Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 23.10.2019 - 30.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Setúbal
  • 21.10.2019 - 28.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Lisboa
  • 16.10.2019 - 17.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ do Porto
  • 11.10.2019 - 11.10.2019
    • II Encontro Humanizar os Cuidados de Saúde
  • 23.05.2019 - 23.05.2019
    • Fórum "Nós para a Igualdade, Nós pela Igualdade"

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida" na Qualifica 2015

Entre os dias 9 e 12 de Abril, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida", através do Centro de Aconselhamento e Orientação dos Jovens do Porto, esteve presente na "Qualifica 2015" que decorreu na Exponor.

A equipa da FPCCSIDA, constituída por docentes, estagiários/as e voluntários/as universitários/as, efetuou a divulgação do seu trabalho através da distribuição de folhetos e de esclarecimentos às pessoas sobre as atividades desenvolvidas, quer ao nível do apoio psicossocial (consultas de psicologia e apoio a pessoas carenciadas), quer ao nível de sessões de prevenção de comportamentos sexuais de risco relacionados com o VIH/Sida e outras infeções sexualmente transmissíveis, em Escolas, Lares de Acolhimento, Centros Educativos de Reinserção Social e Estabelecimentos Prisionais.

Tendo em conta que o evento se destinava a um público-alvo maioritariamente constituído por jovens do ensino secundário, efetuou-se a distribuição gratuita de preservativos e de folhetos informativos visando a promoção de uma sexualidade saudável, segura e responsável.

Exponor Exponor 2

Exponor 3 Exponor 4

 
Fundação participou no Seminário "A Educação em Portugal"

No dia 11 de Abril, sábado, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida" participou no Seminário "Educação em Portugal: Perspetivas de Intervenção", que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, promovido pela ANALCE – Associação Nacional de Licenciados em Ciências da Educação.

Foram evidenciadas várias intervenções socioeducativas e apresentados diversos projetos em desenvolvimento, cabendo à Fundação dar exemplos de boas práticas e de como se pode potenciar a relação entre a área da educação e a área social.

Estiveram presentes, para além do Presidente da Câmara de Matosinhos Dr. Guilherme Pinto, o Vereador da Educação Dr. António Correia Pinto, o Professor Honorário da Universidade de Lisboa, Dr. António Sampaio da Nóvoa, entre outros professores e empreendedores sociais e da área da educação. 

Analce1 Analce2

 Analce3 

Analce4

 Analce5 Analce6  Analce7

 Analce8 Analce9Analce10

 
Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida" na ESE do Porto

No passado dia 10 de Abril, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida" foi convidada a participar no Seminário subordinado ao tema "Educação não-Formal", no âmbito da Unidade Curricular "Iniciação à Prática Profissional I: Contextos e Perfis" aos alunos e alunas da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação do Porto.

A docente Alexandra Duque da equipa do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens do Porto apresentou os projetos desenvolvidos em Escolas Públicas, Lares de Acolhimento, Centros Educativos de Reinserção Social e Estabelecimentos Prisionais, como exemplo de boas práticas na educação não-formal, ligadas à área da Saúde.

No final, foi feito o apelo ao voluntariado e o convite à participação no Curso de Formação Cientifico-Pedagógica promovido pela Fundação, no sentido de integrarem esses projetos.

 Ese1  Ese2

Ese3  Ese4

 
Dia de S. Valentim na Escola Secundária José Falcão

A Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, assinalou o Dia de S. Valentim - dia dos namorados e das namoradas - com um conjunto de atividades para as quais teve a colaboração do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Coimbra da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida".  A iniciativa, Integrada no Plano Anual de Atividades da Escola, foi promovida pelo Projeto de Educação para a Saúde com a cooperação da Associação de Estudantes da ESJF e manifestou-se de diversas formas: 
- Mural de Mensagens;
- A fotografia/retrato com balão de BD;
- Distribuição de preservativos e de folhetos para prevenção da infeção VIH/Sida.

a1  aBD1  baloâes1  cenaBD1  cenarioBD1  mural1

preserSV1

 
AIDSMAP HIV UPDATE - 1 de abril de 2015

HIV update 1abril

 
A comemorar também se previne

ovo2

 
Congresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional

Inicia-se hoje, dia 26 de março, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, o Congresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional. Da Comissão Científica fazem parte as coordenadoras científico-pedagógicas dos Centros de Aconselhamento e Orientação de Jovens - CAOJ - do Porto e Coimbra: Professoras Teresa Vilaça (UM) e Filomena Teixeira (ESEC).

Aceda aqui ao site do Congresso:


Cesmeni

 
CAOJ de Lisboa - Atividades dinamizadas na Esc. Secundária Pedro Nunes

Para responder à solicitação da Escola Secundária Pedro Nunes, entidade com quem o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa colabora há vários anos, está a decorrer um conjunto de atividades no âmbito da Educação Sexual que abrange todas as turmas da escola, desde o 7º ao 12º ano. Para além do programa temático previsto no PNEP (Projeto Nacional de Educação pelos Pares) já foram realizadas duas ações de sensibilização e formação, uma para estudantes do 12º ano e outra para estudantes do 10º ano.

No dia 1 de dezembro, "Dia Internacional da Luta Contra a Sida", realizou-se uma sessão de formação destinada a todas as turmas do 12º ano (270 alunos/as), sobre comportamentos sexuais de risco e prevenção do VIH/Sida, dinamizada pela docente do CAOJ Marta Fialho.

No dia 3 de março, foi realizada uma atividade inserida na comemoração do "Dia dos Namorados", abrangendo todas as turmas do 10º ano (260 estudantes), dinamizada pela professora Marta Fialho e professor Francisco Subtil. Para a sua concretização a equipa do CAOJ de Lisboa contou com a simpática, criativa e imprescindível colaboração de duas voluntárias que constituem uma das BUI (Brigadas Universitárias de Intervenção) que intervém nesta escola no âmbito do PNEP. Foi focado o tema da "Violência no Namoro" e dinamizadas várias atividades com o principal objetivo de promover o debate e fornecer informação devidamente contextualizada e cientificamente fundamentada sobre a temática abordada. Uma das atividades promovidas foi o "Coração dividido: bem-me-quer/namoro positivo, mal-me-quer/namoro negativo" tendo sido posteriormente aplicado um questionário de opinião (anteriormente validado). Os dados recolhidos em ambas as atividades visam a produção de conhecimento sobre esta problemática.
Ambas as atividades decorreram no auditório da Escola Secundária Pedro Nunes, durante o período da manhã, em sessões sucessivas para pequenos grupos (1 ou 2 turmas – 30 a 60 alunos/as) com 50 minutos de duração.

No âmbito do projeto de parceria entre a Escola e o CAOJ está ainda prevista a dinamização de sessões de formação durante o mês de abril para todas as turmas do 11º ano de escolaridade, relacionadas com a temática "Gravidez na Adolescência".

ESPNFoto1

ESPNFoto2

ESPNFoto3

 
<< Início < Anterior 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 Seguinte > Final >>

Pág. 109 de 194