Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 15.12.2019 - 15.12.2019
    • Formação Intrafamiliar 2019 - CAOJ do Porto
  • 20.11.2019 - 20.11.2019
    • X Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 16.11.2019 - 23.11.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Coimbra
  • 23.10.2019 - 30.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Setúbal
  • 21.10.2019 - 28.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Lisboa

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
FELIZ DIA DOS NAMORADOS - CAOJ DE SETÚBAL

Dia dos Namorados 2016 CAOJ Setubal - 1

Dia dos Namorados 2016 CAOJ Setubal - 2

 
DIA DOS NAMORADOS - CAOJ DE LISBOA

O CAOJ de Lisboa desafia as Escolas de Lisboa e Oeiras, de intervenção do CAOJ de Lisboa no âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) - "Sexualidade e Prevenção VIH/SIDA", a assinalarem o Dia dos Namorados/Dia de S. Valentim Sida, na semana de 15 a 19 de fevereiro de 2016.

Um desafio de 15 minutos para as turmas lerem e refletirem sobre um documento proposto e alusivo à temática da Violência no Namoro.

Igualmente foi feito o apelo às escolas para desafiarem as respetivas comunidades educativas para se juntarem a esta reflexão via site, blogues ou redes sociais das escolas.

Na E.S. Pedro Nunes (Lisboa) e na E.S. Prof. José Augusto Lucas (Oeiras), ainda irão ser dinamizadas ações com as turmas do 10º Ano e Cursos Profissionais do Nível Secundário nos dias 15 (E.S. Pedro Nunes), 17 e 19 de fevereiro (E.S. Prof. José Augusto Lucas), alusivas à temática.

Dia dos Namorados 2016 - CAOJ Lisboa

 
CAOJ DO PORTO NO CURSO DE VOLUNTARIADO EM MEIO PRISIONAL

O CAOJ do Porto marcou presença no Curso de Voluntariado em Meio Prisional, realizado nas instalações do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo - Feminino, no passado dia 12 de fevereiro.

Este curso foi destinado a todos/as os/as voluntários/as que façam intervenção no Sistema de Justiça Criminal (SJC), especificamente aqueles que trabalhem com (ex) reclusos, famílias e vítimas de crime.

Procurou-se desenvolver e construir conhecimento e compreensão acerca do Sistema de Justiça Criminal (SJC), aumentar o autoconhecimento do perfil do voluntário e desenvolver competências para trabalhar no SJC, desenvolver competências para trabalhar com grupos alvo específicos dentro do SJC, bem como partilhar boas práticas levadas a cabo pelos mais variados participantes.

VOLUNTARIADO EM MEIO PRISIONAL - 1

VOLUNTARIADO EM MEIO PRISIONAL - 2

VOLUNTARIADO EM MEIO PRISIONAL - 3

 
WORKSHOP DE TUI - CAOJ DO PORTO

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto organizou no dia 10 de fevereiro um Workshop de TUI – Teatro Universitário de Intervenção a voluntários da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), onde foram desenvolvidas competências de expressão corporal, bem como técnicas de representação relacionadas com o teatro do oprimido, nomeadamente teatro fórum, capacitando-os para a intervenção nos vários contextos de intervenção do projeto: escolas, centros educativos, lares de acolhimento de jovens em risco, estabelecimentos prisionais e APPACDM.

Workshop TUI 2016 - CAOJ Porto - 1

Workshop TUI 2016 - CAOJ Porto - 2

 
HIV DRUG THERAPY - GLASGOW 2016

É com grande prazer que informamos que o próximo congresso HIV Glasgow terá lugar entre os dias 23 e 26 de outubro de 2016 no SECC (Scottish Exhibition and Conference Centre) em Glasgow, Reino Unido.

Mais informações em hivglasgow.org.

HIV Glasgow 2016 - 1

HIV Glasgow 2016 - 2

HIV Glasgow 2016 - 3

 
1ª PARTE DO PROJETO JANELAS - CAOJ DO PORTO

O Projeto Janelas (Educação Sexual na Deficiência) até à data, dia 5 de fevereiro, concluiu a 1ª fase do mesmo.

Nesta primeira fase desenvolveram-se 12 sessões de 90 minutos cada com técnicos e, 12 sessões de 90 minutos com cuidadores (mães do jovens com deficiência mental).

O 1º grupo é constituído por 13 técnicos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM). O 2º grupo é constituído por 8 cuidadoras, todas mães de jovens com deficiência mental. Todos os elementos têm sido assíduos e pontuais.

Nestas sessões, com ambos os grupos trabalhámos as temáticas, a saber: - Conceito de Deficiência; - Papel da Sexualidade no Desenvolvimento Humano; - Identidade; - Autoestima (incluindo autoimagem); - Conceito de Autonomia Possível; - Mitos e Preconceitos Associados à Sexualidade de Pessoas com Deficiência; - Noções de Amizade, Amor, Intimidade e Respeito pelo Outro; - Cuidado do Corpo e sua Gestão no Espaço “público” e “privado”; - Abuso Sexual; - Conhecimentos Sobre Reprodução; - Doenças Sexualmente Transmissíveis; - Prevenção de Comportamentos de Risco.

Estas sessões seguiram uma metodologia ativa e participativa, promovendo a partilha de experiências, reflexão sobre as situações vivenciadas e/ou ouvidas, introspeção, reorganização de ideias e emoções, para que cada um se sinta apoiado e compreendido, reconheça dificuldades em comum, desconstrução de estereótipos e por consequência, o desenho de estratégias de resolução de problemas.

No grupo das mães, foi escrita uma carta dirigida aos grupos parlamentares de todos os partidos da Assembleia da República, a qual foi alvo de resposta positiva, demonstrando interesse em ouvirem e delinearem possíveis soluções para as questões levantadas pelo que haverá na próxima 5ª feira, dia 11 de fevereiro uma reunião com um grupo parlamentar.

APPACDM 2016 - 1

APPACDM 2016 - 2

 
CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO DA DELEGAÇÃO MADEIRA DA FPCCSIDA

A Delegação Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”, realizou no dia 19 de dezembro de 2015 uma campanha de sensibilização no concerto do Agir, que se realizou na Escola Secundária Jaime Moniz.

Esta ação teve como principal objetivo a prevenção de comportamentos de risco associados à contração do VIH.

Ao longo do evento, alguns voluntários da Delegação passaram a mensagem da importância da utilização do preservativo e distribuíram material preventivo, nomeadamente preservativos e panfletos informativos.

FPCCSIDA CAOJ Madeira 1

FPCCSIDA CAOJ Madeira 2

 
FORMAÇÃO CIENTÍFICA - CAOJ DE SETÚBAL

 
<< Início < Anterior 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 Seguinte > Final >>

Pág. 105 de 201