Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
CAOJ do Porto na Filipa de Vilhena

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, esteve nos dias 4 e 7 de novembro na Escola Secundária Filipa de Vilhena, em diversas sessões de sensibilização para “Sexualidade sem risco” a turmas de 7º e 9º anos de escolaridade, integradas na “Semana da Saúde” e nos Projetos de Educação Sexual de Turma”.

Os alunos mostraram-se muito interessados e empenhados, participando e expondo dúvidas, promovendo o diálogo e o debate dos vários subtemas relacionados com a Sexualidade.

De acordo com a responsável do Projeto de Educação para a Saúde (PES) e os professores das várias turmas intervencionadas, foram sessões bastante importantes, enriquecedoras e esclarecedoras para a faixa etária onde estão inseridos, constituindo uma mais valia a nível pessoal.

Filipa de Vilhena 2016 - 1Filipa de Vilhena 2016 - 2

 
"Ação de Formação para o Acolhimento de Refugiados"

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), esteve presente através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, na “Ação de Formação e Sensibilização para o Acolhimento de Refugiados”, no dia 4 de novembro, na Quinta da Bonjóia, no Porto.

Foram abordados vários aspetos relacionados com os direitos e deveres dos refugiados, divulgadas entidades de apoio a refugiados e expostas algumas situações fictícias, para que o público pudesse encontrar as soluções corretas e assim resolver os problemas de forma legal e correta.

Foi um espaço de partilha de várias experiências entre a formadora e o público presente, que se mostrou muito interessado e dinâmico.

Ação de Formação e Sensibilização para o Acolhimento de Refugiados 2016 - 1Ação de Formação e Sensibilização para o Acolhimento de Refugiados 2016 - 2

 

 

 

 

 

 

 

Ação de Formação e Sensibilização para o Acolhimento de Refugiados 2016 - 3Ação de Formação e Sensibilização para o Acolhimento de Refugiados 2016 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
CAOJ do Porto na Profitecla

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através da valência do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto esteve presente na Escola Profissional Profitecla, no dia 31 de outubro, no Porto, para várias sessões de sensibilização sobre como “Viver a Sexualidade Sem Risco” a jovens estudantes do 12º ano de escolaridade dos mais diversos cursos profissionais.

Numa plateia atenta e participativa, foram focados vários temas, nomeadamente métodos contracetivos, gravidez na adolescência, DST’s, violência no namoro, consumos e dependências, comportamentos de risco e hábitos de vida saudáveis.

Constituiu um momento de reflexão e de partilha de experiências, que se pensam ser de grande utilidade para as suas vidas e exemplo para outros jovens adolescentes.

Profitecla 2016 - 1Profitecla 2016 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Profitecla 2016 - 3Profitecla 2016 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Seminário Internacional “Cidade das Profissões 10 Anos”

No passado dia 27 de outubro, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), marcou presença no Seminário Internacional “Cidade das Profissões 10 anos”, que teve lugar no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.

A Cidade da Profissões é um serviço de consultoria e orientação sobre a vida profissional e o mundo do trabalho, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Divisão Municipal de Promoção da Empregabilidade. Inspirado no conceito internacional Cités des Métiers, de cuja rede é hoje parte integrante e ativa, o projeto Cidade das Profissões do Porto celebra em 2016 o seu décimo aniversário.

Este Seminário contou com representantes nacionais e internacionais dos quadrantes do emprego, da educação/formação e do empreendedorismo, a trazer ao público as suas perspetivas sobre os desafios do mercado de trabalho e todas as questões daí decorrentes.

Cidade dcas Profissões 10 Anos 2016

 
"Promover a Qualidade de Vida Pela Igualdade de Género"

No dia 27 de outubro FPCCSIDA aceitou o convite da Câmara Municipal de Lisboa e esteve presente, através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, no Workshop “Promover a Qualidade de Vida pela Igualdade de Género”.

A sua experiência em áreas de território escolar na cidade de Lisboa foi identificada como um roteiro de boas práticas do Art.º13 da Constituição da República Portuguesa, princípio de igualdade através de estratégias de informação & sensibilização para uma cidadania ativa na prevenção – proteção e qualificação de atitudes e comportamentos, na desconstrução de estereótipos e Preconceitos.

Parar para refletir é agir, é o roteiro para uma cidadania ativa de prossecução da educação pelos pares nos diferentes domínios de inclusão dos afetos nos quais os comportamentos são determinantes junto do "outro”.

Promover a Qualidade de Vida pela Igualdade de Género 2016

 
CAOJ do Porto no “I Encontro – Espaços de Reclusão”

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), marcou presença no I Encontro da Linha de Investigação Risco, Crime e Sociedade da UICCC “Espaços de Reclusão – Desafios na Profissão e na Investigação”, que se realizou nos passados dias 26 e 27 de outubro, no Instituto Universitário da Maia (ISMAI).

Esta iniciativa de partilha, reflexão e diálogo sobre o panorama da realidade dos vários espaços de reclusão contou com nomes de elevada importância em vários domínios, como o Direito, a Educação, a Saúde, bem como Instituições de Apoio a Reclusos, que têm este público como missão primordial.

Numa plateia repleta e atenta, procurou-se sensibilizar a comunidade para a problemática dos vários espaços de reclusão, procurando caminhos novos de intervenção e justiça, bem como de soluções para os inúmeros desafios que se colocam nesta área.

Espaços de Reclusão Ismai 1 - 2016

Espaços de Reclusão Ismai 2 - 2016Espaços de Reclusão Ismai 3 - 2016

 
"Ação de Sensibilização para a Avaliação de Impacto Social"

No dia 26 de outubro de 2016, a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, marcou presença na “Ação de Sensibilização para a Avaliação de Impacto Social” promovida pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) que teve lugar no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa, no Porto.

Para além das intervenções dos membros da CASES, a intervenção sobre o enquadramento da avaliação de impacto social (definição, benefícios e condições de implementação), a apresentação de um estudo de caso e a sessão de trabalhos (dinâmica), esteve a cargo do Dr. Paulo Teixeira e de outro membro da sua equipa de trabalho, Dr. Pedro Antunes.

O principal objetivo desta ação, foi a de sensibilizar os agentes das entidades da economia social, para a importância da avaliação de impacto social e da orientação de resultados, contribuindo para o aumento da implementação de práticas de medição do impacto social pelas entidades da economia social. Podemos ainda referir como objetivo, a promoção da adoção de práticas de análise de custos dos problemas sociais e a promoção da cultura de prestação de serviços, orientada para os resultados e para a melhoria contínua do desempenho.

Ação de Sensibilização para a Avaliação de Impacto Social 2016 - 1Ação de Sensibilização para a Avaliação de Impacto Social 2016 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação de Sensibilização para a Avaliação de Impacto Social 2016 - 3Ação de Sensibilização para a Avaliação de Impacto Social 2016 - 4

 

 

 

 

 

 

 
CAOJ do Porto no “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas”

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), representada pelo Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, juntamente com a Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, esteve presente no Workshop “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas” – Contributos recolhidos para a elaboração do Plano de Ação, que teve lugar na Casa do Infante, no Porto, no passado dia 19 de outubro.

O Município do Porto, no âmbito da adesão à Rede Mundial de Cidades Amigas das Pessoas Idosas, em parceria com o Instituto Politécnico do Porto e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), organizou diversos workshops, cujo objetivo foi aprofundar temáticas específicas promotoras do envelhecimento ativo e realizar atividades intergeracionais, de modo a criar uma cidade solidária, ativa, coesa e assente numa via de desenvolvimento sustentável.

As intervenções ficaram a cargo do Vereador do Pelouro da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto, Dr. Manuel Pizarro, da Prof. Doutora Constança Paúl (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) e da Dr.ª Paula Portugal (Instituto Politécnico do Porto).

Estes workshops dão continuidade e aprofundam o trabalho que tem vindo a ser realizado pelo município no âmbito do projeto “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas” e pretendem auscultar e envolver atores institucionais e cidadãos na construção de uma cidade mais amiga das pessoas idosas.

Workshop Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas 2016 - 1Workshop Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas 2016 - 2

 
<< Início < Anterior 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 Seguinte > Final >>

Pág. 80 de 97