Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 05.06.2017 - 05.06.2017
    • VIII Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 17.03.2017 - 17.03.2017
    • 6.ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas da Infeção VIH/SIDA
  • 26.01.2017 - 27.01.2017
    • CAOJ de Lisboa - Formação Científica e Pedagógica 2016
  • 18.12.2016 - 18.12.2016
    • CAOJ do Porto - "Lanche dos Afetos" 2016
  • 21.11.2016 - 26.11.2016
    • CAOJ de Coimbra - Formação Científica e Pedagógica 2016

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Presidente da FPCCSIDA na "Sociedade Civil" da RTP2

Presidente da FPCCSIDA na Sociedade Civil da RTP2

 
CAOJ de Lisboa - Formação Científica e Pedagógica 2016

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - Programa

Realizou-se nos dias 26 e 27 de janeiro de 2017, mais um curso de formação de voluntários universitários do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), desta vez em parceria com a Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

O primeiro dia da iniciativa, dedicado à componente de formação científica do curso, realizou-se no Auditório B da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Contando com a presença de ilustres formadores de variadas áreas cientificas que gentilmente e de forma gratuita acederam ao convite da organização. foram apresentadas palestras relacionadas com as temáticas da formação.

Ao longo do dia seguinte, na sede da FPCCSIDA (Praça António Sardinha, nº 9, Penha de França) concluiu-se o curso de formação no âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP). Esta formação de componente pedagógica foi dinamizada pela equipa do CAOJ de Lisboa, Francisco Subtil, Isabel Carreira e Marta Fialho e envolveu vários jovens voluntários universitários oriundos de diferentes instituições educativas universitárias de distintas áreas de formação, provenientes dos concelhos de Lisboa, Oeiras e Sintra. Após um dia de intensas e significativas aprendizagens, salientou-se o elevado interesse e empenho dos voluntários e o excelente clima de boa disposição entre os intervenientes.

Como resultado do curso, uma boa parte dos voluntários envolvidos já constituem Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI), prevendo-se que muito em breve estejam a intervir nas Escolas com o CAOJ de Lisboa.

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - 1

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - 2Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - 4Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - 6Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - 7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
II Gala Solidária de Natal

II Gala Solidária de Natal 2016

No passado dia 26 de novembro de 2016, decorreu no Auditório da Casa das Artes / Porto a "II Gala Solidária de Natal", promovida pelo Movimento Lírio Azul e que este ano reverteu a totalidade da receita de bilheteira do espetáculo, para a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA).

A realização deste evento revelou-se um sucesso que se traduziu em casa cheia, demonstrando o espírito solidário de todos os intervenientes, desde os elementos da organização, passando pelos amigos e parceiros que não quiseram deixar de estar presentes, até à participação das mais diversas entidades.

A FPCCSIDA, em nome da Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, manifesta o seu profundo agradecimento à Fundadora e Presidente do Movimento Lírio Azul, Dr.ª Odete Costa, por este apoio à nossa Fundação e que nos permitirá continuar a desenvolver os vários projetos, em particular com as crianças seropositivas do Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) do Centro Hospitalar do Porto (CHP). Neste sentido, expressamos ainda a nossa gratidão ao Prof. Doutor Caldas Afonso, Diretor do CMIN, por ter abraçado esta iniciativa desde o primeiro momento, proporcionando uma melhoria significativa no bem estar destas crianças.

Deixamos um agradecimento especial à Lírio Mor Dr.ª Maria João Morgado, pelo espírito de iniciativa, empenho e disponibilidade demonstrados em todo o processo de organização e implementação deste evento, que juntamente com os elementos do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, transformaram este evento num verdadeiro êxito.

Obrigada por nos ajudarem a ajudar quem mais precisa!

Gala Solidária 2016 - 1

Gala Solidária 2016 - 2Gala Solidária 2016 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gala Solidária 2016 - 4Gala Solidária 2016 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
CAOJ do Porto - Formação Científica e Pedagógica 2016

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - Convite

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - Cartaz

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - Programa Científico

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - Programa Pedagógico

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - Inscrições

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), em parceria com o Ministério da Educação, a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), a Câmara Municipal do Porto, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), realizou nos dias 17 e 18 de novembro de 2016, na Sala Corino de Andrade do ICBAS, no Porto, o curso anual de Formação Científica e Pedagógica de Jovens Voluntários/as Universitários/as para intervenção no Projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP) "Sexualidade e Prevenção da infeção VIH/SIDA".

Com nomes relevantes das áreas da Educação, Medicina, Psicologia e Direito, a Sala Corino de Andrade acolheu um grande número de jovens com interesse e empenho em participar nas sessões. O PNEP vai ser implementado durante o ano letivo em vários contextos de intervenção, sob a supervisão do CAOJ do Porto.

A todas as pessoas, instituições e empresas que colaboraram e participaram nesta iniciativa, direta e/ou indiretamente, contribuindo dessa forma para o seu sucesso, o nosso agradecimento.

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 1Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 3Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 5Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 7Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 9Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 11Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 12

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 13Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 14

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 15Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - 16

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ do Porto 2016 - Filme

Veja o filme... AQUI

 
Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites 2016

Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites - 2016

Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites 2016

Mapa dos Locais de Rastreio Comunitário 2016

Mapeamento do Rastreio Comunitário de Setúbal 2016

Mapeamento do Rastreio Comunitário do Porto 2016

 
CAOJ do Porto no "Dia do Cuidador"

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), marcou presença numa palestra, com o tema “Cuidar”, dinamizada pela UCC Cuidar (uma das Unidades de Cuidados na Comunidade do ACeS Porto Ocidental), no passado dia 7 de novembro, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Aldoar, no Porto.

A comemoração do “Dia do Cuidador” tem como finalidade valorizar o trabalho de toda natureza, executado e desenvolvido por pessoas ou entidades que desempenham atividades que beneficiam a população dependente e que requerem cuidados especiais.

Esta iniciativa de partilha, reflexão e diálogo sobre o panorama da realidade de todos aqueles que cuidam dos nossos idosos e dos que se encontram em situação de doença prolongada, incurável e progressiva, procurou homenageá-los, bem como informar e consciencializar a sociedade acerca do excelente trabalho exercido por quem cuida, uma vez que a dedicação e a importância do trabalho destes cuidadores é, em muitos casos, uma realidade que não é reconhecida pela sociedade.

Dia do Cuidador 2016 - 1Dia do Cuidador 2016 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia do Cuidador 2016 - 3Dia do Cuidador 2016 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
CAOJ do Porto na Filipa de Vilhena

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, esteve nos dias 4 e 7 de novembro na Escola Secundária Filipa de Vilhena, em diversas sessões de sensibilização para “Sexualidade sem risco” a turmas de 7º e 9º anos de escolaridade, integradas na “Semana da Saúde” e nos Projetos de Educação Sexual de Turma”.

Os alunos mostraram-se muito interessados e empenhados, participando e expondo dúvidas, promovendo o diálogo e o debate dos vários subtemas relacionados com a Sexualidade.

De acordo com a responsável do Projeto de Educação para a Saúde (PES) e os professores das várias turmas intervencionadas, foram sessões bastante importantes, enriquecedoras e esclarecedoras para a faixa etária onde estão inseridos, constituindo uma mais valia a nível pessoal.

Filipa de Vilhena 2016 - 1Filipa de Vilhena 2016 - 2

 
"Ação de Formação para o Acolhimento de Refugiados"

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), esteve presente através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, na “Ação de Formação e Sensibilização para o Acolhimento de Refugiados”, no dia 4 de novembro, na Quinta da Bonjóia, no Porto.

Foram abordados vários aspetos relacionados com os direitos e deveres dos refugiados, divulgadas entidades de apoio a refugiados e expostas algumas situações fictícias, para que o público pudesse encontrar as soluções corretas e assim resolver os problemas de forma legal e correta.

Foi um espaço de partilha de várias experiências entre a formadora e o público presente, que se mostrou muito interessado e dinâmico.

Ação de Formação e Sensibilização para o Acolhimento de Refugiados 2016 - 1Ação de Formação e Sensibilização para o Acolhimento de Refugiados 2016 - 2

 

 

 

 

 

 

 

Ação de Formação e Sensibilização para o Acolhimento de Refugiados 2016 - 3Ação de Formação e Sensibilização para o Acolhimento de Refugiados 2016 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
<< Início < Anterior 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 Seguinte > Final >>

Pág. 74 de 91