Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 05.12.2019 - 07.12.2018
    • Formação Científica e Pedagógica - CAOJ da Beira Alta
  • 09.12.2018 - 09.12.2018
    • Lanche dos Afetos 2018 - CAOJ do Porto
  • 30.11.2018 - 30.11.2018
    • Debate "A infeção VIH/SIDA: Prevenção não tem idade"
  • 05.11.2018 - 09.11.2018
    • Formação Científica e Pedagógica - CAOJ de Lisboa
  • 02.11.2018 - 02.11.2018
    • Gala Solidária '18

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
PRÉMIO DE INOVAÇÃO SOCIAL 2018

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença no dia 20 de dezembro na cerimónia da apresentação do vencedor do Prémio de Inovação Social 2018, no Salão Nobre da Vice-Presidência do Governo Regional.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre Governo Regional, através da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais (SRIAS) e o Banco Santander Totta, e este prémio tem como principal finalidade estimular a inovação social, enquanto motor de crescimento e empreendedorismo, e visa consagrar instituições que se destaquem por ter projetos inovadores no âmbito da economia social e solidária, que possam contribuir para uma adequada resposta a questões sociais mais prementes.

A Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA candidatou-se com o mote "Não Vás no Bailhinho" querendo promover uma campanha, dinâmica e personalizada, para a comunidade madeirense onde através de uma aplicação digital iríamos abordar questões sobre a sexualidade em geral e, mais especificamente, sobre as Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST's). Ao mesmo tempo e, como um dos objetivos primários, iríamos incidir sobre a inclusão social refletindo e minimizando/eliminando o estigma, preconceito e discriminação ainda existente para com as pessoas que vivem com o VIH/SIDA.

Este ano, o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Maria – Casa de Saúde Câmara Pestana venceu o prémio com o projeto: “Reabilitar Estimulando Aptidões através da Realidade Virtual – REARV”. Este projeto é destinado a pessoas diagnosticadas com demência, e permite delinear respostas que atrasam/minimizam e controlam significativamente a progressão da doença, permitindo uma intervenção terapêutica através da realidade virtual, com um programa criado em parceria com o M-ITI - Madeira Interactive Technologies Institute.

Participaram na edição 2018 do Prémio Inovação Social 15 instituições, com um total de 17 candidaturas apresentadas.

Prémio de Inovação Social 2018 - 1Prémio de Inovação Social 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Prémio de Inovação Social 2018 - Certificado de Participação

 
WORKSHOP DESCOBRE A TUA PERSONALIDADE COM O ENEAGRAMA

Este workshop teve lugar, na ESTH, no dia 10 de dezembro.

Esta atividade integrou a formação pedagógica que culminará com um workshop de teatro para a recém criada BUI, no próximo dia 8 de janeiro de 2019.

Deste workshop do dia 10 destaca-se o entusiasmo com que o grupo participou nas tarefas propostas pelo formador, Drº Nuno Almeida, ao longo do dia .

Workshop Descobre a tua Personalidade com o Eneagrama - Foto

 
JANTAR DE NATAL - DELEGAÇÃO DA MADEIRA

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) organizou um convívio - "Jantar de Natal" - entre os/as colaboradores/as de equipa e alguns dos/as voluntários/as no dia 14 dezembro.

Ao longo do ano de atividade de 2018, o trabalho em regime de voluntariado foi imprescindível para que a equipa da Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA pudesse alcançar os objetivos definidos e pretendidos no Plano de Atividades correspondente ao mesmo ano.

O "Jantar de Natal" foi um evento com o objetivo de agradecer a todos/as os/as voluntários/as a sua motivação, proatividade e empenho em prol de uma causa social. O mesmo proporcionou um momento informal de socialização, onde as pessoas envolvidas puderam conhecer-se melhor entre si, tanto a nível laboral, como social, levando à discussão de potenciais futuros projetos inovadores.

A época natalícia é tempo de refletir com quem nos deu "uma mão" ao longo da nossa caminhada e a Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA encontra-se agradecida aos/às voluntários/as, porque sem eles/as não seria o mesmo!.

Mais uma vez MUITO OBRIGADA!

Jantar de Natal Madeira 2018 - 1Jantar de Natal Madeira 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jantar de Natal Madeira 2018 - 3Jantar de Natal Madeira 2018 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
TRÁFICO DE SERES HUMANOS: DA SINALIZAÇÃO À ASSISTÊNCIA DAS VÍTIMAS

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença no dia 14 de dezembro no Workshop "Tráfico de Seres Humanos: Da Sinalização à Assistência das Vítimas", no Auditório do Colégio dos Jesuítas da Universidade da Madeira.

A realização desta iniciativa, organizada pela Associação para o Planeamento da Família - Delegação Regional da Madeira (APF Madeira) pretendeu abordar a temática do tráfico de seres humanos.

O programa apresentou diversos subtemas dentro da referida temática: o tráfico de seres humanos (TSH) como uma violação de direitos humanos e como um problema à escala mundial; fatores que potenciam situações de TSH; compreensão da atuação das redes de tráfico humano; enquadramento legislativo; sistema de referenciação nacional; processo de apoio a vítimas; os/as diferentes profissionais da intervenção; papel dos/as profissionais e a importância do trabalho em rede.

O tráfico de seres humanos (TSH) é uma realidade com um impacto económico comparável ao do tráfico de armas e de droga. Sendo um crime com dimensão nacional e transnacional, Portugal é simultaneamente país de origem, trânsito e destino de TSH. São as mulheres e as crianças que apresentam um maior grau de vulnerabilidade e os seus agressores raramente são constituídos arguidos. É um fenómeno que aparece oculto e por isso, difícil de ser reconhecido, sinalizado e identificado. A prevenção do TSH passa sem dúvida pela disseminação de conhecimentos acerca desta realidade. Mais conhecimento traduz-se numa melhor e maior adequação e adaptação das políticas de intervenção.

Para a Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA esta ação sensibilizou para o fenómeno do TSH, dotando-nos de conhecimentos e ferramentas que nos permitam apoiar a prevenção, sensibilização ou denúncia de presumíveis vítimas.

Tráfico de Seres Humanos - Da Sinalização à Assistência das Vítimas - 1

Tráfico de Seres Humanos - Da Sinalização à Assistência das Vítimas - 2

Tráfico de Seres Humanos - Da Sinalização à Assistência das Vítimas - 3Tráfico de Seres Humanos - Da Sinalização à Assistência das Vítimas - 4

 
CRIANÇAS, JOVENS E FAMÍLIAS - CONTEXTO(S) DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença no dia 14 de dezembro na Jornada "Crianças, Jovens e Famílias - Contexto(s) de Intervenção em Saúde", na sala de conferências do Hospital Drº Nélio Mendonça.

A realização desta iniciativa, organizada pelo Serviço Social do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, E.P.E.) surgiu no sentido de assinalar o Dia da Declaração dos Direitos das Crianças (comemorado no dia 20 de novembro) e o Dia dos Direitos Humanos (assinalado no dia 10 de dezembro), reconhecendo o contributo que o Serviço de Saúde da RAM e os/as profissionais de saúde assumem na defesa e promoção da saúde, do bem-estar e qualidade de vida da população infanto-juvenil e suas famílias.

Este evento visou proporcionar a partilha de experiências multiprofissionais em matéria de infância e juventude fomentando o desenvolvimento de metodologias e a disseminação de práticas integradas de intervenção. O programa contemplou a realização de três mesas dedicadas aos seguintes assuntos: “Serviço Social da Saúde na Promoção e Proteção do Bem-estar das Crianças e Jovens”, “A Vivência Filio-Parental: as faces (in)visíveis do quotidiano familiar” e “Apresentação do Núcleo Hospitalar da Apoio Criança e Jovem em Risco do SESARAM”.

O Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e ao Jovem em Risco do SESARAM, composto por uma equipa multidisciplinar, tem como principal objetivo acompanhar, sinalizar e referenciar crianças e menores em situação de vulnerabilidade social. Esta intervenção é realizada em articulação com as entidades locais, nomeadamente as comissões de proteção de menores.

Estando a Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA localizada geograficamente num meio habitacional com algumas vulnerabilidades surge a necessidade de compreender como é realizado o processo e quais as respostas existentes para com as crianças que, diariamente, intervimos.

Crianças Jovens e Famílias - Contextos de Intervenção em Saúde - 1Crianças Jovens e Famílias - Contextos de Intervenção em Saúde - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crianças Jovens e Famílias - Contextos de Intervenção em Saúde - 3Crianças Jovens e Famílias - Contextos de Intervenção em Saúde - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crianças Jovens e Famílias - Contextos de Intervenção em Saúde - 5Crianças Jovens e Famílias - Contextos de Intervenção em Saúde - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
FPCCSIDA IN DEPENDÊNCIAS DE NOVEMBRO DE 2018

Dependências - novembro de 2018

 
FORMAÇÃO CIENTÍFICA - CAOJ DA BEIRA ALTA

A Formação Científica de Voluntári@s do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), na Universidade da Beira Interior (UBI), no passado dia 5 de dezembro.

Este dia foi escolhido por assinalar o Dia Internacional do Voluntariado e pela recente proximidade com o dia 1 de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a SIDA.

O evento contou com a presença da Câmara Municipal da Covilhã, da CIM/BSE e da Reitoria da UBI. Os/As palestrantes convidados/as abordaram temas muito importantes para a formação destes/as jovens.

A FPCCSIDA aproveita o momento para agradecer publicamente a todos/as, representantes institucionais e palestrantes, bem como aos mais de 50 Jovens presentes.

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 1Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 3Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 5Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 7Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 9Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 2018 do CAOJ da Beira Alta - 11

 
PROJETO "MAIS AFETOS, MENOS DISCRIMINAÇÃO"

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra, deu continuidade à parceria estabelecida com o Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC), desenvolvendo o projeto “Mais Afetos, Menos Discriminação” que visa potenciar os afetos e a criatividade como estratégia de promoção da saúde e da não discriminação.

Este ano, o projeto decorreu de 28 de novembro a 5 de dezembro, onde, através da abordagem de diversos temas, nomeadamente o VIH/SIDA e outras IST, a importância dos afetos no relacionamento interpessoal, na promoção da saúde e da não discriminação.

Neste projeto participaram 12 reclusos que elaboraram trabalhos em origami, mensagens sobre os afetos e não discriminação, numa perspetiva de sensibilizar para o papel de cada um de nós na promoção da saúde individual e coletiva.

Todos os trabalhos realizados tiveram, como objetivo final, contribuir para a decoração da Janela Temática e da sala de visitas do Estabelecimento Prisional de Coimbra, de modo a que estas mensagens possam chegar a todos e a todas aqueles/as que os visitam.

Mais Afetos Menos Discriminação 2018 - 1Mais Afetos Menos Discriminação 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais Afetos Menos Discriminação 2018 - 3

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 2 de 173