Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
Assinatura do Consórcio "Porto, Cidade Sem SIDA"

Hoje, dia 20 de maio de 2019, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto (CMP), foi oficializado o protocolo de entendimento relativo ao consórcio "Porto, Cidade Sem SIDA", bem como o lançamento oficial da estratégia a implementar, neste âmbito.

O Porto é uma das cidades subscritoras da Declaração de Paris, propondo reduzir o estigma e atingir a discriminação zero.

Estiveram presentes 22 instituições, entre as quais a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), que fixaram até 2020 para que 90% das pessoas que vivem com a infeção, saibam que estão infetadas; 90% das pessoas que sabem que se encontram infetadas, estejam em tratamento, e que 90% das pessoas que estão em tratamento, tenham a infeção controlada.

Estiveram presentes o Dr. Rui Moreira, Presidente da CMP; o Dr. Henrique Barros, Coordenador Científico e Técnico do "Plano de Ação e Estratégia: Porto, Cidade Sem SIDA" e o Dr. Carlos Nunes, Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte.

Protocolo do Consórcio Porto Cidade Sem SIDA 2019 - 1

Protocolo do Consórcio Porto Cidade Sem SIDA 2019 - 2Protocolo do Consórcio Porto Cidade Sem SIDA 2019 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Protocolo do Consórcio Porto Cidade Sem SIDA 2019 - 4

 
20th International Workshop

É com imenso orgulho que a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) se encontra presente, através da sua Presidente do Conselho de Administração e da Direção Executiva, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, no "20th International Workshop on Clinical Pharmacology of HIV, Hepatitis & Other Antiviral Drugs", que se encontra a decorrer em Noordwijk, na Holanda, de 14 a 16 de maio, com um poster "Management of antiretrovirals in Seniores - The importance of assisted treatment for adherence to treatment".

International Workshop on Clinical Pharmacology of HIV Hepatitis and other antiviral drugs 2019 - 1International Workshop on Clinical Pharmacology of HIV Hepatitis and other antiviral drugs 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

International Workshop on Clinical Pharmacology of HIV Hepatitis and other antiviral drugs 2019 - 3International Workshop on Clinical Pharmacology of HIV Hepatitis and other antiviral drugs 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

International Workshop on Clinical Pharmacology of HIV Hepatitis and other antiviral drugs 2019 - 5International Workshop on Clinical Pharmacology of HIV Hepatitis and other antiviral drugs 2019 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 
A Importância dos Afetos na 3ª Idade

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) através da parceria com a Casa do Povo de São Martinho realizou no dia 9 de maio uma ação de sensibilização.

Esta iniciativa, com a oradora Dr.ª Rubina Leal, permitiu conversar informalmente com cerca de 30 pessoas com mais de 50 anos de idade sobre "A importância dos afetos na 3ª idade". Esta sessão foi fundamental no sentido que é necessário que os menos jovens percebam, aceitem e aprendam a (con)viver com a manifestação das suas emoções, dos seus limites físicos e reciclando os seus hábitos para poderem criar novos projetos e prespetivas de vida, já que é basicamente a afetividade que os/as torna vivos/as e passíveis de enfrentar novos desafios. Os relacionamentos sociais são de extrema importância para o bem estar físico e mental na velhice, pelo que as palavras afeto e lazer proporcionam nesta fase do ciclo desenvolvimental uma melhor qualidade de vida.

A importância dos Afetos na 3ª Idade 2019 - 1

A importância dos Afetos na 3ª Idade 2019 - 2A importância dos Afetos na 3ª Idade 2019 - 3

 
Projeto "Comportamento Seguro e Informado"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) através da parceria com a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira realizou nos dias 24 de abril e 2 e 7 de maio ações de sensibilização aos/às alunos/as do último ano do ensino profissional.

Esta iniciativa inserida no Projeto "Comportamento Seguro e Informado" permitiu, de uma forma geral, proporcionar, através (in)formação a melhoria e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, com vista à promoção de estilos de vida saudáveis e adoção de comportamentos seguros e responsáveis.

Mais especificamente tínhamos como objetivos: incutir a importância do desenvolvimento de competências nos/as jovens que permitam escolhas informadas e seguras no campo da sexualidade; contribuir para a melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais entre os/as jovens na vivência da sexualidade; aumentar o nível de conhecimentos relativamente a situações de risco relacionadas com a dependência de substâncias psicoativas bem como sobre as infeções sexualmente transmissíveis; e, explorar estratégias de redução das consequências negativas dos comportamentos de risco.

Foram momentos formativos onde cerca de 110 alunos/as envolveram-se em diversas dinâmicas que os/as ajudaram a consolidar novos conhecimentos e/ou a reciclar/renovar aquilo que já tinham adquirido. Ainda, e visto que a adolescência é um momento de vida importante para a formação da personalidade adulta e uma parte dela é pela vivência da sexualidade, foi possível conversar com os/as jovens respondendo às suas perguntas, inquietações e/ou inseguranças sobre as temáticas.

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 1Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 3

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 4

 
Fórum "Nós para a Igualdade, Nós pela Igualdade"

Nós para a Igualdade Nós pela Igualdade - Programa

 
Ovos de Chocolate

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), no dia 12 de abril, realizou a atividade "Ovos de Chocolate" com o principal objetivo de assinalar a Páscoa.

Esta iniciativa realizou-se na sala de atividades da Delegação e consistiu numa atividade lúdico-educativa, em que cerca de 18 crianças, confeccionaram bolos e decoraram o seu ovo de chocolate. Nesta experiência dedicada e vivenciada pelos/as mais novos/as foi possível elucidar, também, sobre a História do Ovo da Páscoa.

Contamos com a colaboração especial do Paulo Maciel da Valentinos Tupperware que, com a ajuda dos/as nossos/as pequenos/as aprendizes a masterchefs, conseguiram criar momentos deliciosos e de grande risota.

Ovos de Chocolate 2019 - 1

Ovos de Chocolate 2019 - 2Ovos de Chocolate 2019 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovos de Chocolate 2019 - 4Ovos de Chocolate 2019 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovos de Chocolate 2019 - 6

Ovos de Chocolate 2019 - 7Ovos de Chocolate 2019 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Ação de Sensibilização Sobre Sexualidade

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através da parceria com a Casa do Povo de Santo António, no dia 10 de abril, realizou uma ação de sensibilização.

Esta iniciativa, com oradora convidada, Dr.ª Rubina Leal, permitiu um momento para falar de sexualidade onde não há prazo de validade para amar, nem limite para vivenciar e/ou experienciar pois faz parte do ciclo vital. Foi reconhecido que este tema é pouco abordado não só pelos próprios como pela sociedade em geral. Contudo, acreditamos que com o aumento da esperança média de vida e, nomeadamente, com o envelhecimento progressivo da população, a abordagem desta temática é fulcral.

A plateia presente mostrou interesse e participação ativa, reconhecendo que cada indivíduo é responsável pela sua saúde e que é fundamental que a comunidade tenha competências em saúde que facilitam a adoção de comportamentos protetores da saúde e de prevenção da doença.

Ação de Sensibilização Sobre Sexualidade 2019 - 1Ação de Sensibilização Sobre Sexualidade 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação de Sensibilização Sobre Sexualidade 2019 - 3

 
Teatro e Debate no FootPáscoa

No passado dia 9 de abril,o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), responsável pela dinamização da oficina sobre “Questões de Género, Maternidade/Paternidade Responsável”, com a colaboração e supervisão do Grupo de Teatro, na pessoa do Profº José Baptista, dinamizou uma atividade de teatro e debate no FootPáscoa - integrado no "Abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância".

Teatro e Debate no FootPáscoa 2019 - 1

Teatro e Debate no FootPáscoa 2019 - 2Teatro e Debate no FootPáscoa 2019 - 3

 
<< Início < Anterior 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 Seguinte > Final >>

Pág. 125 de 189