Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Afetos e Sexualidade na Deficiência: Diferente mas Não Desigual!

A Delegação de Setúbal da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) realizou uma ação de formação de curta duração dirigida aos colaboradores da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Setúbal com o objetivo de proporcionar um momento de reflexão e partilha sobre os afetos e a sexualidade na deficiência.

Foram abordados temas tais como problemas emocionais e vulnerabilidades nos/as jovens, a vivência da sexualidade, a saúde reprodutiva e métodos contracetivos na deficiência mental, intelectual e motora.

Esta ação de formação teve lugar no dia 31 de agosto de 2017 no auditório da Casa da Baía, Setúbal e a sessão de abertura contou com a presença da Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, Presidente do Conselho de Administração da FPCCSIDA, do Prof. José Maria da Silva Salazar, Presidente da Direção da APPACDM de Setúbal e da Dr.ª Leonor de Jesus Calixto, Presidente da Assembleia Geral da APPACDM de Setúbal, tendo a assinatura do Acordo de Parceria e Colaboração entre as duas instituições sido um momento importante a destacar.

Ao longo da manhã os colaboradores da APPACDM puderam partilhar as suas dúvidas e experiências com a colaboração dos oradores convidados, nomeadamente a Dr.ª Júlia Vinhas, Psicóloga Clínica e Coordenadora do CADin - Unidade de Setúbal; do Dr. Tiago Lopes Lino, Psicólogo Clínico e de Aconselhamento, Mestre em Sexualidade Humana e da Dr.ª Inês Gomes, Médica em especialização em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Garcia da Horta, Almada.

O encerramento da sessão contou com a presença do Sr. Vereador Pedro Pina do Departamento da Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal.

APPACDM Setúbal 2017 - 1APPACDM Setúbal 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APPACDM Setúbal 2017 - 3APPACDM Setúbal 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APPACDM Setúbal 2017 - 5APPACDM Setúbal 2017 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Dia Mundial da Saúde Sexual

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) assinalou o Dia Mundial da Saúde Sexual, 4 de setembro de 2017, com a realização de uma atividade que pretendeu sensibilizar a população jovem para a prática de uma sexualidade segura e responsável bem como elucidar sobre os seus direitos sexuais.

Esta atividade envolveu cerca de 11 jovens entre os 12 e os 16 anos de idade do Projeto C@pacitar. Este projeto visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e reforço da coesão social.

Com o recurso a metodologias ativas, nomeadamente, brainstorming (chuva de ideias) e jogo da glória, foi possível abordar o conceito de sexualidade e as suas manifestações na adolescência, falar sobre saúde sexual e o que isso implica, diferenciar os comportamentos seguros e de risco associados à saúde, mais especificamente, ao VIH/SIDA.

Ao longo da atividade os/as jovens manifestaram interesse, expuseram as suas dúvidas e demonstraram muito dinamismo.

No final receberam um kit adolescente (folheto informativo, caneta e pulseira).

Dia Mundial da Saúde Sexual 2017 - 1Dia Mundial da Saúde Sexual 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Mundial da Saúde Sexual 2017 - 3Dia Mundial da Saúde Sexual 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Mundial da Saúde Sexual 2017 - 5Dia Mundial da Saúde Sexual 2017 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Fórum Mobilidade Juvenil

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) marcou presença no “Fórum Mobilidade Juvenil” organizado pela Direção Regional de Juventude e Desporto, no dia 11 de agosto de 2017, no Centro de Juventude do Funchal.

Esta iniciativa pretendeu assinalar o Dia Internacional da Juventude e os 5 anos do Programa Eurodisseia com um painel repleto de programas de mobilidade nacionais e europeus.

Durante o evento foi de extrema importância os testemunhos dos/as jovens que estão a realizar programas de mobilidade na Região Autónoma da Madeira bem como dos/as jovens madeirenses que já beneficiaram destas oportunidades e desafios.

A FPCCSIDA manifestou o seu contributo sensibilizando os/as jovens para a adoção de comportamentos seguros e responsáveis através do uso do preservativo, como meio de prevenir o VIH.

Fórum Mobilidade Juvenil 2017 - 1Fórum Mobilidade Juvenil 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fórum Mobilidade Juvenil 2017 - 3Fórum Mobilidade Juvenil 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Festival da Liberdade 2017

O Festival da Liberdade é um projeto regional da responsabilidade de municípios da região de Setúbal e os municípios seus associados que tem como missão criar momentos de discussão e participação de organizações formais e não formais juvenis da região, numa visão de esperança e confiança na capacidade transformadora inata na juventude, com o intuito de os/as capacitar, transformar e desenvolver numa dimensão pessoal, social e ética.

O Festival da Liberdade 2017 que se realizou nos dias 16 e 17 de junho, pelo qual a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra SIDA" (FPCCSIDA), através da sua delegação se Setúbal marcou presença tendo participado com jovens voluntários/as constituídos/as em Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI) do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP).

Mantendo sempre presente a nossa missão de atuar na prevenção e sensibilização para a diminuição dos comportamentos de riscos dos/as jovens e da população em geral, tivemos a oportunidade de abordar a sexualidade e a temática das infeções sexualmente transmissíveis (IST) e o VIH/SIDA, junto de todos/as os/as que nos visitaram.

Prestámos informações, distribuímos preservativos e conversámos informalmente com quem nos abordava sobre a temática da sexualidade.

Festival Liberdade 2017 - 1Festival Liberdade 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

Festival Liberdade 2017 - 3Festival Liberdade 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festival Liberdade 2017 - 5Festival Liberdade 2017 - 6

 

 

 

 

 

 

 

Festival Liberdade 2017 - 7Festival Liberdade 2017 - 8

 

 

 

 

 

 

 

Festival Liberdade 2017 - 9Festival Liberdade 2017 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 
Dia Mundial da Hepatite 2017
A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal, para além de um vasto conjunto de ações quis também associar-se à campanha 2017 da World Aliance Hepatitis em: www.worldhepatitisday.org/showyourface.
 
Foi ainda convidada a dar o seu contributo para uma publicação no Guia da Saúde da Câmara Municipal de Setúbal por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Hepatite.
 
Dia Mundial da Hepatite 2017 - 1
 
Dia Mundial da Hepatite 2017 - 2Dia Mundial da Hepatite 2017 - 3
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dia Mundial da Hepatite 2017 - 4Dia Mundial da Hepatite 2017 - 5
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dia Mundial da Hepatite 2017 - 6Dia Mundial da Hepatite 2017 - 7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"Setúbal, Verão + Saudável"

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal, colaborou no passado dia 16 de julho de 2017 na "Ação Proteção +", no âmbito da campanha "Setúbal, Verão + Saudável" promovida pelo Gabinete de Saúde da Câmara Municipal de Setúbal com o intuito de informar e sensibilizar a população em geral sobre os comportamentos de risco, as formas de contágio e medidas de prevenção associados às IST, VIH/SIDA e Hepatites.

A dinâmica de jogos interativos foi a estratégia utilizada pela delegação do CAOJ de Setúbal para cativar os/as jovens e a restante população a receberem informação sobre esta doença.

Setúbal Verão  Saudável - 1Setúbal Verão  Saudável - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Setúbal Verão  Saudável - 3Setúbal Verão  Saudável - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
"Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro!"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou nos dias 21 e 22 de julho uma campanha de sensibilização intitulada "Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro!" no festival "NOS Summer Opening 2017", que se realizou no Parque de Santa Catarina.

Esta ação teve como principal objetivo sensibilizar, os/as jovens que participaram no evento, para a prevenção dos comportamentos de risco na área da sexualidade, do VIH/SIDA, bem como promover fatores de proteção associados à procura de novas alternativas positivas face ao consumo.

Ao longo do evento, os/as voluntários/as da Delegação através de mini jogos interativos (com o recurso a um breve questionário digital) passaram a mensagem da importância da utilização do preservativo e distribuíram material preventivo (kit de verão, preservativos e folhetos informativos) elucidando os/as jovens sobre questões de sexualidade (métodos contracetivos, vias de transmissão do VIH, entre outras).

Foi possível verificar que os/as jovens (re)aprenderam que é possível divertirem-se de forma segura e responsável e que existem formas positivas de interação social em zonas de diversão que não os/as colocam em risco.

Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro - 1Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro - 3Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro - 5Verão Seguro Não Compromete o teu Futuro - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
CAOJ do Porto na "ICRE 17"

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, esteve presente na ICRE 17 - International Conference Of Research In Education, organizada pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto nos dias 19, 20 e 21 de julho de 2017.

Foi apresentada uma comunicação integrada no Painel "Pesquisa em Contextos e Processos Educacionais", intitulada "O Projeto Nacional de Educação Pelos Pares e o seu contributo na Educação para a Saúde: a visão das BUI", moderada pela Prof.ª Doutora Carla Serrão.

Foi um momento de partilha de experiências e projetos desenvolvidos na área da educação, com sucesso na sua implementação nos vários níveis de ensino.

ICRE 17 - 1ICRE 17 - 2

 
<< Início < Anterior 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 Seguinte > Final >>

Pág. 106 de 136