Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Campanha de prevenção com a DELTA Cafés

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" voltou a associar-se  à Delta Cafés para o lançamento de mais uma Campanha Nacional de Prevenção da Infeção VIH/SIDA.

Desta vez, a Campanha foi dinamizada pela Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens do Porto da Delegação da Região Norte da Fundação que, para o efeito, selecionou diversos trabalhos realizados no âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares por jovens de Lares de Acolhimento de Menores em Risco.

A coleção é composta por 12 saquetas de açúcar, com mensagens sobre as vias de transmissão e formas de prevenção do VIH/SIDA, assim como de incentivo à realização do teste de diagnóstico do VIH.

A Fundação congratula-se com mais esta iniciativa nacional com a Delta Cafés e agradece publicamente a sensibilidade e resposabilidade social que a empresa tem evidenciado.

SaquetasFinais - Digitalizadas

 Fotosaquetas1

Fotosaquetasfoto2

Fotosaquetas3

 
Fundação participou na I feira social do Município de coimbra

FeiraSocialA Delegação de Coimbra da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" participou na I Feira Social do Município de Coimbra, nos dias 20 a 22 de junho. A I Feira Social realizou-se no parque Dr. Manuel Braga, junto ao Coreto, e teve como principal objetivo "a divulgação e sensibilização dos munícipes para o trabalho desenvolvido pelas instituições da área social no concelho de Coimbra".

A Fundação esteve presente com um expositor, onde divulgou as atividades da Delegação e do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Coimbra. Foram distribuídos folhetos e publicações sobre o VIH/Sida, material de campanhas de prevenção, para além de preservativos masculinos e femininos. Às crianças foram distribuídos lápis, réguas, laços e pulseiras sobre prevenção de comportamentos de risco e apresentado um filme de animação sobre bullying, realizado pelo CAOJ de Coimbra e estudantes do 6º ano da Escola EB 2,3 Rainha Santa Isabel.

No stand da Fundação foram mostrados alguns trabalhos artísticos criados por estudantes das escolas de Coimbra, parceiras do Projeto Nacional de Educação pelos Pares, para a exposição "A Brincar também se aprende" realizada no Hospital Pediátrico de Coimbra sobre "VIH/Sida e não discriminação".

Durante a Feira decorreu ainda o III Encontro Intergeracional com atividades culturais, recreativas, desportivas e um almoço de convívio.

FS2

FS3  FS7 
 FS5  FS4
 FS8

FS11

 
Novidades sobre a prevenção do VIH na Europa

AidsmapNews

24/6/2013

http://www.aidsmap.com/

http://www.aidsmap.com/pt

 
Conferência de Mary Fisher sobre VIH/sida

MayFisher 

 

Official Biography: Mary Fisher

 

Mary Fisher is an artist, author, and speaker who travels the world advocating for those who share her HIV-positive status. She has reached hundreds of millions of people with her messages of courage, compassion and urgency, beginning with her 1992 keynote address at the Republican National Convention - a speech of which Norman Mailer wrote, "When Mary Fisher spoke like an angel that night, the floor was in tears and conceivably the nation as well." More than a decade later, when American political scientists were asked to rank the 100 most important speeches in 20th-century America, they made Mary Fisher's Houston keynote a consensus selection.


Mary Fisher was a television producer and an assistant to the President of the United States before she gained international recognition as a leading chronicler of the global AIDS epidemic. Previously, she served as an ambassador for the Joint United Nations Programme on HIV/AIDS (UNAIDS), focusing especially on advocacy for women, girls and the disadvantaged. Her art work has been featured in one-woman and group shows and is found in distinguished private and public collections, including the permanent collection of UNAIDS in Geneva, Switzerland. Mary Fisher's words, photographs and art have filled five books.

In Africa, as part of her commitment to help HIV-affected women support themselves and their families,Mary Fisher has taught Rwandan and Zambian women to hand-bead bracelets brought to the U.S. market by Fair Winds Trading, Inc., through partnerships with O, The Oprah Magazine and Macy's.com. In the United States, she is founder of the Mary Fisher CARE (Clinical AIDS Research and Education) Fund, a philanthropy that supports long-term research for the care of people living with HIV, especially women.

 
A Brincar também se aprende

No âmbito das comemorações do 10º Aniversário do projecto “A Brincar também se Aprende” - Campo de Férias para crianças e família infetadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, foi lançado, em parceria com a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” – CAOJ de Coimbra, um concurso de trabalhos artísticos sobre o tema “Prevenção VIH/SIDA e a não discriminação dos infectados”. O concurso foi dirigido a estudantes do 3º Ciclo de Escolas e Agrupamentos de Escolas de Coimbra.

Na exposição realizada no Hospital Pediátrico de Coimbra foram apresentados os trabalhos submetidos a concurso nas diversas modalidades, realizados por estudantes do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e da Escola EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio. Estas escolas são parceiras da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" no Projeto Nacional de Educação pelos Pares.

Os trabalhos premiados pelo júri - constituído por Dra. Graça Rocha (Pediatra), Filomena Teixeira (Professsora Coordenadora da Escola Superior de Educação de Coimbra e Coordenadora do CAOJ de Coimbra), Dra. Maria joão Dallot (Gabinete da Qualidade do CHUC), Dr. Luís Trindade (Infecciologista), Dra. Maria Ana Rocha (Psicóloga), Dr. Frederico Silva (mestre em Design e doutorando em Estudos Culturais) e Dra. Rosa Gomes (Assistente Social do Hospital Pediátrico de Coimbra) - foram os seguintes:

Primeiro prémio: Rita Almeida, Paulo Santos e João Figueiredo, do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel (8ºA) - Diretor de Turma João Ferreira.

Segundo prémio: Ana Rita Carvalho, Pedro Oliveira, Joaquim Gaspar e Cláudio Rodrigues (8ºB) do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel - Diretora de Turma Ângela Rafael.

Terceiro prémio: José Pedro Lopes (8ºH) do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas - Professor Armando Semedo.

Menção Honrosa: turma do 7º PCA da Escola EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio - Professora Ana Carvalho.

A entrega do prémio teve lugar no dia 15 de Fevereiro durante num sarau cultural em que participaram Gonçalo Cadilhe o «maior viajante português da atualidade», Mafalda Lalanda Grácio (voz) e Paulo Banaco (Piano).

O projeto "A Brincar também se Aprende - Campo de Férias para crianças com VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana)" surgiu em 2002, por parte das equipas multidisciplinares (pediatra, assistente social e enfermeira) da consulta de doenças infeciosas do Hospital Pediátrico de Coimbra e da consulta de infeciologia pediátrica do Hospital de Santa Maria de Lisboa. Em 2006, iniciou-se um novo ciclo com a integração do Hospital de São João do Porto (consulta de pediatria / imunodeficiência).

A equipa técnica do Hospital Pediátrico de Coimbra e do Hospital de Santa Maria de Lisboa assinalou o 10.º aniversário do projeto “A Brincar também se Aprende - Campo de férias para crianças e família infetadas pelo VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana)", com um evento científico e cultural no dia 1 de dezembro de 2012 (Dia Mundial da Luta contra a Sida). No mesmo dia, no átrio junto do Auditório do Hospital Pediátrico, foi inaugurada a exposição de fotografia "A Criança no Mundo" de Frederico Martinho, João Taborda Lopes e Jorge Martinho, cuja receita reverteu a favor do projeto, e foram expostos alguns trabalhos realizados pelas crianças/jovens e famílias durante os campos de férias (Ver Programa e notícias no Portal da Saúde e Diário As Beiras). 

Fotografias da Entrega de Prémios

Início da cerimónia da entrega dos prémios   Sacos com prémios2

Início da cerimónia de entrega dos prémios 

Entrega do primeiro prémio IV   Entrega do segundo prémio II

 Entrega do 1º e do 2º prémio

Alunos vencedores do 1º e 2ºlugar  

 Alunos e alunas autores dos trabalhos premiados em 1º e 2º lugar

Entrega do terceiro prémio II   Entrega da menção honrosa do 7ºpca aos voluntários do CAOJ III

Entrega do terceiro prémio ao aluno João Pedro Lopes e da menção honrosa a Rafael Martins, Susana Cortesão e Vânia Saraiva, voluntários(as) do CAOJ, em representação do 7º PCA da Escola EB 2,3 Silva Gaio

   Momento musical

 Momento musical: Mafalda Lalanda Grácio e Paulo Banaco

 

 Fotografias da Exposição

101 9004  101 9005

101 9006  101 9007

101 9012  101 9014

101 9015  101 9013

101 9018  101 9019

101 9022  101 9025 

 101 9024

 101 9028  101 9030

 101 9031  101 9034

 101 9036  101 9041

 DSC08229  

 
CAOJ do PORTO - Concurso de prevenção da infeção VIH/SIDA

Para assinalar mais um Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens do Porto lançou a 2ª Edição de Concurso de Prevenção/Sensibilização do VIH/SIDA, entre 25 de novembro e 15 de dezembro de 2012. Esta iniciativa contou com a parceria da Rádio Nova Era, para divulgação, e do Tiara Park Atlantic Porto, com a oferta do prémio de uma noite para duas pessoas com pequeno almoço. O concurso contemplou as categorias de fotografia, vídeo, desenho, prosa ou poesia ligados à temática do VIH/SIDA, procurando sensibilizar para os riscos da infeção, promover a reflexão sobre o tema e desenvolver trabalhos para futuras campanhas de prevenção na comunidade.
O Vencedor da 2ª Edição do concurso foi Ricardo Correia, de 38 anos, da Maia, com o texto “Fantasmas” que pode ser lido aqui.

Os nossos PARABÉNS!

 

Nova era - Logo    Porto Atantico-dourado

 
Vota para acabar com a SIDA

A UNAIDS lançou uma campanha para erradicação da SIDA. Por isso, apela a  um esforço conjunto para que a SIDA seja reconhecida como uma priridade na agenda dos próximos objectivos mundiais de desenvolvimento - pós 2015. Faz ouvir a tua voz e vota para acabar com a SIDA. Acede ao site, clicando na imagem

image3

 

 

 
Formação de voluntariado universitário em Setúbal

O jornal Setubalense publicou uma notícia sobre os cursos de formação científica e pedagógica de voluntariado universitário para intervenção nas escolas, que o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Setúbal da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" promoveu no quadro do Projeto Nacional de Educação pelos Pares.

Setubalense

Página web do jornal Setubalense com a notícia publicada em 24/12/2012

 
<< Início < Anterior 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 Seguinte > Final >>

Pág. 80 de 131