prevenção de comportamentos sexuais de risco e apelou ao seu envolvimento em acções concretas para impedir a propagação da infecção VIH. Os/as estudantes deixaram as suas mensagens em cartazes espalhados pela Escola. 

 

DMSIDAesec1

 

  DMSIDAesec3    DMSIDAesec2   DMSIDAesec4 

                          

 DMSIDAesec7  DMSIDA1

  PC010252 DMSIDA3

DMSIDAesec92

 

 
Dia Mundial de Luta Contra a SIDA | 2011 | Delegação da Madeira

Actividades a desenvolver pela Delegação Madeira, no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA:

30 de Novembro: colaboração com a JSD, na campanha de sensibilização para a prevenção do VIH/SIDA à porta das Escolas Secundárias
1 a 3 de Dezembro:  campanha de sensibilização no torneio de Squash da Madeira
1 de Dezembro: início do projecto "Entre Portas", no Estabelecimento Prisional do Funchal
2 de Dezembro: campanha de sensibilização nocturna: Keep The Promise: Parar a SIDA, a desenvolver nas discotecas VESPAS, JAM E MARGINAL
acção de formação: "Sexualidade na 3ª Idade", dirigida a utentes do Clube Sport Juventude de Gaula/Santa Cruz
3 de Dezembro: campanha de sensibilização: "Keep The Promise: Parar a Sida", a desenvolver no Teatro Experimental do Funchal
início do projecto "Entre Portas", no Centro Educativo do Funchal
2 a 5 de Dezembro: participação na IX Feira das Vontades
5 de Dezembro: acção de formação: Prevenção do VIH/SIDA, dirigida a alunos do ensino recorrente (120) da Escola do 2º e 3º da Torre
 
<< Início < Anterior 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 Seguinte > Final >>

Pág. 73 de 113