Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Congresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional

Inicia-se hoje, dia 26 de março, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, o Congresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional. Da Comissão Científica fazem parte as coordenadoras científico-pedagógicas dos Centros de Aconselhamento e Orientação de Jovens - CAOJ - do Porto e Coimbra: Professoras Teresa Vilaça (UM) e Filomena Teixeira (ESEC).

Aceda aqui ao site do Congresso:


Cesmeni

 
CAOJ de Lisboa - Atividades dinamizadas na Esc. Secundária Pedro Nunes

Para responder à solicitação da Escola Secundária Pedro Nunes, entidade com quem o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa colabora há vários anos, está a decorrer um conjunto de atividades no âmbito da Educação Sexual que abrange todas as turmas da escola, desde o 7º ao 12º ano. Para além do programa temático previsto no PNEP (Projeto Nacional de Educação pelos Pares) já foram realizadas duas ações de sensibilização e formação, uma para estudantes do 12º ano e outra para estudantes do 10º ano.

No dia 1 de dezembro, "Dia Internacional da Luta Contra a Sida", realizou-se uma sessão de formação destinada a todas as turmas do 12º ano (270 alunos/as), sobre comportamentos sexuais de risco e prevenção do VIH/Sida, dinamizada pela docente do CAOJ Marta Fialho.

No dia 3 de março, foi realizada uma atividade inserida na comemoração do "Dia dos Namorados", abrangendo todas as turmas do 10º ano (260 estudantes), dinamizada pela professora Marta Fialho e professor Francisco Subtil. Para a sua concretização a equipa do CAOJ de Lisboa contou com a simpática, criativa e imprescindível colaboração de duas voluntárias que constituem uma das BUI (Brigadas Universitárias de Intervenção) que intervém nesta escola no âmbito do PNEP. Foi focado o tema da "Violência no Namoro" e dinamizadas várias atividades com o principal objetivo de promover o debate e fornecer informação devidamente contextualizada e cientificamente fundamentada sobre a temática abordada. Uma das atividades promovidas foi o "Coração dividido: bem-me-quer/namoro positivo, mal-me-quer/namoro negativo" tendo sido posteriormente aplicado um questionário de opinião (anteriormente validado). Os dados recolhidos em ambas as atividades visam a produção de conhecimento sobre esta problemática.
Ambas as atividades decorreram no auditório da Escola Secundária Pedro Nunes, durante o período da manhã, em sessões sucessivas para pequenos grupos (1 ou 2 turmas – 30 a 60 alunos/as) com 50 minutos de duração.

No âmbito do projeto de parceria entre a Escola e o CAOJ está ainda prevista a dinamização de sessões de formação durante o mês de abril para todas as turmas do 11º ano de escolaridade, relacionadas com a temática "Gravidez na Adolescência".

ESPNFoto1

ESPNFoto2

ESPNFoto3

 
O Papel dos Pais na prevenção do VIH/SIDA - Delegação da Madeira

A Delegação Madeira da FPCCSIDA comemorou o Dia do Pai (19 de março) durante uma festa realizada em parceria com o Centro Comunitário da Nogueira - Camacha, onde se falou sobre "O Papel dos Pais na prevenção do VIH/SIDA". Participaram cerca de 120 pessoas. Houve muita animação, surpresas, comes e bebes.

 Dia do Pai

Dia do Pai 2  Dia do Pai 3

Dia do Pai 4  Dia do Pai 5

 
A Sexualidade dos menos jovens - Delegação da Madeira

A Delegação Madeira da FPCCSida promoveu uma ação sobre o tema "A Sexualidade dos Menos Jovens". A acção realizou-se no Ginásio de Santo António e teve a participação de 100 idosos/as que tornaram o momento muito interessante, com as questões colocadas e curiosidades que partilharam.

A sexualidade MJ

A sexualidade MJ2

 A sexualidade MJ4   A sexualidade MJ3

A sexualidade MJ5  A sexualidade MJ6

 
World TB Day # Stop TBHIV CO-INFECTION

 

March TB Day

 
Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

No dia 21 de Março, instituído pela ONU como "Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial", a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial lançou a Campanha Descobre a tua cor para "sensibilizar a opinião pública para o combate à discriminação racial e divulgar a CICDR, órgão, em Portugal, dotado de competência para acompanhar a aplicação da legislação de combate a práticas discriminatórias com base na cor da pele, etnia ou nacionalidade".

Segundo a CICDR "através de um jogo online, que será difundido nas redes sociais, pretendemos evidenciar a diversidade que enriquece o nosso país, e ao mesmo tempo relativizar o que é apenas uma característica física, reforçando, que todos e cada um, somos muito mais do que aquilo que é visível aos olhos".

 DICDRacial

Escolhe a tua cor

 

 
Diz Sim à Prevenção, Diz Não à Discriminação - Entrega de Prémios

No ano letivo 2013/2014 realizou-se a segunda edição do concurso de trabalhos artísticos com o lema "Diz Sim à Prevenção, Diz Não à Discriminação", muma parceria entre o Hospital Pediátrico de Coimbra e a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA"- CAOJ de Coimbra. O concurso foi dirigido a estudantes do 3º Ciclo de Escolas e Agrupamentos de Escolas do Concelho de Coimbra.

Os trabalhos submetidos a concurso pelos estudantes do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel e da Escola EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio, escolas parceiras da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" no Projeto Nacional de Educação pelos Pares, estiveram expostos em março e junho de 2014, no hall da Consulta Externa do Hospital Pediátrico de Coimbra – CHUC.

Os trabalhos foram avaliados por um júri constituído por Dra. Graça Rocha (Pediatra), Prof.ª Doutora Filomena Teixeira (Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação de Coimbra e Coordenadora do CAOJ de Coimbra), Dra. Maria João Dallot (Gabinete da Qualidade do CHUC), Dr. Luís Trindade (Infecciologista), Dra. Maria Ana Rocha (Psicóloga), Dr. Frederico Silva (Mestre em Design e doutorando em Estudos Culturais) e Dra. Rosa Gomes (Assistente Social do Hospital Pediátrico de Coimbra). Os premiados foram os seguintes:

Primeiro prémio: Rita Almeida, Paulo Santos e João Figueiredo, estudantes do 9º ano do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.

Segundo prémio: Ana Rita Carvalho, Pedro Oliveira, Joaquim Gaspar e Cláudio Rodrigues do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, estudantes do 9º ano do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.

Terceiro prémio: Hugo Pinto, Edson Carvalho e grupo Beatriz Ferreira, Ana Rita, Jorge Mendes, João Almeida, Ricardo Ribas, Darga Rodrigues e Fátima Cruz alunos/as dos Cursos de Educação Formação da Escola EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio.

A entrega dos prémios teve lugar no dia 10 de janeiro de 2015, numa cerimónia realizada no Conservatório de Música de Coimbra, durante o encontro "Almoço de Reis", onde estiveram reunidos, para além de alguns estudantes que participaram no concurso, outros jovens e suas famílias que são acompanhados na consulta de doenças infecciosas do Hospital Pediátrico de Coimbra e do Hospital de Santa Maria.

PremiosHP1  PremiosHP2  

PremiosHP3  PremiosHP4

PremisoHP5  PremiosHP6

PremisoHP7  PremiosHP8

PemiosHP9  PremiosHP10

PremiosHP11  PremiosHP13 

PremiosHP12  PremiosHP14

 
Roteiro Escolas - Delegação da Madeira

A Delegação Madeira da FPCCSida promoveu, no passado dia 11 de março de 2015, uma ação de prevenção na Escola Secundária Francisco Franco, destinada a alunos e alunas que irão participar na viagem de finalistas. 

Esta ação teve como objetivo principal alertar  para os comportamentos sexuais de risco, reforçando a ideia de que o preservativo deve fazer parte da mala de viagem.

Estiveram presentes cerca de 90 estudantes.

REscolas2 REscolas3

REscolas5 REscolas4

REscolas1

 

 
<< Início < Anterior 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 Seguinte > Final >>

Pág. 107 de 191