Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
"Prevenção Não Tem Idade" in Diário de Notícias da Madeira

Prevenir não tem idade e nunca é tarde 2019

 
Ação de Sensibilização para a Prevenção da Infeção por VIH/SIDA

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) através da parceria com a Casa do Povo de Gaula realizou, no dia 31 de janeiro, uma ação de esclarecimento que sensibilizou a população com mais idade, com idade superior/igual a 50 anos, para a prevenção da infeção por VIH/SIDA.

Esta ação inserida no Projeto "Prevenção não tem idade" abordou novamente sobre a sexualidade nas pessoas com mais idade, nomeadamente, o preconceito/estigma social ainda existente bem como as razões para o risco de infeção por VIH/SIDA nesta faixa etária.

Agradecemos à plateia que esteve presente pela postura participativa e interessada, querendo obter mais informação e conhecimento sobre esta temática.

Com este projeto a Fundação tem conseguido sensibilizar esta população, em específico, sobre como promover a sua saúde, com uma sexualidade segura e saudável, uma vez que o Vírus da Imunodeficiência Humana não discrimina ninguém pela sua idade, habilitações, estatuto social, sexo e etnia. Ainda, permite dar voz e escuta ativa sobre as vivências da sexualidade nesta faixa etária que, em alguns setores da nossa sociedade, ainda permanece/vive no preconceito e estigma, considerando a população com mais idade como seres assexuados.

Ação de Esclarecimento para a Prevenção da Infeção por VIH-SIDA 2019 - 1

Ação de Esclarecimento para a Prevenção da Infeção por VIH-SIDA 2019 - 2Ação de Esclarecimento para a Prevenção da Infeção por VIH-SIDA 2019 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação de Esclarecimento para a Prevenção da Infeção por VIH-SIDA 2019 - 4

 
Ação de Sensibilização no Centro da Mãe

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), em parceria com a Enf.ª Luísa Mendes da Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny realizou no dia 30 de janeiro uma ação de sensibilização no Centro da Mãe.

Esta iniciativa combinada tinha como objetivo sensibilizar as puérperas adolescentes/adultas, acompanhadas no Centro da Mãe, para a prevenção da gravidez não planeada no pós-parto e facultar informação sexual e preventiva de modo a promover uma vivência da sexualidade mais informada, segura e responsável. Ainda como objetivos mais específicos foi possível abordar sobre o conceito de sexualidade no período pós-parto; a importância do planeamento familiar; elucidar sobre a correta utilização do método contracetivo de barreira - preservativo interno e externo - como meio eficaz e seguro de prevenir as Infeções Sexualmente Transmissíveis; e, abordar sobre ser mulher, as suas vulnerabilidades, e viver com o VIH/SIDA.

A sexualidade segura e a prevenção é um compromisso para consigo mesma e para com as outras pessoas.

Ação de Sensibilização no Centro da Mãe 2019 - 1Ação de Sensibilização no Centro da Mãe 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação de Sensibilização no Centro da Mãe 2019 - 3Ação de Sensibilização no Centro da Mãe 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
HepHIV 2019 Conference

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), representada pela sua Presidente do Conselho de Administração e da Direção Executiva Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, marca presença em Bucareste na HepHIV 2019 Conference: Challenges of Timely and Integrated Testing and Care.

Uma oportunidade para atualizar conhecimentos, de networking e de dar a conhecer o nosso trabalho, com a apresentação do Poster - PREVENTION AND PROMOTION OF WELFARE: The importance of conducting community screenings for HIV infection.

HepHIV 2019 Conference - 1HepHIV 2019 Conference - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HepHIV 2019 Conference - 3HepHIV 2019 Conference - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HepHIV 2019 Conference - 5HepHIV 2019 Conference - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HepHIV 2019 Conference - 7HepHIV 2019 Conference - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HepHIV 2019 Conference - 9

 
FPCCSIDA no ICCA 2019

É como enorme satisfação que a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) participa em mais uma edição do Internacional Conference on Childhood and Adolescence – ICCA.

A 3ª edição do ICCA decorre de 23 a 25 de janeiro na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto.

A Doutora Paula Costa, em representação da FPCCSIDA moderou uma sessão de apresentação de posteres e realizou a apresentação da comunicação oral “Promoção da Educação para a Saúde e Sexualidade: Projeto com Jovens Institucionalizados em Centro Educativo – CAOJ de Coimbra”.

FPCCSIDA no ICCA 2019 - 1FPCCSIDA no ICCA 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FPCCSIDA no ICCA 2019 - 3FPCCSIDA no ICCA 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 
Workshop de TUI - CAOJ da Beira Alta

Decorreu uma sessão de workshop de Teatro Universitário de Intervenção (TUI), no passado dia 8 de janeiro, das 14h às 18h, na ESTH, em Seia.

Foi um workshop muito dinâmico em que os professores de teatro, José Baptista e Francisco Poppe, utilizaram várias técnicas de abordagem ao trabalho da expressão corporal e da expressão verbal como formas de comunicação privilegiadas no teatro de intervenção.

Já foi escolhida uma mini peça que aborda temáticas como a igualdade de género, maternidade e paternidade responsáveis, o despovoamento no interior, a velhice e a cidadania ativa.

Foram agendados novos encontros (16 e 26 de fevereiro), de modo a esta peça ser ensaiada antes das atuações junto do público, que deverão acontecer a partir de abril.

Workshop de TUI  Baira Alta 2019

 
Ação de Esclarecimento e Sensibilização

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) através da parceria com a Academia Sénior da Casa do Povo da Camacha realizou, no dia 10 de janeiro, uma ação de esclarecimento que sensibilizou a população com mais idade, com idade superior/igual a 50 anos, para a prevenção da infeção por VIH/SIDA.

Esta iniciativa inserida no Projeto "Prevenção não tem idade" contou com a presença da Drª Rubina Leal, membro honorária da FPCCSIDA e nossa convidada especial, que abordou a sexualidade nas pessoas com mais idade, nomeadamente, o preconceito/estigma social ainda existente bem como as razões para o risco de infeção por VIH/SIDA nesta faixa etária.

Quem assistiu demonstrou interesse, participação e escuta ativa estando envolvidos/as pela temática no qual foi possível exporem as suas histórias, dúvidas e inseguranças naturais em qualquer idade. Conseguiram compreender que a sexualidade é uma parte integrante da personalidade que se desenvolve, tal como outras características, ao longo da vida. É uma forma de prazer, de comunicação, de relação e de bem-estar onde a ternura, carinho, energia e afeto são alguns dos ingredientes principais. Ainda, ficou a informação/conhecimento de que qualquer pessoa, independente da idade, género, etnia e estatuto social, se manifestar comportamentos de risco coloca em causa a sua saúde e, consequentemente, a sua sexualidade.

Ação de Esclarecimento CAOJ Madeira 2019 - 1Ação de Esclarecimento CAOJ Madeira 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

Ação de Esclarecimento CAOJ Madeira 2019 - 3

 
Christmas Party 2018

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) organizou uma festa intitulada de "Christmas Party" no dia 21 de dezembro, nas instalações da Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA.

Esta iniciativa apresentou uma tarde de cinema, cheia de surpresas para os mais novos da comunidade local onde pretendeu promover um momento lúdico-pedagógico de forma a assinalar as celebrações natalícias. A população destinatária do evento foram crianças, com idades compreendidas entre os 7 aos 12 anos, afetas a um anterior projeto da Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA - "A Brincar, a Brincar... Aprende-se".

Para as crianças presentes foi um momento especial que preencheu a Equipa da Delegação de orgulho pois acreditamos que: "O que fazemos é uma gota no meio do oceano mas sem ela o oceano seria menor" (Madre Teresa de Calcutá). Estas foram presenteadas com um miminho de Natal, bem como com um ingresso para irem ao Circo.

Agradecemos aos encarregados de educação por confiarem em nós e permitirem que conseguíssemos proporcionar um momento divertido de Natal.

Um agradecimento especial às entidades parceiras, nomeadamente, à Drª Rubina Leal pelo apoio, carinho e atenção dedicado às nossas crianças.

Christmas Party - 1

Christmas Party - 2Christmas Party - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Christmas Party - 4Christmas Party - 5

 

 

 

 

 

 

 

Christmas Party - 6Christmas Party - 7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Christmas Party - 8Christmas Party - 9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
<< Início < Anterior 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 Seguinte > Final >>

Pág. 124 de 184