Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 05.12.2019 - 07.12.2018
    • Formação Científica e Pedagógica - CAOJ da Beira Alta
  • 09.12.2018 - 09.12.2018
    • Lanche dos Afetos 2018 - CAOJ do Porto
  • 30.11.2018 - 30.11.2018
    • Debate "A infeção VIH/SIDA: Prevenção não tem idade"
  • 05.11.2018 - 09.11.2018
    • Formação Científica e Pedagógica - CAOJ de Lisboa
  • 02.11.2018 - 02.11.2018
    • Gala Solidária '18

Entrada Apoios
Corpo da página (ALT + 2)
Debate "A Infeção VIH/SIDA - Prevenção não tem Idade"

Atualmente, o envelhecimento e VIH/SIDA são fenómenos cada vez mais convergentes em todo o mundo, levantando questões urgentes de solução sobre a compreensão deste processo nas sociedades atuais. As pessoas com mais idade são muitas vezes excluídas ou ignoradas dos programas de educação e de prevenção para o VIH, provavelmente, pelos mitos generalizados e difundidos acerca desta temática e por muitos preconceitos e estigma associados. O que não deixa margem para dúvidas são os recentes aumentos de casos de novas infeções por VIH nos menos jovens (pessoas com idade igual ou superior a 50 anos). Neste sentido, urge a necessidade de desmitificarmos as falsas crenças ainda existentes sobre a sexualidade nos menos jovens, bem como alertar para as razões que levam a que esta população esteja mais exposta ao risco de infeção.

No sentido de assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) tem a honra de convidar para o Debate "A infeção VIH/SIDA: Prevenção não tem idade" que se irá realizar no dia 30 de novembro de 2018, sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30, no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, sito Rua das Mercês n.° 8, Funchal.

Esta ação pretende ainda assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA e está direcionada para a população geral, nomeadamente, estudantes, profissionais de saúde, cuidadores/as informais, entre outros.

A participação é gratuita e com direito a certificado, mas sujeita a inscrição mediante o envio do nome completo para o endereço electrónico Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ou através do contacto telefónico 291 623 113.

As inscrições são limitadas ao espaço existente.

Inscreva-se já e garanta a sua presença.

Debate - Prevenção não tem Idade - A Infeção VIH-SIDA nos Menos Jovens - Cartaz

Debate - Prevenção não tem Idade - A Infeção VIH-SIDA nos Menos Jovens - Programa

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) realizou no dia 30 de novembro um Debate "A infeção VIH/SIDA: Prevenção não tem idade", um evento que pretendeu assinalar o Dia Mundial da Luta contra a SIDA.

A eleição deste tema resultou da premissa que é fundamental sensibilizar os/as profissionais de saúde e a população com mais idade para o risco de infeção VIH/SIDA bem como reduzir o estigma/preconceito ainda associado à sexualidade do idoso.

Face a este panorama, os nossos objectivos foram: reduzir o estigma que rodeia as necessidades sexuais dos idosos e incentivá-los a discutir essas questões com os seus/suas médicos/as de família, famílias e prestadores de cuidados de saúde; educar para a sexualidade e práticas sexuais das pessoas com mais idade para permitir uma melhor comunicação e uma avaliação mais precisa do risco; abordar sobre quais os fatores de risco de infeção por VIH numa população em envelhecimento; envolver as pessoas com mais idade na pesquisa sobre prevenção e cuidados e desenvolver competências nos/nas profissionais de saúde com conhecimentos mais atualizados e cientificamente comprovados sobre a infeção VIH/SIDA com as pessoas menos jovens, de modo a poderem aplicar as práticas mais adequadas do ponto de vista ético e científico no desenvolvimento das suas atividades profissionais.

Este evento contou com a presença de ilustres convidados/as e entidades, nomeadamente, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, Dr.ª Rubina Leal, Comissão Regional de Luta Contra a SIDA, profissionais de saúde do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, E.P.E.) que deram o seu contributo em matéria de conhecimento sobre o VIH/SIDA e sobre o trabalho desenvolvido junto de pessoas infetadas e afetadas pelo VIH/SIDA. Um evento desta natureza não se constrói sozinho e a Vossa participação foi essencial para o sucesso do mesmo, daí o nosso reconhecimento.

Estiveram presentes ainda 90 pessoas das mais variadas faixas etárias e de diferentes atividades profissionais: estudantes, assistentes sociais, psicólogos/as, enfermeiros/as, médicos/as. Esta ação contou com o apoio do Governo Regional, através da Secretaria Regional da Saúde e da Câmara Municipal do Funchal.

Deste evento resultou um momento de reflexão para todos/as os/as envolvidos/as nesta área de atuação e ressaltou que a discriminação e estigma continua a ser o principal entrave nesta doença. Ainda enalteceu a importância de apostar em ações de informação em locais onde existe uma maior concentração de pessoas com mais idade para que conheçam os comportamentos de risco e para incentivá-las a realizar, pelo menos uma vez na sua vida, o teste rápido ao VIH.

Que cada um de nós seja agente de mudança.

Debate - A infeção VIH-SIDA - Prevenção não tem idade - 1Debate - A infeção VIH-SIDA - Prevenção não tem idade - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Debate - A infeção VIH-SIDA - Prevenção não tem idade - 3Debate - A infeção VIH-SIDA - Prevenção não tem idade - 4