Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 15.12.2019 - 15.12.2019
    • Formação Intrafamiliar 2019 - CAOJ do Porto
  • 20.11.2019 - 20.11.2019
    • X Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 16.11.2019 - 23.11.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Coimbra
  • 23.10.2019 - 30.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Setúbal
  • 21.10.2019 - 28.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Lisboa

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
FPCCSIDA NO 3º CONGRESSO DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), participou no 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos, que teve lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro.

Este congresso contou com conferencistas de referência nas áreas da Psicologia Clinica, Saúde, Forense entre outras. No decorrer do supracitado congresso foi possível assistir a um vasto programa de workshops, conferências, simpósios e tertúlias, comunicações, assim como apresentação de posters.

Em representação da FPCCSIDA, esteve a Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar e a Doutora Paula Costa na apresentação de duas comunicações, “Projeto janelas – Vivência Saudável da Sexualidade na Deficiência” apresentado no dia 29 e “In.Porto.Me – Projeto Rastreio e Promoção da Qualidade de Vida de Seniores VIH+ da Região do Porto”, comunicação realizada no dia 30.

No que se refere à exposição dos Posters, foi apresentado no dia 29 um poster subordinado ao tema “Projeto Nacional de Educação pelos Pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” – A Formação Pedagógica dos Jovens Voluntários”, no dia 30 foi possível apresentar dois posters, “A História da Joana – Problemas dos Consumos e Associados à Sexualidade e aos Comportamentos de Risco em Jovens” e “O Teatro como Forma de Intervenção em Contexto Prisional”. Nas referidas comunicações e apresentações dos posters esteve presente o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto.

3º Congresso da OPP 13º Congresso da OPP 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Congresso da OPP 33º Congresso da OPP 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Congresso da OPP 53º Congresso da OPP 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Congresso da OPP 73º Congresso da OPP 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Congresso da OPP 93º Congresso da OPP 10

 

 

 

 

 

 

 
FPCCSIDA NO 15º ANIVERSÁRIO DO A.E. DE PENAFIEL SUDESTE

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), agradece ao Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste, na pessoa do seu Diretor, Dr. Jorge Pimentel, o convite e a oportunidade de estar presente nas comemorações do 15º Aniversário deste Agrupamento de Escolas, que teve lugar no passado dia 28 de setembro, nas instalações da Escola Básica de Penafiel Sudeste.

O evento contou ainda, entre outras individualidades, com a presença do Dr. José Mesquita, Delegado Regional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE); da Mestre Maria Luísa Oliveira, Diretora da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE); do Dr. Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel (CMP) e do Dr. Jorge Pimentel, Diretor do Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste (AEPS).

A FPCCSIDA tem vindo a desenvolver nos últimos anos, estreitos e importantes laços de colaboração com este estabelecimento educativo, os quais pretende vir a manter e, se possível, a fortalecer, ao longo das mais diversas iniciativas levadas a cabo por cada uma destas instituições.

15º Aniversario A.E. Penafiel Sudeste 2

15º Aniversario A.E. Penafiel Sudeste 115º Aniversario A.E. Penafiel Sudeste 3

 

 

 

 

 

 

 

 

15º Aniversario A.E. Penafiel Sudeste 415º Aniversario A.E. Penafiel Sudeste 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 
FPCCSIDA NA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO ESPAD 2015

Passados 20 anos sobre a realização do primeiro inquérito europeu European School Survey on Alcohol and Other Drugs - ESPAD (1995), a FPCCSIDA teve o prazer de assistir à apresentação pública dos resultados do ESPAD 2015 que decorreu no passado dia 20 de setembro pelas 14:30h, nas novas instalações do SICAD no Hospital Pulido Valente, Edifício Prof. Ramiro Ávila, em Lisboa.

Nesta cerimónia estiveram presentes o Professor Doutor Adalberto Campos Fernandes, Senhor Ministro da Saúde e o Professor Doutor João Costa, Senhor Secretário de Estado da Educação que proferiram algumas linhas orientadoras dos programas do Governo para as questões da Saúde e da Educação numa perspetiva de contribuir para uma melhoria dos resultados a alcançar em estudos posteriores a esta edição de 2015.

O Dr. Alexis Goosdeel, Senhor Diretor do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, felicitou o SICAD, na pessoa do Senhor Diretor, Dr. João Goulão que em articulação com o Ministério da Educação, pela Direção-Geral de Educação/Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, implementaram e apresentaram os dados portugueses.

A nível nacional, estes estudos são promovidos e desenvolvidos pelo SICAD em articulação com o Ministério da Educação. Tal como nos anos anteriores, foi assegurada a representatividade para os alunos do ensino público de cada um dos grupos etários dos 13 aos 18 anos e por sexo em cada grupo etário, a nível de Portugal Continental.

Em 2015 participaram cerca de 530 escolas e 1000 turmas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, num total de 20 000 alunos, dos quais 18 111 completavam 13 a 18 anos em 2015.

Os dados Portugueses, deste estudo, podem ser consultados em ESPAD-PORTUGAL/2015 (http://www.sicad.pt/…/SICAD_ECATD_15_Sum%C3%A1rio%20Executi…).

Mais informações em: http://www.sicad.pt/pt/Paginas/detalhe.aspx

SICAD 2016

 
FPCCSIDA NO III ENCONTRO NACIONAL DO FNSC VIH/SIDA

Realizou-se, no passado dia 20 de setembro, o III Encontro Nacional do Fórum Nacional da Sociedade Civil para o VIH/SIDA nas instalações do Instituto Português da Juventude de Moscavide, com a presença das entidades representadas no respetivo Fórum, bem como alguns convidados que abrilhantaram a sua presença ora com preleções, em cada uma das sessões de trabalho, ora com os seus contributos nas discussões após as respetivas apresentações delineadas no programa.

A FPCCSIDA fez-se representar pela Sr.ª Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar e pelos/as respetivos/as técnicos/as que constituem as equipas das diversas delegações regionais.

Assistiu-se na sessão de abertura à preleção da Dr.ª Joana Bettencourt por falta do Sr. Diretor do Programa Nacional, Dr. Kamal Mansinho. Na sua comunicação apresentou uma breve resenha acerca das linhas orientadoras do Programa Nacional que ainda se encontra a ser estruturado, em virtude da mudança do Sr. Diretor Nacional.

O ambiente cordial, informal e de respeito mútuo permitiu a todos os representantes das ONG com assento no Fórum que dialogassem e trocassem experiências e práticas encetadas no quotidiano de cada organização. Após as apresentações e discussão plenária em cada uma das sessões delineadas no programa o secretariado do Fórum Nacional da Sociedade Civil para o VIH/SIDA traçará um conjunto de recomendações a enviar ao Sr. Dr. Kamal Mansinho.

FPCCSIDA no III Encontro Nacional do FNSC VIHSIDA 1FPCCSIDA no III Encontro Nacional do FNSC VIHSIDA 2

 

 

 

 

 

 

 

 

FPCCSIDA no III Encontro Nacional do FNSC VIHSIDA 3FPCCSIDA no III Encontro Nacional do FNSC VIHSIDA 4

 

 

 

 

 

 

 

 

FPCCSIDA no III Encontro Nacional do FNSC VIHSIDA 5FPCCSIDA no III Encontro Nacional do FNSC VIHSIDA 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 
CAOJ DE LISBOA NO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA

Sob o lema “Envelhecer na maior”, a Junta de Freguesia da Penha de França assinalou, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, o Dia Internacional da Pessoa Idosa, com um conjunto de iniciativas que decorreram no jardim da Praça Paiva Couceiro.

Centenas de idosos participaram nas diversas atividades dirigidas à população sénior e abertas a toda a comunidade, com destaque, entre outras, para um rastreio à saúde.

A colaboração de diversas instituições ligadas ao apoio à 3ª idade, designadamente o CAOJ de Lisboa da FPCCSIDA, parceiro desta Junta na Comissão Social.

Dia Internacional da Pessoa Idosa 1 - 2016Dia Internacional da Pessoa Idosa 2 - 2016

 
CAOJ DO PORTO NA V FEIRA DA SAÚDE DE ERMESINDE

O CAOJ do Porto da FPCCSIDA, marcou presença na V Feira da Saúde, organizada pela Junta de Freguesia de Ermesinde, ao longo dos dias 21, 22 e 23 de setembro.

Sempre com o grande objetivo em mente da importância do esclarecimento da comunidade sobre o bem-estar da população e fomentação da qualidade de vida, através da promoção da saúde e da prevenção da doença, os elementos do CAOJ do Porto proporcionaram a toda a população que visitou esta feira, esclarecimentos, sensibilização e rastreios gratuitos, quer dentários, quer do VIH, Hepatite B e C, e outras IST’s.

A participação pautou-se por uma enorme adesão do público nas mais diversas atividades dinamizadas e proporcionadas pela Fundação: o “Hospital de Brinquedos”, realizado no dia 21, direcionado para o público mais infantil, onde acompanhados pelo seu boneco/a, as crianças tiveram oportunidade de desmistificar o medo de ir ao médico, tendo contacto direto com estes profissionais; no workshop denominado “Suporte Básico de Vida para Crianças”, realizado no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, pelas 21:30h do mesmo dia, dinamizado pela Dr.ª Catarina Figueiredo do CMIN/CHP; a comunicação intitulada “Sexualidade sem Risco”, levada a cabo no mesmo auditório, para os alunos do Ensino Secundário, e que contou com sala cheia, no dia 22, pelas 10:00h e ainda nos rastreios dentários e do VIH, Hepatite B e C, e outras IST’s, direcionados para o restante público, nos dias 22 e 23.

A FPCCSIDA agradece ao CMIN/CHP, na pessoa do seu Diretor Prof. Doutor Caldas Afonso; ao Dr. André Castro e à Dr.ª Angelina Kizola, médicos dentistas; à Associação de Estudantes do ICBAS; à enfermeira voluntária Francisca Neves; às psicólogas clínicas Dalila Melo e Inês Domingues; à Dr.ª Raquel Rebelo da Associação Médicos do Mundo; aos colaboradores do CAOJ do Porto: Dr.ª Alexandra Duque, Dr.ª Cláudia Coelho, Dr. Duarte Barros, Dr.ª Helena Vilaça e Dr.ª Isabel Sá, e em especial à GILEAD SCIENCES, bem como a todos/as aqueles/as que com todo o seu empenho e dedicação contribuíram para o sucesso alcançado com a participação em mais esta iniciativa, o nosso MUITO OBRIGADA.

V Semana da Saude - Ermesinde 1V Semana da Saude - Ermesinde 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V Semana da Saude - Ermesinde 3V Semana da Saude - Ermesinde 4

 

 

 

 

 

 

 

V Semana da Saude - Ermesinde 5V Semana da Saude - Ermesinde 6

 

 

 

 

 

 

 

V Semana da Saude - Ermesinde 7V Semana da Saude - Ermesinde 8

 

 

 

 

 

 

V Semana da Saude - Ermesinde 9V Semana da Saude - Ermesinde 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V Semana da Saude - Ermesinde 11V Semana da Saude - Ermesinde 12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V Semana da Saude - Ermesinde 13V Semana da Saude - Ermesinde 14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
LIVING WITH HIV - WOMEN AND CHILD

Living With HIV - Women and Child

Veja AQUI

 
ESTE ANO LETIVO DIZ NÃO AO BULLYING

Diz Nao ao Bullying

Veja AQUI

 
<< Início < Anterior 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 Seguinte > Final >>

Pág. 108 de 221