Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 17.12.2017 - 17.12.2017
    • Lanche dos Afetos 2017 do CAOJ do Porto
  • 30.11.2017 - 30.11.2017
    • Encontro Científico "O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral"
  • 13.11.2017 - 14.11.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Lisboa
  • 27.10.2017 - 28.10.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Coimbra
  • 24.10.2017 - 25.10.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ do Porto

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Presidente da FPCCSIDA assina compromisso para o 3º Ciclo no FNAS

A Presidente do Conselho de Administração da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, assinou no passado dia 14 de novembro, o compromisso da Fundação para o 3º Ciclo no Fórum Nacional do Álcool e Saúde (FNAS).

Este Fórum é presidido pelo Dr. João Goulão, igualmente Presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

A FPCCSIDA é membro do FNAS desde a sua criação.

Assinatura do Compromisso para o 3º Ciclo no FNAS - 1Assinatura do Compromisso para o 3º Ciclo no FNAS - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assinatura do Compromisso para o 3º Ciclo no FNAS - 3

 
Diagnóstico Social

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), mais uma vez, a convite do Professor José Luís Fernandes da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, realizou uma ação de (in)formação sobre diagnóstico social ao Curso Profissional de Técnico de Juventude no dia 7 de novembro de 2017.

Esta ação consistiu em utilizar, mediante uma breve explicação e com o recurso a um caso prático, os instrumentos fundamentais no diagnóstico social (genograma, ecomapa e mapa de rede social pessoal).

Os/As alunos/as manifestaram interesse e pontuaram por uma participação ativa e, assim, a Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA contribuiu para que os/as futuros/as técnicos/as de juventude obtivessem um maior conhecimento sobre como aplicar os instrumentos necessários para a sua intervenção.

Diagnóstico Social

 
V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), marcou presença no “V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar”, que decorreu no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, nos dias 3 e 4 de novembro.

Foi apresentado o poster da FPCCSIDA sobre o “Projeto Nacional de Educação pelos Pares - O papel das Brigadas de Intervenção”.

V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar - 1

V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar - 2V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar - 3

 
Encontro Científico "O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral"

No sentido de assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), tem a honra de convidar V. Ex.ª, para o Encontro Científico "O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral" que se irá realizar na quinta feira, 30 de novembro de 2017, entre as 10h00 e as 17h30, no Auditório do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, sito Caminho dos Álamos n.° 35, Funchal.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 24 de novembro de 2017, mediante o envio do nome completo para o email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

As inscrições são limitadas ao espaço existente.
Inscreva-se já e garanta a sua presença.

Qualquer esclarecimento adicional é favor contactar a Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA, através do telefone 291 623 113 ou pelo email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

Encontro Científico O Portador de VIH-SIDA em Contexto Laboral - Cartaz

Encontro Científico O Portador de VIH-SIDA em Contexto Laboral - Programa

Encontro Científico O Portador de VIHSIDA em Contexto Laboral - Notícia

Encontro Científico - Funchal Notícias

Encontro Científico - Diário de Notícias

Encontro Científico - Jornal da Madeira

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) realizou no dia 30 de novembro um Encontro Científico “O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral”, um evento que pretendeu assinalar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA.

A eleição deste tema resultou da premissa que, mais de trinta anos depois de diagnosticado o primeiro caso de VIH, o estigma, a discriminação e o medo nos locais de trabalho relacionados com o VIH continuam a ser um obstáculo significativo, privando os trabalhadores dos seus direitos humanos fundamentais e afetando a eficácia dos esforços de prevenção do VIH.

Face a este panorama, os nossos objectivos foram desmistificar as falsas crenças relacionadas com o VIH e SIDA em contexto laboral, ou seja, informar sobre os reais riscos de transmissão de VIH nos locais de trabalho, informar sobre as leis internacionais e nacionais existentes em matéria de VIH/SIDA e os direitos das pessoas que vivem com o VIH, bem como, sensibilizar as empresas para a aplicação do Código de Conduta da Organização Internacional do Trabalho e para a existência de programas de prevenção dentro das empresas.

Este evento contou com a presença de ilustres convidados e entidades, nomeadamente, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, Dr.ª Rubina Leal, Abraço, Associação para o Planeamento da Família, Rede Ex-aequo e Comissão Regional de Luta Contra a SIDA que deram o seu contributo em matéria de conhecimento sobre o VIH/SIDA e sobre o trabalho desenvolvido junto de pessoas infetadas e afetadas pelo VIH/SIDA.

Estiveram presentes ainda 90 pessoas dos mais variados setores de actividade desde empresas do segundo e terceiro setor, sindicatos, pólos de emprego e de todas as actividades profissionais: assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, médicos.

Deste evento resultou um momento de reflexão para todos/as os/as envolvidos/as nesta área de atuação e ressaltou que a discriminação e estigma continua a ser o principal entrave nesta doença.

Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - 1Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - 3Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro Científico O Portador de VIH em Contexto Laboral - Notícia

Encontro Científico O Portador de VIH-SIDA em Contexto Laboral in Diário de Notícias da Madeira

 
FPCCSIDA na RUTIS

No passado dia 30 de outubro, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença na II Conferência Internacional da Rede das Universidades da Terceira Idade – RUTIS, que teve lugar no espaço Atmosfera, em Lisboa.

Na apresentação intitulada “Sessões de informação, consciencialização e prevenção de VIH/SIDA com idosos: participação na Semana da Saúde da ESEC", a Doutora Paula Costa, explanou os fundamentos globais do Projeto In.Porto.Me II, abordou as sessões de sensibilização, informação e prevenção tidas com seniores da região de Coimbra e apresentou a avaliação das iniciativas que decorreram na Escola Sénior da Escola Superior de Educação de Coimbra, no âmbito da Semana Aberta da Saúde.

RUTIS - 1

RUTIS - 2

 
Não Arrisco II

Na passada segunda feira, 30 de outubro, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) apresentou o compromisso denominado “Não Arrisco II” no 4º Encontro de Monitorização e Partilha de Boas Práticas, na sede do SICAD, em Lisboa.

Deste compromisso, que foi aprovado pelas entidades do FNAS estão previstas ações para o triénio 2017-2020, inscritas no 3º Ciclo de Compromissos e que irão abranger diversos públicos-alvo, desde os pré-adolescentes/adolescentes das Escolas Básicas e Secundárias parceiras da Fundação, mas também outras populações vulneráveis às problemáticas das substâncias psicoativas.

Não Arrisco II - 1

Não Arrisco II - 2

 
Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Lisboa

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Lisboa - Cartaz

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Lisboa - Programa

Decorreu no passado dia 13 de novembro, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa o Curso de Formação Científica de Jovens Voluntários/as Universitários/as, com vista à implementação do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa.

Teve a presença de 80 alunos/as oriundos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Educação.

Agradecemos a todos/as os/as presentes: oradores/as, convidados/as, colaboradores/as, patrocinadores e alunos/as.

Foi um verdadeiro sucesso!

Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 1Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 3Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 5Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 7Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2017-18 do CAOJ de Lsboa - 9

 
Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Coimbra

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - Cartaz

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - Programa Científico

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - Programa Pedagógico

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra, organizou nos dias 27 e 28 de outubro, o seu Curso de Formação de Voluntários/as para a Intervenção no Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP).

Este curso contou com uma Formação Científica que decorreu no dia 27, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra e com uma Formação Pedagógica, no dia 28, na Escola Superior de Educação, de Coimbra.

Nele participaram de cerca de meia centena de jovens que frequentam o ensino superior, nesta cidade.

Estes/as jovens voluntários/as, do ensino superior, são formados científica e pedagogicamente pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), e animam os momentos de formação e informação junto dos/as estudantes de faixas etárias bastante próximas, partilham com vivências, medos, preconceitos, gostos e sentimentos, refletem em conjunto sobre o que há de mais e de menos positivo nas atitudes e nos comportamentos que são assumidos pelos/as jovens na comunidade social em que estão inseridos.

Este projeto que tem como finalidade a Educação para a Saúde, para a Sexualidade, e a Prevenção da Infeção VIH/SIDA e outras IST, insere-se no contexto da educação pelos pares considerada, hoje, como a forma mais eficaz de prevenção por ser realizada por jovens com idades próximas, que quando devidamente informados/as e formados/as exercem influência positiva na formação de outros/as.

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 1

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 2Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 4Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 
<< Início < Anterior 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 Seguinte > Final >>

Pág. 77 de 110