Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 15.12.2019 - 15.12.2019
    • Formação Intrafamiliar 2019 - CAOJ do Porto
  • 20.11.2019 - 20.11.2019
    • X Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 16.11.2019 - 23.11.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Coimbra
  • 23.10.2019 - 30.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Setúbal
  • 21.10.2019 - 28.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Lisboa

Entrada Apoios
Corpo da página (ALT + 2)
Comemoração do Dia Internacional do Preservativo

O Dia Internacional do Preservativo celebra-se desde 2008, por iniciativa da AIDS Health Care Foundation, no dia 13 de fevereiro, com o objetivo de lembrar a importância do preservativo enquanto medida de prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e de gravidezes não desejadas.

Neste dia e a convite do Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis, a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, com o contributo de algumas voluntárias das Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI) e estagiária da Fundação, dinamizou durante a manhã, quatro sessões de sensibilização para várias turmas do Ensino Secundário da Escola Secundária Carolina Michaelis, com o objetivo preconizado anteriormente, especialmente aqui dirigido à população estudantil e jovem.

A implementação da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento em 2019/2020, tendo por base as ideias-chave da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), com interesse crescente no campo das decisões políticas, educativas e da comunidade científica, veio confrontar a escola com múltiplas questões cuja resposta deve traduzir a visão preconizada no Perfil dos Alunos, à saída da escolaridade obrigatória. A Cidadania não se aprende por processos retóricos e ensino transmissivo, mas por processos vivenciais que sustentem a cultura escolar, assente numa lógica de participação e corresponsabilização entre todos os intervenientes da comunidade educativa (docentes, estudantes, famílias, ONG, especialistas, etc.), bem como capitalizar as experiências e os projetos da escola, nomeadamente com parceiros locais privilegiados (Autarquias, ONG, Instituições de Ensino Superior, etc.), bem como dar autonomia a práticas pedagógicas mais participativas, criativas e dinâmicas.

Com este enquadramento, e verificando-se que a Saúde e a Sexualidade, estão incluídas em grupos dos diferentes domínios da Educação para a Cidadania, bem como as ideias preconizadas pelo Conselho da Europa, de serem implementadas cada vez mais, dinâmicas de trabalho numa abordagem em Whole School Approach e em parceria com stakeholders, reconhece-se cada vez mais, a relevância destas intervenções e sessões, e o papel primordial que a FPCCSIDA poderá cada vez mais desempenhar nestes domínios. Particularmente nestas sessões específicas, salienta-se o comportamento exemplar destes/as alunos/as, bem como o feedback positivo na pertinência da ação.

Sessões de Sensibilização do Dia Internacional do Preservativo 2020 - 1

Sessões de Sensibilização do Dia Internacional do Preservativo 2020 - 2Sessões de Sensibilização do Dia Internacional do Preservativo 2020 - 3