Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 20.11.2019 - 20.11.2019
    • X Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 16.11.2019 - 23.11.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Coimbra
  • 23.10.2019 - 30.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Setúbal
  • 21.10.2019 - 28.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Lisboa
  • 16.10.2019 - 17.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ do Porto

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
VIOLÊNCIA NO NAMORO/NAS RELAÇÕES. E SE FOSSE CONTIGO?

Violência no Namoro-nas Relações 2019 - 1

 
OVOS DE CHOCOLATE

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), no dia 12 de abril, realizou a atividade "Ovos de Chocolate" com o principal objetivo de assinalar a Páscoa.

Esta iniciativa realizou-se na sala de atividades da Delegação e consistiu numa atividade lúdico-educativa, em que cerca de 18 crianças, confeccionaram bolos e decoraram o seu ovo de chocolate. Nesta experiência dedicada e vivenciada pelos/as mais novos/as foi possível elucidar, também, sobre a História do Ovo da Páscoa.

Contamos com a colaboração especial do Paulo Maciel da Valentinos Tupperware que, com a ajuda dos/as nossos/as pequenos/as aprendizes a masterchefs, conseguiram criar momentos deliciosos e de grande risota.

Ovos de Chocolate 2019 - 1

Ovos de Chocolate 2019 - 2Ovos de Chocolate 2019 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovos de Chocolate 2019 - 4Ovos de Chocolate 2019 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovos de Chocolate 2019 - 6

Ovos de Chocolate 2019 - 7Ovos de Chocolate 2019 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE SEXUALIDADE

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através da parceria com a Casa do Povo de Santo António, no dia 10 de abril, realizou uma ação de sensibilização.

Esta iniciativa, com oradora convidada, Dr.ª Rubina Leal, permitiu um momento para falar de sexualidade onde não há prazo de validade para amar, nem limite para vivenciar e/ou experienciar pois faz parte do ciclo vital. Foi reconhecido que este tema é pouco abordado não só pelos próprios como pela sociedade em geral. Contudo, acreditamos que com o aumento da esperança média de vida e, nomeadamente, com o envelhecimento progressivo da população, a abordagem desta temática é fulcral.

A plateia presente mostrou interesse e participação ativa, reconhecendo que cada indivíduo é responsável pela sua saúde e que é fundamental que a comunidade tenha competências em saúde que facilitam a adoção de comportamentos protetores da saúde e de prevenção da doença.

Ação de Sensibilização Sobre Sexualidade 2019 - 1Ação de Sensibilização Sobre Sexualidade 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação de Sensibilização Sobre Sexualidade 2019 - 3

 
TEATRO E DEBATE NO FOOTPÁSCOA

No passado dia 9 de abril,o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), responsável pela dinamização da oficina sobre “Questões de Género, Maternidade/Paternidade Responsável”, com a colaboração e supervisão do Grupo de Teatro, na pessoa do Profº José Baptista, dinamizou uma atividade de teatro e debate no FootPáscoa - integrado no "Abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância".

Teatro e Debate no FootPáscoa 2019 - 1

Teatro e Debate no FootPáscoa 2019 - 2Teatro e Debate no FootPáscoa 2019 - 3

 
ESTRATÉGIA REGIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), a convite da Secretaria Regional da Saúde fez-se representar no dia 9 de abril na apresentação pública da "Estratégia Regional de Promoção da Saúde Mental", no Colégio dos Jesuítas, Funchal.

Esta iniciativa no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental permitiu dar a conhecer a Estratégia Regional de Promoção da Saúde Mental em que, durante a sessão, foram dados a conhecer alguns projetos importantes, integrados nesta estratégia, como é o caso do Observatório de Saúde Mental e dos projetos "Projeto + Contigo" e "Juntos no Cuidar".

Como objetivos estratégicos, este plano pretende: fortalecer o conhecimento baseado na evidência científica na área da saúde mental; contribuir para a promoção da saúde mental da população da Região Autónoma da Madeira e para a redução do impacto das perturbações mentais; assegurar o acesso equitativo a cuidados de saúde mental de qualidade a todas as pessoas com risco ou problemas de saúde mental; promover a descentralização dos serviços de saúde mental e da sua integração no sistema de saúde, designadamente nos cuidados primários, hospitalares e continuados. A estratégia apresenta 5 eixos: 1) vigilância epidemiológica; 2) prevenção e diagnóstico; 3) tratamento especializado; 4) acompanhamento e reintegração na comunidade; 5) articulação intersectorial.

A cerimónia foi presidida pelo Dr. Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional, no qual recordou o investimento de 36 milhões de euros realizado pelo Governo Regional na saúde mental, entre 2015 e 2018, onde garantiu que "o Governo continuará disponível para alocar paulatinamente os recursos para a concretização deste plano".

Estratégia Regional de Promoção da Saúde Mental 2019 - 1

Estratégia Regional de Promoção da Saúde Mental 2019 - 2

 
3ª EDIÇÃO DO DIA DO MUNICÍPIO SAUDÁVEL - OEIRAS

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) esteve representada através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, do dia 6 de abril na Marina de Oeiras, na 3ª Edição do Dia do Município Saudável - Oeiras, no âmbito do Dia Mundial da Saúde.

Nesta iniciativa, pretendeu-se salientar a importância que os hábitos de vida têm para a saúde, e as medidas que cada um de nós poderá adotar na sua promoção. No Porto de Recreio de Oeiras a população pode encontrar vários rastreios gratuitos, informações e conselhos úteis, junto dos/as profissionais das várias entidades representadas.

Neste evento contamos com a preciosa colaboração dos/as nossos/as voluntários/as universitários/as que fizeram a divulgação do voluntariado da Fundação.

3ª Edição do Dia do Municipio Saudavel - Oeiras - 13ª Edição do Dia do Municipio Saudavel - Oeiras - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª Edição do Dia do Municipio Saudavel - Oeiras - 33ª Edição do Dia do Municipio Saudavel - Oeiras - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª Edição do Dia do Municipio Saudavel - Oeiras - 53ª Edição do Dia do Municipio Saudavel - Oeiras - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª Edição do Dia do Municipio Saudavel - Oeiras - 73ª Edição do Dia do Municipio Saudavel - Oeiras - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
DEBATE "O IMPACTO SOCIAL DA DOR"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), a convite da Comissão Organizadora, no dia 6 de abril fez-se representar no debate "O Impacto Social da Dor", no Hotel Meliã Madeira Mare, no Funchal.

Esta iniciativa, inserida no "XIV Fórum de Dor das Ilhas Atlânticas", pretendeu promover o debate sobre o impacto social da dor crónica com a presença de associações de doentes, profissionais de saúde, associações de profissionais, empregadores, sociedade civil e decisores. Esta reunião apresentou, assim, um espaço destinado ao diálogo, reflexão e discussão de assuntos relacionados com a dor, em particular para os profissionais da Macaronésia (Madeira, Canárias, Açores, Cabo Verde) e do território peninsular de Portugal e Espanha.

Segundo a entidade promotora "Em Portugal estima-se que a dor crónica atinja mais de 30% dos adultos portugueses. As repercussões de natureza económica são elevadas, estimando-se que o custo anual da dor crónica em Portugal seja superior a 3 mil milhões de euros. Cerca de metade dos custos relacionados com a dor crónica (1,6 mil milhões de euros) devem-se a despesas com cuidados de saúde, enquanto o restante resulta dos chamados custos indiretos, tais como o absentismo, o “presencismo no local de trabalho” e as reformas antecipadas provocadas pela dor crónica (estudo coordenado pelo Professor Doutor Castro Lopes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto). Se porventura outros argumentos não existissem, num país cujos recursos materiais serão sempre considerados escassos, os custos da dor não tratada serão suficientes, motivo e razão para uma atenção cuidada para esta questão premente".

O Impacto Social da Dor 2019 - 1

O Impacto Social da Dor 2019 - 2O Impacto Social da Dor 2019 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Impacto Social da Dor 2019 - 4O Impacto Social da Dor 2019 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
AÇÃO DE FORMAÇÃO

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) nos dias 4 e 5 de abril participou na ação de formação "Pobreza e Exclusão Social - Clarificação de Conceitos. A Estratégia Europa 2020", na sala de formação n.º 16 do Colégio dos Jesuítas, Funchal.

Esta iniciativa do Núcleo da Região Autónoma da Madeira da EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza pretendeu Informar e sensibilizar os técnicos e dirigentes de organizações do terceiro setor da Região Autónoma da Madeira sobre os conceitos chave relacionados com a pobreza e exclusão social e principais indicadores que devem apoiar a intervenção social. Neste sentido, dar a conhecer aos participantes a atual estratégia que norteia a Europa e Portugal (Estratégia 2020) e os diferentes mecanismos que a compõem.

Para a equipa da Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA foi um momento informativo sobre a realidade vivenciada em Portugal, nomeadamente, sobre os dados estatísticos do Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza, bem como obter conhecimento sobre as recomendações da União Europeia sobre estas problemáticas.

Pobreza e Exclusão Social - Clarificação de Conceitos. A Estratégia Europa 2020 2019 - 1Pobreza e Exclusão Social - Clarificação de Conceitos. A Estratégia Europa 2020 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pobreza e Exclusão Social - Clarificação de Conceitos. A Estratégia Europa 2020 2019 - 3

Pobreza e Exclusão Social - Clarificação de Conceitos. A Estratégia Europa 2020 2019 - 4

 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Seguinte > Final >>

Pág. 13 de 200