Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Dia Mundial de Luta Contra a Sida - CAOJ de Setúbal

No âmbito do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, a convite de várias escolas, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Setúbal organizou e dinamizou diversas atividades de sensibilização sobre Sexualidade e Prevenção - VIH/SIDA. Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, na Escola Básica 2/3 de Azeitão,  Escola Secundária de Bocage e Escola Básica 2/3 e Secundária Lima de Freitas, a equipa do CAOJ de Setúbal  dinamizou, através de uma banca, diversas atividades de sensibilização e prevenção do VIH/Sida: jogos de perguntas, pinturas faciais, cartazes e entrega de brindes, tais como pulseiras e laços. Muitos alunos e alunas participaram de forma entusiástica nestas atividades, criando-se um clima favorável à tomada de consciência da importância de uma vida sexual responsável. 

 EBAZEITAO1a  EBAZEITAO2a  EBAZEITAO3a  EBAZEITÃOa

Escola Básica 2/3 de Azeitão

ESBOCAGE1a  ESBOCAGE2a  ESBOCAGE3a

Escola Secundária de Bocage

 ESLIMAFREITAS1a  ESLIMAFREITAS2a

Escola Básica 2/3 e Secundária Lima de Freitas

 
CAOJ de Setúbal promove formação de jovens voluntários(as)

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Setúbal da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” promoveu, nos dias 15 e 16, 29 e 30 de Novembro, duas acções de formação pedagógica para jovens estudantes da Escola Superior de Educação (ESE) de Setúbal que, voluntariamente, pretendem participar no Projecto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP), destinando a alunos do 3º ciclo do ensino básico das escolas do concelho.
Estas ações de formação decorreram na Casa da Baía em Setúbal, cujo espaço foi gentilmente cedido à Fundação e contaram com uma adesão entusiástica de cerca de cinquenta jovens voluntários que irão dinamizar sessões de Educação em Sexualidade e Prevenção da Infeção VIH/Sida nas turmas envolvidas no PNEP, a partir de Janeiro de 2014.
O Diário da Região, na sua edição de 02/12/2013, publicou uma reportagem sobre esta iniciativa do CAOJ de Setúbal que pode ser lida aqui

CaojSet1a   CaojSet2a CaojSet4a

CaojSet3a  CaojSet5a   

 DRegiao-capaa   CaojSet6 

 
Atividades do dia 1 de dezembro - CAOJ do Porto
No âmbito das atividades do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, a equipa de docentes do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens do Porto, apoiada por um grupo de dez voluntários(as), realizou uma campanha noturna de sensibilização e angariação de donativos no centro da cidade - Galerias Paris e suas imediações -  das 22h30 às 03h da manhã, de 30 de novembro para 1 de dezembro. Durante a campanha foram distribuídos preservativos e material de informação, ao mesmo tempo que se interpelaram as pessoas sobre a problemática do VIH/Sida e como preveni-la. O grupo etário de jovens adolescentes foi quem reagiu melhor à sensibilização, falando com à vontade e partilhando dúvidas. 
 
No dia 1 de dezembro, a equipa participou no Congresso de Saúde Reprodutiva promovido pela ANEM - Associação Nacional de Estudantes de Medicina - "IRIS: Um novo olhar sobre a Sexualidade" realizado no Hospital de São João, no Porto. Nesse Congresso, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida" participou na sessão plenária III "A Problemática do VIH/Sida", divulgando  os projetos e atividades que o CAOJ do Porto desenvolve nas Escolas e outras instituições da comunidade.
 
Dia Mundial de Luta Contra a Sida - Funchal, 1 de dezembro 2013

A fim de sinalizar o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, a Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" realizou uma Campanha de Sensibilização Noturna, na noite de 30 de novembro para 1 de Dezembro, nas ruas do Funchal, junto aos bares.
Nesta campanha participaram vários voluntários da Fundação que estimulavam as pessoas a responderam a questões sobre a infeção VIH/Sida gardadas numa caixa de perguntas. As pessoas escolhiam a questão e tinham direito a um brinde: preservativo e material de informação. 

DMLCSidaFunchal13

 
Prevenção do VIH/Sida no Estabelecimento Prisional de Coimbra

No âmbito das atividades para assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida de 2013, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida" lançou hoje, dia 1 de dezembro, uma coleção de 13 Postais elaborados no Estabelecimento Prisional de Coimbra durante as sessões da Campanha de Prevenção do VIH/Sida e outras IST - Contra o Estigma e a Discriminação, realizadas entre dezembro de 2012 e abril de 2013. A Campanha foi desenvolvida em parceria com o EPC e visou a partilha de saberes e boas práticas de prevenção, bem como o estímulo à solidariedade e integração.

As mensagens foram criadas numa oficina de escrita criativa e o design dos postais foi elaborado nas sessões recorrendo ao IPad. A equipa de formação da Fundação, constituída pelos docentes Fernando Moreira Marques, Dulce Folhas e Paula Vilaça, trabalhou em conjunto com a psicóloga do EPC Isabel Sofia Teixeira Dias.

Esta primeira série de Postais destina-se a ser divulgada em Estabelecimentos Prisionais e Centros Educativos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e em Escolas envolvidas no Projeto Nacional de Educação pelos Pares que os Centros de Aconselhamento e Orientação de Jovens da Fundação implementam nos Concelhos de Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal, em parceria com o Ministério de Educação e Ciência.

PostalFPCCSIDA EPC abraça-me  PostalFPCCSIDA EPC abracameEunaoQureimo  PostalFPCCSIDA EPC Sabiasque

  PostalFPCCSIDA EPC aconteceu  PostalFPCCSIDA EPC jogapeloseguroPostalFPCCSIDA EPC SeFosseEu  PostalFPCCSIDA EPC VIHéSilencioso  

PostalFPCCSIDA EPC aconteceu que tal  PostalFPCCSIDA EPC Beija-me  PostalFPCCSIDA EPC dontDestroy

PostalFPCCSIDA EPC Eu tu nos   PostalFPCCSIDA EPC Parabéns  PostalFPCCSIDA EPC youneed

  

  PostalFPCCSIDA EPC Verso

 
Projetos de prevenção - Delegação da Madeira da FPCCSIDA

Dando continuidade ao seu trabalho de intervenção comunitária, a Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" desenvolve vários projetos de prevenção e promoção da saúde destinados a crianças, jovens e pessoas adultas em parceria com instituições locais.

 

Projeto “ Crescer a Saber”

Imagem1O projeto “ Crescer a Saber” destina-se a crianças dos 8 aos 12 anos e tem como principal objetivo dotá-las de conhecimentos e instrumentos, de modo a serem capazes de gerir situações de risco. Durante o ano letivo 2013/2014, o projeto terá a participação de 60 crianças, do 3º ano de escolaridade da Escola EB1/ PE do Tanque. 

 

Imagem2  Imagem3

 

Projeto “C.S.I. Comportamento Seguro Informado”

CSI

Iniciamos o projeto C.S.I. Comportamento Seguro Informadopara alunos de 8º ano da Escola Dr. Brasão de Castro e 7º ano da Escola Gonçalves Zarco. Este ano letivo de 2013/14, o projeto conta com a participação de 60 alunos .O objetivo principal é proporcionar, através da (In)Formação, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais com vista a promoção de estilos de vida saudáveis.

                     CSI1   CSI2

 

Projeto “Arrumar a Vida"

O projeto “Arrumar a Vida” iniciou mais um ano, inserindo novos temas, novas atividades e novos participantes. Conta com a parceria do “projeto C@pacitar” – Programa Escolhas. O projeto tem inscritos 25 participantes, adultos, residentes nos complexos habitacionais do Funchal. Tem como objetivo geral o desenvolvimento de competências parentais e a assertividade na relação. 

                               ArrumarVida1   ArrumarVida2  

 

O projeto “ Menina ou Menino”

MeninoMenina1

 O projeto “Menina ou Menino” está destinado a crianças dos 6 aos 12 anos. Em parceria com o Centro Comunitário “Music@rte”, chega a um grupo de 20 crianças todas as terças-feiras, durante os meses de outubro a junho. 

Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento de competências sociais nas crianças, proporcionando uma melhor relação interpessoal. Pretende ainda alertar para situações de risco ao nível da saúde e vulnerabilidade social, bem como criar um espaço de partilha de experiências e troca de conhecimentos.

 

MeninoMenina1.png  MeninoMenina2  MeninoMenina3

 

Projeto Juventude Sem Riscos

 JSR

O projeto Juventude sem Riscos consiste na realização de um curso de formação sobre diversos temas e problemáticas que estão particularmente relacionadas com os jovens. O objetivo principal é dotar os e as participantes de conhecimentos e instrumentos, de modo a serem capazes de gerir situações de risco em contextos de convívio juveni. Pretende ainda formar voluntários. Este ano realizámos dois cursos, envolvendo cerca de 25 jovens, dos 16 aos 28 anos.

 

                                           JSR1   JSR2

 
III Conferência VIH Portugal 2013

IIIConfVIHPT

Aceda ao site oficial da Conferência:

http://vihportugal.org/

 
aidsmap hiv & aids news

HIVWeekly13nov13

 
<< Início < Anterior 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 Seguinte > Final >>

Pág. 109 de 181