Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 17.12.2017 - 17.12.2017
    • Lanche dos Afetos 2017 do CAOJ do Porto
  • 30.11.2017 - 30.11.2017
    • Encontro Científico "O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral"
  • 13.11.2017 - 14.11.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Lisboa
  • 27.10.2017 - 28.10.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Coimbra
  • 24.10.2017 - 25.10.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ do Porto

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
FPCCSIDA IN NEWS FARMA

FPCCSIDA in News Farma

 
ANTESTREIA DO FILME "120 BATIMENTOS POR MINUTO"

No passado dia 4 de dezembro, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa esteve a representar a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), na antestreia do filme "120 Batimentos por Minuto" no UCI do El Corte Inglês em Lisboa.

A FPCCSIDA associou-se à MIDAS Filmes na divulgação do filme e promoveu uma Ação de Sensibilização Contra o VIH/SIDA juntamente com os/as seus/suas voluntários/as.

O filme recria a luta das vítimas afetadas pelo vírus em França, celebrando a luta dos ativistas envolvidos para incentivar a promoção da investigação e estimular as campanhas de prevenção junto da sociedade.

A antestreia teve a presença do seu realizador Robin Campillo e de várias associações ligadas ao VIH/SIDA.

Antestreia do Filme 120 Batimentos por Minuto - 1Antestreia do Filme 120 Batimentos por Minuto - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antestreia do Filme 120 Batimentos por Minuto - 3

 
FEIRA DO VOLUNTARIADO

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) participou na Feira do Voluntariado organizada pela Associação Académica da Universidade da Madeira, no dia 5 de dezembro de 2017, na Universidade da Madeira.

Esta iniciativa pretendeu assinalar o Dia Internacional do Voluntário.

Durante o evento, que pretendia também divulgar a nossa intervenção (ações de prevenção/sensibilização e projetos), conseguimos sensibilizar a comunidade universitária para associar-se à nossa Instituição como voluntários/as e, assim, tornar possível a nossa missão de mobilizar a comunidade na luta contra a SIDA.

A Fundação conseguiu angariar 4 novos/as voluntários/as.

Feira do Voluntariado 2017 - 1Feira do Voluntariado 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Feira do Voluntariado 2017 - 3Feira do Voluntariado 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA - CAOJ DO PORTO

No passado dia 1 de dezembro, A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, realizou uma venda solidária de produtos para angariação de fundos, nas Perfumarias Mass, no centro da cidade do Porto, com o intuito de conseguir levar a cabo os seus projetos e missão a que se propõe diariamente.

Muitos/as foram os/as voluntários/as que estiveram presentes e deram um pouco de si, em prol da causa, que afinal é de todos nós.

A todos/as eles/as, bem como às Perfumarias Mass, na pessoa da Dr.ª Ana Alves, o nosso MUITO OBRIGADA por todo o apoio, empenho e espírito solidário neste dia especial.

1 de dezembro de 2017 - 11 de dezembro de 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 de dezembro de 2017 - 3

 
DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA - CAOJ DE COIMBRA

No sentido de assinalar o dia Mundial de Luta Contra a SIDA, 1 de dezembro, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra lançou um desafio às várias turmas das escolas que integram o Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) - Escolas Básicas 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas, Poeta Manuel da Silva Gaio, Eugénio de Castro e Escolas Secundárias José Falcão e D. Duarte - as quais responderam de uma forma muito positiva e entusiástica.

Com o lema da UNAIDS - Hands UP for #HIV Prevention, os/as vários/as alunos/as, após desenharem a sua mão num papel e elaborarem pins, escreveram mensagens contra o estigma e discriminação de pessoas portadoras do VIH e também mensagens que alertam para a necessidade da prevenção da transmissão deste vírus.

No final, decoraram as suas mensagens no sentido de as tornarem mais pessoais e apelativas.

Com o envolvimento e a criatividade de todos/as, e em função do número de turmas/alunos/as que integram o PNEP em cada escola, estas mensagens foram expostas através de laços gigantes, laços menores, cartazes distribuídos nos átrios e oferta de pins, permitindo assim, transmitir a mensagem destes/as jovens e sensibilizar toda a comunidade escolar para esta problemática.

 

E. B. 2, 3 Martim de Freitas

Com as mensagens escritas pelos/as alunos/as nas mãos (7ºs e 8ºs anos que integram o PNEP) e as que foram escritas em corações (alunos/as que frequentam o ATL), foi criado um laço gigante, que se encontra exposto num dos átrios da escola, permitindo assim, transmitir esta mensagem e sensibilizar toda a comunidade escolar para esta problemática.

Agradecemos a colaboração do ATL (a funcionar na própria escola) que se associou a esta causa, envolvendo os/as seus/suas alunos/as na construção de pins alusivos a esta problemática e colaborou na construção e fixação da estrutura no átrio.

E.B. 23 Martim de Freitas - 1E.B. 23 Martim de Freitas - 2

E.B. 23 Martim de Freitas - 3E.B. 23 Martim de Freitas - 4

 

E. B. 2, 3 Poeta Manuel da Silva Gaio

O envolvimento dos/as alunos/as das turmas do 7º e 8º anos que integram o PNEP, traduziu-se na construção de um laço construído com materiais reutilizados, que ficou exposto num dos átrios da escola com acesso à biblioteca, de modo a associar esta mensagem à importância do esclarecimento e da informação na luta contra a discriminação.

E.B. 23 Poeta Manuel da Silva Gaio - 2017

 

E. B. 2, 3 Eugénio de Castro

Na escola Eugénio de Castro, atendendo ao elevado número de alunos/as e à disposição dos vários blocos de salas de aula, as mensagens foram afixadas em cartazes que foram distribuídos pelos diversos espaços da escola de modo a chegarem a toda a comunidade educativa.

E.B. 23 Eugénio de Castro - 1E.B. 23 Eugénio de Castro - 2

E.B. 23 Eugénio de Castro - 3

 

E. S. José Falcão

Os trabalhos realizados pelos/as alunos/as foram distribuídos pelos diferentes espaços da escola através de placares, que de forma bastante criativa, marcaram a mensagem que transmitiam a toda comunidade.

E.S. José Falcão - 2017

 

E. S. D. Duarte

Nesta escola as duas turmas que integram o PNEP, envolveram-se de forma bastante entusiasta e criativa e elaboraram diversos pins personalizados com as suas mensagens de não discriminação, que levaram consigo e, de acordo com a sua decisão, distribuíram/ofereceram ou simplesmente circularam com elas afixadas na sua roupa.

E.S. D. Duarte - 2017

 

E. B. 2, 3 Rainha Santa Isabel

Nas atividades estiveram envolvidos alunos/as do 2º e 3º ciclos, os/as quais participaram num jogo dinamizado ao ar livre, sobre a transmissão do VIH/SIDA, o estigma e a discriminação de pessoas portadoras de VIH.

Após o jogo, foram escritas mensagens contra o estigma e discriminação e também mensagens que alertam para a necessidade da prevenção da transmissão do VIH.

Estas mensagens foram escritas em balões de cor vermelha e, com esses balões, foram elaborados laços, que se encontram expostos no átrio principal da escola, permitindo assim, transmitir esta mensagem e sensibilizar toda a comunidade escolar para esta problemática.

E.B. 23 Rainha Santa Isabel - 1E.B. 23 Rainha Santa Isabel - 2

E.B. 23 Rainha Santa Isabel - 3E.B. 23 Rainha Santa Isabel - 4

 

FPCCSIDA e os Hospitais da Universidade de Coimbra

A FPCCSIDA e os Hospitais da Universidade de Coimbra, assinalam, pelo terceiro ano consecutivo, o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, com a colocação do símbolo da luta contra a SIDA, junto à entrada principal do hospital central.

Com esta iniciativa, pretende-se alertar toda a comunidade que frequenta e visita este hospital para a problemática do VIH, de modo que, ao ver este objeto, as pessoas possam refletir sobre esta realidade.

Hospitais da Universidade de Coimbra 2017 - 1Hospitais da Universidade de Coimbra 2017 - 2

Hospitais da Universidade de Coimbra 2017 - 3

 

 Campanha de Sensibilização Contra o Estigma e a Discriminação

Integrado nas atividades do Dia Mundial da Luta contra a SIDA, o CAOJ de Coimbra em colaboração com a E. B. 2, 3 Poeta Silva Gaio – Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, apresentou a Campanha de Sensibilização para a Prevenção do VIH/SIDA e Contra o Estigma e a Discriminação realizada pelos/as alunos/as com surdez, no âmbito da sua participação no PNEP.

Campanha de Sensibilização Contra o Estigma e a Discriminação - 2017

 Veja o filme... AQUI!

 
FPCCSIDA IN TSF

FPCCSIDA in TSF

 
HORIZONTE VIH SIDA

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, a Rádio TSF, emite, todas as 2ªs feiras o programa Horizonte VIH SIDA. Dando a voz a médicos, especialistas e sociedade civil este espaço pretende promover o debate público sobre a epidemia em Portugal.

A sua emissão especial teve lugar no Grande Auditório João Lobo Antunes, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, juntando diversos especialistas, dos quais destacamos a contribuição da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), entre outras entidades da sociedade civil e especialistas da área médica.

Com uma intervenção mais detalhada, a FPCCSIDA, focou a sua prestação sobretudo nos/nas seniores, alertando para diversas características destas pessoas que vivem com o VIH e SIDA.

A FPCCSIDA contribui sobretudo para um alerta que deve continuar a fazer-se no que diz respeito à discriminação e estigma a que ainda estão sujeitas as pessoas já diagnosticadas.

Esta é também, estamos em crer, um dos motivos que afasta a população de realizar o rastreio e diagnóstico precoce da epidemia.

Horizonte VIH SIDA - 1

Horizonte VIH SIDA - 2

 
A DÚVIDA É UM RISCO

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), marcou presença no simpósio, promovido pela Associação para o Planeamento da Família - "A Dúvida é um Risco", que teve lugar no dia 1 de dezembro, no Auditório do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Este simpósio teve como objetivo assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA e permitiu evidenciar as novas infeções na Região Autónoma da Madeira, a importância da detecção precoce do VIH/SIDA na qualidade de vida do portador e abordar sobre o projeto 100RIScOS.

"As pessoas devem ter acesso ao aconselhamento e ao teste do VIH, independentemente do seu contexto social, etnia, género, orientação sexual, idade e residência" in Organização Mundial de Saúde (OMS), 2008.

A Dúvida é um Risco - 1

A Dúvida é um Risco - 2

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 2 de 110