Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
4 Jornadas Nacionais Ético-Jurícas da Infeção VIH/SIDA

A.CARTAZ 4Jornadasvf

 A.Flyer 4Jornadas Page 1

A.Flyer 4Jornadas Page 2

 
Conferência VIH e os afetos - Assembleia da República

A Presidente do Conselho de Administração da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" Dra. Filomena Frazão de Aguiar, participou na Conferência VIH e os Afetos, promovida pela Assembleia da República, a SER+ (Associação para a Prevenção e Desafio à Sida) e a M.A.I.S. (Mulheres Ativistas com Intervenção na Sociedade) para assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA - 1 de Dezembro. A Conferência decorreu na Sala do Senado da Assembleia da República.

Aceda ao Programa da Conferência.

A VIHAfetos1 

A VIHAfetos2  A VIHAfetos3

Mesa do 1º Painel: Eu, a Família e os Amigos

 
Fundação participa na Semana do Teste VIH/SIDA - 21 a 28 de nov

Associando-se a diversas iniciativas nacionais e europeias, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" levou a cabo um conjunto de campanhas locais, distribuídas geograficamente nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal, entre os dias 21 e 28 de Novembro.

Estas campanhas inserem-se na missão da Fundação e visam a mobilização da comunidade na luta contra a Sida. Operacionalizam-se através da sensibilização e divulgação de materiais informativos, de aconselhamento e da realização de testes à população que voluntária e confidencialmente o pretendam.

 

semanateste2014

 

Em Lisboa a campanha realizou-se em vários locais de acordo com o seguinte cronograma:

Lisboa semanaEuropeia   SET Lisboa
                                                             Campanha junto à Estação do Metro no Campo Grande,
                                                                  dia 28 de Novembro

 

Na cidade do Porto a campanha decorreu em várias instituições parceiras durante a semana:

CronogramaSETeste Porto

 Publication1     Domingodia30JornalNoticias

Folheto de divulgação e Campanha no Jornal de Notícias de 30 de Novembro

Noticia-semana vih FPCCSida

Jornal de Notícias de 26 de Novembro 

 
World AIDS 2014 - Close the gap

A.WorlAidsDay2014

 
CAOJ de Setúbal - Curso de Formação de Voluntários/as

Nos dias 17 e 18 de outubro e 14 e 15 de novembro de 2014, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida", através do seu Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal, promoveu ações para formação para jovens estudantes da Escola Superior de Educação de Setúbal que, voluntariamente, pretendem participar no Projeto Nacional de Educação pelos Pares junto de estudantes do 3º ciclo do ensino básico das escolas de Setúbal.

Os cursos decorreram na Casa da Baía em Setúbal, cujo espaço foi gentilmente cedido para o efeito. Participaram quarenta e cinco jovens voluntários/as alguns dos quais já iniciaram as sessões de intervenção junto das turmas com a supervisão de professoras do CAOJ.

Através do Projeto Nacional de Educação pelos Pares "Sexualidade e prevenção da infeção VIH/SIDA, pretende-se intervir no âmbito da promoção da saúde em áreas fundamentais como a  sexualidade, a prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e o consumo de substâncias psicoativas.

O PNEP visa o desenvolvimento das competências pessoais e sociais de alunos e alunas e uma melhoria do seu nível de conhecimento nas áreas da saúde sexual e reprodutiva, contribuindo assim para uma melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais entre jovens, para a redução das possíveis consequências negativas dos comportamentos sexuais, tais como a gravidez não desejada e as infeções sexualmente transmissíveis (IST) e para a tomada de decisões saudáveis e responsáveis no âmbito da sexualidade.

É um facto constatado que não basta a transmissão casuística de informação sobre a doença para promover comportamentos responsáveis que previnam a infeção por VIH. O que é necessário é ter as competências - saber em ação - para agir adequadamente perante situações de risco, por exemplo, saber dizer "não" ou propor alternativas.
Com esta participação de jovens voluntários e voluntárias, acreditamos que é possível promover nos seus pares atitudes responsáveis e empenhadas na educação para a saúde.

Os cursos de formação foram ministrados pela equipa docente do CAOJ de Setúbal, constituída por Ana Gonzaga, Ana Margarida Oliveira, Teresa Carvalho e Susana Ferreira.

CCPFV PNEP Setubal1  CCPFV PNEP Setubal2

CCPFV PNEP Setubal3  CCPFV PNEP Setubal4

 
CAOJ do Porto - Curso de Formação de Voluntários/as

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens do Porto realiza, nos póximos dias 14 e 15 de Novembro, um novo Curso de Formação Científica e Pedagógica de Voluntários/as para intervenção no Projeto Nacional de Educação pelos Pares. Este projeto de promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco é implementado pela Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" desde 2005, em escolas públicas do 3º ciclo e secundário dos distritos de Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência.

Este ano, a iniciativa é promovido em parceria com a ANEM - Associação Nacional de Estudantes de Medicina - e realiza-se no Auditório do ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. 

O Curso destina-se a jovens estudantes do ensino superior e as inscrições são gratuitas.

Consulte aqui o Programa:

Programa Formação Cientifica 4

 
Intervenção no Estabelecimento Prisional de Coimbra

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Coimbra iniciou um novo projeto no Estabelecimento Prisional de Coimbra, entidade com a qual a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" tem um acordo de parceria. O projeto visa potenciar os afetos e a criatividade como estratégia de promoção da não discriminação, envolve um grupo de 15 reclusos e prevê a criação de uma escultura suspensa a inaugurar em Dezembro, com o apoio de Filomena Praça, professora de Educação Visual.

Em 2014, o CAOJ de Coimbra implementou o projeto "Em busca da qualidade de vida" no âmbito do Programa Estilos de Vida Saudáveis. Este Projeto decorreu entre os dias 13 e 29 de Maio, tendo sido realizadas 10 sessões de 90 minutos, onde foram abordadas diversas temáticas na área da saúde: alimentação saudável, consumo de substâncias psicoativas, infeções sexualmente transmissíveis e VIH/Sida. Participaram no projeto 12 reclusos que, através de dinâmicas de grupo e atividades de pesquisa de informação, elaboraram materiais de prevenção e 4 folhetos informativos sobre cada temática abordada nas sessões. Estes materiais, para além de constituírem uma forma de partilha de informação no grupo, foram expostos na"Janela temática do mês de Junho", uma iniciativa levada a cabo pelo EPC para divulgar diversas atividades na comunidade de reclusos.

EPCFlyerAlimenta  EPCFlyerDrogas

EPCFlyerVIH  EPCFlyerIST
 Folhetos elaborados durante o projeto
 
janela tematica junho14
Janela temática do mês de Junho de 2014
 
Projeto Crescer a Saber - Delegação da Madeira

A Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA", dando continuidade ao trabalho desenvolvido em anos anteriores, relançou o projeto "Crescer a Saber", que este ano envolve 60 crianças da Escola B1/PE do Tanque - Santo Amaro, a frequentar o 3º ano de escolaridade, com idades entre os 8 e 9 anos.
Este projeto visa essencialmente dotar as crianças de conhecimentos e instrumentos que as capacitem a gerir situações de risco.
Ao longo do ano serão dinamizadas diversas atividades incidindo sobre comunicação, tipos de comportamento, relação interpessoal, gestão de conflitos, sexualidade, prevenção da infeção VIH/Sida e estilos de vida saudáveis.

 CresSaber  CresSaber 2  CresSaber 3

CresSaber 4  CresSaber 5  CresSaber 6

 CresSaber 7  CresSaber 8  CresSaber 9

CresSaber 10  CresSaber 11  CresSaber 12

 
<< Início < Anterior 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 Seguinte > Final >>

Pág. 76 de 135