Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 05.06.2017 - 05.06.2017
    • VIII Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 17.03.2017 - 17.03.2017
    • 6.ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas da Infeção VIH/SIDA
  • 26.01.2017 - 27.01.2017
    • CAOJ de Lisboa - Formação Científica e Pedagógica 2016
  • 18.12.2016 - 18.12.2016
    • CAOJ do Porto - "Lanche dos Afetos" 2016
  • 21.11.2016 - 26.11.2016
    • CAOJ de Coimbra - Formação Científica e Pedagógica 2016

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
COMUNICADO

Tendo aceite em finais de 2016, ser nomeada Coordenadora Nacional para a Área Social na Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), não obstante a minha partida para exercer funções diplomáticas em Londres, continuarei a dedicar-me à Fundação com o mesmo empenho e dedicação, pois sei que posso contar com as pessoas que lhe dão vida, mas acima de tudo porque sei que há um coração que bate fortemente pela Fundação, que se chama Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, a quem agradeço toda a confiança que depositou em mim, bem como a amizade que indelevelmente nos une desde que nos conhecemos.

Nomeação da Dr.ª Odete Costa - 3

 
NOMEAÇÃO DA DR.ª ODETE COSTA

É com imensa honra que a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA, anuncia publicamente a nomeação da Digníssima Sr.ª Dr.ª Odete Costa, para o desempenho do cargo de Coordenadora Nacional da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social.

A escolha de tão ilustre personalidade recaiu sobre uma Mulher de fortes convicções e princípios, que à mais de 20 anos se dedica de corpo e alma às mais diversas causas sociais. Acreditando veemente que a Solidariedade e o Voluntariado são valores fundamentais, a sua influência faz parte da história de diversas instituições de caráter solidário.

Em setembro de 2014 fundou o “Movimento Lírio Azul”, cujo principal objetivo é promover a Igualdade de Género.

A sua competência, experiência e saber adquiridos irão contribuir de modo significativo para dignificar o trabalho da FPCCSIDA cuja missão, desde 1993, tem sido, essencialmente, o apoio a indivíduos vítimas da SIDA e de suas famílias; o fomento da mudança cultural e da mobilização social facilitadora da luta contra a SIDA nomeadamente através do apoio técnico, jurídico, financeiro e outro julgado conveniente para a criação e o desenvolvimento de organizações dedicadas à luta contra esta epidemia; o fomento e a realização de programas, ações e edições relevantes na luta contra a SIDA, particularmente nas áreas de prevenção, informação, educação e aconselhamento psicossocial e investigação científica e na promoção para a igualdade de género.

A Presidente do Conselho de Administração da FPCCSIDA
Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar

Nomeação da Dr.ª Odete Costa - 1

Nomeação da Dr.ª Odete Costa - 2

 
"ROTEIRO CIDADANIA EM PORTUGAL"

Esta iniciativa visa ampliar a visibilidade do trabalho das organizações no domínio da igualdade entre homens e mulheres e dos direitos das mulheres, através da recolha/divulgação de iniciativas a nível nacional. Uma unidade móvel está a percorrer o país fazendo este trabalho, promovendo debates/encontros e distribuindo materiais.

Amanhã, dia 21 de fevereiro de 2017, decorrerão, em Coimbra, várias ações organizadas por diferentes entidades e projetos locais, com início no Planalto do Ingote e terminus na Praça 8 de Maio com uma Tertúlia no Café de Santa Cruz onde iremos discutir e refletir em torno da "Participação de homens e mulheres no roteiro da Cidadania: todas as pessoas fazem tudo.".

Roteiro Cidadania em Portugal 2017 - Cartaz

 
CAOJ DE COIMBRA NAS COMEMORAÇÕES NO DIA DOS NAMORADOS 2017 II

Inserido nas comemorações do Dia dos Namorados e no âmbito do Projeto In.Porto.Me II foi realizada, no dia 14 de fevereiro de 2017, mais uma sessão com 33 seniores da Associação Fernão de Mendes Pinto, em Maiorca, Figueira da Foz.

Falou-se em autoestima, autoimagem, afetos, sentimentos e emoções. As dinâmicas promoveram uma reflexão por parte de cada um dos participantes, com a identificação de cinco qualidades individuais que foram depois exploradas em grande grupo. Ressalvaram-se, como significativas, as seguintes qualidades: honesto, humilde, compreensivo, amigo do amigo, pontual, trabalhador.

Falou-se na imagem corporal, através de brainstorming e discussão de cinco afirmações acerca das naturais mudanças físicas (e até emocionais) inerentes ao envelhecimento e percebeu-se, de um modo geral, que este grupo dá importância ao que os outros pensam do seu corpo e de si, mas não valorizam ao ponto de mudar, significativamente, a imagem que têm acerca de si próprios!

Para finalizar a sessão exploraram-se afetos, sentimentos e emoções e cada um expressou aspetos positivos – “gosto de beijinhos”; “gosto de me sentir amada/o”; “carinhos”; “gosto de abraços” e negativos – “não gosto de ralhos”; “não gosto de fingimento”; “tristeza”; “maus tratos” nos relacionamentos amorosos/afetivos.

No final os participantes e as técnicas da Associação Fernão de Mendes Pinto avaliaram positivamente a sessão pela sua dinâmica e pertinência. Ressalvou-se a empatia criada entre os participantes e o elemento do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra, o à-vontade para falar e expor as ideias e pontos de vista e participar ativamente nas diferentes atividades da sessão.

Dia dos Namorados no Projeto In.Porto.Me 2017 - 1

 

Dia dos Namorados no Projeto In.Porto.Me 2017 - 2Dia dos Namorados no Projeto In.Porto.Me 2017 - 3

 
CAOJ DE COIMBRA COMEMORA O S. VALENTIM

No âmbito da comemoração do Dia de S. Valentim, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra promoveu diversas atividades, que tiveram como enfoque as relações de afeto e relações amorosas na adolescência.

Nestas atividades que tiveram como mote “Amor é... Amor não é...”, procurou-se despertar consciências nos/as alunos/as mais novos/as para as questões de género e violência no namoro, promovendo a reflexão sobre a forma como nos relacionamos com o/a outro/a.

Nesta atividade foram elaborados corações e flores em origami onde os estudantes escreveram mensagem sobre o tema, algumas das quais foram expostas no átrio das escolas e outras ficaram com os/as alunos/as que optaram por oferecê-las como um ato de afeto.

Na Escola Secundária José Falcão, o CAOJ de Coimbra e a Associação de Estudantes desenvolveram em conjunto uma atividade aberta a toda a comunidade escolar, em que os/as estudantes foram convidados a deixar uma mensagem alusiva ao Dia dos Namorados no “Mural de Mensagens” situado no átrio da entrada da escola.

S. Valentim 2017 - 1S. Valentim 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

S. Valentim 2017 - 3S. Valentim 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

S. Valentim 2017 - 5

 
CAOJ DE SETÚBAL NAS III JORNADAS REGIONAIS DE INFECCIOLOGIA

A equipa do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal, em representação da Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), esteve presente nas III Jornadas Regionais Temáticas de Infecciologia a convite do Dr. José Poças, Diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital de S. Bernardo, em Setúbal.

Ao longo de três dias foram feitas várias comunicações das quais destacamos o Workshop VIH “Estratégias para optimização da TARV”.

A FPCCSIDA congratula o Dr. José Poças e toda a organização pela realização destas Jornadas e aguardamos com expectativa as IV Jornadas Regionais Temáticas de Infecciologia – Doenças Infecciosas na Adolescência, que terão lugar em fevereiro de 2019.

III Jornadas Regionais Temáticas de Infecciologia

 
CAOJ DE COIMBRA NO LAR DE S. SILVESTRE DA APPACDM

Por solicitação do Centro de Formação da Casa Branca, da APPACDM, de Coimbra, no dia 9 de fevereiro, dinamizou-se uma sessão de sensibilização sobre a Prevenção da Transmissão do VIH/SIDA e das Hepatites, junto dos colaboradores dos Lares Residenciais de S. Silvestre, Montes Claros e Tocha, no Lar Residencial de S. Silvestre, em Coimbra.

Nesta sessão participaram 19 colaboradores e teve como principal objetivo, provocar a reflexão e conduzir à sensibilização, sobre alguns cuidados a ter na prevenção da infeção com o VIH e Hepatites, numa perspectiva de prevenção pessoal, enquanto indivíduo que pertence a uma sociedade e também numa perspectiva profissional.

Para dinamizar esta sessão, contamos, mais uma vez, com a colaboração da nossa voluntária da Doutora Ana Frias, enfermeira no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

APPACDM S. Silvestre 2017 - 1

APPACDM S. Silvestre 2017 - 2

 
CAOJ DE LISBOA - FORMAÇÃO CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA 2017

Realizou-se nos dias 26 e 27 de janeiro de 2017, mais um curso de formação de voluntários universitários do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), desta vez em parceria com a Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

O primeiro dia da iniciativa, dedicado à componente de formação científica do curso, realizou-se no Auditório B da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Contando com a presença de ilustres formadores de variadas áreas cientificas que gentilmente e de forma gratuita acederam ao convite da organização. foram apresentadas palestras relacionadas com as temáticas da formação.

Ao longo do dia seguinte, na sede da FPCCSIDA (Praça António Sardinha, nº 9, Penha de França) concluiu-se o curso de formação no âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP). Esta formação de componente pedagógica foi dinamizada pela equipa do CAOJ de Lisboa, Francisco Subtil, Isabel Carreira e Marta Fialho e envolveu vários jovens voluntários universitários oriundos de diferentes instituições educativas universitárias de distintas áreas de formação, provenientes dos concelhos de Lisboa, Oeiras e Sintra. Após um dia de intensas e significativas aprendizagens, salientou-se o elevado interesse e empenho dos voluntários e o excelente clima de boa disposição entre os intervenientes.

Como resultado do curso, uma boa parte dos voluntários envolvidos já constituem Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI), prevendo-se que muito em breve estejam a intervir nas Escolas com o CAOJ de Lisboa.

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - 1

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - 2Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - 4Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - 6Formação Científica e Pedagógica do CAOJ de Lisboa 2017 - 7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 10 de 89