Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
III Seminário de Educação pelos Pares - ESTeSC

8890Noticias_EduparesA Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra promoveu, nos dias 12 e 13 de Abril, o III Seminário de Educação pelos Pares. Este ano, o Seminário centrou-se no tema "Crescer e envelhecer saudável", integrando-se assim nas comemorações do Dia Mundial da Saúde.

 O Seminário foi organizado por professores e estudantes da ESTeSC, que voluntariamente participam no Projeto de Educação pelos Pares. A essência deste Projeto é a dinamização de atividades que promovam a saúde (física e mental) de toda a comunidade escolar. A coordenação do projeto é da Professora Doutora Paula Amaral.

Cartaz20EduParesO Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Coimbra da FPCCSIDA participou no segundo painel sobre "Partilha de experiências no âmbito da Educação pelos Pares" que decorreu no dia 13 de Abril, às 11 horas. O projeto "Em tempo de SIDA educar para a Vida" foi apresentado pelo professor Fernando M. Marques e pela estagiária Laura Neves que relatou a sua experiência de voluntária no projeto de educação pelos pares "Educação em sexualidade e prevenção da infeção VIH/SIDA". 

As sessões decorreram no Auditório da ESTeSC.

Programa LogoPDF
Estesc1
Laura Neves e Fernando M. Marques (CAOJ),
Paula Amaral (ESTeSC-Organização) e Rosário Pinheiro (FPCEUC)
 
estesc3
Fernando M. Marques (CAOJ)
 
Estsc2 
Laura Neves (CAOJ)
Fotos amavelmente cedidas por Marco Paixão
 
I Conferência online de Educação Sexual - I COES

A I Conferência Online de Educação Sexual (I COES) é o primeiro evento nesta área temática, a ser realizado totalmente online. Através desta iniciativa será possível discutir questões relativas à Sexualidade numa perspectiva interdisciplinar, universal e de respeito à diversidade cultural e sexual, mais próxima da realidade das escolas portuguesas e brasileiras.

Destina-se a professores de todos os níveis e áreas de ensino, investigadores e profissionais ligados à educação e à saúde escolar e a educadores em geral.

Organização: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e GeiSexT

Datas: 2, 3 e 4 de maio de 2012

Site: http://www.coes2012.com

Folheto LogoPDF

i_coes

 
7º D promove convívio de basquetebol

Tudo começou nas sessões do Projeto de Educação pelos Pares quando um grupo de alunos da turma D, do 7º ano, da Escola EB 2,3 Rainha Santa Isabel, de Coimbra, sugeriu a realização de um convívio de Basquetebol com a participação de atletas de competição.

Depois de duas sessões de preparação com o pequeno grupo organizador do evento, o jogo foi agendado para 12 de Março.

O grande dia iniciou-se às 9h30min, quando reunimos todos os participantes para seguir rumo à escola, onde o internacional Marco Gonçalves - Jogador Profissional de Basquetebol da Académica de Coimbra - foi o centro das atenções por parte dos estudantes, devido à sua altura (2,08m).

Já no pavilhão gimnodesportivo, as equipas foram constituídas aleatoriamente, vestindo t-shirts vermelhas e brancas com mensagens de prevenção da infeção VIH/SIDA.

Ao longo do jogo houve diversas substituições para que todos tivessem oportunidade de participar. Os alunos e alunas que não quiseram jogar realizaram outras tarefas de apoio aos jogadores, distribuição de lanches e contagem de pontos.

Às 11horas realizou-se um pequeno intervalo para que as equipas pudessem beber água e descansar um pouco. O jogo finalizou com o resultado 35-19, saindo vencedora a equipa das camisolas brancas.

No final houve um pequeno lanche convívio.

A turma do 7ºD e as pessoas convidadas gostaram imenso da experiência e até pediram para repetir.

Grupo Organizador: Marina Domingues [estagiária e voluntária do CAOJ de Coimbra], Frederico, Ricardo, Rui, Adolfo, João T. e Daniel [7º D].

Jogadores(as) convidados(as): Marco Gonçalves, Amandine Rodrigues, Elsa Costa, Ana C. Simões, Alexandre dos Santos.

Atletas do 7º D: João C., Rui, Ricardo, Adolfo, Ângela, Madalena, Lídia e Joana.

Docentes: Fernando Marques [CAOJ de Coimbra] e Cidália [Directora de Turma] .

Colaboradores: Laura Neves, Cláudia Ferreira e Diogo Pinho [estagiários(as) e voluntários(as) do CAOJ de Coimbra] .

Basket10

Basket20

Basket30

Basket50

Basket40

basket6

 
Dia Internacional da Mulher - Delegação da Madeira

A Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" realizou um convívio para assinalar o Dia 8 de Março - Dia Internacional da Mulher.

Madeira.Dia_da_Mulher

Madeira.DM1

Madeira.DM2

Madeira.DM3

Madeira.DM5

 

 
Dia Internacional da Mulher - 8 de Março
DIMulher
 
Campanha de prevenção no dia de S. Valentim | Versão para impressão |

Para comemorar o Dia dos Namorados e sensibilizar para a prevenção de comportamentos de risco nas relações amorosas, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens realizou uma campanha na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra. 

A iniciativa envolveu estagiárias do Curso de Animação Socioeducativa da ESEC e voluntárias do Projecto Nacional de Educação pelos Pares que está a ser implementado na Escola em todas as turmas do 3 Ciclo do Ensino Básico.

As atividades destinaram-se-se a prevenir atitudes de risco na campo da sexualidade e das relações de namoro, alertando para a ncessidade de comportamentos sexuais seguros e relacionamentos saudáveis.

Nas palavras de Cláudia Ferreira, responsável pela dinamização: 

"Esta actividade do Dia dos Namorados faz parte do meu projecto de estágio e foi desenvolvida na Escola Secundária José Falcão, porque esta é a escola onde tenho tido mais contacto durante a minha intervenção. Achei necessário neste dia fazer algo diferente daquilo que habitualmente se faz nas escolas.Isto porque achei muito importante que a nossa banca estivesse presente tendo como grandes objectivos a distribuição dos folhetos informativos sobre infeção VIH/SIDA e métodos contraceptivos aos alunos e alunas do secundário podendo, assim, tirar qualquer dúvida que tenham. E também dar oportunidade de deixarem a sua mensagem de amor e de protecção e alertar para que não só neste dia mas como durante a vida é sempre importante não corrermos riscos, isto é, a prevenção é fundamental em qualquer relação."

P2140002_2

P2140007

P2140002

P2140003

DiaNamor2012

 

P2140017

 

 
Prevenção da infecção por VIH/SIDA em Escolas de Coimbra
O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Coimbra da FPCCSIDA concluiu, na segunda semana de Dezembro, um conjunto de sessões sobre a prevenção da infecção por VIH/SIDA para alunos do 9º ano, da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas. A intervenção envolveu as turmas A, B, D, E, F, num total de 112 alunos. Durante 90 minutos, os alunos e alunas participaram em dinâmicas sobre vias de transmissão do VIH e uso do preservativo e reflectiram sobre comportamentos de risco, vulnerabilidades à epidemia, diagnóstico, tratamento, estigma e discriminação associados às pessoas afectadas por VIH/SIDA.
As sessões foram organizadas num percurso com quatro eixos temáticos:
 
VIH9ano       
1. VIH/SIDA: uma realidade incontornável
‐ Factos e números
‐ Projectos e expectativas
 2. CONHECER O VIH/SIDA
‐ Como age o vírus?
‐ Como se transmite o VIH?
‐ Como se sobrevive com a doença?
 3. ENFRENTAR O VIH/SIDA
‐ Onde fazer o teste de VIH?
‐ Aspectos clínicos da doença: diagnóstico e tratamento
‐ Aspectos sociais da doença: estigma e discriminação
4. FINTAR O VIH/SIDA
‐ Calcula os riscos
‐ Protege‐te
‐ Ama em segurança
‐ Mantém‐te informado(a)
‐ Comunica com os teus pares
‐ Não esqueças a amizade e a solidariedade
 
EBMartimFreitas
 Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas
 
EBInesCastro
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Inês de Castro
 
Outras sessões de prevenção tem também sido realizadas em parceria com a Rede Social do Concelho de Coimbra - Eixo Saúde - no âmbito do projecto Prevenção do VIH/SIDA na Comunidade Escolar. Este projecto integra as turmas do 9º ano das Escolas Básicas dos 2º e 3º Ciclos S. Silvestre, Inês de Castro e Ceira. Nas duas primeiras escolas, o CAOJ de Coimbra já dinamizou uma sessão intitulada Enfrentar o VIH/SIDA. A intervenção na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Ceira decorrerá no dia 3 de Janeiro de 2012.
A equipa de formação do CAOJ Coimbra é constituída pelos docentes Fernando M. Marques, Dulce Folhas, Sílvia Portugal, Paula Vilaça e Ana F. Alegre e conta com a coordenação científica da Profª. Doutora Filomena Teixeira.

PrevenaoSIDAescolasSSilvestre3

 Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de S. Silvestre
Questionário inicial - levantamento de concepções e expectativas

PrevenaoSIDAescolasSSilvestre2

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de S. Silvestre 
Dinâmica - rede de propagação
 
PrevenaoSIDAescolasSsilvestre
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de S. Silvestre
 Dinâmica - rede de propagação
 
 
 
Leilões Ponto t para Instituições de Solidariedade Social

A PT promove um conjunto de leilões onde os clientes TMN poderão converter os seus pontos em donativos a favor das Instituições de Solidariedade Social parceiras do ponto t. Esta iniciativa insere-se no objectivo da empresa de se constituir como uma referência na área da sustentabilidade.

Segundo nota informativa, os artigos a leiloar foram oferecidos à TMN por grandes instituições e/ou personalidades, nomeadamente, os três grandes do futebol, SLB, SCP e FCP; o piloto Armindo Araújo bicampeão mundial de ralis; Tiago Saca Pires melhor surfista português da atualidade, entre outros.

Estes leilões ocorrerão no site ponto t (http://www.tmn.pt/portal/site/pontos) e serão divulgados através das redes sociais e do envio de sms. A participação no leilão está limitada a clientes particulares o que significa que os clientes empresariais não poderão licitar os seus pontos

Os pontos serão convertidos em donativos utilizando como referência o valor de 1 ponto = 0,20€ e o montante apurado em cada leilão será repartido equitativamente pelas Instituições de Solidariedade Social atualmente incluídas no programa ponto t.

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA"  é, desde há muito tempo, parceira do programa ponto t. Por isso, acolhemos com muito agrado mais esta iniciativa da Portugal Telecom.

 PT  TMN  ponto_t 

 
<< Início < Anterior 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 Seguinte > Final >>

Pág. 122 de 192