Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Dia Mundial de Luta Contra a SIDA - CAOJ de Setúbal

No passado dia 1 de dezembro a equipa do CAOJ de Setúbal da FPCCSIDA celebrou o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA através da dinamização de atividades ao longo da semana nas escolas da cidade onde decorre o PNEP. Os/As alunos/as aderiram com grande entusiasmo. A destacar:

• Sessões de sensibilização junto dos/as alunos/as, com recurso a documentos multimédia disponibilizados pela D.G.S., salientando-se a mensagem da Dr.ª Isabel Aldir, Diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA, apelando à prevenção desta epidemia junto da sociedade;
• Visualização de um documentário, intitulado "Alexandra-Viver com HIV, Momentos de Mudança, SIC", seguida de debate. Elaboração do guião do documentário, pelos/as alunos/as do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas.
• Construção de laços vermelhos com mensagens de esperança a todos/as os/as infetados/as e/ou afetados/as pelo VIH/SIDA, para oferecer aos/às alunos/as sensibilizando para a não discriminação;
• Divulgação de trabalhos alusivos ao tema em algumas escolas da cidade.

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA do CAOJ de Setúbal 2017 - 1Dia Mundial da Luta Contra a SIDA do CAOJ de Setúbal 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA do CAOJ de Setúbal 2017 - 3Dia Mundial da Luta Contra a SIDA do CAOJ de Setúbal 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Campanha "Recolha de Brinquedos"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), associou-se à campanha “Recolha de Brinquedos” promovida e organizada pela Farmácia Funchal e Farmácia Madeira, localizadas nos centros comerciais La Vie Funchal e Madeira Shopping.

Esta recolha de brinquedos, com a ajuda de todos, conseguiu acarinhar 350 crianças de associações e instituições de acolhimento e apoio a crianças e jovens, entre os 2 meses e os 16 anos de idade, da Região Autónoma da Madeira.

O objetivo primordial desta campanha consistiu em fazer com que estas crianças e jovens recebessem, no Natal, pelo menos um brinquedo ou entretenimento que lhes proporcionasse momentos de brincadeira e divertimento. Para algumas crianças, estes brinquedos vão ter um sabor especial por serem uma das poucas prendas que irão receber na quadra natalícia.

Estas crianças carenciadas que estão integradas em meios socioeconómicos vulneráveis são acompanhadas por associações e instituições que as apoiam e orientam diariamente.

Assim, foi no dia 21 de dezembro, que os brinquedos foram entregues pela equipa da Farmácia Funchal e Farmácia Madeira à nossa Instituição e que, posteriormente, serão entregues às famílias que esta Delegação apoia.

Um MUITO OBRIGADA àqueles que nos ajudaram a proporcionar sorrisos!!!

Recolha de Brinquedos 2017 - 1

Recolha de Brinquedos 2017 - 2Recolha de Brinquedos 2017 - 3

 
Projeto "Mais Vida"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) foi convidada pelo Projeto “Mais Vida” para fazer uma sessão de esclarecimento que sensibilizasse a população idosa para a prevenção da infeção por VIH/SIDA.

Esta sessão decorreu no dia 19 de dezembro, no Centro Comunitário Cidade Nova, e contou com a presença de cerca de 35 idosos do Concelho de Câmara de Lobos.

Durante a mesma foi possível abordarmos sobre a velhice, a sexualidade na terceira idade e alertar a população alvo para as razões do risco de infeção por VIH/SIDA na sua faixa etária.

Os idosos demonstraram interesse, participação e escuta ativa estando envolvidos pela temática. Referiram que desconheciam o preservativo interno (feminino) bem como os testes rápidos de VIH.

Importa salientar que a infeção por VIH não discrimina ninguém, pelo que a prevenção, através do uso do preservativo interno e externo, é a única forma eficaz para combater esta doença.

Projeto Mais Vida - 1

Projeto Mais Vida - 2Projeto Mais Vida - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Mais Vida in Jornal da Madeira

 
120 Batimentos Por Minuto - Cinemas NOS Fórum Madeira

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença, no dia 16 de dezembro, na exibição do filme "120 Batimentos Por Minuto" de Robin Campillo nos Cinemas NOS Fórum Madeira.

O filme "120 Batimentos Por Minuto" retrata o ativismo nos anos 90 em torno da problemática VIH/SIDA pelo movimento ACT-Up Paris. Com a SIDA a ceifar inúmeras vidas nos últimos dez anos, os ativistas da ACT-Up Paris multiplicam as suas ações para lutar com a indiferença generalizada.

O filme conquistou o Grande Prémio do Júri e o Prémio da Crítica Internacional na edição deste ano do Festival de Cannes e é um trabalho que foge muito do que já foi explorado noutros trabalhos que abordam a temática VIH/SIDA também devido ao facto do realizador ter sido militante do movimento ACT-Up Paris a partir de 1992, dando assim um cunho auto-biográfico ao filme.

O filme segue então um grupo de militantes, focando-se nas suas vidas antes e depois dos debates e protestos. É um filme essencial e inspirador, que retrata a força avassaladora de pessoas que lutavam pela própria vida.

A FPCCSIDA associou-se a este filme, mediante uma parceria com o Madeira Film Festival Screenings, que estiveram integrados no painel do Encontro Científico "O Portador de VIH/SIDA em Contexto Laboral", promovido e organizado por esta Delegação, a fim de assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA.

120 Batimentos por Minuto nos Cinemas NOS Fórum Madeira - 1120 Batimentos por Minuto nos Cinemas NOS Fórum Madeira - 2

 
Lanche dos Afetos 2017 do CAOJ do Porto

Lanche dos Afetos 2017

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), teve a honra de, uma vez mais, organizar o “Lanche dos Afetos”.

Este encontro intrafamiliar para crianças do Centro Hospitalar de S. João - Porto, Centro Hospitalar do Porto e Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) que vivem com o VIH, realizou-se no passado dia 17 de dezembro, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia.

Contando com a presença do acordeonista Joaquim Júnior, do Clube de Dança de Salão do Porto e da Tuna Académica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto “Javardémica”, que proporcionaram momentos de grande animação ao público presente, o qual recebeu ainda inúmeros presentes e cabazes de natal, sendo-lhes de seguida proporcionado um lanche.

A FPCCSIDA agradece a todos/as aqueles/as que direta e/ou indiretamente contribuíram para o sucesso desta iniciativa de “Sonho”, fazendo deste dia um momento memorável para todos/as.

Lanche dos Afetos 2017 - 1Lanche dos Afetos 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche dos Afetos 2017 - 3Lanche dos Afetos 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche dos Afetos 2017 - 5Lanche dos Afetos 2017 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche dos Afetos 2017 - 7Lanche dos Afetos 2017 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche dos Afetos 2017 - 9Lanche dos Afetos 2017 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche dos Afetos 2017 - 11Lanche dos Afetos 2017 - 12

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche dos Afetos 2017 - 13Lanche dos Afetos 2017 - 14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche dos Afetos 2017 - 15Lanche dos Afetos 2017 - 16

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche dos Afetos 2017 - 17Lanche dos Afetos 2017 - 18

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanche dos Afetos 2017 - 19

Lanche dos Afetos 2017 do CAOJ do Porto - Agradecimentos

 
Missão Continente 2017 - O Bairro é Amigo de Porta Aberta

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) candidatou-se à Missão Continente 2017, através do projecto "O Bairro é Amigo de Porta Aberta".

Este projecto pretende garantir a equidade no acesso à alimentação, melhorando a saúde das famílias e prevenir o risco de exposição a comportamentos menos seguros, que a pobreza muitas vezes expõe.

Para votar e saber mais informação sobre este projecto, basta seguir estes passos:

1º passo – Entre no link:

https://missao.continente.pt/o-bairro-tem-forma-amigo-porta-aberta

2º passo – Faça o login através da sua conta de facebook (canto superior direito da página),

3º passo – Faça o seu voto (no fim da página).

A votação pode ser feita até ao próximo dia 26 de dezembro.

Ajude-nos a garantir a equidade no acesso à alimentação e a minimizar o impacto do desconforto causado pelas baixas condições sócio-económicas nas famílias mais desfavorecidas.

Missão Continente 2017 - O Bairro é Amigo de Porta Aberta

 
Dia Mundial de Luta Contra a SIDA - Seia

O Núcleo da Beira Interior do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), levou a cabo, no passado dia 12 de dezembro, a realização de várias sessões, em contexto de sala de aula, na Escola Secundária de Seia, seguidas de uma pequena exposição.

Foi um trabalho realizado em colaboração com a coordenadora do PES da escola, assinalando o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA e que decorreu ao longo de todo o dia.

Dia Mundial de Luta Contra a SIDA de Seia 2017 - 1Dia Mundial de Luta Contra a SIDA de Seia 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Mundial de Luta Contra a SIDA de Seia 2017 - 3Dia Mundial de Luta Contra a SIDA de Seia 2017 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Palestra "HIV/SIDA em Portugal"

A equipa do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, realizou uma palestra subordinada ao tema «HIV/SIDA em Portugal» no passado dia 11 de dezembro, no auditório da Escola Secundária Pedro Nunes, para todos/as os/as alunos/as dos 12º anos (cerca de 240 alunos/as).

Esta palestra surge no âmbito do Programa Nacional de Educação para a Saúde - Educação Sexual da Escola Secundária Pedro Nunes, com quem o CAOJ colabora há vários anos através das suas sessões do Projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP).

Nesta palestra os/as alunos/as tiveram a oportunidade de conhecer os números relativos aos casos de pessoas infetadas em Portugal em 2016, de acordo com o Relatório "Infeção VIH e SIDA - a situação em Portugal a 31 de dezembro de 2016» - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Após estes números, sensibilizaram-se os/as alunos/as para a prevenção seguida de um debate.

HIV-SIDA em Portugal 2017 - 1HIV-SIDA em Portugal 2017 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HIV-SIDA em Portugal 2017 - 3

 
<< Início < Anterior 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 Seguinte > Final >>

Pág. 111 de 150