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Eventos

  • 15.12.2019 - 15.12.2019
    • Formação Intrafamiliar 2019 - CAOJ do Porto
  • 20.11.2019 - 20.11.2019
    • X Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 16.11.2019 - 23.11.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Coimbra
  • 23.10.2019 - 30.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Setúbal
  • 21.10.2019 - 28.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Lisboa

Entrada DELEGAÇÕES/CAOJ
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Projeto Nacional de Educação Pelos Pares

O Projeto Nacional de Educação pelos Pares "Sexualidade e prevenção da infeção VIH/SIDA" e a Promoção da Saúde

 

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) concebeu um Projeto de Educação pelos Pares (PNEP) na Promoção e Educação para a Saúde em Escolas Básicas e Secundárias com 3º Ciclo.

Através do PNEP, pretende-se intervir no âmbito da Educação para a Saúde, em áreas fundamentais como a educação em sexualidade, a prevenção da infeção VIH/SIDA e o consumo de substâncias psicoativas, tendo como denominador comum, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

O PNEP para alunos do 3º Ciclo tem a duração de 3 anos. Inicia-se com turmas do 7º ano de escolaridade e conta com jovens voluntários/as do Ensino Superior, que constituem as Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI). Depois de devidamente formados/as em temáticas ligadas à sexualidade, afetos, consumo de substâncias psicoactivas, IST’s - em particular a infeção VIH/SIDA - as BUI implementam 12 sessões de jogos pedagógicos, seguidos de reflexão e debate em tempos curriculares acordados com as escolas. No 2º ano de intervenção, os/as alunos/as do 8º ano de escolaridade fazem, com o apoio de uma BUI, a selecção de jogos pedagógicos e elaboram planos de sessão seguidos da respetiva apresentação à turma.

No 3º ano de implementação do Projeto, as turmas do 9º ano constituem-se em Brigadas Escolares de Intervenção (BEI), passando de formandos/as a formadores/as, orientados/as pelos/as Professores/as que acompanharam o Projeto ao longo dos 3 anos.

A intervenção das BEI é feita em diversas turmas de outros anos de escolaridade da Escola ou Agrupamento.

Metodologia de Formação do PNEP - 1

Metodologia de Formação do PNEP - 2

Desenho da intervenção em Escolas Básicas e Secundárias com 3º Ciclo

No início do Projeto  compete à escola designar os/as docentes responsáveis pelo seu acompanhamento ao longo dos 3 anos, bem como indicar os/as Diretores/as das Turmas  envolvidas. O   Projeto é sempre monitorizado pelos seguintes instrumentos de avaliação:

1)    Questionário de diagnóstico no início do 7º ano (1º ano de intervenção) e no final do 8º ano (2º ano de intervenção);

2)    Questionários de expectativas para os responsáveis do Projeto nas escolas;

3)    Diários de Bordo das BUI;

4)    Diários de Bordo dos alunos e alunas.

Como a co-responsabilização da comunidade educativa é essencial para o sucesso do Projeto e para que se apropriem melhor e mais rapidamente dele, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) assegura, sempre que a escola o solicite, a formação de Docentes, Auxiliares de Ação Educativa e Pais/Encarregados de Educação.

 

Rede de Escolas Parceiras do PNEP

Ano letivo de 2018/2019

 Execução do PNEP até 31 de agosto de 2019.

As turmas de cursos vocacionais e de currículos alternativos têm um programa de intervenção adaptado em função das suas características.

PNEP 2018-19 - CAOJ de Lisboa

PNEP 2018-19 - CAOJ do Porto

PNEP 2018-19 - CAOJ de Coimbra

PNEP 2018-19 - CAOJ da Beira Alta

PNEP 2018-19 - CAOJ de Setúbal