Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
II Encontro Nacional do FNSC para o VIH/SIDA

Realizou-se no dia 9 de julho, na Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ,  o II Encontro Nacional do Fórum Nacional da Sociedade Civil para o VIH/SIDA, que teve como objetivos debater a situação atual do "Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infeção por VIH/SIDA 2012-2016" e produzir recomendações pertinentes ao Diretor do Programa Nacional para a Infeção VIH. Este II Encontro constituiu-se ainda como um espaço privilegiado de troca de experiências e partilha de conhecimentos entre as diferentes organizações.

FNVIH Programa

FNVIH2  FNVIH9julhoinico 
Sessão de Abertura pelo Secretariado do FNSC-VIH/SIDA
(Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" e  Passo a Passo)
FNVIH1 
Abertura do Plenário com a presença do Dr. António Diniz (Diretor do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA),
Dra. Joana Bettencourt (DGS) e do Secretariado do FNSC-VIH/SIDA
 

Metodologia seguida no II Encontro do FNSC-VIH/SIDA

No âmbito das competências do secretariado, que no atual ano cabe às entidades FPCCSida e Passo-a-Passo, foi agilizado, com as restantes entidades que constituem o referido Fórum, a organização e metodologia do Encontro, o convite aos dinamizadores e moderadores de cada Grupo de Discussão e a demais logística para que o sucesso do evento fosse efetivo.
O II Encontro constitui-se por duas fases. Na primeira, que decorreu no período da manhã, as diversas entidades distribuíram-se pelos quatro Grupos de Discussão: 1. Diagnóstico, Informação e Investigação; 2. Prevenção – Grupos Vulneráveis; 3. Tratamento, adesão, apoio social e coinfecção e 4. Estigma e Discriminação. Cada grupo, mediante a sua experiência concreta de terreno e conhecimentos sobre a situação geral, debate o tema em questão (área do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infeção VIH/SIDA) e produz recomendações sobre:
•A implementação do programa
•O trabalho das ONG

Na segunda fase, que decorreu no período da tarde, e na qual se juntaram aos trabalhos o Dr. António Diniz e a Dra. Joana Bettencourt, da DGS, foram apresentadas as recomendações emanadas de cada um dos Grupos de Discussão ao Diretor do Programa Nacional. Houve posteriormente uma sessão plenária, onde cada ONG participante teve a oportunidade de expor e discutir, detalhadamente, as recomendações produzidas.

O ambiente informal e descontraído permitiu a todos os representantes das ONG com assento no Fórum dialogassem e trocassem experiências e práticas encetadas no quotidiano de cada organização e facilitou a exposição das suas ideias e das recomendações ao diretor do programa nacional para a infeção VIH.

FNSC.VIH.SIDA gTrab

II Encontro do FNSC-VIH/SIDA - Programa da manhã - Grupos de Discussão

FNSC VIH.SIDA GruDisc

II Encontro do FNSC-VIH/SIDA - Grupos de discussão

 

O FNSC-VIH/SIDA

FNSC-VIH.SIDA

"O FNSC-VIH/SIDA  é uma estrutura proactiva de audição prévia, consulta e intervenção em relação ao Programa Nacional de Prevenção e Controlo VIH/SIDA integrado, atualmente, na Direção Geral de Saúde (DGS), sem prejuízo da autonomia e capacidade de intervenção direta de cada uma das organizações/associações que a compõem.

O FNSC-VIH/SIDA tem como objetivo garantir a participação efetiva da sociedade civil em todos os aspetos da resposta à epidemia, nomeadamente:

- Assegurar o contributo para o desenvolvimento, implementação e monitorização e avaliação das políticas VIH/SIDA;
- Estimular o trabalho em rede das organizações da sociedade civil".

Visita a página oficial e o facebook do FNCS-VIH/SIDA. 

 
Livro - Direitos dos Pacientes e Responsabilidade Médica

Decorreu no dia 7 de julho, na sede da Ordem dos Advogados, em Lisboa, pelas 17 horas, o lançamento da obra "Direitos dos Pacientes e Responsabilidade Médica", de André Dias Pereira. A sessão foi presidida pela Senhora Bastonária Elina Fraga e a apresentação do livro foi  feita pela Dr.ª Maria de Belém Roseira, Deputada à Assembleia da República.

AndrPereira Livro Lisboa

Dra. Maria Belém Roseira, Dr. Elina Fraga e Dr. André Pereira

O Prof. Doutor André Gonçalo Dias Pereira é professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Presidente da Direção do Centro de Direito Biomédico e membro do Conselho de Curadores da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA".

Direitos dos pacientesLisboa

 
CAOJ do PORTO: Ação de Formação em Igualdade de Género

Com o apoio da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA", a Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social em parceria com a ACEESA – Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico realizaram, nos dias 15, 22 e 23 de junho e 6 de julho de 2015, uma Ação de Formação em Igualdade de Género, nas instalações do CAOJ – Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens do Porto, com as formadoras Dr.ª Ana Paixão e Dr.ª Clara Jesus (CIPE).

Esta ação de formação de 18 horas, certificada pela DGERT, destinou-se a profissionais e voluntários de organizações da Economia Social e Solidária que intervêm na área social e foi promovida pelo Projeto EQUO – Igualdade de Género na Economia Social e Solidária, desenvolvida no âmbito do Programa Cidadania Ativa, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu - EEA Grants e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Teve por objetivo dotar os participantes de um conhecimento específico acerca da Igualdade de Género, fornecendo ferramentas operacionais que lhes permitam integrar a perspetiva de género no seu trabalho diário junto dos seus públicos-alvo.

 IG 1 10 IG 1
Momentos da ação de formação com a formadora Dr.ª Ana Paixão (Questão da Igualdade)
 
IG 1 5 IG 1 6 IG 1 7
Trabalho em grupo
 
 IG 1 12    IG 1 15
A formadora Dr.ª Clara de Jesus (CITE)   Equipa CAOJ - Porto, Dr.ª Ana Paixão e Dr.ª Patrícia Coelho (Questão da Igualdade)
 
NAM AIDSMAP NEWS- 13 de julho DE 2015

NAM AIDSMAP13julho

 
Fundação participou no Marketplace do Porto

Decorreu no dia 18 de junho, no átrio da Câmara Municipal do Porto, o Marketplace, um mercado social onde Organizações do 3º Sector e Empresas trocaram bens e serviços e estabeleceram parcerias.

MarketplacePortoEsta edição do Marketplace no Porto formalizou 92 matches (ofertas de produtos e serviços) entre empresas e instituições de carácter social, em quatro categorias centrais: organização e assessoria; marketing e comunicação; voluntariado e bens materiais e instalações.
A organização considerou que o Marketplace foi um sucesso, uma vez que se trocaram experiências, se divulgaram projetos, ideias e valências e se estabeleceram contatos úteis para ambas as partes.
Foi com grande satisfação que a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" aderiu a esta iniciativa de forma criativa, conseguindo assim alcançar os objetivos a que se propôs.

Aceda aqui ao site da iniciativa: http://marketplaceportugal.com/marketplace/

 1Marketplace caoj 7Marketplace caoj

 6Marketplace caoj 8Marketplace caoj 12Marketplace caoj

 14Marketplace caoj 2Marketplace caoj

 13Marketplace caoj 3Marketplace caoj

 
I Colóquio de Mediação Intercultural:Território(s) de Intervenção

No dia 5 de junho, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida" esteve presente no I Colóquio de Mediação Intercultural: Território(s) de Intervenção, promovido pela Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Porto, no âmbito da RESMI – Rede de Ensino Superior de Mediação Intercultural.
Foram várias as apresentações e partilhas de experiências, valências e projetos desenvolvidos neste contexto a nível nacional, nomeadamente pelo ACM – Alto Comissariado para as Migrações, CNAI – Centro nacional de Apoio ao Imigrante e MISP – Mediação Intercultural em Serviços Públicos.
Projetos de território, com várias valências desde a educação à saúde e formação, testemunharam intervenções em grupos de risco e apresentaram atividades desenvolvidas no Porto, Lisboa, Setúbal e Leiria, sobretudo ao nível de escolas, algumas delas com registos vídeo e curta-metragens.
A nível universitário, docentes cujo trabalho é desenvolvido em torno da temática dos territórios e da mediação intercultural expuseram pontos de vista e alertaram os presentes para os conceitos atuais e experiências significativas ao nível da diversidade

ColoquioMI1
ColoquioMI2
 Dr.ª Cristina Rodrigues e Dr.ª Neila Karimo
(ACM - Alto Comissariado para as Migrações)
Dr.ª Lenine Gomes, Dr.ª Débora Florindo e
Dr.ª Lyudmyla Panina
(Projeto MISP - Mediação Intercultural em
Serviços Públicos - Setúbal) 

 

ColoquioMI3

 Professor Doutor Miguel Prata Gomes
(Escola Superior de Educação Paula Frassinetti - Porto)
Professor Doutor Ricardo Vieira
(Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria)
 
Delegação da Madeira da FPCCSIDA - Projeto Arrumar a Vida

Durante este ano letivo de 2014/2015, a Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA", em parceria com o Projeto Capacitar+E5G, desenvolveu novamente o Projeto "Arrumar a Vida". Este Projeto foi destinado às famílias residentes nos Complexos Habitacionais do Funchal e teve como principal objetivo reforçar as competências pessoais e sociais. Nesse sentido, foram realizadas 66 horas de formação a 32 pessoas adultas, tendo como temas principais: Cidadania, Empregabilidade, e Saúde.

O Projeto concluiu-se com a entrega de certificados e um pequeno convívio.

Sessão Final Arrumar a Vida

 
Livro "Direitos dos Pacientes e Responsabilidade Médica"

O lançamento em Coimbra do recente livro do Prof. Doutor André Gonçalo Dias Pereira "Direitos dos Pacientes e Responsabilidade Médica", editado pela Coimbra Editora, decorreu na Sala Miguel Torga, na sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, no passado dia 22 de junho. A obra foi apresentada pelo Professor Doutor Duarte Nuno Vieira.

O Prof. Doutor André Gonçalo Dias Pereira é professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Presidente da Direção do Centro de Direito Biomédico e membro do Conselho de Curadores da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA".

Livro Direiro dos Pacientes

Livro Direitos dos pacientes2

 
<< Início < Anterior 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 Seguinte > Final >>

Pág. 103 de 189