Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 15.12.2019 - 15.12.2019
    • Formação Intrafamiliar 2019 - CAOJ do Porto
  • 20.11.2019 - 20.11.2019
    • X Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 16.11.2019 - 23.11.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Coimbra
  • 23.10.2019 - 30.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Setúbal
  • 21.10.2019 - 28.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Lisboa

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
CAOJ DO PORTO NO “I ENCONTRO – ESPAÇOS DE RECLUSÃO”

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), marcou presença no I Encontro da Linha de Investigação Risco, Crime e Sociedade da UICCC “Espaços de Reclusão – Desafios na Profissão e na Investigação”, que se realizou nos passados dias 26 e 27 de outubro, no Instituto Universitário da Maia (ISMAI).

Esta iniciativa de partilha, reflexão e diálogo sobre o panorama da realidade dos vários espaços de reclusão contou com nomes de elevada importância em vários domínios, como o Direito, a Educação, a Saúde, bem como Instituições de Apoio a Reclusos, que têm este público como missão primordial.

Numa plateia repleta e atenta, procurou-se sensibilizar a comunidade para a problemática dos vários espaços de reclusão, procurando caminhos novos de intervenção e justiça, bem como de soluções para os inúmeros desafios que se colocam nesta área.

Espaços de Reclusão Ismai 1 - 2016

Espaços de Reclusão Ismai 2 - 2016Espaços de Reclusão Ismai 3 - 2016

 
"AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL"

No dia 26 de outubro de 2016, a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, marcou presença na “Ação de Sensibilização para a Avaliação de Impacto Social” promovida pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) que teve lugar no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa, no Porto.

Para além das intervenções dos membros da CASES, a intervenção sobre o enquadramento da avaliação de impacto social (definição, benefícios e condições de implementação), a apresentação de um estudo de caso e a sessão de trabalhos (dinâmica), esteve a cargo do Dr. Paulo Teixeira e de outro membro da sua equipa de trabalho, Dr. Pedro Antunes.

O principal objetivo desta ação, foi a de sensibilizar os agentes das entidades da economia social, para a importância da avaliação de impacto social e da orientação de resultados, contribuindo para o aumento da implementação de práticas de medição do impacto social pelas entidades da economia social. Podemos ainda referir como objetivo, a promoção da adoção de práticas de análise de custos dos problemas sociais e a promoção da cultura de prestação de serviços, orientada para os resultados e para a melhoria contínua do desempenho.

Ação de Sensibilização para a Avaliação de Impacto Social 2016 - 1Ação de Sensibilização para a Avaliação de Impacto Social 2016 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação de Sensibilização para a Avaliação de Impacto Social 2016 - 3Ação de Sensibilização para a Avaliação de Impacto Social 2016 - 4

 

 

 

 

 

 

 
CAOJ DO PORTO NO “PORTO CIDADE AMIGA DAS PESSOAS IDOSAS”

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), representada pelo Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, juntamente com a Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, esteve presente no Workshop “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas” – Contributos recolhidos para a elaboração do Plano de Ação, que teve lugar na Casa do Infante, no Porto, no passado dia 19 de outubro.

O Município do Porto, no âmbito da adesão à Rede Mundial de Cidades Amigas das Pessoas Idosas, em parceria com o Instituto Politécnico do Porto e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), organizou diversos workshops, cujo objetivo foi aprofundar temáticas específicas promotoras do envelhecimento ativo e realizar atividades intergeracionais, de modo a criar uma cidade solidária, ativa, coesa e assente numa via de desenvolvimento sustentável.

As intervenções ficaram a cargo do Vereador do Pelouro da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto, Dr. Manuel Pizarro, da Prof. Doutora Constança Paúl (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) e da Dr.ª Paula Portugal (Instituto Politécnico do Porto).

Estes workshops dão continuidade e aprofundam o trabalho que tem vindo a ser realizado pelo município no âmbito do projeto “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas” e pretendem auscultar e envolver atores institucionais e cidadãos na construção de uma cidade mais amiga das pessoas idosas.

Workshop Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas 2016 - 1Workshop Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas 2016 - 2

 
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO CAOJ DE SETÚBAL

Formação Pedagógica 2016 - CAOJ de Setúbal 1

Formação Pedagógica 2016 - CAOJ de Setúbal 2

 
CAOJ DE SETÚBAL - FORMAÇÃO CIENTÍFICA DE VOLUNTÁRIOS DO PNEP

No passado dia 18 de outubro, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal, em representação da FPCCSIDA, realizou o Curso de Formação Científica de jovens voluntários do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP), no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal.

A sessão da abertura contou com a presença da Dr.ª Eduarda Marques, Diretora da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, da Dr.ª Alice Ruivo, Diretora da Escola Superior de Saúde do IPS e do Dr. Domingos Duran, Chefe da Divisão de Intervenção Terapêutica do SICAD.

Este Curso de Formação Científica esteve aberto a toda a comunidade e para além da presença dos coordenadores dos Projetos de Educação para a Saúde das diversas escolas da cidade, de docentes e de técnicos de instituições parceiras, foram muitos os jovens universitários presentes, mais de uma centena, que ouviram atentamente os oradores convidados sobre temáticas tais como o VIH/SIDA e outras IST, a sexualidade e comportamentos de risco na adolescência, consumos e dependências e a sua relação com comportamentos de risco em sexualidade e a importância do voluntariado na saúde pública, entre outros.

Nesta iniciativa, os jovens universitários presentes tiveram a oportunidade de interagir com os oradores convidados, destacando-se o workshop sobre métodos contracetivos e gravidez na adolescência dinamizado pela Dr.ª Vânia Beliz, psicóloga clínica e sexóloga, em representação da Control e pela enfermeira Elisa Bailão, da Unidade de Saúde Pública do polo de Setúbal e membro da Equipa de Cuidados Continuados na Comunidade Península Azul.

A FPCCSIDA agradece a presença de todos os palestrantes convidados, que com o seu enorme contributo enriqueceram este Curso de Formação Científica, assim como a todos os parceiros que colaboraram nesta iniciativa.

Formação Científica 1 - SetúbalFormação Científica 2 - Setúbal

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 3 - SetúbalFormação Científica 4 - Setúbal

 

 

 

 

 

 

 

Formação Científica 5 - SetúbalFormação Científica 6 - Setúbal

 

 

 

 

 

 

 

 
FPCCSIDA NAS "IV JORNADAS DE REFLEXÃO"

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” assistiu às “IV Jornadas de Reflexão: A Prisão e as suas Consequências. Como Ajudar?” na Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos (O.V.A.R.) no dia 17 de outubro na Sociedade de S. Vicente de Paulo, no Porto.

A sessão de abertura ficou a cargo de Sua Excelência Reverendíssima, António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, D. Joaquim Mendes, Bispo titular de Caliábria, Auxiliar de Lisboa, Manuel Carvas Guedes, Presidente do Conselho Central do Porto (Sociedade Vicente de Paulo) e Manuel Almeida dos Santos, Presidente da O.V.A.R.

Esta iniciativa de partilha, reflexão e diálogo sobre o panorama da realidade prisional contou com nomes de elevada importância em vários domínios, como o Direito, Política, Amnistia Internacional, Associações de Apoio a Reclusos, bem como Assistentes Religiosos de vários Estabelecimentos Prisionais e inúmeros voluntários de instituições que têm este público como missão primordial.

Numa plateia repleta e atenta, procurou-se sensibilizar a comunidade para a problemática das prisões, procurando caminhos novos de intervenção e justiça, em vez da punição e da mera privação de liberdade.

IV Jornadas de Reflexão 1IV Jornadas de Reflexão 2

 

 

 

 

 

 

 

 

IV Jornadas de Reflexão 3IV Jornadas de Reflexão 4

 

 

 

 

 

 

 

 

IV Jornadas de Reflexão 5IV Jornadas de Reflexão 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 
CAOJ DO PORTO NA ESCOLA BÁSICA DE PENAFIEL SUDESTE

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, marcou presença no dia 14 de outubro de 2016 na Escola Básica de Penafiel Sudeste, nas turmas de 9º ano de escolaridade e do curso vocacional, com uma sensibilização subordinada ao tema “Sexualidade Sem Risco”.

Foi um espaço de partilha, debate e esclarecimento de dúvidas que superou as expetativas iniciais para este tipo de intervenção e revelou-se de extrema importância para esta faixa etária em que se encontram, sendo o seu balanço final extremamente positivo.

A FPCCSIDA tem vindo a desenvolver nos últimos anos, estreitos e importantes laços de colaboração com este estabelecimento educativo, os quais pretende vir a manter e, se possível, a fortalecer, ao longo das mais diversas iniciativas levadas a cabo por cada uma destas instituições.

Penafiel Sudeste 2016 - 1Penafiel Sudeste 2016 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Penafiel Sudeste 2016 - 3Penafiel Sudeste 2016 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Penafiel Sudeste 2016 - 5

 
FORMAÇÃO CIENTÍFICA DO CAOJ DE SETÚBAL

Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2016 - Convite

Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2016 - Cartaz

Formação Científica do CAOJ de Setúbal 2016 - Programa

 
<< Início < Anterior 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 Seguinte > Final >>

Pág. 106 de 221