Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
II Seminário Sexualidade, Género e Educação - 14 e 15 de julho

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" colabora na organização do II Seminário Sexualidade, Género e Educação que se realiza nos próximos dias 14 e 15 de julho, na Escola Superior de Educação de Coimbra e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Este ano, o Seminário acolhe investigadores e investigadoras de Portugal, Brasil, Espanha e França. A participação é livre e gratuita. Consulte aqui o Programa do II SGE detalhado.

Flyer II SGEversão02 1julhoc

Flyer II SGEversão6julho

 
4º Forum Nacional de Saúde - Lisboa - FMUL - Edifício Egas Moniz

 Programa e Inscricao 4º Forum Nacional de Saude saudevintevinte

"A Direção-Geral da Saúde organiza, nos dias 26 e 27 de junho, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa - Edifício Egas Moniz, o 4º Fórum Nacional de Saúde.

Este Fórum constitui uma oportunidade para o reforço da implementação do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2012-2016, e também para a promoção da ação intersetorial, de articulação entre os níveis de planeamento nacional, regional e local.

Pretende ser um espaço fundamental para discussão de vários temas de relevo, tais como:

- Estratégia Health 2020 - The European Policy for Health and Well-being da Organização Mundial da Saúde
- Ponto de situação sobre a implementação do PNS 2012-2016
- Apresentação do Relatório da Organização Mundial da Saúde sobre a implementação do PNS 2012-2016
- Divulgação da Monitorização do PNS 2012-2016
- Reflexão sobre o Futuro do Planeamento da Estratégia de Saúde"

Retirado do site da DGS em www.dgs.pt/

 
Caoj do Porto - Café para Pais na Escola Manoel de Oliveira

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens do Porto promove, no próximo dia 11 de Junho, o seu terceiro Café para Pais na Escola EB 2,3 Manoel de Oliveira, em parceria com o Gabinete de Apoio Psicossocial do Agrupamento Vertical Manoel de Oliveira, Aldoar, Porto.

A palestrante será a Psicóloga Clínica Dra. Isabel Pires, também voluntária da Delegação do Porto da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA".

cartazSaber dizer não

 
Fundação participa no I Encontro para os Direitos da Criança

EncontroDCriançaPosterPor ocasião da celebração do Dia da Criança, o Gabinete dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa enviou um convite para apresentação de ideias que se enquadrassem na temática da prevenção de riscos e promoção dos Direitos da Criança e que respondessem a necessidades ou problemas concretos.

A equipa do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Lisboa da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" elaborou e submeteu uma proposta que foi selecionada para apresentação no I Encontro dos Direitos da Criança, que teve lugar no passado dia 6 de junho de 2014, no Teatro Aberto, em Lisboa.

A ideia de projeto, a que se deu o nome de "Direitos em ponto pequeno são os maiores... Crescer sem preconceitos!", centra-se na Educação para a não discriminação de crianças e jovens seropositivos/as. Consiste na conceção de uma peça de teatro com a participação de jovens voluntários/as do Teatro Universitário de Intervenção (TUI) do CAOJ de Lisboa e a sua apresentação em diversos locais do concelho. Desta forma, crianças e jovens de várias escolas e outras instituições educativas serão sensibilizadas para a problemática da discriminação que enfrentam as pessoas seropositivas, para que possam, assim,contribuir para a diminuição dos índices de estigma que põem em causa os seus direitos.

Para o desenvolvimento e implementação desta ideia será estabelecida uma parceria com uma companhia de teatro, para a encenação de pequenas peças de Teatro-Debate. Adicionalmente, é nossa intenção proceder à gravação dessas peças em DVD, de forma a alargar a sua apresentação a outros locais.

 

Encontro.DCriança1

EncontroDCriança2

Paula Almeida na apresentação da ideia do CAOJ de Lisboa

 
Roteiro Escolas para prevenção do VIH/SIDA - Porto Santo

A Delegação da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" sediada no Funchal concretizou mais uma fase do seu projeto "Roteiro Escolas na Luta Contra a Sida", desta vez  em Porto Santo, onde realizou sessões na Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco. Participaram cerca de 120 alunos do 3º ciclo do ensino básico - 7º , 8º e 9º ano.

RE Diapositivo1 RE Diapositivo2 RE Diapositivo3

RE Diapositivo4 RE Diapositivo5 RE Diapositivo6

Imagens das sessões na Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco

 
Fundação assina Compromisso no Fórum Nacional Álcool e Saúde

Assinatura Compromissos FNAS logoNo passado dia 8 de maio de 2014, teve lugar a 8ª reunião do Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS), em Loures (Lisboa) tendo sido assinada, pelas 74 entidades presentes na reunião, a Carta de Compromisso, segundo a qual todos comprometem a iniciar o seu próprio plano de ação para reduzir os efeitos nocivos do álcool.

Neste sentido, a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”, como entidade pertencente do Fórum, apresentou o compromisso de reforçar estas atividades de prevenção e promoção da saúde no quadro do Projeto logoNacional de Educação pelos Pares, que é implementado pelos seus Centros de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) em Escolas do Ensino Básico e Secundário, Lares de Acolhimento de crianças e jovens em risco, Centros Educativos da DGRSP, Estabelecimentos Prisionais e outras Instituições

A iniciativa será dinamizada a nível nacional, a partir do próximo ano letivo, com estudantes do 9º ano de escolaridade, num percurso metodológico que envolve atividades de escrita colaborativa em grupos de trabalho, a partir do repto “A Joana faz anos e convidou-nos para a festa…”, associadas a dinâmicas de role-play e momentos de reflexão conjunta. 
 
CompromissoFNAS
 
Compromisso da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA"
 
Assinatura Compromissos FNAS 3  Assinatura Compromissos FNAS 4
Assinatura da Carta de Compromisso
entre o Presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares
e o Coordenador do FNAS, João Goulão.
 
FNAS 2014 programa
 
 
Projeto Há Noites Assim - Queima das Fitas de Coimbra 2014
Uma equipa do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Coimbra (CAOJ) participou, no passado dia 13 de maio, em mais uma noite de intervenção do Projeto "Há Noites assim" no recinto da Queima das Fitas de Coimbra. A professora Ana Alegre e as voluntárias Ana Micaela Spínola, Diana Raquel Magalhães e Soraia Perpétuo dinamizaram as atividades de prevenção na tenda do projeto durante a noite. 
 
HáNoitesAssim14 0
  Equipa do CAOJ de Coimbra a dinamizar a tenda do Projeto Há Noites Assim
 
 HáNoitesassim14 2 HáNoitesAssim14 1
Material informativo e preservativos para distribuir
 

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" é, desde o início, entidade parceira deste Projeto de intervenção socioeducativa destinado à sensibilização e informação acerca dos comportamentos de risco em contexto recreativo universitário.

Durante as noites da Queima das Fitas que decorre do dia 9 ao dia 16 de maio, a intervenção foca-se na distribuição de preservativos masculinos e femininos e na divulgação de material de informação sobre comportamentos sexuais de risco, perigos do consumo de álcool e de outras substâncias psicoativas, comportamentos rodoviários de risco, comportamentos de violência e situações de insegurança pessoal.    

 

cartazFinal 2014    

 Acompanhe o Projeto Há Noites Assim no Facebook.

 
 
III Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual (III CISES)
III CISES
 
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, realizará de 10 a 12 de julho de 2014, o III Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: Direitos, Políticas, Investigação e Práticas.
 
Este é o terceiro Congresso de uma sequência que se realiza, alternada e bianualmente, em Portugal e no Brasil, nas instituições que alojam um grupo de investigadores/as que trabalham colaborativamente em investigação sobre Sexualidade e Educação Sexual e que constituem a rede responsável por esta iniciativa: Universidade de Lisboa (UL), Universidade de Aveiro (UA), Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Universidade do Minho (UM), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
 
A finalidade que unifica a realização destes Congressos é o estudo da Sexualidade como tema interdisciplinar que se desdobra em várias áreas de investigação e intervenção, entre elas a Educação Sexual.
 
O III Congresso centra-se no tema de particular atualidade, atendendo às implicações curriculares que envolve, de Direitos, Políticas, Investigação e Práticas em Sexualidade e Educação Sexual.
 
O programa do Congresso inclui conferências plenárias, mesas redondas, sessões de posters e sessões paralelas de comunicação de trabalhos de investigação e/ou relato de práticas.
 
Aceda aqui ao site do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e veja as datas importantes.
Contactos
e-mail |  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar
Mais informações
website |  http://iiicises.ie.ulisboa.pt/

Comissão Organizadora:

Isabel Chagas (U. Lisboa - Portugal)
Ana Cláudia Bortolozzi Maia (UNESP - Brasil)
Célia Regina Rossi (UNESP - Brasil)
Filomena Teixeira (CIDTFF – U. Aveiro - Portugal)
Isabel P. Martins (U. Aveiro - Portugal)
Mary Neide Damico Figueiró (UEL – Brasil)
Paulo Rennes Marçal Ribeiro (UNESP - Brasil)
Sónia Maria Martins de Melo (UDESC - Brasil)
Teresa Vilaça (U. Minho - Portugal)
 
<< Início < Anterior 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 Seguinte > Final >>

Pág. 108 de 184