Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 05.12.2019 - 07.12.2018
    • Formação Científica e Pedagógica - CAOJ da Beira Alta
  • 09.12.2018 - 09.12.2018
    • Lanche dos Afetos 2018 - CAOJ do Porto
  • 30.11.2018 - 30.11.2018
    • Debate "A infeção VIH/SIDA: Prevenção não tem idade"
  • 05.11.2018 - 09.11.2018
    • Formação Científica e Pedagógica - CAOJ de Lisboa
  • 02.11.2018 - 02.11.2018
    • Gala Solidária '18

Entrada Donativos
Corpo da página (ALT + 2)
Dia Mundial da Luta Contra a SIDA - CAOJ de Setúbal

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou no dia 3 de dezembro de 2018, no Agrupamento de Escolas Lima de Freitas em Setúbal, a comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA.

A iniciativa teve como objetivos: assinalar a data; sensibilizar toda a comunidade escolar para os comportamentos preventivos face ao risco de infeção por VIH/SIDA; alertar para a importância da educação sexual na população juvenil; fornecer informação atualizada sobre as formas de contágio, meios de diagnóstico e medidas de proteção associadas ao VIH/SIDA, bem como combater a discriminação/estigma/preconceito em relação às pessoas atingidas por este flagelo.

O evento contou com a colaboração da Coordenadora da Educação para a Saúde do referido agrupamento de escolas - Professora Celeste Aldeias e dos/as alunos/as do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, que conjuntamente com a equipa do CAOJ dinamizaram diversas atividades, no átrio da escola sede e sala de professores, que envolveram toda a comunidade educativa: docentes, assistentes operacionais, técnicos/as administrativos/as e alunos/as do 5º ano ao 12º ano de escolaridade.

As atividades desenvolvidas na efeméride compreenderam a formação entre pares com distribuição de material informativo; a realização do jogo «Quantos queres...» com questões alusivas à temática do risco da infeção VIH/SIDA com os/as alunos/as; a distribuição de laços vermelhos, bem como, material preventivo (preservativos); distribuição de balões vermelhos com frases sensibilizando para a não discriminação/preconceito e a projeção e partilha de documentos multimédia e vídeos subordinados ao tema para esclarecimento de dúvidas a toda a população escolar.

Para além destas atividades, as turmas envolvidas no Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) tiveram uma sessão centrada na celebração do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, cuja data se comemora internacionalmente há 30 anos.

A celebração do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA foi um grande momento de aprendizagem, partilha, reflexão e sensibilização para os comportamentos de risco face ao contágio da infeção VIH/SIDA com vista à erradicação da doença e ao combate contra o estigma das pessoas infetadas e famílias afetadas pela doença.

Dia Mundia de Luta Contra a SIDA - CAOJ de Setúbal

Assista ao vídeo... AQUI!