Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Eu Sou, Eu Levo...

No passado dia 14 de fevereiro - "Dia dos Namorados", o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou a atividade "Eu Sou, Eu Levo...", na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, com a turma 11º E1, focando o relacionamento interpessoal. Atividade, também dinamizada, com turmas do 8º, 9º, 10º, 12º e CEF.

Eu Sou Eu Levo 2019

 
Questões de Género, Comportamentos Sexuais

No passado dia 12 de fevereiro, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou 2 sessões sobre "Questões de género, Comportamentos sexuais", para as turmas do 11º ano de escolaridade, num total de 92 discentes, na Escola Secundária de Seia.

Questões de Género Comportamentos Sexuais 2019 - 1Questões de Género Comportamentos Sexuais 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questões de Género Comportamentos Sexuais 2019 - 3

 
TUI - CAOJ de Setúbal

No dia 15 de fevereiro o grupo de voluntárias do Teatro Universitário de Intervenção (TUI) do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal apresentou a peça “Nem tudo o que parece é…” no auditório do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas.

A peça permitiu explorar várias problemáticas, nomeadamente o início da vida sexual dos/as adolescentes, a pressão entre pares e a autoestima. O texto é original e foi inteiramente escrito pelas voluntárias e todas as interpretações partiram da realidade dos elementos do grupo.

O público foi convidado pelo Curinga (moderador) a refletir e a apresentar soluções para as problemáticas apresentadas. Assim, os/as alunos/as espetadores/as interagiram de acordo com os seus conhecimentos e valores, exprimindo sentimentos e partilhando experiências que os/as ajudaram a refletir e consolidar conhecimentos relativamente aos temas previamente abordados nas sessões do Projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP).

Deixamos um especial agradecimento a este Agrupamento de Escolas, na pessoa da Professora Celeste Aldeias, coordenadora do Projeto de Educação para Saúde – PES, que nos acolheu de forma bastante colaborante, proporcionando as melhores condições para o sucesso alcançado desta intervenção em prol dos/as alunos/as.

TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 1TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 3TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 4

 

 

 

 

 
Dia Internacional do Preservativo & Dia dos Namorados

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal, em colaboração com as suas Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI), assinalaram o Dia Internacional do Preservativo e o Dia dos Namorados no passado dia 14 de fevereiro, no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), promovendo e dinamizando uma ação de Sensibilização “Estendal dos Afetos”.

Os/As estudantes do IPS, foram ainda desafiados/as a dar a sua opinião sobre as relações de namoro, a partir da dinâmica: “Namorar dá que falar…”, em articulação com a Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, resultando num vídeo para futura divulgação na sua Newsletter e no canal YouTube.

Esta iniciativa, que decorreu na Escola Superior de Educação do IPS teve como objetivo sensibilizar os/as jovens para a vivência da sexualidade de forma informada, segura e gratificante, alertando para a necessidade do uso responsável do preservativo (externo e interno), para prevenção da infeção por VIH e de outras infeções sexualmente transmissíveis (IST) e da gravidez não planeada.

A sensibilização estendeu-se à Residência de Estudantes de Santiago, em Setúbal, graças à intervenção das voluntárias nesse meio académico.

Também na Escola Básica e Secundária D. Manuel Martins, em Setúbal, foram dinamizadas diversas atividades com alunos/as de 7º ano, com o objetivo de os/as sensibilizar para o conceito de sexualidade, autoestima e relações de namoro.

No âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) as sessões dinamizadas pelas Brigadas Escolares de Intervenção (BEI) desse dia foram alusivas à temática do namoro e do uso adequado do preservativo.

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 1Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 3Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 5Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 7Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 9

 
O seu IRS pode ajudar quem mais precisa!

IRS FPCCSIDA

 
Amor é... Amor não é...

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra realizou, nas turmas do 7º ano da E. B. do 2º e 3º Ciclos Eugénio de Castro a atividade Amor é... Amor não é....

A temática relacionada com o Dia dos Namorados teve como objetivo alertar, informar e refletir sobre a forma como nos relacionamos com o outro, escrevendo essas ideias em corações elaborados com a técnica de origami.

Por fim, foi feita a exposição no polivalente da escola, onde foram afixadas as mensagens de cerca de 150 estudantes.

Amor é Amor não é 2019 - 1Amor é Amor não é 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amor é Amor não é 2019 - 3Amor é Amor não é 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amor é Amor não é 2019 - 5

 
Dia Internacional do Preservativo - Delegação da Madeira

Dia Internacional do Preservativo 2019 - 1

Dia Internacional do Preservativo 2019 - 2

Dia Internacional do Preservativo 2019 - 3Dia Internacional do Preservativo 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo in DN da Madeira

Dia Internacional do Preservativo 2019 - 5

Leia toda a notícia... AQUI!

 

Dia Internacional do Preservativo in Funchal Notícias

Dia Internacional do Preservativo 2019 - 5

Leia toda a notícia... AQUI!

 
SIDAdania: Todos fazemos parte

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) foi convidada pela Associação Académica da Universidade da Madeira para elaborar um artigo, por escrito, sobre a Síndrome da Imunodeficiência Humana (SIDA) que foi publicado na Revista da Académica da Madeira - et al. - N.º 85 .

O artigo numa primeira parte, aborda sobre a população jovem adulta em contexto académico e as IST's/SIDA. Numa segunda parte, são apresentados alguns comportamentos de risco de vir a contrair uma Infeção Sexualmente Transmissível (IST). E numa terceira parte, são partilhados alguns dados estatísticos do VIH/SIDA na Região Autónoma da Madeira.

São diversos os fatores pessoais, sociais e ambientais aos quais a comunidade académica se encontra exposta devido à grande mudança de contexto (do escolar para o académico), por isso é necessário a continuação de um trabalho preventivo não apenas nas escolas, mas também nas universidades.

Pode ler toda a revista em:
https://issuu.com/aauma/docs/et_al_85_v1?e=1316033/66347535

SIDAdania - Todos fazemos parte 2019

 
<< Início < Anterior 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 Seguinte > Final >>

Pág. 123 de 184