Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada Apoios
Corpo da página (ALT + 2)
Funchal Pride 2018

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) coorganizou, pela segunda vez, o evento Funchal Pride que se realizou nos dias 5 e 6 de outubro de 2018.

Transpor Preconceitos foi o lema para este ano, dando ênfase às questões trans que, na região, estão bloqueadas tanto socialmente como a nível de acesso aos cuidados de saúde.

No dia 5 de outubro decorreu o Ciclo de Palestras com o mote "Transpor Preconceitos" na sala da Assembleia Municipal da Câmara Municipal do Funchal onde existiu a oportunidade de diversas entidades institucionais nacionais e regionais poderem criar sinergias e debater vários assuntos da temática LGBTI+. Pretendeu-se, assim, que o Funchal Pride 2018, não fosse apenas um espaço de reivindicação de direitos e celebração do orgulho LGBTI+, mas também fosse dinamizador de espaços reflexivos e de debate com os melhores ativistas e profissionais nas áreas dos Direitos Humanos, Famílias e Gerações LGBTI e a Saúde das pessoas LGBTI, com enfoque nas pessoas trans, na reivindicação dos seus direitos e na visibilidade das identidades e expressões de géneros não binárias.

Já no dia 6 de outubro, o Funchal Pride assentou em dois grandes momentos: a marcha e o arraial. A 2ª Marcha do Orgulho LGBTI+ no Funchal juntou cerca de 500 pessoas, entre elementos da comunidade LGBTI e apoiantes, tendo percorrido diversas artérias da cidade do Funchal. No arraial a Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA esteve presente com o seu stand a sensibilizar a comunidade para a prevenção do VIH/SIDA bem como alertar para o uso do preservativo como o meio mais eficaz contra a infeção do VIH com o seu lema "Seja quem for o seu parceiro/a: Use Preservativo... Amar é Proteger"

Esta iniciativa foi da rede ex aequo (rea) - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes, com a colaboração do grupo informal Mad le's Femme, Associação Abraço, União de Mulheres Alternativa e Respostas - UMAR Madeira, Opus Gay Madeira e o Núcleo do Funchal da Amnistia Internacional.

Por fim, fizemos mais uma vez história e a FPCCSIDA quis estar presente pois, para além de combatermos sobre o preconceito/estigma social ainda existente sobre as pessoas que vivem com o VIH/SIDA, não nos podemos esquecer das outras causas sociais igualmente importantes. Relembramos que muitas pessoas da comunidade LGBTI vivem com o VIH/SIDA e são, assim, duplamente discriminadas. É fundamental entender que respeito não se pede e nem se faz por merecer, é um direito universal.

Funchal Pride 2018 - Cartaz

Funchal Pride 2018 - 1Funchal Pride 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Funchal Pride 2018 - 3Funchal Pride 2018 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Funchal Pride 2018 - 5Funchal Pride 2018 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Funchal Pride 2018 - 7Funchal Pride 2018 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Funchal Pride 2018 - 9Funchal Pride 2018 - 10