Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada Apoios
Corpo da página (ALT + 2)
IV Ciclo de Palestras - Afetos e Saúde

“Afetos e Saúde” é o nome de um ciclo de palestras que são organizadas em conjunto pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e pela Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA).

A quarta palestra deste ciclo, denominada “Vacinação: Sim ou Não?”, a realizar no próximo dia 3 de dezembro de 2018, enceta em si as comemorações do Dia Internacional de Luta contra a SIDA e pretende discutir a questão da vacinação, a sua importância e as controvérsias em torno do direito (ou não) à não vacinação.

A maior parte dos países representados na Organização Mundial de Saúde apresenta Planos Nacionais de Vacinação sendo que, em Portugal, este plano é implementado de forma gratuita e acessível, desde 1965. A vacinação extra plano apresenta um outro conjunto de vacinas que podem ou não ser administradas, sendo que, na maior parte dos casos, é a colaboração entre profissionais de saúde e utentes (ou seus representantes) que define essa administração. Contudo, e apesar de prever a redução mundial da mortalidade, produzindo imunidade para determinadas doenças, o número de pessoas que se opõem a este processo tem vindo a ser crescente, também em Portugal. Por outro lado, existem pessoas que pela imunossupressão podem ver comprometida a administração de determinadas vacinas.
Vacinar ou não vacinar pode tornar-se um risco de saúde pública? Temos ou não o direito de opção pela vacinação? Estaremos ou não a comprometer a imunidade de grupo quando optamos pela não vacinação? Há ou não falsas contraindicações? Estas serão algumas das questões em discussão cabendo a um painel de especialistas convidados contribuir com os seus conhecimentos e esclarecimentos para uma reflexão conjunta acerca destas temáticas.

À semelhança das palestras anteriores, abrimos esta reunião científica à comunidade em geral, com o propósito de contribuir para as questões da literacia em saúde, contando, portanto, com a presença de pessoas ligadas aos cuidados informais desde a infância aos seniores e dos cuidados formais, nomeadamente estudantes de diversas áreas do cuidado, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, gerontólogos, etc.

IV Ciclo de Palestras - Afetos e Saúde