Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada Donativos
Corpo da página (ALT + 2)
III Fórum do Idoso

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) no dia 15 de outubro marcou presença no III Fórum do Idoso "Envelhecimento e Saúde na R.A.M. - Prioridades & Desafios para Práticas Integradas", no auditório do Colégio dos Jesuítas da Universidade da Madeira.

A realização deste evento técnico-científico organizado pelo Serviço Social do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPE), visou promover o debate e discussão da complexa e atual temática do envelhecimento.

Neste contexto, e considerando a necessária e imprescindível abordagem integrada a esta temática social, este fórum reuniu um conjunto diversificado de profissionais e especialistas que contribuíram para um melhor conhecimento e compreensão desta realidade, contribuindo assim para o aprimoramento da intervenção neste domínio.

Dos vários intervenientes, destacou-se a participação da assistente social Carla Ribeirinho, professora da Licenciatura em Serviço Social, Coordenadora do Mestrado em Gerontologia Social da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, consultora na área de intervenção social em diferentes organizações/serviços de prestação de respostas sociais à população idosa (lares, centros de dia e centros de convívio) e investigadora, formadora e supervisora profissional na área científica do serviço social e da gerontologia social.

Importa salientar que urge a necessidade de dar uma resposta adequada e atempada aos cuidados dos idosos, de forma a ser prestado um serviço de qualidade pois um desafio para os próximos anos consistirá no envelhecimento da população. Portugal ja é o 4º país da União Europeia com uma população mais envelhecida e em 2050 a percentagem de idosos na R.A.M. será 57,4% da população total.

Esta iniciativa que pretendeu, também, assinalar o Dia Mundial do Idoso contou com a participação de profissionais, das mais variadas áreas, bem como de estudantes.

III Fórum do Idoso - Cartaz

III Fórum do Idoso - 1III Fórum do Idoso - 2