Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 17.12.2017 - 17.12.2017
    • Lanche dos Afetos 2017 do CAOJ do Porto
  • 30.11.2017 - 30.11.2017
    • Encontro Científico "O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral"
  • 13.11.2017 - 14.11.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Lisboa
  • 27.10.2017 - 28.10.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Coimbra
  • 24.10.2017 - 25.10.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ do Porto

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Livro de Resumos do I CISES

O Livro de Resumos do I Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual realizado em Aveiro, nos dias 11 a 13 de Novembro, está disponível numa animação online e pode ser lido neste site:

Livro_de_Resumos

 

 
Um dia diferente - Festa de Natal das Crianças - FPCCSIDA

No dia 11 de Dezembro de 2010, realizou-se no Hotel Tiara Park Atlantic, em Lisboa, "um dia diferente". A celebração desta Festa de Natal, no âmbito do Projecto "Crianças, filhas de mães seropositivas" visa precisamente proporcionar um dia especial, pautado pela partilha de experiências e convívio entre as famílias,  fora do contexto hospitalar.

A referida Festa contou com a presença de 180 pessoas, entre as quais crianças e famílias acompanhadas pelos Hospitais de Santa Maria, Garcia de Orta, São João, Maria Pia e Pediátrico de Coimbra, Técnicos destes Hospitais e da nossa Fundação. 

Destacamos o apoio da "Operação Nariz Vermelho", de um grupo de animadores do Hospital de S. João e do lendário Pai Natal que encheram este Dia de Alegria a miúdos e graúdos!

Esta iniciativa só foi possível graças à generosidade de alguns Mecenas da Fundação: o Hotel Tiara Park Atlantic, que colaborou na organização do evento e todas as entidades que patrocinaram os presentes; às pessoas/empresas que solidariamente contribuíram monetariamente para o transporte destas famílias, Agência Abreu – Coimbra, Dra. Cristina Valente – Médica Infecciologista do CHC, Clínica Dr. Fernando Póvoas, Empresa Satradi, o nosso muito obrigada!

 Tiara   Stradi  Drª. Cristina ValenteAbreu

 Logo_POVOAS

 
Dia Mundial de Luta Contra a SIDA - CAOJ Coimbra

Docentes e estudantes voluntárias do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens da FPCCSIDA assinalam o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA na Escola Superior de Educação de Coimbra

         

       3CAOJ_DMLSIDA_30_Nov2010   

 

ESEC14   ESEC11

 ESEC6 ESEC2 ESEC13

ESEC1    ESEC7 

ESEC5 ESEC8 

ESEC15    

 

Actividades realizadas em Escolas envolvidas no Projecto Nacional de Educação Pelos Pares

Laços iluninados e marcadores de livros com mensagens alusivas ao

Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

1 de Dezembro de 2010

 

Escola EB 2,3 Silva Gaio

 Silva_Gaio_Marcadores1  Silva_Gaio_Marcadores2    Silva_Gaio_Marcadores3 Silva_Gaio_Marcadores5            

                       Silva_gaio_Marcadores6  Silva_Gaio_Marcadores4

       Silva_Gaio_Marcadores7

EB_23_Silva_Gaio_3  EB_23_Silva_Gaio2  Silva_Gaio1     

 

Escola EB 2,3 Martim de Freitas

 

 martim_de_freitas1    martim_de_freitas2                               

                          Martim_de_Freitas_Marcadores2 Martim_de_Freitas_Marcadores1

                              Martim_de_Freitas_Marcadores4 Martim_de_Freitas_Marcadores3     

               Martim_de_Freitas_Marcadores5

 

Escola Secundária José Falcão

 

 IMG_0609 IMG_0613  IMG_0611 

                        Dia_Mund_Sida1   Dia_Mund_Sida_2

 

 

Escola Secundária de Tábua

 

    Tbua_Marcadores2      Tbua_Marcadores1 

                   Tbua_Marcadores3   Tbua_marcadores4

    Tabua_Marcadores5   Tbua_marcadores6    

 

Escola EB 2,3 de Penacova

 

 Penacova_Marcadores1   Penacova_Marcadores2

 

Penacova3   Penacova_4Penacova5   Penacova6

 

Penacova7

 

                           Em Tempo de SIDA

                                     Educar para a VIDA

 

CAOJ_DMLSIDA_2010

 

 
Projeto Nacional de Educação Pelos Pares

O Projeto Nacional de Educação pelos Pares "Sexualidade e prevenção da infeção VIH/Sida" e a promoção da Saúde

 

A Fundação Portuguesa “ A Comunidade Contra a SIDA” concebeu um Projeto de Educação pelos Pares na Promoção e Educação para a Saúde em Escolas Básicas e Secundárias com 3.º Ciclo.

Através do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP), pretende-se intervir no âmbito da Educação para a Saúde, em áreas fundamentais como a educação em sexualidade, a prevenção da infeção VIH/SIDA e o consumo de substâncias psicoativas, tendo como denominador comum, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

O Projecto de Educação pelos Pares para alunos do 3.º Ciclo tem a duração de 3 anos. Inicia-se com turmas do 7.º ano de escolaridade e conta com jovens voluntários(as) do Ensino Superior (que constituem as BUI – Brigadas Universitárias de Intervenção). Depois de devidamente formados em temáticas ligadas à sexualidade, afectos, consumo de substâncias psicoactivas, IST’s - em particular a infeção VIH/SIDA -  as BUI implementam 11 sessões de jogos pedagógicos, seguidos de reflexão e debate em tempos curriculares acordados com as escolas. No 2º ano de intervenção, os(as) alunos(as) do 8.º ano de escolaridade fazem, com o apoio de uma BUI, a selecção de jogos pedagógicos e elaboram planos de sessão seguidos da respetiva apresentação à turma.

No 3.º ano de implementação do Projeto, as turmas do 9.º ano constituem-se em BEI (Brigadas Escolares de Intervenção) passando de formandos a formadores, orientados pelos(as) Professores(as) que acompanharam o Projeto ao longo dos 3 anos.

A intervenção das BEI é feita em diversas turmas de outros anos de escolaridade da Escola ou Agrupamento.

edpares-full

Desenho da intervenção em Escolas Básicas e Secundárias com 3º Ciclo

No início do Projeto  compete à escola designar os(as) docentes responsáveis pelo seu acompanhamento ao longo dos 3 anos, bem como indicar os(as) Diretores(as) das Turmas  envolvidas. O   Projeto é sempre monitorizado pelos seguintes instrumentos de avaliação:

1)    Questionário de diagnóstico no início do 7º ano (1º ano de intervenção) e no final do 8º ano (2º ano de intervenção);

2)    Questionários de expectativas para os responsáveis do Projecto nas escolas;

3)    Diários de Bordo das BUI;

4)    Diários de Bordo dos alunos e alunas.

Como a co-responsabilização da comunidade educativa é essencial para o sucesso do Projeto e para que se apropriem melhor e mais rapidamente dele, o CAOJ assegura, sempre que a escola o solicite, a formação de Docentes, Auxiliares de Acção Educativa e Pais/Encarregados de Educação.

 

Rede de Escolas Parceiras do PNEP

Ano letivo de 2014/2015

 Execução do Projeto Nacional de Educação pelos Pares até 13 de fevereiro de 2015.

As turmas de cursos vocacionais e de currículos alternativos têm um programa de intervenção adaptado em função das suas características.

aCAOJ do Lisboa-quadro global

 CAOJ do Porto.quadro global

CAOJ de Coimbra-quadro global

CAOJ de Setúbal-quadro global

 

 
"A Minha Caixa de Ferramentas" in Jornal da Madeira

Caixa de Ferramentas in Jornal da Madeira

 
Uma Visão do VIH/SIDA

O Centro de Aconselhamento de Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou no passado dia 12 de janeiro, no Estabelecimento Prisional de Custóias, no Porto, uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema: "Uma Visão do VIH/SIDA".

Para uma plateia composta por cerca de 50 reclusos e 5 docentes deste estabelecimento, extremamente curiosos e participativos, foram partilhadas experiência e desfeitos mitos e crenças, infelizmente, ainda bastante enraizados e associados a esta doença.

A FPCCSIDA, agradece, na pessoa da Dr.ª Maria Adelaide Silva, esta oportunidade.

Uma Visão do VIH-SIDA - 1Uma Visão do VIH-SIDA - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma Visão do VIH-SIDA - 3

 
Dia Mundial de Luta Contra a SIDA - CAOJ de Setúbal

No passado dia 1 de dezembro a equipa do CAOJ de Setúbal da FPCCSIDA celebrou o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA através da dinamização de atividades ao longo da semana nas escolas da cidade onde decorre o PNEP. Os/As alunos/as aderiram com grande entusiasmo. A destacar:

• Sessões de sensibilização junto dos/as alunos/as, com recurso a documentos multimédia disponibilizados pela D.G.S., salientando-se a mensagem da Dr.ª Isabel Aldir, Diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA, apelando à prevenção desta epidemia junto da sociedade;
• Visualização de um documentário, intitulado "Alexandra-Viver com HIV, Momentos de Mudança, SIC", seguida de debate. Elaboração do guião do documentário, pelos/as alunos/as do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas.
• Construção de laços vermelhos com mensagens de esperança a todos/as os/as infetados/as e/ou afetados/as pelo VIH/SIDA, para oferecer aos/às alunos/as sensibilizando para a não discriminação;
• Divulgação de trabalhos alusivos ao tema em algumas escolas da cidade.

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA do CAOJ de Setúbal 2017 - 1Dia Mundial da Luta Contra a SIDA do CAOJ de Setúbal 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA do CAOJ de Setúbal 2017 - 3Dia Mundial da Luta Contra a SIDA do CAOJ de Setúbal 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Campanha "Recolha de Brinquedos"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), associou-se à campanha “Recolha de Brinquedos” promovida e organizada pela Farmácia Funchal e Farmácia Madeira, localizadas nos centros comerciais La Vie Funchal e Madeira Shopping.

Esta recolha de brinquedos, com a ajuda de todos, conseguiu acarinhar 350 crianças de associações e instituições de acolhimento e apoio a crianças e jovens, entre os 2 meses e os 16 anos de idade, da Região Autónoma da Madeira.

O objetivo primordial desta campanha consistiu em fazer com que estas crianças e jovens recebessem, no Natal, pelo menos um brinquedo ou entretenimento que lhes proporcionasse momentos de brincadeira e divertimento. Para algumas crianças, estes brinquedos vão ter um sabor especial por serem uma das poucas prendas que irão receber na quadra natalícia.

Estas crianças carenciadas que estão integradas em meios socioeconómicos vulneráveis são acompanhadas por associações e instituições que as apoiam e orientam diariamente.

Assim, foi no dia 21 de dezembro, que os brinquedos foram entregues pela equipa da Farmácia Funchal e Farmácia Madeira à nossa Instituição e que, posteriormente, serão entregues às famílias que esta Delegação apoia.

Um MUITO OBRIGADA àqueles que nos ajudaram a proporcionar sorrisos!!!

Recolha de Brinquedos 2017 - 1

Recolha de Brinquedos 2017 - 2Recolha de Brinquedos 2017 - 3

 
<< Início < Anterior 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 Seguinte > Final >>

Pág. 77 de 114