Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
5º Congresso Regional Envelhecimento Ativo e Saudável

Teve lugar no passado dia 28 de novembro, no Convento de São Francisco em Coimbra, o 5º Congresso Regional Envelhecimento Ativo e Saudável.

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), como Membro Aderente do Consórcio Ageing@Coimbra, marcou presença neste grandioso evento e participou com a divulgação do Projeto In.Porto.Me II - Rastreio e Promoção de Qualidade de Vida de Seniores VIH+ da região de Coimbra, financiado pelo Programa Gilead Génese, e implementado com inúmeros parceiros, dos quais destacamos: o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – CHUC; a Administração Regional de Saúde do Centro – ARSCentro e as outras instituições/IPSS locais que connosco tem colaborado.

5º Congresso Regional Envelhecimento Ativo e Saudável - 15º Congresso Regional Envelhecimento Ativo e Saudável - 2

 
3º Colóquio da E3S

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, representou a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) no passado dia 29 de novembro, no auditório da Fundação Portuguesa das Comunicações no 3º Colóquio da E3S, este ano dedicado ao tema: "A Excelência da Gestão Através da Inovação e de Boas Práticas".

Após a saudação de boas vindas realizada pela Presidente da E3S, Karen Frisch, o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social, Rui Fiolhais, efectuou o enquadramento geral com uma comunicação sobre: "A Inovação para atingir a excelência nos serviços e na sustentabilidade das organizações".

De seguida a Presidente da Direção do BIPP-Banco de Informação Pais a Pais, Joana Orey Santiago apresentou o Projecto Semear – Inovação no Serviço Prestado, a Inês Soares dos Santos Canas revelou a perspectiva do financiador/mecenas na avaliação de projectos de inovação social e o Rui Botelho efectuou uma apresentação sobre o tema: "Como inovar para alcançar a excelência".

Na 2ª parte do Colóquio foram apresentados exemplos de inovação e boas práticas na gestão para atingir a excelência. A Raquel Santiago da Pressley Ridge apresentou um modelo de Motivação dos colaboradores e o João Paulo Gonçalo da MaisEficaz demonstrou o funcionamento da solução informática My Senior - Monitorização dos resultados da atividade em tempo real.

Seguiu-se a apresentação sobre Avaliação de desempenho - Metodologia simplificada realizada pela Isabel Lopes, Presidente da Associação Humanidades e sobre Análise de risco na gestão de processos efectuada pela Cristina Dias, Diretora da Cercima.

A terminar João Costa, Manager da Ernst & Young apresentou o Novo Regulamento da Protecção de Dados.

O Colóquio contou com a presença de 114 participantes, em representação de 47 Organizações da Economia Social.

A Excelência da Gestão através da Inovação e de Boas Práticas - 1A Excelência da Gestão através da Inovação e de Boas Práticas - 2

 
Fóruns da Empregabilidade

Nos dias 21, 22 e 23 de novembro a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal realizou um Ciclo de Fóruns de Empregabilidade em parceria com a Delegação Regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Esta parceria foi apresentada no primeiro fórum tendo sido referidos os diferentes projetos de intervenção na comunidade dinamizadas pelo CAOJ de Setúbal, tendo-se destacado a Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites que decorreu de 17 a 24 de novembro.

Nesta iniciativa, realizada na Casa da Baía, em Setúbal, foram discutidas questões relacionadas com o planeamento de carreira, o mercado de trabalho, o voluntariado e a forma como os/as psicólogos/as poderão intervir na comunidade através de ações dinamizadas pelo CAOJ de Setúbal.

O balanço foi considerado bastante positivo.

Fóruns de Empregabilidade 2017 - 1Fóruns de Empregabilidade 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

Fóruns de Empregabilidade 2017 - 3Fóruns de Empregabilidade 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 
Convenção de Istambul

No dia 24 de novembro, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa esteve a representar a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) no Seminário “Convenção de Istambul” - 25 de novembro: Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Em Portugal e no mundo, todos os dias, inúmeras mulheres e raparigas são vítimas de algum tipo de violência. Muitas vezes, estão privadas dos seus direitos e não conseguem aceder ao apoio de que necessitam para ultrapassar o impacto que a violência teve nas suas vidas.

Estima-se que 35% das mulheres em todo o mundo tenham experienciado violência doméstica ou sexual em algum momento das suas vidas (Nações Unidas, 2015). 43% das mulheres na União Europeia sofreram alguma forma de violência psicológica por parte de um parceiro íntimo (FRA, 2014). Em Portugal, cerca de 80% das pessoas que reportaram ser vítimas de violência doméstica eram mulheres (RASI, 2016). Em 2016, em Portugal, 22 mulheres foram assassinadas no seio da sua família (OMA/UMAR, 2016).

Violência doméstica, tráfico de seres humanos, violação e outras agressões sexuais, casamento forçado, mutilação genital feminina ou assédio sexual são alguns dos crimes praticados contra as mulheres.

Para assinalar este Dia, foi lançada a campanha #NemMais1MinutodeSilêncio.

A mesma foi promovida pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade num trabalho de parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o Ministério Público, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), a União de Mulheres Alternativa e Resposta, o Movimento Democrático de Mulheres, a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, a Capazes, a Associação de Mulheres contra a Violência e a Liga Portuguesa de Futebol.

Convenção de Istambul 2017 - 1

Convenção de Istambul 2017 - 2

 
Vamos Intervir e Humanizar: Por um ambiente mais saudável e seguro

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), marcou presença no debate, promovido pela Comissão Regional de Luta Contra a SIDA - "Vamos Intervir e Humanizar: Por um ambiente mais saudável e seguro", que teve lugar no dia 23 de novembro, no auditório do Museu da Eletricidade da Madeira.

Este debate teve como objetivo assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA e permitiu evidenciar as inquietações, a discriminação, os preconceitos e os medos sentidos pelas pessoas que vivem com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e que estão profissionalmente ativas.

Segundo Mário Rodrigues, assessor para os cuidados hospitalares do Secretário Regional da Saúde: "O Governo Regional, através do serviço de saúde investe mais de 3 milhões de euros em antirretrovirais, assegurando assim o tratamento e a terapêutica a duas centenas de doentes. O esforço para notificar todos os casos tem permitido registar, atualmente, uma média de 5 a 6 novos casos de SIDA por ano, em contraponto com cerca de 20 novos casos de infeção por VIH."

Em matéria de dados notificados e diagnosticados a Região Autónoma da Madeira registou desde 1987, 630 casos por infeção VIH, dos quais 24 registados este ano.

Importa salientar que é necessário dar continuidade na prevenção e no diagnóstico precoce para diminuir o risco de transmissão e a possibilidade de evolução da doença.

Vamos Intervir e Humanizar Por um Ambiente Mais Saudável e Seguro - Cartaz

Vamos Intervir e Humanizar Por um Ambiente Mais Saudável e Seguro - Programa

 
Encontro do Empreendedorismo e Inovação da Economia Social

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), esteve representado no “Encontro do Empreendedorismo e Inovação da Economia Social - Portugal Economia Social”, nos dias 17 e 18 de novembro no Centro de Congressos de Lisboa.

Este encontro teve o alto patrocínio de sua Excelência o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa que desejou as maiores felicidades à nossa Fundação!

Encontro do Empreendedorismo e Inovação da Economia Social - Portugal Economia Social 2017 - 1

Encontro do Empreendedorismo e Inovação da Economia Social - Portugal Economia Social 2017 - 2Encontro do Empreendedorismo e Inovação da Economia Social - Portugal Economia Social 2017 - 3

 
À Conversa... para uma Sexualidade Positiva!

À Conversa para uma Sexualidade Positiva

"À conversa... para uma sexualidade positiva!", assinalando o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, foi o mote para uma sessão interativa que se realizou no passado dia 7 de dezembro, na Casa do Povo de Seia, com os/as Jovens que frequentam o ATL.

À Conversa para uma Sexualidade Positiva - 1À Conversa para uma Sexualidade Positiva - 2

 
Presidente da FPCCSIDA assina compromisso para o 3º Ciclo no FNAS

A Presidente do Conselho de Administração da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, assinou no passado dia 14 de novembro, o compromisso da Fundação para o 3º Ciclo no Fórum Nacional do Álcool e Saúde (FNAS).

Este Fórum é presidido pelo Dr. João Goulão, igualmente Presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

A FPCCSIDA é membro do FNAS desde a sua criação.

Assinatura do Compromisso para o 3º Ciclo no FNAS - 1Assinatura do Compromisso para o 3º Ciclo no FNAS - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assinatura do Compromisso para o 3º Ciclo no FNAS - 3

 
<< Início < Anterior 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 Seguinte > Final >>

Pág. 101 de 136