Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 30.11.2017 - 30.11.2017
    • Encontro Científico "O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral"
  • 13.11.2017 - 14.11.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Lisboa
  • 27.10.2017 - 28.10.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Coimbra
  • 24.10.2017 - 25.10.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ do Porto
  • 18.10.2017 - 30.10.2017
    • Formação Científica e Pedagógica 2017/2018 - CAOJ de Setúbal

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
DIAGNÓSTICO SOCIAL

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), mais uma vez, a convite do Professor José Luís Fernandes da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, realizou uma ação de (in)formação sobre diagnóstico social ao Curso Profissional de Técnico de Juventude no dia 7 de novembro de 2017.

Esta ação consistiu em utilizar, mediante uma breve explicação e com o recurso a um caso prático, os instrumentos fundamentais no diagnóstico social (genograma, ecomapa e mapa de rede social pessoal).

Os/As alunos/as manifestaram interesse e pontuaram por uma participação ativa e, assim, a Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA contribuiu para que os/as futuros/as técnicos/as de juventude obtivessem um maior conhecimento sobre como aplicar os instrumentos necessários para a sua intervenção.

Diagnóstico Social

 
CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO CONTRA O USO NOCIVO DO ÁLCOOL

O SICAD, no âmbito do Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS), lança hoje uma campanha publicitária que pretende sensibilizar os pais de jovens até aos 18 anos para o uso nocivo de bebidas alcoólicas.

Há Conversas Mais Fáceis foi o mote para o concurso promovido pelo Clube de Criativos em parceria com a Autorregulação Publicitária (ICAP) e o SICAD, tendo sido ganho por Gonçalo Martinho e Roberta Batista, ambos criativos da FCB Portugal, que produziram três suportes visuais que, a partir de hoje, serão divulgados através das plataformas digitais do SICAD e posteriormente distribuídos por Centros de Saúde e Unidades Hospitalares.

Os quatro suportes publicitários dirigem-se aos pais de jovens menores de 18 anos e alertam para a importância do diálogo familiar nas questões relacionadas com o consumo de bebidas alcoólicas. Sob um fundo de cor sólida, o lettering forte destaca a mensagem e, de algum modo, relativiza o constrangimento que pais e mães possam sentir ao abordarem, com os seus filhos, esta temática.

Recordamos que, segundo o IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral, Portugal 2016/17, o consumo de álcool apresenta subidas das prevalências ao longo da vida, quer entre a população total (15-74 anos) quer entre a população jovem adulta (15-34 anos), e entre homens e mulheres pelo que a prevenção, com ênfase nos mais jovens, se torna essencial para tentar reverter estes dados.

O Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS) é uma plataforma em que um conjunto alargado de entidades aderem a uma carta de compromisso, que concorre para um agregado de objetivos com base nas metas do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências, designadamente nas que dizem respeito ao álcool. Nesta plataforma estão representados vários quadrantes da sociedade civil portuguesa desde os órgãos institucionais às associações relacionadas com a produção e distribuição de bebidas alcoólicas.

Campanha de Sensibilização Contra o Uso Nocivo do Álcool - 1Campanha de Sensibilização Contra o Uso Nocivo do Álcool - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campanha de Sensibilização Contra o Uso Nocivo do Álcool - 3Campanha de Sensibilização Contra o Uso Nocivo do Álcool - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
V SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), marcou presença no “V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar”, que decorreu no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, nos dias 3 e 4 de novembro.

Foi apresentado o poster da FPCCSIDA sobre o “Projeto Nacional de Educação pelos Pares - O papel das Brigadas de Intervenção”.

V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar - 1

V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar - 2V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar - 3

 
ENCONTRO CIENTÍFICO "O PORTADOR DE VIH/SIDA EM CONTEXTO LABORAL"

No sentido de assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), tem a honra de convidar V. Ex.ª, para o Encontro Científico "O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral" que se irá realizar na quinta feira, 30 de novembro de 2017, entre as 10h00 e as 17h30, no Auditório do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, sito Caminho dos Álamos n.° 35, Funchal.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 24 de novembro de 2017, mediante o envio do nome completo para o email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

As inscrições são limitadas ao espaço existente.
Inscreva-se já e garanta a sua presença.

Qualquer esclarecimento adicional é favor contactar a Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA, através do telefone 291 623 113 ou pelo email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

Encontro Científico O Portador de VIH-SIDA em Contexto Laboral - Cartaz

Encontro Científico O Portador de VIH-SIDA em Contexto Laboral - Programa

 
FPCCSIDA NA RUTIS

No passado dia 30 de outubro, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença na II Conferência Internacional da Rede das Universidades da Terceira Idade – RUTIS, que teve lugar no espaço Atmosfera, em Lisboa.

Na apresentação intitulada “Sessões de informação, consciencialização e prevenção de VIH/SIDA com idosos: participação na Semana da Saúde da ESEC", a Doutora Paula Costa, explanou os fundamentos globais do Projeto In.Porto.Me II, abordou as sessões de sensibilização, informação e prevenção tidas com seniores da região de Coimbra e apresentou a avaliação das iniciativas que decorreram na Escola Sénior da Escola Superior de Educação de Coimbra, no âmbito da Semana Aberta da Saúde.

RUTIS - 1

RUTIS - 2

 
NÃO ARRISCO II

Na passada segunda feira, 30 de outubro, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) apresentou o compromisso denominado “Não Arrisco II” no 4º Encontro de Monitorização e Partilha de Boas Práticas, na sede do SICAD, em Lisboa.

Deste compromisso, que foi aprovado pelas entidades do FNAS estão previstas ações para o triénio 2017-2020, inscritas no 3º Ciclo de Compromissos e que irão abranger diversos públicos-alvo, desde os pré-adolescentes/adolescentes das Escolas Básicas e Secundárias parceiras da Fundação, mas também outras populações vulneráveis às problemáticas das substâncias psicoativas.

Não Arrisco II - 1

Não Arrisco II - 2

 
FORMAÇÃO CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA 2017/2018 DO CAOJ DE COIMBRA

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra, organizou nos dias 27 e 28 de outubro, o seu Curso de Formação de Voluntários/as para a Intervenção no Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP).

Este curso contou com uma Formação Científica que decorreu no dia 27, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra e com uma Formação Pedagógica, no dia 28, na Escola Superior de Educação, de Coimbra.

Nele participaram de cerca de meia centena de jovens que frequentam o ensino superior, nesta cidade.

Estes/as jovens voluntários/as, do ensino superior, são formados científica e pedagogicamente pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), e animam os momentos de formação e informação junto dos/as estudantes de faixas etárias bastante próximas, partilham com vivências, medos, preconceitos, gostos e sentimentos, refletem em conjunto sobre o que há de mais e de menos positivo nas atitudes e nos comportamentos que são assumidos pelos/as jovens na comunidade social em que estão inseridos.

Este projeto que tem como finalidade a Educação para a Saúde, para a Sexualidade, e a Prevenção da Infeção VIH/SIDA e outras IST, insere-se no contexto da educação pelos pares considerada, hoje, como a forma mais eficaz de prevenção por ser realizada por jovens com idades próximas, que quando devidamente informados/as e formados/as exercem influência positiva na formação de outros/as.

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 1

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 2Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 4Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Coimbra - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 
FORMAÇÃO CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA 2017/2018 - CAOJ DE LISBOA

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Lisboa - Cartaz

Formação Científica e Pedagógica 2017-18 do CAOJ de Lisboa - Programa

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 2 de 102